Sei sulla pagina 1di 116

TEORIAS E SISTEMAS PSICOLGICOS I

Anlise do Comportamento
Aula inaugural
SOCIEDADE EDUCACIONAL FLUMINENSE Curso de Psicologia Professor Virgilio Gomes do Nascimento

Caractersticas Importantes da Cincia


A cincia antes de tudo um conjunto de atitudes; Uma disposio de tratar com os fatos, de preferncia, e no

com o que se possa dizer sobre eles; A cincia rejeita a autoridade quando esta interfer na observao da natureza; A cincia uma disposio de aceitar os fatos mesmo quando eles so opostos aos desejos; Somos propensos a ver as coisas como queremos ver, em vez de como elas so; e Freud apontou essa tendncia humana. Os desejos introduzem deturpaes, deformam o pensar; O oposto do pensar querendo a HONESTIDADE INTELECTUAL. Esse predicado fundamental para um cientista ser bem sucedido.
TSP I - Professor Virgilio Gomes

A prtica da cincia coloca na honestidade um prmio


excepcionalmente alto; caracterstica da cincia que qualquer falta de honestidade acarreta imediatamente um desastre; Um mesmo cientista que conduza pesquisas para verificar uma teoria pela qual se tornou conhecido, deve considerar que os novos resultados podem confirmar o estudo anterior, contradiz-lo, ou colocar dvida sobre seus resultados. A despeito de qualquer inclinao contrria ele deve comunicar o novo achado, antes que outros o faam e ele fique em pior situao. Os cientistas descobriram que ser honestos consigo mesmos e com os outros, essencial para progredir. Nem sempre ocorrem os resultados que se espera, mas devem permanecer os fatos e perecer as expectativas. Os dados, no os cientistas, falam mais altos.
TSP I - Professor Virgilio Gomes

A atmosfera cientfica reflete exatamente que as afirmaes

so constantemente submetidas a verificao, onde nada posto acima de uma descrio precisa de fatos, e onde os fatos so aceitos no importando quo desagradveis sejam suas consequncias momentneas. Os cientista descobriram tambm o valor de ficar sem uma resposta, at que uma satisfatria possa ser encontrada. Requer muita disciplina e treino evitar concluses prematuras e deixar de fazer afirmaes em que provas sejam insuficientes e de dar explicaes que sejam puras invencionices. A cincia ento passa a ser mais que um conjunto de atitudes. a busca da ordem, da uniformidade, de relaes ordenadas entre eventos da natureza.
4 TSP I - Professor Virgilio Gomes

A cincia comea, como ns, observando episdios

singulares, mas rapidamente avana para regras gerais, para a lei cientfica. A cincia aponta e complementa esta experincia ao demonstrar cada vez mais relaes entre os acontecimentos e ao demonstr-las cada vez mais precisamente. Em um estgio posterior, a cincia avana da coleo de regras ou leis para arranjos sistemticos mais amplos. Estabelece um modelo do seu objeto, o qual ajuda a gerar novas regras, da mesma maneira que as prprias regras geram novas prticas no trato dos casos singulares. O sistema cientifico, como a lei, tem por finalidade capacitar-nos a manejar um assunto de modo mais eficiente. Quando tivermos descobertos as leis que governam uma parte do mundo, quando estas leis estiverem organizadas num sistema, estaremos ento preparados para lidar eficientemente com esta parte do universo.
TSP I - Professor Virgilio Gomes

O COMPORTAMENTO COMO UMA DISCIPLINA CIENTFICA


O comportamento no assunto que se resuma ao criar um

instrumento (ex. como telescpio, ou microscpio); Estamos sempre diante de um organismo que se comporta, neste particular e comum sermos precipitados em concluses que no sero comprovadas pelos mtodos causais da cincia. H em geral muito o que desaprender em nossos primeiros contatos com a cincia do comportamento; O comportamento uma matria difcil, no porque seja inacessvel, mas por ser muito complexo. um processo, no uma coisa, no pode ser facilmente imobilizado para observao. mutvel, fluido e evanescente, e por essas razes faz grandes exigncias tcnicas da engenhosidade e energia do cientista.
TSP I - Professor Virgilio Gomes

O passo seguinte se buscar uma UNIFORMIDADE;

Se no pudssemos descobrir uma ordem razovel,

raramente poder-se-ia conseguir eficcia no trato com assuntos humanos. Os mtodos da cincia destinam-se a esclarecer essas uniformidades e torn-las explcitas. As tcnicas de trabalho de campo do antroplogo e do psiclogo social, os procedimentos da clnica psicolgica, e os mtodos experimentais rigorosos de laboratrio esto dirigidos para este final, assim como os instrumentos matemticos e lgicos da cincia.
7 TSP I - Professor Virgilio Gomes

Limites da Cincia
A razo no pode compreender a si prpria, ou em termos

mais substanciais, que o comportamento requerido para se entender o prprio comportamento deva ser alguma coisa alm do comportamento que compreendido. verdade que o conhecimento ser sempre limitado ao organismo que conhece. O mundo de possibilidades a serem conhecidas excedem em muito as possibilidades de seus conhecedores. Mas as leis e sistemas da cincia destinam-se a diminuir a importncia do conhecimento de eventos particulares. No necessrio que se conhea todos os fatos de um determinado campo, mas sim que se compreenda todas as espcies de fatos. No h razo ao supor que o intelecto humano seja incapaz de formular ou compreender os princpios bsicos do comportamento humano
TSP I - Professor Virgilio Gomes

Outra objeo que feita, que a cincia se ocupa do geral,

mas o comportamento do individuo necessariamente nico. fcil nos convencermos de que h dois mundos distintos e que um est alm do alcance da cincia. Esta distino no peculiar ao estudo do comportamento. Nestes casos, ainda no fica claro o que se poder deduzir de um princpio geral a respeito de um caso particular. A extraordinria complexidade do comportamento torna-se, as vezes, uma fonte complementar de dificuldades. Ainda que o comportamento seja determinado, pode ser muito complexo para ser tratado em termos de leis. No se podem evitar os problemas que a Cincia do Comportamento levanta simplesmente negando que as condies necessrias possam ser controladas.
TSP I - Professor Virgilio Gomes

AS CAUSAS DO COMPORTAMENTO
PORQUE DOS SISTEMAS PSICOLGICOS
Aula 2

10

Prof. Virgilio Gomes

Por que as pessoas se comportam de uma

11

certa maneira? Esta era, no comeo, uma questo prtica : Como poderia algum antecipar e, a partir dai, preparar-se para aquilo que uma pessoa faria? Mais tarde, o problema tornou-se pratico num outro sentido: Como poderia algum ser induzido a comportar-se de uma certa forma? Eventualmente, tornou-se um problema de compreenso e explicao do comportamento. Tal problema poderia ser sempre reduzido a uma Prof. Virgilio Gomes questo acerca de causas.

