Sei sulla pagina 1di 30

AUDITORIA

Auditoria o processo de confrontao entre uma situao encontrada e um determinado critrio. a comparao entre o fato ocorrido e o que deveria ocorrer.

CONCEITO AMPLO DE AUDITORIA


PARLAMENTO ACIONISTA

RE SP DE ON LE SA GA BI OB LI RI DA PR GA DE ES TA O DE ES RE DE SP CO ON NT DE AS R

ACCOUNTABILITY

INFORMAES E SUGESTES RELATRIO

DE GA DA LE ILI R DE SAB DE ON ON SP SP RE O RE DE RI O T LA GA RE RI OB

ADMINISTRADOR PUBLICO

PRESTAO DE CONTAS

AUDITOR

AUDITORIA EM RESUMO
o ato de confrontar a condio - situao encontrada com o critrio - situao que deve ser.

CONDIO

CRITRIO

AUDITORIA

CLASSIFICAO DE AUDITORIA

Quanto ao Campo de atuao:


a) Governamental b) Privada

Quanto Forma de realizao:


a) Interna b) Externa Quanto ao objetivo dos trabalhos: a) Contbil ou Financeira b) Operacional c) Integrada

AUDITORIA GOVERNAMENTAL
Est diretamente relacionada com o acompanhamento das aes empreendidas pelos rgos e entidades que compem a administrao direta e indireta das trs esferas de governo. realizada por entidades superiores de fiscalizao, sob a forma de Tribunais de Contas ou Controladorias, e organismos de controle interno da administrao pblica.

AUDITORIA INTERNA
realizada por profissionais empregados ou contratados pelo prprio auditado, portanto, parcialmente independente, e que, alm das informaes contbeis e financeiras, se preocupa tambm com os aspectos operacionais. Normalmente, a auditoria interna se reporta presidncia da organizao, funcionando como um rgo de assessoramento.

AUDITORIA INTERNA CONFORME CFC

Constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia fsicas, dos controles internos e e das informaes da contbeis, financeiras operacionais

entidade." (Resoluo n. 780, de 24 de maro de 1999)

AUDITORIA INTERNA CONFORME CFC

Compreende e

os

exames, a

anlises, da

avaliaes, integridade,

levantamentos estruturados adequao,

comprovaes, avaliao

metodologicamente

para

eficcia, eficincia e economicidade dos

processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos." (Resoluo n. 986, de 21
de novembro de 2003)

AUDITORIA EXTERNA
Auditoria realizada por profissionais qualificados e externos empresa auditada, sem vnculos com a administrao, normalmente sob a forma de firmas de auditoria, com o objetivo precpuo de emitir uma opinio independente, com base em normas tcnicas, sobre adequao ou no das demonstraes contbeis, assim como, em certos casos, um relatrio sobre a regularidade das operaes e/ou sobre o resultado da gesto financeira e administrativa. Tambm conceituada como auditoria independente.

OBRIGATORIEDADE DA AUDITORIA EXTERNA

Consoante o art. 177 da Lei n. 6.404/76, as demonstraes financeiras das companhias abertas devem observar as normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios e so obrigatoriamente auditadas por auditores independentes ou externos registrados na mesma Comisso.

PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A AUDITORIA INTERNA E A EXTERNA

AUDITORIA INTERNA executada por empregado da organizao ou empresa auditada. Portanto, realizada por profissionais que possuem uma independncia relativa. oportuno ressaltar que tem sido comum a terceirizao dos servios de auditoria interna. Objetiva atender s necessidades e aos interesses da administrao. Logo a extenso (escopo) dos seus trabalhos ser sempre definido em funo dos anseios da alta direo.

AUDITORIA EXTERNA O profissional que a realiza no possui qualquer vnculo empregatcio nem relao de interesse com a empresa auditada. Os objetivos fundamentais so atender s necessidades de terceiros interessados pela empresa auditada, notadamente os acionistas que nela esto investindo capital, no que tange a adequao das informaes contbeis, bem como atender aos objetivos da administrao.

AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA

PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A AUDITORIA INTERNA E A EXTERNA (Continuao)


AUDITORIA INTERNA A avaliao das operaes e do sistema de controle interno realizada para, entre outras finalidades, desenvolver, aperfeioar e para induzir ao cumprimento de polticas e normas. Normalmente no se restringe aos assuntos financeiros. As fases dos exames so subdivididas em relao s reas operacionais e s linhas de responsabilidade da administrao. AUDITORIA EXTERNA A reviso das operaes e do controle interno realizada para atender as normas de auditoria e para determinar a extenso (escopo) do exame das informaes contbeis. O exame normalmente est limitado aos aspectos financeiro. O enfoque est voltado para as principais contas do balano patrimonial e para as demonstraes contbeis.

PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A AUDITORIA INTERNA E A EXTERNA (Continuao)


AUDITORIA INTERNA AUDITORIA EXTERNA O auditor direciona seus exames para a O auditor deve planejar seus trabalhos identificao de erros e fraudes. de modo a identificar erros e fraudes que ocasionem efeitos relevantes nas O auditor interno possui uma demonstraes contbeis. independncia relativa, pois na qualidade de empregado da empresa O auditor externo deve ser auditada, ele somente deve ser independente em relao a empresa independente em relao s atividades auditada, no podendo ser influenciado e s pessoas cujo trabalho est sob por fatores estranhos, por preconceitos escopo do seu exame, devendo ou quaisquer outros elementos subordinar-se s necessidades e aos materiais ou afetivos que resultem em interesses da administrao. perda, efetiva ou aparente, de sua independncia. As reas da empresa auditada so continuadamente revisadas. A As informaes comprobatrias das periodicidade definida pela demonstraes contbeis so auditadas administrao. periodicamente, geralmente em base anual.

AUDITORIA CONTBIL

A auditoria das demonstraes contbeis constitui

o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por


objetivo de a emisso e de as parecer Normas sobre a sua de adequao, consoante os Princpios Fundamentais Contabilidade Brasileiras Contabilidade e, no que for pertinente, a legislao especfica. (Resoluo n. 820/97 do CFC)

AUDITORIA CONTBIL, principais aspectos


O foco central dos trabalhos so os exames das demonstraes contbeis com o objetivo de se emitir uma opinio-parecer sobre sua adequao. O parecer tem por limite os objetivos da auditoria (demonstraes contbeis) e no representa garantia de viabilidade futura ou de eficcia da administrao na gesto dos negcios. O parecer de auditoria contbil de exclusiva responsabilidade de contador registrado nesse Conselho profissional.

AUDITORIA CONTBIL
Setor Pblico Auditoria Contbil
P R O C E D I M E N T O S

Setor Privado

T C N I C O S

Normas Profissionais Independncia

Lei n. 4.320/64

Demonstraes Contbeis
E M I T I R

Lei n. 6.404/76

PFCs Normas Brasileiras de Contabilidade Legislao Especfica

Parecer

Limpo Com ressalvas Adverso Negativa de opinio

LEI N 4.320/64

Balano Oramentrio;

Balano Patrimonial;
Balano Financeiro; Demonstrao das Variaes Patrimoniais.

LEI N 6.404/76

Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio; Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados; Demonstrao dos Fluxos de Caixa; Notas Explicativas.

Obs.: A Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados pode ser substituda pela Demonstrao do Patrimnio Lquido. Se companhia aberta, a substituio compulsria.

OBJETIVOS DA AUDITORIA CONTBIL

existncia;

propriedade;
ocorrncia; abrangncia; avaliao; realizao;

apresentao e
divulgao

ipsa

AUDITORIA OPERACIONAL
Conjunto de procedimentos que so aplicados com o objetivo de se avaliar o desempenho e a eficcia das operaes possibilitando a apresentao de sugestes para melhorar a gesto dos recursos e identificar aspectos de ineficincia, desperdcios, desvios e abusos. tambm denominada de Auditoria de Otimizao de Recursos, Auditoria de Desempenho ou de Resultados e Auditoria de Gesto. Surgiu da necessidade de melhorar-se os informes apresentados pelos auditores no que se refere aos resultados da gesto, no que tange s questes de economia, eficincia e efetividade, em face das limitaes das informaes financeiras.

