Sei sulla pagina 1di 15

Teoria: Ao de examinar, contemplar, estudar.

Geral: Pode ser aplicada a todo tipo de sistema Sistemas: Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relao

A cincia moderna e caracterizada por sua crescente especializao.

A cincia esta dividida em inumerveis disciplinas que geram continuamente novas subdisciplinas

Existem modelos, princpios e leis que se aplicam a sistemas generalizados ou suas subclasses.

O contedo das Tgs a formulao e derivao dos princpios validos para os sistemas em geral

Existem modelos, princpios e leis que se aplicam aos sistemas generalizados. Porm a uma conseqncia. Isomorfismos dos sistemas aparecem em problemas aos quais no se aplica a anlise quantitativa, sendo entretanto de grande interesse intrnseco.

Ento um teoria geral dos sistemas seria uma instrumento til capaz de fornecer modelos a serem usados em diferentes campos e transferidos de uns para outros.

O que a teoria de sistemas no .

O objeto de TGS TGS uma cincia geral da totalidade, que at agora era considerada um conceito vago. Em forma elaborada seria uma disciplina lgico-matemtica, em si puramente formal, mas aplicvel s varias cincias empricas.

1- H uma tendncia geral no sentido da integrao nas vrias cincias, naturais e sociais.

2- Esta integrao parece centralizar-se em uma teoria geral dos sistemas. 3- Esta teoria pode ser um importante meio para alcanar uma teoria exata nos campos no fsicos da cincia.

4- Desenvolvendo princpios unificadores que atravessam verticalmenteo universo das cincias individuais, esta teoria aproxima-nos da meta da unidade da cincia. 5- Isto pode conduzir integrao muito necessria na educao cientfica.

O Enfoque matemtico no o nico possvel nem o mais geral. H um certo nmero de modernas abordagens correlatas, tais como: - Teoria da informao - A ciberntica - Teoria dos jogos - Teoria da deciso - Teoria das redes

Fechados: No apresentam intercambio com o ambiente. -A fsica convencional trata somente dos sistemas fechados.

Abertos: Apresentam relaes de troca com o ambiente. - Todo organismo vivo essencialmente um sistema aberto.

So caractersticas da organizao noes como as de crescimento, diferenciao, ordem hierrquica, dominncia, controle e competio. A teoria dos sistemas capaz de tratar dessas matrias. H contudo muitas facetas das organizaes que no se prestam facilmente a interpretaes quantitativas. Essa dificuldade no desconhecida na cincia natural.

A unidade da cincia ganha um aspecto mais realista. A concepo unitria do mundo pode ser baseada na isomorfia das leis em diferentes campos. No podemos reduzir os nveis biolgico, social e do comportamento ao nvel mais baixo, porm, podemos encontrar cosntrues e leis dos nveis individuais.

Se falamos de educao, no queremos dizer apenas valores cientficos, queremos nos referir aos valores ticos, que contribuem para o desenvolvimento da personalidade. A aplicao dos modernos mtodos da agricultura e da lavoura cientficas seriam suficientes para sustentar uma populao humana muito superior a que existe atualmente em nosso planeta. O que falta porm o conhecimento das leis da sociedade humana e por conseguinte uma tecnologia sociolgica. Ha fome em vastas partes do mundo enquanto as colheitas apodrecem ou so destrudas em outras partes.

So o resultado do fato de conhecermos e controlarmos bem as foras fsicas e biolgicas e n controlarmos absolutamente as foras sociais. Se tivssemos uma cincia bem desenvolvida da sociedade humana, e a correspondente tecnologia, seria o meio de sairmos do caos e da destruio do mundo atual.

Os valores reais da humanidade no so aqueles que ela tem de comum com as entidades biolgicas, mas os que derivam do esprito individual. A sociedade humana no uma comunidade de formigas ou trmites, governada por instintos herdados e controlada pelas leis da totalidade superior. A sociedade baseada nas realizaes do indivduo e est condenada se o mesmo for transformado em uma roda dentada da mquina social.

Potrebbero piacerti anche