Sei sulla pagina 1di 93

FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM

DIREITO CIVIL VI DIREITO DE FAMLIA


Organizadora: Prof. Dra. Teodolina B. S. C. Vitrio

2 semestre 2011
www.esmp.sp.gov.br/2010/material_apoio/direito_familia.ppt clarissabottega.com/Arquivos/Familia/Aula09.ppt

Depende de ns, quem j foi ou ainda criana Que acredita ou tem esperana, quem faz tudo para um mundo melhor... Depende de ns, que o circo esteja armado Que o palhao esteja engraado, que o riso esteja no ar Sem que a gente precise sonhar... Que os ventos cantem nos galhos, que as folhas Bebam orvalhos, que o sol descortine mais as manhs... Depende de ns, se esse mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviver... (Ivan Lins, Depende de ns)

INOVAES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Comunho de afeto, respeito, dignidade e tica (art. 1511; 1584, 5 do CC) Igualdade entre cnjuges art. 1511 Guarda Compartilhada art. 1583 Alimentos Gravdicos (Lei n. 11.804/08) Alienao parental (Lei n. 12.318 de 26/08/10 e art. 236 da Lei n. 8069/90) Responsabilidade Civil por danos morais no divrcio e na dissoluo da unio estvel (art. 5, X da CF) 7. Dano moral por abandono afetivo - O Caso Alexandre (Art. 5, X da CF) 8. Unio Estvel Homoafetiva (ADPF 4477 e ADI 132 05.05.11) 9. Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006) 10. Igualdade Sucessria entre cnjuges e companheiros (PL 6960/02) 11. Parto Annimo (PL n. 2747/2008)

INOVAES
12. Direito de Visita dos Avs (Lei n. 12.398 de 28.03.11) 13. Regime de Separao Obrigatria de bens para maiores de 70 anos (Lei n. 12.344 de 09.12.10 altera o art. 1641, II do CC) 14. Despatrimonializao das Relaes Familiares 15. Posse do Estado de Filho 16.Paternidade scio-afetiva 17. Estatuto das Famlias ( PL 674/07) 18. PL 6960/02 Reforma Geral do Cdigo Civil 19. Biodireito, Biotica e Direito de Famlia Lei n. 11.105/05 c/c art. 1597, II, IV e V do CC 20. Identificao da origem biolgica pelos filhos adotivos (Lei n. 12.010/2009 c/c art. 48 do ECA)

Direito de Famlia
Cdigo Civil/02, arts. 1511 a 1783 e leis esparsas Abrangncia: Ttulo I) Direito Pessoal Ttulo II) Direito Patrimonial Ttulo III) Unio Estvel Ttulo IV) Tutela e Curatela

Famlia - conceito
Art. 226 da Constituio Federal. Conceito em sentido amplo: o grupo de pessoas que descendem de um ancestral comum e os afins. Conceito em sentido estrito ou nuclear: o grupo que se forma pelo casamento, unio estvel, filiao, bem como a comunidade formada por um dos pais e descendentes (famlia monoparental) .

Relaes de Parentesco

Casamento
Conceito: uma unio legal entre homem e mulher, com o objetivo de constituir famlia (vedao ao casamento entre homossexuais). Caractersticas: - Ato pessoal (s pode ser contrado pelos prprios nubentes). - Ato civil ( art. 226, 1 da CF/88). - Celebrao gratuita. - Ato solene (deve observar formalidades legais). - Ato pblico (vedao celebrao a portas fechadas). - Ato dissolvel (morte, anulao, separao, divrcio).

Casamento
Natureza jurdica: 3 teorias. 1) Teoria Contratualista: casamento contrato, pois resulta do acordo de vontades entre homem e mulher. 2) Teoria Institucionalista: casamento organizao social pr-estabelecida qual aderem os nubentes. 3) Teoria Ecltica: ato jurdico complexo - contrato + ingresso em instituio social, sujeito a regras de ordem pblica. a teoria dominante.

Pressupostos de existncia

1) Diversidade de sexos. 2) Celebrao nos termos da lei. 3) Consentimento de ambos os nubentes.

Noivado ou esponsais
Noivado ou esponsais: a promessa e proposta recproca de casamento futuro. No gera obrigatoriedade de cumprimento. Rompimento injustificado de noivado: pode gerar indenizao por danos materiais (dever de ressarcimento das despesas realizadas com os aprestos), bem como danos morais (arrependimento injurioso, humilhante, vexatrio ofensivo dignidade).