Tendemos a dizer, muitas vezes de modo

precipitado, que se uma coisa se segue a outra, aquela foi provavelmente causada por esta de acordo com o antigo principio segundo o qual depois disto, logo causado por isto.

12

Prof. Virgilio Gomes

A Pessoa com a qual estamos mais

familiarizados e a nossa prpria pessoa; muitas das coisas que observamos pouco antes de agir ocorrem em nossos prprios corpos e fcil tom-Ias como causas de nosso comportamento. Se nos perguntarem por que respondemos com rispidez a um amigo, poderemos dizer: "Porque me senti irritado".

13

Prof. Virgilio Gomes

verdade que j nos sentamos irritados antes

de responder, ou ento durante a resposta, e por isso achamos que nossa irritao foi a causa de nossa resposta. Se nos perguntarem por que no estamos jantando, pode ser que digamos: "Porque no sinto fome". Freqentemente sentimos fome quando comemos e por isso conclumos que comemos porque sentimos fome.
14 Prof. Virgilio Gomes

Parece que estamos a dizer "Quando me senti

assim antes, comportei-me desta ou daquela forma". Os sentimentos ocorrem no momento exato para funcionarem como causas do comportamento, e tem sido referidos como tal durante sculos. Supomos que as outras pessoas se sentem, como ns quando se portam como ns.

15

Prof. Virgilio Gomes

Mas onde esto esses sentimentos e estados

16

mentais? De que material so feitos? A resposta tradicional e que esto situados num mundo que no possui dimenses fsicas, chamado mente, e que so mentais. Mas ento surge outra pergunta: Como pode um fato mental causar ou ser causado por um fato fsico? Se quisermos prever o que uma pessoa far, como poderemos descobrir as causas mentais de seu comportamento e como poderemos produzir os sentimentos e os estados mentais que a Prof. Virgilio Gomes induziro a se comportar de uma determinada

Suponhamos, por exemplo, que queremos levar uma

criana a comer um prato muito nutritivo, mas no muito saboroso. Ns simplesmente nos asseguramos de que no ha nenhuma outra comida disponvel e, eventualmente, ela acabara por comer. Parece que ao priva-Ia de comida (um fato fsico), fizemos com que ela sentisse fome (um fato mental); e, porque se sentiu faminta, ela comeu o alimento nutritivo (um fato fsico). Mas como foi que o ato fsico de privao levou ao sentimento de fome e como foi que o sentimento movimentou os msculos envolvidos na ingesto? Ha muitas outras questes intrigantes do mesmo tipo. 0 que devemos fazer a respeito?
17 Prof. Virgilio Gomes

Penso que a prtica mais comum seja

simplesmente ignor-las. E possvel acreditar que o comportamento expresse sentimentos; antecipar o que uma pessoa ir fazer, adivinhando, ou perguntando-Ihe como se sente; e mudar o ambiente na esperana de modificar os sentimentos, e, enquanto isso ocorre, no dar nenhuma ateno (ou dar muito pouca) a problemas tericos. Aqueles que no se sentem muito a vontade com esta estratgia procuram, as vezes, refgio na Fisiologia.
18 Prof. Virgilio Gomes

Freud acreditava que se descobriria ser fisiolgico

esse aparato mental extremamente complicado e os primeiros psiclogos introspectivos chamavam sua disciplina de Psicologia Fisiolgica. A teoria do conhecimento chamada Fisicalismo sustenta que quando fazemos uma introspeco ou temos sentimentos estamos encarando estados ou atividades de nossos crebros. Mas as maiores dificuldades so de ordem prtica: no podemos antecipar o que uma pessoa far observando-Ihe diretamente os sentimentos ou o sistema nervoso. Tampouco podemos mudar seu comportamento modificando-Ihe a mente ou o crebro. Mas, em qualquer caso, parece que, ao ignorarmos os problemas filosficos, no nos colocamos numa Prof. Virgilio Gomes 19 situao pior.

Estruturalismo
Uma estratgia mais explcita consiste em

abandonar a procura de causas e simplesmente descrever o que as pessoas fazem. A estrutura ou organizao do comportamento tambm pode ser estudada como uma funo da poca ou da idade, como no desenvolvimento do comportamento verbal de uma criana, ou de suas estratgias, para a soluo de problemas, ou na seqncia de estgios pelos quais uma pessoa passa em sua evoluo da infncia a maturidade, ou nos estgios mediante os quais uma cultura evolui. Prof. Virgilio Gomes 20

0 estruturalismo e o desenvolvimentismo no

nos dizem porque os costumes so obedecidos, por que as pessoas votam de uma certa maneira ou apresentam certas atitudes ou traos de carter, ou por que lnguas diferentes possuem traos diferentes. Nem o tempo nem a idade podem ser manipulados; s podemos esperar que uma pessoa ou uma cultura atravessem um determinado perodo de desenvolvimento.
21 Prof. Virgilio Gomes

Em suma, o estruturalismo nos diz como as

pessoas agem, mas esclarece muito pouco por que se comportam desta ou daquela forma. No tem resposta para a pergunta com a qual comeamos. Por que nos comportamos...

22

Prof. Virgilio Gomes

Behaviorismo
Importa o comportamento observvel.

Os estados anteriores e posteriores do

comportamento. As variveis diretas que esto envolvidas no processo de modificao do comportamento. A ao do estmulo presente no comportamento do sujeito.

23

Prof. Virgilio Gomes

O Reflexo Inato
TSP 1 aula 3

24

Prof. Virgilio Gomes

Reflexos Inatos
Quando o mdico bate o martelo no joelho de um

paciente, o msculo de sua coxa se contrai; Quando a luz incide sobre a pupila de seu olho, ela se contrai; Voc ouve um barulho de repente, seu corao acelera; Voc entra numa sala muito quente e comea a suar. Exemplos de COMPORTAMENTOS REFLEXOS INATOS

25

Prof. Virgilio Gomes

Reflexos Inatos
conceito: H sempre uma alterao no ambiente

que produz uma alterao no organismo. (no corpo do indivduo) So uma preparao mnima que os organismos tm para comear a interagir com seu ambiente e para ter chance de sobreviver. Se voc colocar o dedo na boca de um beb recm nascido, automaticamente ele ir sugar. Semelhante reflexo quando na presena do seio materno. No necessrio que o beb aprenda a mamar.
26 Prof. Virgilio Gomes

Reflexos Inatos
Se voc espetar o p de um beb ele recolher

perna, afastando seu p do que o incomoda. Esses inmeros reflexos que possumos fazem parte do Repertrio Comportamental de animais humanos e no-humanos desde o nascimento (e at na vida intra-uterina) por isso so chamados REFLEXOS INATOS. Diferena entre o conhecimento vulgar (ex. o goleiro teve reflexo) e o que a psicologia vai especificar como reflexo.
27 Prof. Virgilio Gomes

Reflexos Inatos
Na linguagem cotidiana utilizamos o termo reflexo

como uma resposta, (ex. Ele teve reflexo para se desviar do perigo) ou seja aquilo que o organismo fez. Em psicologia quando falamos de reflexo no falamos do que o individuo fez, mas sim a uma relao entre o que ele fez e o que aconteceu antes de ele fazer. REFLEXO, portanto, uma relao entre estimulo e resposta, um tipo de interao entre o organismo e seu ambiente.
28 Prof. Virgilio Gomes

Reflexo, estimulo e resposta


Para entendermos o que um reflexo, ou seja,

uma relao entre estmulo e resposta, precisamos entender claramente o que um ESTIMULO e uma RESPOSTA. Quando falamos sobre comportamento reflexo, esses termos diferem do uso comum. Estmulo uma parte ou mudana de uma parte do ambiente. Resposta uma mudana no organismo.

