Sei sulla pagina 1di 21

INTRODUO ECONOMIA

Microeconomia e Macroeconomia

MANKIW, N.G., Introduo Economia: princpios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

CONCEITO DE ECONOMIA

Economia estuda a forma mais eficiente de alocar os recursos escassos. A economia se ocupa das questes relativas a satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade.

Cincia da escassez.

OS PROBLEMAS ECONMICOS FUNDAMENTAIS

Da escassez dos recursos ou dos fatores de produo, associa-se s necessidades ilimitadas do homem, originando problemas econmicos fundamentais: O qu e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, quais produtos sero produzidos e em que quantidades. Como produzir: A sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. Para quem produzir: A sociedade ter tambm que decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo (demanda, oferta, determinao de salrios, das rendas das terras, dos juros etc).

PRINCPIOS ECONMICOS TRADE-OFFS

As pessoas enfrentam trade-offs (NADA DE GRAA - conflito de escolha).

Para obtermos uma coisa que desejamos, temos que abrir mo de outra que gostamos.

Ex.: dividir as horas de estudo entre economia e direito. E a cada hora de estudo deixo de fazer outra coisa.

PRINCPIOS ECONMICOS CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de alguma coisa o que voc desiste para obt-la.


Ex.: Qual o custo de se fazer uma faculdade? Livros, Moradia, Anuidades, Alimentao + Custo de Oportunidade.

PRINCPIOS ECONMICOS RACIONALIDADE

As pessoas fazem escolhas racionais.


Ao ter que tomar uma deciso as pessoas comparam custos e benefcios. Os empresrios tentam sempre maximizar lucros condicionados pelos custos de produo, os consumidores procuram maximizar sua satisfao no consumo de bens e servios (limitados por sua renda e pelos preos das mercadorias). Homo Oeconomicus

PRINCPIOS ECONMICOS INCENTIVOS

As pessoas respondem incentivos.


Como as pessoas tomam decises comparando custos e benefcios, seu comportamento pode mudar quando custos e benefcios se alteram.

Ex.: Quando o preo da maa aumenta, as pessoas comem mais peras ou bananas. J os produtores de maa, decidem contratar mais pessoas para colhe-las, porque o benefcio em vende-las aumentou.

PRINCPIOS ECONMICOS OS MERCADOS

Os mercados so, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econmica.


Adam Smith e a mo invisvel: "O mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu prprio interesse egosta levado por uma mo invisvel a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade". Como resultado da atuao dessa "mo invisvel", o preo das mercadorias deveria descer e os salrios deveriam subir. Economia de Mercado: Economia em que aloca recursos atravs de decises descentralizadas de muitas empresas e famlias quando estas interagem em um mercado de bens e servios.

PRINCPIOS ECONMICOS FALHAS DE MERCADO

Os Governos podem as vezes melhorar os resultados do mercado.


A mo invisvel, em geral, orienta os mercados para uma alocao eficiente dos recursos. Contudo, por vrias vezes a mo invisvel no funciona, acarretando em falhas de mercado. Uma das possveis causas das falhas de mercado so as externalidades (impacto das aes de algum sobre o bem-estar dos que esto em torno). Ex.: Emisso de poluentes por parte de uma fbrica. O Governo interfere atravs de regulao ambiental Outra falha de mercado o poder de mercado. Ex.: Fabricante de produtos alimentcios que tenha poder de monoplio (ele determina a quantidade produzida e o preo).

PRINCPIOS ECONMICOS INFLAO

Os preos sobem quando o Governo emite moeda demais


Inflao a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Ou seja, o aumento no nvel geral de preos. O que causa a inflao? Na maioria das vezes o culpado o aumento na quantidade de moeda. Quando um Governo emite grandes quantidades de moeda, seu valor cai. Ex.: Na dcada de 1980 a inflao brasileira intensificou-se como nunca ocorreu antes.

CONCEITO DE CETERIS PARIBUS

Ceteris paribus uma expresso do Latim que pode ser traduzida por "todo o mais constante" ou "mantidas inalteradas todas as outras coisas". A condio ceteris paribus, usada na economia para fazer uma anlise de mercado da influncia de um fator sobre outro, sem que as demais variveis sofram alteraes.

DIVISO DO ESTUDO DA ECONOMIA

Microeconomia - estudo do comportamento econmico individual de consumidores e firmas bem como a distribuio da produo e rendimento entre eles.

Macroeconomia - estudo, medida e observao de uma economia regional ou nacional como um todo.

MICROECONOMIA

Teoria do Consumidor: preferncias do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restries quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. Teoria da Firma: estrutura econmica de organizaes cujo objetivo maximizar lucros. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolsticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. Teoria da Produo: processo de transformao de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relaes entre as variaes dos fatores de produo e suas conseqncia no produto final. Determina as curvas de custo, que so utilizadas pelas firmas para determinar o volume timo de oferta.

MICROECONOMIA

Anlise das estruturas de mercado: A partir da demanda e da oferta de mercado so determinados o preo e a quantidade de um bem ou servio (concorrncia perfeita; monoplio; oligoplio concorrncia imperfeita ou monopolista). Teoria do equilbrio geral: A anlise do equilbrio geral leva em conta as inter-relaes entre todos os mercados, procurando analisar se o comportamento independente de cada agente econmico conduz todos a uma posio de equilbrio global, embora todos sejam, na realidade, interdependente.

TRADE-OFFS

Os trabalhadores, as empresas e os consumidores tm que escolher, e assim fazem trade-offs:


Vou trabalhar ou vou de frias? Compro um carro novo ou vou de frias? Contrato mais trabalhadores ou invisto em maquinaria? Vou para a universidade ou vou j trabalhar?

Como que estas escolhas so tomadas da melhor maneira?

TRADE-OFFS - TRABALHADORES
Indivduos

decidem quando e se entram na fora de trabalho.


Trade-off entre trabalhar agora ou melhorar a formao profissional ou educao

Que

escolhas que os indivduos fazem em termos de empregos ou locais de trabalho? horas de trabalho indivduos escolhem trabalhar?

Quantas

que

os

Trade-off entre trabalho e lazer

TRADE-OFFS - CONSUMIDORES

Oramentos limitados (Restries Oramentais). Teoria do Consumidor: descreve como os consumidores maximizam o seu bem-estar, usando as suas preferncias, para tomar decises sobre trade-offs. Como que os consumidores tomam decises sobre consumo e poupana?

TRADE-OFFS - EMPRESAS

Que tipo de produtos produzem as empresas? Restries na capacidade de produo e recursos financeiros criam necessidades de trade-offs. Teoria da Empresa: descreve como que estes trade-offs so feitos da melhor maneira

MACROECONOMIA
A estrutura macroeconmica se compe de cinco mercados:

Bens e Servios: determina o nvel de produo agregada bem como o nvel de preos. Trabalho: admite a existncia de um tipo de mo-de-obra independente de caractersticas, determinando a taxa de salrios e o nvel de emprego. Monetrio: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros. Ttulos: analisa os agentes econmicos superavitrios que possuem um nvel de gastos inferior a sua renda e deficitrias que possuem gastos superiores ao seu nvel de renda. Divisas: depende das exportaes e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importaes e sada de capital financeiro.

METAS DE POLTICA MACROECONMICA


Alto nvel de emprego Estabilidade de preos Distribuio de renda socialmente justa Crescimento econmico

INSTRUMENTOS DE POLTICA MACROECONMICA


A poltica macroeconmica envolve a atuao do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas, com objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflao e uma distribuio justa de renda. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos so as polticas fiscais, monetrias, cambiais e comerciais, e de rendas.

Potrebbero piacerti anche