Impedimentos matrimoniais
Conceito: so circunstncias de fato ou de direito que probem a realizao do casamento e que acarretam a NULIDADE do casamento realizado. Natureza jurdica: so causas de falta de legitimidade e no de incapacidade Hipteses de impedimentos: rol do art. 1521 taxativo - Ascendentes com descendentes

Impedimentos matrimoniais
Os afins em linha reta (a afinidade em linha reta no desaparece nem mesmo pela dissoluo do casamento ou da unio estvel que a originou. Ex: sogro(a) e enteado(a) continuam parentes para todo o sempre. O adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante. Os irmos (colaterais em 2 grau). Os tios e sobrinhos (entende-se, porm, que continua em vigor o Decreto-Lei n 3.200/41, que permite o casamento entre colaterais de 3 grau mediante exame mdico).

Impedimentos matrimoniais
O adotado com o filho do adotante. As pessoas casadas: o que importa o vnculo no momento da celebrao do segundo casamento (bigamia - art. 235 do Cdigo Penal). O Cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa contra o consorte. - Oportunidade para a oposio dos impedimentos: at a celebrao do casamento, qualquer pessoa maior e capaz pode opor os impedimentos e o oficial e o celebrante devem aleg-los se deles tiverem conhecimento.

Causas suspensivas
Conceito: so circunstncias que suspendem a celebrao do casamento (art. 1523 do CC) ou que acarretam a imposio do regime de separao legal de bens (art. 1641, I do CC). Hipteses: - O vivo(a) que tiver filhos do casamento anterior enquanto no tiver realizado o inventrio e dado partilha aos herdeiros. A finalidade evitar a confuso de patrimnios. - Aquela que teve o casamento dissolvido nos 10 meses subseqentes dissoluo (eventual gravidez).

Causas suspensivas
- O divorciado enquanto no houver sido homologada a ou decidida a partilha de bens do casal. - O tutor, curador, ou seus parentes prximos com a pessoa tutelada ou curatelada enquanto durar o encargo e no tiverem sido saldadas as respectivas contas. Legitimidade para oposio das causas suspensivas: Art. 1524 do Cdigo Civil - somente os parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangineos, ou afins, e os colaterais de 2 grau.

Formalidades preliminares para o casamento


So cinco etapas: 1) Pedido de habilitao. 2) Publicao dos proclamas ou editais. 3) Vista ao MP *. 4) Homologao pelo juiz *. 5) Certificado de habilitao com prazo de validade de 90 dias. * dispensados

Pedido de habilitao
Conceito: o procedimento que corre perante o oficial do Registro Civil, na cidade de um dos nubentes e que tem incio por meio do pedido assinado por ambos, acompanhado dos seguintes documentos: 1) Prova da idade dos nubentes (para fins de verificao da idade nbil (16 anos tanto para o homem quanto para a mulher). Admite-se o suprimento judicial de idade quando houver gravidez ou quando o casamento puder evitar a imposio ou o cumprimento de pena criminal (ateno s inovaes da Lei n 11.106/05 que alterou o Cdigo Penal quanto aos crimes contra os costumes).

* Se a idade de um ou ambos os nubentes for superior a 70 anos, tambm ser imposto o regime de separao legal de bens. 2) Autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem ou ato judicial que a supra, sempre que a negativa for injustificada.

Publicao dos Editais ou Proclamas


Deve ser feita por 15 dias no local onde se realizam os casamentos e na imprensa local, se houver, nas cidades de ambos os nubentes. * Se houver urgncia, o juiz poder dispensar a publicao dos proclamas.

Celebrao do casamento
Deve ser realizado pelo juiz de casamento desde que dentro do prazo de 90 dias de validade da certido de habilitao. Pode ser realizado em qualquer local, desde que com as portas abertas. Se realizado na sede do cartrio, deve haver ao menos 2 testemunhas. Se realizado em prdio particular e se algum dos contraentes no souber ou no puder ler, deve haver ao menos 4 testemunhas.

Celebrao do casamento
O celebrante deve indagar aos nubentes se persistem no propsito de casar e se livre a sua vontade. Caso as respostas sejam afirmativas, haver declarao solene do celebrante e lavratura do assento no livro de registros, Causas de suspenso da cerimnia: - Se algum dos contraentes recusar a solene afirmao de sua vontade. - Se um dos contraentes declarar que no livre e espontnea a sua vontade. - Se algum deles manifestar-se arrependido.

Retratao
* Se o contraente que deu causa suspenso quiser se retratar e casar, s poder faz-lo no dia seguinte.

Casamentos especiais ou diferenciados


Casamento por procurao: exceo, pois a regra a da exigncia da presena fsica de ambos. A procurao deve conter poderes especiais. Casamento em caso de molstia grave: ocorre quando no se puder aguardar a data designada ou quando um dos nubentes no puder se locomover. O celebrante deve ir at os nubentes e realizar o casamento na presena de 2 testemunhas.