29

Prof. Virgilio Gomes

Reflexo, estmulo e resposta


ESTIMULO Fogo prximo a mo Alimento prximo boca Barulho estridente Martelada no joelho RESPOSTA Contrao do brao Salivao Sobressalto Flexo da perna

Quando mencionamos REFLEXO estamos nos referindo s relaes entre estmulo e resposta que especificam que determinada mudana no ambiente produz determinada mudana no organismo.
Tecnicamente dizemos que o estimulo ELICIA uma Prof. Virgilio Gomes 30 resposta.

Uso de smbolos
comum utilizarmos smbolos em cincia pra

representar tipos diferentes de fenmenos, objetos e coisas. Para falar de comportamento Reflexo, utilizaremos S para estmulo e R para representar as respostas. A relao entre estimulo e resposta representada por uma seta ( ).
Simplificando

A seta significa que o estimulo ELICIA


31 Prof. Virgilio Gomes

a resposta.

Exerccio
Evento Cisco no olho Sineta no jantar Ruborizao (ficar vermelho) Lacrimejo Caneta de alta rotao (dentista) Arrepio Descascar cebola Piscada S R

Taquicardia
Choque eltrico Situao embaraosa
32 Prof. Virgilio Gomes

Intensidade de Estmulo e Magnitude de resposta


Conceito: tanto a intensidade quanto a magnitude se

referem ao quanto de estimulo e ao quanto de resposta, ou fora do estimulo e fora da resposta. No exemplo da martelada no joelho, dependendo da intensidade da martelada (estmulo) teremos a distenso da perna (resposta). Para medir o estimulo utilizaremos a fora, e a magnitude o centmetro, por exemplo. No caso de um ambiente quente e a resposta do suor, que medidas termos para intensidade e magnitude? Prof. Virgilio Gomes 33

Medidas
Aprender a observar e medir o comportamento

fundamental para o psiclogo. Independentemente de nossa vontade, sempre estamos fazendo referncia. Mesmo que implicitamente, a alguma medida de comportamento. No cotidiano falamos: Voc ficou com muito medo naquele momento... O que mais excita voc, palavras ou cheiros? Muito, pouco, mais, menos, insuficiente etc...
34 Prof. Virgilio Gomes

Lei ou propriedade do reflexo


Os estudiosos buscam leis gerais para compreender

melhor os comportamentos e identificar as caractersticas principais e padres de ocorrncias. O objetivo de uma cincia buscar relaes uniformes (constantes) entre eventos (qualquer mudana que ocorra no mundo). No caso dos reflexos, eles buscaram identificar relaes constantes entre os estmulos e as respostas por eles eliciadas que ocorressem da mesma forma nos mais diversos reflexos e nas mais diversas espcies. Essas constncias nas relaes entre S e R so chamadas Leis (ou Propriedades) do reflexo.
35 Prof. Virgilio Gomes

Lei da Intensidade-Magnitude
A lei da intensidade-magnitude estabelece que a

intensidade do estmulo uma medida diretamente proporcional a magnitude da resposta. Quando um aumenta o outro tambm aumenta. Ex. quanto mais calor, mais suor.

Lei do Limiar
Essa lei estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade mnima do estmulo necessria para que a resposta seja eliciada. O valor do limiar individual. Valores abaixo do limiar no eliciam a Prof. Virgilio Gomes 36 resposta.

Lei da Latncia
Latncia o nome dado ao intervalo entre dois

37

eventos. No caso dos reflexos o tempo decorrido entre a apresentao do estmulo e a ocorrncia da resposta. A lei da latncia estabelece que, quanto maior a intensidade do estmulo, menor a latncia entre a apresentao desse estmulo e a ocorrncia da resposta. A relao inversamente proporcional. Alm da latncia entre apresentao, estmulo e ocorrncia da resposta, a intensidade do estmulo tambm possui uma relao diretamente proporcional Virgilio durao Prof. Gomes da resposta: quanto maior a intensidade do estmulo, maior a durao da resposta.

Efeitos das eliciaes sucessivas das respostas: habituao e potencializao.


Quando um determinado estmulo, que elicia uma

38

determinada resposta, apresentado vrias vezes seguidas, em curtos intervalos de tempo, observamos algumas mudanas nas relaes entre estmulo e resposta. Quando um mesmo estmulo apresentado varias vezes em curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar que ocorre um decrscimo na magnitude da resposta. Chamamos este efeito de HABITUAO. Por outro lado, para alguns reflexos, o efeito das eliciaes sucessivas exatamente oposto da habituao. medida que novas eliciaes ocorrem a magnitude aumenta. Neste caso temos a POTENCIALIZAO. Ex. se corto cebolas, choro no incio e depois no Prof. Virgilio Gomes lacrimejo mais; se algum repete a palavra T num bate-

Os reflexos e as respostas emocionais.


Na hora no consegui me controlar (as emoes).

39

frase comum que expressa a dificuldade de controlar a emoo diante de um estmulo. As pessoas so mobilizadas por situaes no mnimo estranhas, como coprofilia e necrofilia. Muitas dessas respostas que sentimos so respostas reflexas a estmulos ambientais. Os organismos, de acordo com suas espcies, nascem de alguma forma preparados para interagir com seu ambiente. Nascemos tambm preparados para ter algumas respostas emocionais quando determinado estimulo surge no ambiente. Inicialmente, Prof. Virgilio Gomes importante saber que emoes no surgem do nada, surgem a partir do ambiente.