OS TRS Es DA AUDITORIA OPERACIONAL

ECONOMIA

EFICINCIA

EFICCIA

TRS Es CONFORME INTOSAI

Economia: a ao que consiste em reduzir ao mnimo o custo dos recursos empregados em uma atividade sem deixar de considerar a devida qualidade. Eficincia: Representa a relao entre produto, em termos de bens, servios e outros resultados e os recursos utilizados para produzi-los. Eficcia: o grau com que os objetivos so alcanados e a relao entre os resultados desejados e os resultados reais de determinada atividade.

ipsa

AUDITORIA OPERACIONAL
Setor Pblico Auditoria Operacional
P R O C E D I M E N T O S

Setor Privado

T C N I C O S

Normas Profissiona is Independncia

Normas Externas

Desempenho
(Economia,Eficinc ia e Eficcia)

Normas Internas

Relatrio

NORMAS DE AUDITORIA
Regras ou parmetros que o auditor deve respeitar em relao aos objetivos a serem alcanados, aos procedimentos e tcnicas de auditoria utilizados, ao relatrio que deve ser elaborados e qualidade do trabalho. Segundo a INTOSAI, normas de auditoria "proporcionam ao auditor uma orientao bsica que o ajuda a determinar a extenso das medidas e dos procedimentos de auditoria a serem empregados para atingir seu objetivo". So parmetros de referncia para avaliar a qualidade dos resultados da auditoria.

RESOLUO CFC N. 780/95* Aprova as Normas Brasileiras de Contabilidade Tcnicas n. 12 - Da Auditoria Interna. Seus principais tpicos so:

Conceituao e disposies gerais

Normas de execuo dos trabalhos


Normas relativas ao relatrio do auditor interno

(*) Obs.: No obstante o Edital do concurso utilizar como parmetro a Resoluo n. 780/95 do CFC, cumpre registrar que esta Resoluo foi expressamente revogada pela Resoluo n. 986/03, de 21 de novembro de 2003, que aprovou a NBC T 12 Da Auditoria Interna. Todavia, as informaes aqui constantes esto pautadas no programa constante do Edital.

CONCEITUAO E DISPOSIES GERAIS

Auditoria

Interna,

de em

competncia Conselho examinar a

exclusiva Regional

de de

Contador tcnicos

registrado que

Contabilidade - CRC, o conjunto de procedimentos objetivam fsicas, integridade, e

adequao e eficcia dos controles internos e das


informaes operacionais. contbeis, financeiras

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA


So os exames que permitem ao auditor interno obter provas (evidncias) suficientes para fundamentar as concluses e recomendaes, e incluem.

Testes de observncia: visam obteno de uma

razovel

segurana

de

que

os

controles

internos

estabelecidos pela administrao funcionam.

Testes substantivos: visam obteno de evidncia

quanto suficincia, exatido e validade dos dados.

EVIDNCIAS
Representam informaes que fundamentam os

resultados da auditoria interna. Devem ser:

suficientes;
fidedignas; relevantes; teis.

Devem ser registradas em papis de trabalho, que compreendem auditor interno. o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo

ERRO X FRAUDE: Auditor Interno X Auditor Externo


Auditor externo planeja seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros com efeitos relevantes nas demonstraes contbeis. A responsabilidade primria na sua preveno e identificao da administrao atravs da implementao e manuteno de adequado sistema contbil e de controle interno. (Res. CFC n. 820/97)

Auditor interno assessora a administrao no trabalho de preveno de erros e fraudes, obrigando-se a inform-la, de maneira reservada, sobre indcios ou confirmaes de erros ou fraudes detectados.

Potrebbero piacerti anche