Casamentos especiais ou diferenciados


Casamento nuncupativo, de viva-voz , in extremis ou in articulo mortis: ocorre quando um dos nubentes estiver em iminente risco de vida. Sero dispensadas a habilitao e a presena do celebrante. Deve ocorrer na presena de 6 testemunhas que no sejam parentes prximos dos nubentes. Nos 10 dias subseqentes, as testemunhas devero comparecer perante a autoridade judiciria mais prxima para que suas declaraes sejam reduzidas a termo. O juiz verificar a presena de impedimentos, ser dada vista ao MP e a sentena ter eficcia retroativa data do ato.

Casamentos especiais ou diferenciados


Caso o doente melhore, poder ele mesmo, conjuntamente com o outro nubente, confirmar o ato perante o oficial do Registro Civil, mediante apresentao dos documentos do art. 1525. Exige-se a presena de 2 testemunhas. Casamento religioso com efeitos civis: a celebrao perante a autoridade religiosa poder gerar efeitos civis, desde que: - sejam observados os requisitos de validade para o casamento civil. - que o ato seja registrado no Registro Civil.

Casamentos especiais ou diferenciados


Casamento consular: aquele celebrado pela autoridade diplomtica ou consular do pas dos nubentes. Se o casamento for de brasileiros no exterior, devero registrar o casamento no Brasil no prazo de 180 dias, a contar do retorno de um ou de ambos ao Brasil. Casamento putativo: aquele que, embora seja nulo ou anulvel, gera efeitos do casamento vlido para o cnjuge de boa f. A sentena no ter eficcia retroativa em relao ao cnjuge de boa-f.

Provas do casamento
Prova direta: certido de casamento. Em caso de perda ou se a falta for justificada, o casamento poder ser provado por qualquer outro meio. P.ex. testemunhas, fita de vdeo, etc. Prova indireta: ser admitida excepcionalmente quando for impossvel a obteno da prova direta. a posse do estado de casados. Ela composta de 3 elementos: - Fama: o casal era conhecido como marido e mulher. - Tratactus: o casal se tratava como marido e mulher. - Nomem: um dos dois usava o nome do outro.

DOS EFEITOS DO CASAMENTO


Arts. 1.565 a 1.570, CC
Efeitos do casamento so os direitos e deveres dos cnjuges nas suas mtuas relaes. Trs classes de efeitos:
social, pessoal e patrimonial.

No Estatuto das Famlias (PL 674/2007) os efeitos do casamento sero previsto nos arts. 34/36

30

EFEITOS SOCIAIS
Cria a famlia matrimonial: o efeito principal.
Termo inicial e final da convivncia conjugal. Art. 226, 1 e 2, CF.

Estabelece o vnculo de afinidade.


Art. 1.595, CC.

Emancipa o consorte menor.


Art. 5, nico, II, CC.

Status de casados: estado de casados.


Art. 1.565, CC (fator de identificao social)

31

EFEITOS PESSOAIS
Efeitos pessoais entre os cnjuges:

Fidelidade mtua: dever moral e jurdico. Carter monogmico. Devem praticar relaes sexuais somente com seu cnjuge. Art. 1.566, I, CC.
A violao desse dever era causa de separao judicial (ilcito civil) e eventual indenizao. No PEF consta fidelidade e lealdade (art. 35, I)

Vida em comum no domiclio do casal: chamado de coabitao.


Art. 1.566, II e 1.569, CC.
32

Mtua assistncia: cuidados pessoais nas molstias, auxlio nas dificuldades.


Art. 1.566, III, CC.

Respeito e considerao: zelo pela famlia.


Art. 1.566, V, CC.

Igualdade dos direitos e deveres: Isonomia conjugal. Poder


domstico conferido a ambos os cnjuges. Art. 226, 5, CF. Arts. 1.565, 1.566, 1.567, CC. Antes da EC n 66/2010 (divrcio) a violao dos deveres do casamento poderia acarretar a separao sano (ou motivada) conforme arts. 1.572, caput e 1.573, CC.

33

Efeitos pessoais dos pais em relao aos filhos: Principal efeito com relao aos filhos o dever dos pais de sustentar, guardar e educar os filhos:
Art. 1.566, IV, CC. Deve ser com carinho, amor e dedicao. A falta constitui crime (abandono material, intelectual, moral, arts. 244 e segs. do CP).

Poder familiar: conjunto de direitos e obrigaes relativos aos filhos menores.


Art. 1.631, nico e segs. do CC.

Guarda:
Art.1.583 e segs. do CC e ECA.
34

EFEITOS PATRIMONIAIS
Fixa o termo inicial e final da vigncia do regime de bens (art. 1.639,CC; no PEF art. 39, 4) Fixa o dever de sustento entre os cnjuges (art. 1.566, CC) Fixa a obrigao alimentar (art. 1.694, CC) Possibilita a instituio do bem de famlia (art. 1.711, CC)
Ver Lei n 8.009/1990 (lei da impenhorabilidade do imvel residencial)

Outorga conjugal (uxria ou marital: art. 1.647, CC) Direitos sucessrios (art. 1.829, CC)
35

Dissoluo do casamento
Fim da sociedade conjugal: - morte de um dos cnjuges; - nulidade ou anulao do casamento; - divrcio. (EC n. 66/2010) * O vnculo matrimonial do casamento vlido s se dissolve com a MORTE e com o DIVRCIO.