Comportamentos Reflexos
Boa parte do entendemos como emoes dizem respeito

40

a respostas fisiolgicas. Inclusive que podem ser medidas a partir da produo e mobilizao do organismo (produo endcrinas, contraes, sangue etc...) Os remdios que os psiquiatra indicam servem para controlar a fisiologia das emoes/comportamentos, eles no atuam na mente. Darwin deu nfase a respostas que mostraram fundamentais para sobrevivncia que surgem a partir de apresentao de determinados estmulos. No h duvidas que boa parte daquilo que conhecemos Prof. Virgilio Gomes como emoes envolve relaes (comportamentos)

O reflexo Aprendido
Condicionamento Clssico ou Pavloviano Aula 4

Prof. Virgilio Gomes

Inato ou aprendido
Algum comea a tremer quando ouve

o som do motorzinho do dentista. Algum tem nuseas com o cheiro de cachorro quente. Algum grita desesperadamente quando v uma barata. O corao dispara ao se aproximar de um co.
42 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Aprendizagem
Se em algum momento da vida no

tivemos esses comportamentos, dizemos que eles foram aprendidos. Isto condicionamento pavloviano. Diferente dos comportamentos reflexos que so inatos, desenvolvidos ao longo de uma histria filogentica da espcie. A possibilidade de Aprendizagem abre novas possibilidades de adaptao e sobrevivncia do ser humano, ou seja, a capacidade de adquirir novos reflexos. Novas formas de reagir diante de estmulos diversos.
43 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Como o ambiente muda constantemente, as

habilidades inatas (reflexas) podem ficar desatualizadas em relao ao meio, com isso poderiam colocar em risco a sobrevivncia da espcie. A aprendizagem de novos reflexos atualizariam o sujeito em relao ao ambiente em mudana. Ex. reflexo inato de rejeitar frutas amarelas (venenosas), com a mudana do ambiente as frutas passam a ser vermelhas, ao ingerir frutas vermelhas tem reaes de nuseas e vmitos, por conta disso ao ver as frutas Ver frutas vermelhas Sentir nuseas vermelhas se afastar.
44 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Ivan Petrovich Pavlov

45

14 de Setembro de 1849 27 de Fevereiro de 1936) Ivan Pavlov, nascido em 1849, mdico russo descobridor dos comportamentos que so reflexos condicionados, nasceu na Rssia central. Estudou em um seminrio ortodoxo, que depois abandonou, mudando para estudos de medicina na Universidade de So Petersburgo (Stalingrado ou Leningrado em diferentes pocas). A teoria da evoluo de Darwin, no auge da fama ao tempo de sua juventude, levou-o a interessar-se profundamente pela cincia. Graduou-se em 1879 e continuou seus estudos em qumica e fisiologia, principalmente nos aspectos relacionados TSPI - Prof. Virgilio Gomes digesto e circulao sangnea. Foi nomeado

Condicionamento Pavloviano
Enquanto estudava a digesto de ces de

46

laboratrio, casualmente descobriu que certos sinais provocavam a salivao e a secreo estomacal no animal, uma reao que deveria ocorrer apenas quando houvesse ingesto de alimento. Teorizou que o comportamento estava condicionado a esses sinais, que habitualmente precediam a chegada do alimento, e que faziam o co antecipar seus reflexos alimentares. Pavlov procedeu experimentalmente, fazendo soar uma campainha anunciando o alimento, e constatou que em pouco tempo o co respondia com salivao ao soar da campainha, que passou a ser um estmulo e a provocar o reflexo da salivao mesmo sem a presena da comida. TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Em 1903 Pavlov publicou os resultados chamando o

fenmeno um "reflexo condicionado", que podia ser adquirido por experincia, e designando o processo "condicionamento". Pavlov avanou a idia de que o reflexo condicionado poderia ter um papel importante no comportamento humano e na educao, e logo sua descoberta tornou-se base para uma nova corrente psicolgica, o behaviorismo, fundado por John Watson em 1913. Pavlov recebeu o prmio Nobel em 1904 de Fisiologia-Medicina pelas suas pesquisas sobre a digesto alimentar. Famoso em seu pas e no exterior, tornou-se uma voz difcil de calar quando se ops ostensivamente ao regime comunista instalado no pas com a revoluo de 1917. Trabalhou em seu laboratrio at seu falecimento, na idade de 87 anos, em 1936.
47 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Condicionamento Pavloviano
A experincia clssica de Pavlov aquela do co, a campainha e a salivao vista de um pedao de carne. Sempre que apresentamos ao co um pedao de carne, a viso da carne e sua olfao provocam salivao no animal. 2. Se tocarmos uma campainha, qual o efeito sobre o animal? uma reao de orientao. Ele simplesmente olha, vira a cabea para ver de onde vem aquele estmulo sonoro. 3. Se tocarmos a campainha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao co, e fizermos isso repetidamente, depois de certo nmero de vezes o simples tocar da campainha provoca salivao no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. 4. A campainha torna-se um sinal da carne que vir depois. Todo o organismo do animal reage como se a carne j estivesse presente, com salivao, secreo digestiva, motricidade digestiva etc. 5. Um estmulo que nada tem a ver com a alimentao, TSPI - Prof. Virgilio Gomes meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificaes digestivas.
1.

48

49

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

50

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

O experimento de Pavlov

Ver filme
51 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Para que surja um reflexo condicionado preciso que existam certas condies: coexistncia no tempo, vrias vezes repetida, entre o estimulo neutro e o estmulo incondicionado (no caso, o som da campainha e a apresentao da carne); o estimulo neutro deve preceder em pouco tempo o estmulo incondicionado. Se dermos a carne primeiro e tocarmos a campainha depois, a reao condicionada no se estabelece; inexistncia naquele momento de outros estmulos que possam provocar inibio de causa externa. Se simultaneamente damos uma chicotada no animal ou lhe jogamos gua gelada, provocamos inibio, desencadeando reao de defesa no animal; para que o reflexo condicionado se mantenha, necessrio que periodicamente o reforcemos. Uma vez que o reflexo se formou, o mero som da campainha substitui a apresentao da carne. Mas, se tocarmos repetidamente a campainha e no mais apresentarmos a carne, depois de um certo nmero de vezes o animal deixa de reagir com salivao e secreo digestiva.
52 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Como Funciona o Reflexo Condicionado


um Estmulo neutro, EMPARELHADO com um

53

estmulo capaz de ativar um reflexo incondicionado, gera uma resposta incondicionada e, depois de algum tempo, o estmulo neutro, por si s, capaz de provocar resposta que pode, ento, ser considerada como condicionada. As respostas condicionadas podem ser motoras, secretoras ou neurovegetativas. Podem pois, ser condicionadas reaes voluntrias ou reaes vegetativas involuntrias. Podemos fazer com que respostas involuntrias apaream de acordo com a nossa vontade, se usarmos o condicionamento adequado. As respostas condicionadas podem ser excitadoras (com aumento TSPIfuno) - Prof. Virgilio Gomes de ou inibidoras (com diminuio de funo).

Vocabulrio do condicionamento Pavloviano


Estimulo Neutro Estimulo Incondicionado Resposta Incondicionada (Reflexo

Incondicionado) Emparelhamento Estimulo Condicionado Resposta Condicionada (Reflexo Condicionado)


54 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Importante:
Os termos Neutro, Incondicionado e

Condicionado de uso relativo. Quando falamos de comportamentos Reflexos (ou respondentes), estamos sempre nos remetendo a uma relao entre um estmulo e uma resposta. Um estmulo neutro em relao a uma resposta especfica, se mudarmos a situao ele poder se tonar incondicionado, p.ex.
55 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Exerccio

Quais os estmulos condicionados na figura acima...


56 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

CONDICIONAMENT O OPERANTE
Aula 5

Contribuies de B.F. SKINNER Teorias e Sistemas Psicolgicos - SEFLU

O conceito
O conceito-chave do pensamento de Skinner o de

58

condicionamento operante, que ele acrescentou noo de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos esto essencialmente ligados fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado uma reao a um estmulo casual. O condicionamento operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. o caso do rato faminto que, numa experincia, percebe que o acionar de uma alavanca levar ao recebimento de comida. Ele tender a repetir o movimento cada vez que quiser Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU saciar sua fome.

A aprendizagem
A diferena entre o reflexo condicionado e o

condicionamento operante que o primeiro uma resposta a um estmulo puramente externo; e o segundo, o hbito gerado por uma ao do indivduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estmulo seguese uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente modificado e produz consequncias que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrncia futura semelhante.
59 Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU

A aprendizagem
O condicionamento operante um mecanismo

60

de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem o reforo - a conseqncia de uma ao quando percebida por quem a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforo pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ao que evita uma conseqncia indesejada). No condicionamento operante, um mecanismo fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provvel, ou melhor, mais freqente, escreveu o cientista. Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU

Pavlov x Skinner
Comportamento Respondente

Comportamento Operante

S >>> R
( uma alterao no ambiente elicia uma resposta no organismo)

R >>> C
( uma resposta emitida pelo organismo produz alterao no ambiente)

61

Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU

Comportamento controlado pelas consequncias.


62 Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU

O reforo
O reforo o elemento-chave na teoria S-R de

Skinner. Um reforador qualquer coisa que fortalea a resposta desejada. Pode ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realizao ou satisfao crescente. A teoria tambm cobre reforadores negativos qualquer estmulo que resulta no aumento da frequncia de uma resposta, quando ele retirado (diferente de estmulo desfavorvel punio - que resulta em respostas reduzidas).

63

Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU

O reforo
Uma tcnica defendida por

64

Skinner a modificao do comportamento organizacional que consiste na aplicao da Teoria do Reforo aos esforos para a mudana nas organizaes e assenta em dois princpios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gesto das recompensas a ele Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU associadas.

Tipos de reforo
Skinner classifica os eventos reforadores em

positivos e negativos. Alguns reforos consistem na apresentao de estmulos, no acrscimo de alguma coisa situao (por exemplo, alimento, gua). Estes so chamados reforos positivos.

65

Outros consistem na remoo de alguma coisa da situao (por exemplo, muito barulho, calor ou frio extremos, choque eltrico). Estes so denominados reforos negativos. Em ambos os casos. O efeito do reforo o Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU mesmo: a probabilidade da resposta ser

Reforadores
Existem segundo Skinner, reforadores primrios,

secundrios e generalizados. Como exemplo do primeiro, temos o alimento e o sexo. Ambos podem ser usados para aumentar a frequncia de uma resposta. Eles so reforadores para a espcie, ou seja, apenas aqueles sensveis a eles sobreviveram. No cotidiano temos uma me que s deixa o filho almoar aps ter terminado o dever de casa e um homem que aps se reconciliar com a esposa, fazem sexo para comemorar.

66

J os demais reforadores, dependem dos primrios para se tornarem efetivos, ou seja, eles precisam ser pareados (precisam acompanhar) os primrios por certo tempo para que possam agir por si. No dia-a-dia a ateno um grande exemplo de reforador secundrio. Por ltimo os reforadores generalizados so aqueles que Prof. Virgilio - PSICOLOGIA - SEFLU possibilitam o acesso a todos (ou quase todos) os demais.

Extino e Controle Aversivo


SEFLU PSICOLOGIA Teorias e Sistemas Psicoterpicos I Prof. Virglio Gomes

CONDICIONAMENTO OPERANTE
Aula 6

reforo
Consequncias que aumentam a probabilidade do comportamento

ocorrer novamente. Contingencias de Reforo situao que favorece a manifestao do comportamento. SE ... ENTO... (SE o comportamento X ocorrer, ENTO a consequncia y ocorre.) Relao entre o COMPORTAMENTO e sua CONSEQUENCIA. Reforadores Naturais a consequncia reforadora do comportamento o prprio produto da prpria ao. Ex. msico que toca um instrumento reforado pela prpria msica emitida pelo som do instrumento. Reforadores Arbitrrios quando a consequncia reforadora resultado indireto do comportamento. Ex. se o mesmo musico ganha dinheiro tocando. 68
TSP I - Virgilio Gomes

REFORO
Efeitos do reforo: - Diminuio da frequncia de outros comportamentos. Ex.

conforme o rato fica expert em abaixar a barra, menos ele vai se lamber ou se limpar. Diminuio da Topografia (forma) do comportamento reforado. A repetio do comportamento efetivo, nos leva a criar um padro e repetirmos o mesmo comportamento. Ex. forma que abrimos a porta, escrevemos, dirigimos etc... tende a se repetir. Extino Operante: - Quando suspendemos o reforo de um comportamento, verificamos que a possibilidade dele ocorrer diminui., isto a frequncia do comportamento retorna a nveis anteriores ao reforamento. 69 gradual da frequncia de - A diminuio se d de maneira ocorrncia do comportamento. TSP I - Virgilio Gomes

REFORO
Resistncia a Extino aps a suspenso do reforo, at quando

a. b.

c.

o comportamento ser emitido... Quantas vezes o sujeito emitir o comportamento sem ser reforado... Fatores que influenciam a resistncia a extino: Nmero de reforos anteriores quanto mais um comportamento reforado, mais resistente ele se torna a extino; Custo da resposta se forma mais difcil, desisto mais rpido. ou seja, quanto maior o esforo para emitir o comportamento, menor ser a sua resistncia a extino. Esquemas de reforamento quando um comportamento as vezes reforado e outras vezes no , ele se torna mais difcil de extinguir-se.
70 TSP I - Virgilio Gomes

MODELAGEM
a tcnica utilizada para se ensinar um novo

comportamento por meio de reforo diferencial de aproximaes sucessivas do comportamento-alvo. Ex. pais e parentes reforam os balbucios dos bebs, exigindo cada vez mais frequentes os sons parecidos com o vocabulrio nativo.

71 TSP I - Virgilio Gomes

Controle aversivo
Quase sempre os seres vivos agem buscando livrar-se

de contatos prejudiciais... Provavelmente, esse tipo de comportamento desenvolve-se devido ao seu valor de sobrevivncia. (Skinner)
Reforo Positivo uma consequncia controladora

do comportamento, j que sua ocorrncia torna o comportamento mais provvel, ou seja se fao algo que produz um consequncia reforadora, continuo agindo assim, seno paro.
Controle Aversivo o sujeito se comporta para que
72

algo ruim no acontea. TSP I - Virgilio Gomes

CONTROLE AVERSIVO
Estimulo Aversivo no existem estmulos

eminentemente aversivos, eles podem assumir esta caracterstica contingencialmente. Reforo Positivo um estmulo acrescentado ao ambiente. Reforo Negativo um estimulo retirado do ambiente.
Ex. podemos aumentar a frequncia de um rato

pressionar a barra utilizando esse princpios se lhe dermos algo ou o privarmos desta coisa.
73 TSP I - Virgilio Gomes

Controle aversivo
Dois tipos de comportamentos so mantidos pelo controle

aversivo:
Comportamento de Fuga: (REMEDIAO) - Consideramos que um comportamento de FUGA no

momento em que um determinado estmulo aversivo est presente no ambiente, e este comportamento retira-o do ambiente.
Comportamento de esquiva: (PREVENO) - um comportamento que evita ou atrasa o contato com o

estimulo aversivo., isto , o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estimulo aversivo NO est presente no ambiente, e emitir este comportamento atrasa ou 74 suspende a presena do estmulo ou demore para aparecer.
TSP I - Virgilio Gomes

CONTROLE AVERSIVO
A FUGA sempre a primeira a ser aprendida. Comportamento de ESQUIVA geralmente ocorre aps uma

experincia de fuga.
FUGA denominamos comportamento de fuga aqueles em que um

estimulo aversivo est presente no ambiente no momento em que o comportamento emitido e em que a consequncia produzida por ele a RETIRADA do estimulo aversivo do ambiente. ESQUIVA chamamos comportamento de esquiva aqueles em que um estmulo aversivo no est presente no ambiente no momento em que o comportamento emitido, e sua consequncia o ATRASO ou o CANCELAMENTO do contato com o estmulo aversivo. 75
TSP I - Virgilio Gomes

Controle aversivo
Punio destina-se a eliminar comportamentos

inadequados, ameaadores ou, por outro lado, indesejveis de um dado repertrio, com base no principio de que quem punido apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento. Obs. Comportamentos sujeitos a punies tendem a se repetir assim que as contingncias punitivas forem removidas.
Punio = um tipo de consequncia do

comportamento que torna a sua ocorrncia menos 76 provvel. TSP I - Virgilio Gomes

Controle aversivo
Punio Positiva - diminui a probabilidade do comportamento

ocorrer pela adio de um estimulo ao ambiente. Ex. uma pessoa alrgica a camaro passa mal ao com-lo. A partir deste dia no come mais camaro.
Punio Negativa diminui a probabilidade do comportamento

ocorrer pela retirada de um estimulo reforador (de outros comportamentos) do ambiente. Ex. ao acessar sites pornogrficos, tem a mquina infestada por vrus, com isso tem a mquina travada, deste dia em diante, acessa sites somente seguros. A garantia de seu computador funcionando estar ligada a ele se manter conectado a sites seguros. Ex. 2. O drogadicto ter a convivncia da77 famlia se no se drogar mais.
TSP I - Virgilio Gomes

CONTROLE AVERSIVO
Contingncias e fatores que influenciam o controle aversivo

Aula 7

Controle Aversivo
Quase sempre os seres vivos agem buscando livrar-se de

contatos prejudiciais... Provavelmente, esse tipo de comportamento desenvolve-se devido ao seu valor de sobrevivncia. (Skinner)
Reforo Positivo uma consequncia controladora do

comportamento, j que sua ocorrncia torna o comportamento mais provvel, ou seja se fao algo que produz um consequncia reforadora, continuo agindo assim, seno paro.
Controle Aversivo o sujeito se comporta para que algo ruim

no acontea.
79 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Controle Aversivo
Estimulo Aversivo no existem estmulos

eminentemente aversivos, eles podem assumir esta caracterstica contingencialmente. Reforo Positivo um estmulo acrescentado ao ambiente. Reforo Negativo um estimulo retirado do ambiente.
Ex. podemos aumentar a frequncia de um rato

pressionar a barra utilizando esse princpios se lhe dermos algo ou o privarmos desta coisa.
80 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Controle Aversivo
Dois tipos de comportamentos so mantidos pelo controle

aversivo:
Comportamento de Fuga: (REMEDIAO) - Consideramos que um comportamento de FUGA no

momento em que um determinado estmulo aversivo est presente no ambiente, e este comportamento retira-o do ambiente.
Comportamento de esquiva: (PREVENO) - um comportamento que evita ou atrasa o contato com o

estimulo aversivo., isto , o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estimulo aversivo NO est presente no ambiente, e emitir este comportamento atrasa ou suspende a presena do estmulo ou demore para aparecer. 81
TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Controle Aversivo
A FUGA sempre a primeira a ser aprendida. Comportamento de ESQUIVA geralmente ocorre aps

uma experincia de fuga.


FUGA denominamos comportamento de fuga aqueles

em que um estimulo aversivo est presente no ambiente no momento em que o comportamento emitido e em que a consequncia produzida por ele a RETIRADA do estimulo aversivo do ambiente. ESQUIVA chamamos comportamento de esquiva aqueles em que um estmulo aversivo no est presente no ambiente no momento em que o comportamento emitido, e sua consequncia o ATRASO ou o CANCELAMENTO do contato com o estmulo aversivo. 82
TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Controle Aversivo
Punio destina-se a eliminar comportamentos

inadequados, ameaadores ou, por outro lado, indesejveis de um dado repertrio, com base no principio de que quem punido apresenta menor possibilidade de repetir seu comportamento. Obs. Comportamentos sujeitos a punies tendem a se repetir assim que as contingncias punitivas forem removidas.
Punio = um tipo de consequncia do

comportamento que torna a sua ocorrncia menos 83 provvel. TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Controle Aversivo
Punio Positiva - diminui a probabilidade do

comportamento ocorrer pela adio de um estimulo ao ambiente. Ex. uma pessoa alrgica a camaro passa mal ao com-lo. A partir deste dia no come mais camaro.
Punio Negativa diminui a probabilidade do

comportamento ocorrer pela retirada de um estimulo reforador (de outros comportamentos) do ambiente. Ex. ao acessar sites pornogrficos, tem a mquina infestada por vrus, com isso tem a mquina travada, deste dia em diante, acessa sites somente seguros. A garantia de seu computador funcionando estar ligada a ele se manter conectado a sites seguros. Ex. 2. O drogadicto ter a convivncia da famlia se no 84 se drogar mais.
TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Contingncias Aversivas
Suspenso da Contingncia punitiva: recuperao

85

da resposta um comportamento anteriormente punido pode voltar a ocorrer se as contingencias punitivas forem retiradas. Punio negativa e Extino este ponto gera muita confuso entre os alunos, porque em ambos os casos no se tem mais acesso aos reforadores antigos. A diferena est que na extino antes existia uma contingencia reforadora, que hoje no existe mais; por outro lado na punio negativa, um comportamento passa a ter uma nova consequncia, a qual a perda de reforadores. Outra coisa que a punio suprime rapidamente o comportamento, j a extino refere-se ao processo TSP I - Prof. Virgilio Gomes gradual de diminuio da resposta.

Efeitos Colaterais do Controle Aversivo


Punir comportamentos inadequados ou indesejados

fcil e tem efeitos mais imediatos do que reforar positivamente comportamentos adequados, mas gera efeitos negativos se aplicados rotineiramente.
ELICIAO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS no momento que o organismo entre em contato com

86

estmulos aversivos ocorre respostas emocionais, que podem gerar no autor da punio reaes de culpa e pena (que tambm aversivo para o punidor) e ainda transformar o punidor em smbolo aversivo, cujo o punido quer se afastar ou em sua presena representar um papel para agrad-lo. TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Efeitos Colaterais do Controle Aversivo


SUPRESSO DE OUTROS

COMPORTAMENTOS ALM DO PUNIDO O efeito da punio no se restringe apenas ao comportamento punido que produziu a consequncia punitiva. Outros c comportamentos que estiverem ocorrendo temporalmente prximos ao momento da punio podem ter sua frequncia reduzida

87

TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Efeitos Colaterais do Controle Aversivo


EMISSO DE RESPOSTAS INCOMPATIVEIS

AO COMPORTAMENTO PUNIDO Aps a punio de um comportamento, os sujeitos, em geral, passam a emitir uma segunda resposta que torne improvvel a repetio do comportamento punido. Essa segunda resposta chamada resposta incompatvel ou resposta controladora, uma vez que a forma do individuo controlar seu prprio comportamento. Impede que o organismo se exponha a contingencia negativa novamente.
88 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Efeitos Colaterais do Controle Aversivo


CONTRACONTROLE

Talvez seja o efeito colateral mais indesejado. O

sujeito controlado emite uma nova resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle sobre seu comportamento. A resposta de Contracontrole suprime ou evita o estimulo aversivo sem a emisso da resposta programada pelo controlador. A mentira pode funcionar como Contracontrole.

89

TSP I - Prof. Virgilio Gomes

CONTROLE DE ESTMULOS o papel do contexto


Aula 8

Curso de Psicologia Disciplina: TSP I 2 Perodo Prof. Virgilio Gomes

PORQUE NOS COMPORTAMOS, S VEZES, DE FORMAS TO DIFERENTES EM SITUAES DIFERENTES...


Neste captulo estaremos interessados no que

acontece ANTES DO COMPORTAMENTO, ou seja, em que contexto o comportamento ocorre.

91

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

O Contexto exerce o controle sobre o comportamento.


Dizer que o ambiente exerce controle sobre o

comportamento, quer dizer apenas que altera a probabilidade de ocorrncia do comportamento. Influncia dos Estmulos antecedentes, a despeito do principal determinante ser a consequncia. Estmulos associados ao reforo aumentam a probabilidade de o comportamento ocorrer, quando apresentados, e os estmulos ligados a extino ou punio diminuem a probabilidade de um comportamento ocorrer, quando apresentados
TSPI - Prof. Virgilio Gomes

92

Quando inserimos uma nova varivel o contexto

Discriminao Operante e Operante Discriminado

ligado a mudana no ambiente, passamos a falar sobre os comportamentos OPERANTES DISCRIMINADOS, ou seja, aqueles que se emitidos em um determinado contexto, produziro consequncias reforadoras. Estmulos que so apresentados antes do comportamento e controlam sua ocorrncia, chamaremos de ESTIMULOS DISCRIMINATIVOS. Inserimos um novo termo na contingncia - R > C
93 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Unidade Bsica de Anlise do Comportamento


Contingncia de Trs Termos:

Sd = Estmulos discriminativo = estmulos antecedentes ao comportamento


A contingncia de 3 termos a Unidade Bsica do comportamento operante
94 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

S C
D

R >

Cada estmulo evoca um resposta

O
95

(OCASIO)

-R

especifica. Os estmulos antecedentes, portanto, controlam qual resposta produzir Contingencia trplice = uma ocasio, uma resposta, uma consequncia Analisar funcionalmente um comportamento significa, portanto, encaix-lo numa contingencia de 3 termos, ou seja, verificar em que circunstncias o comportamento ocorre e quais suas consequncias mantenedoras, (RESPOSTA) (CONSEQUENCIA)

>C

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Estmulos Discriminativos e Estmulos Delta


Os estmulos que sinalizam que uma dada resposta

96

ser reforada so chamados Estmulos Discriminativos. O estmulos que sinalizam que uma resposta no ser reformada, isto , sinalizam indisponibilidade do reforo ou a extino so chamados Estmulos Delta. O organismo est discriminando quando responde na presena dos estmulos discriminativos e no emite a resposta na presena dos estmulos delta. TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Experincias atravs das quais aprendemos a

discriminar comportamentos na presena de estmulo discriminativo e extinguir este mesmo comportamento na presena do estmulo delta. Este Treino chama-se Reforamento Diferencial. O tempo todo estamos passando por treinos discriminativos. Todas as palavras que voc sabe ler e usar corretamente, os nomes das pessoas, dos objetos, das cores, praticamente toda nossa aquisio de linguagem depende de treino discriminativo. Sabemos nos comportar conforme cada ambiente e ocasio.
97 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

S eliciam respostas?...
Ds

Um ponto importante que deve ser esclarecido

que os estmulos discriminativos no eliciam respostas, ou seja, na referencia ao comportamento Operante, entendemos que o estimulo apenas fornece contexto, d chances para que a resposta ocorra. Diferente do comportamento respondente, em que o estmulo provoca a resposta.

98

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Uma resposta emitida na presena de

99

novos estmulos que partilham alguma propriedade fisica com SD, na presena do qual a resposta fora reforada no passado, ou seja, um organismo est generalizando quando emite uma mesma resposta na presena de estmulos que se paream com um SD. Ex. se existem vrios aparelhos celulares bem diferentes uns dos outros, e precisamos fazer uma ligao, tentaremos faz-la do mesmo modo como fomos reforados no passado. O que conta a maior similaridade fsica do objeto. A generalizao importante porque permite TSPI - Prof. Virgilio Gomes que novas respostas sejam aprendidas de

O quanto da Generalizao

est ocorrendo, a partir do grau de semelhana/diferena entre os estmulos.

100

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Efeito do reforamento diferencial sobre o

101

gradiente de generalizao ocorre quando reforamos determinada resposta a partir de uma particularidade especfica do estimulo. Ex. intensidade da luz a 100%. Nas outras intensidades o reforamento no ocorresse. O individuo passa a discriminar somente na presena do estimulo especfico. Outro exemplo da criana chamar todos os adultos de papai, mas apenas um responde a seu chamado, com o passar do tempo s um adulto chamado de papai. Reforamento Adicional sobre o gradiente de generalizao consiste em reforar a resposta nas demais variaes de um SD. Ex. quando modelamos uma criana a discriminar o que

Classes de Estmulos
Um conjunto de estmulos que

servem de ocasio para uma mesma resposta formam uma classe de estmulo. Classe por similaridade fsica (generalizao). Classes funcionais (estmulos agrupados arbitrariamente em uma classe para servirem de ocasio para uma mesma resposta. Ex. brinquedos
102 TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Para a Anlise do Comportamento no

103

existe um processo mental chamado ateno que decide por ns qual estmulo responderemos, na verdade ns nos comportaramos a partir do Controle Discriminativo dos estmulos do ambiente. Ex. atentamos sobre um filme caso consigamos discutir a seu respeito aps vlo. Lidamos com estmulos complexos em nosso dia-a-dia e atentaremos a suas determinadas propriedades, dependendo de nossa histria de reforamento e punio. Estmulos que sinalizaram consequncias importantes no passado tm maior chance TSPI - Prof. Virgilio Gomes de exercerem controle de nosso

Abstrair, de acordo com Skinner, emitir

um comportamento sob o controle de um propriedade (ou algumas propriedades) do estmulo, que comum a mais de um estmulo e, ao mesmo tempo, no ficar sob o controle de outras propriedades (ignor-las). Ex. ao dizermos mesa na presena de diversos tipos de mesa, estamos abstraindo algumas propriedades e abandonando outras (forma, cor, tipo de mesa, material que feita etc...)

104

TSPI - Prof. Virgilio Gomes

Esquemas de reforamento
TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Aula 9

Esquemas de reforamento
Nem todas as respostas so reforadas

quando emitidas; Nem sempre ganhamos uma aposta e nem sempre somos vencedores todas as vezes que jogamos; Isso quer dizer que nossos comportamentos so apenas INTERMITENTEMENTE reforados. Um comportamento no precisa ser reforado todas as vezes para que ocorra o reforamento.
106 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

O conceito
O conceito de ESQUEMAS DE

107

REFORAMENTO diz respeito a que critrios uma resposta ou conjunto de respostas deve atingir para que ocorra o reforamento. Descreve como se d a contingncia de reforo, ou seja, a que condies as respostas devem obedecer para ser liberado o reforador. Existem dois tipos de esquemas de reforamento: o CONTNUO e o TSP I - Prof. Virgilio Gomes INTERMITENTE

Esquema de Reforo Contnuo


No esquema de Reforamento Contnuo,

toda resposta seguida do reforador. Ex. (1)carro novo, bateria nova, tanque cheio, toda vez que vira a chave do carro o carro pega. (2) salrio de funcionrio pblico est na data certa depositada.
Sigla

CRF

108

TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Esquema de reforamento intermitente


No dia-a-dia, no entanto, nem todos os


109

comportamentos que emitimos so reforados; apenas algumas respostas so seguidas de Reforo. Ex. mudana de canal de tv procura de um bom programa, nem sempre se consegue um bom canal. Os principais esquemas de reforamento intermitentes so: FR razo fixa VR razo varivel FI Intervalo fixo VI - Intervalo varivel

TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Esquemas de Razo
ESQUEMAS DE RAZO se caracterizam

por exigirem um certo nmero de respostas para a apresentao de cada reforador, isto , para que o reforo seja apresentado, necessrio que um certo nmero de respostas (mais do que uma) seja emitido. Existem dois tipos de esquemas de razo: FIXO e VARIVEL RAZO FIXA o nmero de respostas exigido sempre o mesmo para a apresentao de cada reforador. RAZO VARIVEL o nmero de respostas entre cada reforador se modifica.
110 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Razo fixa
Exemplos: Razo fixa faco de biqunis que paga

111

por pea produzida; ou seja, por cada pea produzida se paga um valor fixo p.ex. R$ 15,00 por cada 5 peas. Neste caso teramos como razo fixa 5 ou simplesmente FR:5. Este termo resume a contingncia de que so necessrias 5 respostas para a apresentao de cada reforador. Os esquemas FR so difceis de encontrar por nosso mundo TSP I - Prof. Virgilio Gomes extremamente mutvel.

Razo varivel
Esquema muito mais comum em nosso

112

cotidiano, em que o numero de respostas entre cada reforador se modifica, ou seja, varia. Ex. um cabeleireiro que corta cabelo por certo valor, e tem em cada cliente um tipo de cabelo diferente, ou seja para cada cliente ter uma quantidade de tesouradas diferentes e tempo diferente para executar a tarefa. Quando utilizamos uma expresso, ela revela TSP I - Prof. Virgilio Gomes a mdia de respostas, p.ex. VR:20 significa que em mdia a cada 20 respostas

Esquemas de intervalo
Nos esquemas de intervalo, o nmero de

113

respostas no o relevante, bastando apenas uma resposta para a obteno do reforador. O TEMPO decorrido desde o ltimo reforador o principal determinante de uma nova resposta ser ou no reforada. Intervalo Fixo (FI) o perodo de tempo de um reforador a ocorrncia de outro reforador o mesmo para todos os reforamentos. Intervalo Varivel (IV) os intervalos entre TSP I - Prof. Virgilio Gomes os reforadores so variveis.

Intervalos
Intervalo fixo ex. programao

diria de tv, ou seja no mesmo horrio, todos os dias, eles acontecem; salrio de funcionrio publico. Intervalo Varivel ex. encontrar uma estao de rdio com uma boa msica; achar um bom anncio de estgio em Psicologia
114 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Tempo de disponibilidade
Nem sempre os reforadores ficam a

disposio por tempo indefinido. o tempo de disponibilidade, o qual representa o limite temporal para a resposta ser emitida. Caso o organismo no responda dentro de um limite de tempo desde o incio da disponibilidade do reforo, esse deixa de estar disponvel, sendo reiniciada a contagem do intervalo para a prxima disponibilidade.
115 TSP I - Prof. Virgilio Gomes

Bibliografia
Moreira e Medeiros (2007) Princpios Bsicos de

116

Anlise do Comportamento, Porto alegre: Artmed Shultz & Shultz (1992). Histria da Psicologia Moderna. So Paulo: Cultrix Skinner, B.F. (1974). Sobre o behaviorismo. So Paulo: Cultrix. Hall, C.S.; Linzey , G. & Campbell, J.B. (2000). Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed. Marc, M.H. & Hillix, W.A. (1973). Teorias e Sistemas em Psicologia. So Paulo: Cultrix. Baum, W.M. (1999).Compreendendo o behaviorismo: cincia, comportamento e cultura. Porto Alegre: TSP I - Professor Virgilio Gomes Artmed.

Potrebbero piacerti anche