Dissoluo pela morte


Pode se dar pela morte real ou pela morte presumida, que se verifica a partir do momento em que a lei autoriza abertura da sucesso definitiva.

Divrcio
Arts. 1571 e segts. do CC EC n. 66 de 14 de julho de 2010 Pe fim ao vnculo matrimonial. Espcies: Consensual ou Litigioso

Obs.: Pode ser realizado por Escritura Pblica, em Cartrio, se houver consenso e se no existirem filhos incapazes.

Unio Estvel
Conceito: a relao afetiva ou amorosa entre homem e mulher, no adulterina ou incestuosa, com estabilidade e durabilidade, vivendo ou no sob o mesmo teto, com o objetivo de constituir famlia, sem o vnculo do casamento. O Cdigo Civil/02 fez distino entre a unio estvel e o concubinato. Portanto, hoje no so sinnimos! A expresso concubinato deve ser reservada para as hipteses em que faltar algum requisito para a unio estvel.

Unio Estvel
Pelo Cdigo Civil/02, o separado de fato ou judicialmente pode constituir unio estvel (embora no possa se casar novamente enquanto no divorciado!). Requisitos: - Diversidade de sexos; - Estabilidade (relacionamento no ocasional, transitrio ou passageiro); - Continuidade (que o relacionamento no seja marcado por significativas interrupes); - Publicidade ou notoriedade.

Unio Estvel
- Elemento subjetivo: inteno de constituir famlia. Da difere do concubinato desleal ou mltiplo (aquele que existe em concorrncia com uma unio estvel previamente estabelecida em que no h o objetivo de constituir famlia). Efeitos da unio estvel: - Submete os companheiros aos deveres recprocos de lealdade, respeito, assistncia e guarda, sustento e educao dos filhos.

Unio Estvel
- Estabelece o vnculo de afinidade entre o companheiro e os ascendentes, descendentes e irmos do outro. - Possibilidade de utilizao do nome do companheiro, mediante autorizao judicial e desde que haja impedimento para o casamento. - Direito sucessrio ao companheiro sobrevivente. - Direito a alimentos. - Direito de meao de acordo com as regras do regime de comunho parcial de bens, salvo se houver contrato escrito Pode ser convertida em casamento por meio de requerimento dos companheiros ao juiz.

UNIO ESTVEL HOMOAFETIVA


ADI 4277 e ADPF 132 05 de maio de 2010 Relator: Ministro Ayres Britto

Adotou a interpretao conforme a Constituio Federal para excluir qualquer significado do art. 1723 do Cdigo Civil que impea o reconhecimento da unio entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. (art. 3, IV da CF)

Regimes de bens entre os cnjuges no casamento


A escolha deve ser exteriorizada no pacto antenupcial. Caso os nubentes no escolha nenhum regime especfico, aplica-se o regime supletivo, que o da comunho parcial de bens. Mudana aps o casamento: Admite-se a mudana do regime depois do casamento, desde que preenchidos os requisitos pela lei. Quanto ao regime de separao legal/obrigatria de bens as opinies divergem.

Regime da comunho parcial de bens


Existem 3 massas de patrimnio: Bens exclusivos do marido. Bens exclusivos da mulher. Bens comuns do casal (advindos da constncia do casamento).

Existem bens incomunicveis. o regime aplicado tambm na unio estvel, se no houver disposio em contrrio.

Regime da comunho universal de bens


H existncia de 1 s massa de patrimnio, composta pelos bens anteriores e posteriores ao casamento. Esto excludos os bens gravados com clusula de incomunicabilidade, as dvidas anteriores ao casamento (salvo as relativas aos preparativos e que tiverem revertido em proveito comum), as doaes antenupciais feitas por um ao outro com clusula de incomunicabilidade e os bens indicados nos incisos V a VII do art. 1659 do Cdigo Civil.

Regime de participao final nos aqestos


Durante a constncia do casamento, cada cnjuge administra seus prprios bens (tanto os particulares, quanto os que adquiriu durante o casamento). Quando da eventual dissoluo do casamento, soma-se o que ambos os cnjuges adquiriram na constncia do casamento e se divide esta massa de patrimnio por 2. Portanto, na constncia do casamento, vigora uma espcie de separao total de bens, mas quando da dissoluo, h comunicao do que foi adquirido a ttulo oneroso na constncia do casamento.

Regime da separao total de bens


Existem 2 espcies: - Separao obrigatria, legal ou necessria (art. 1641 do Cdigo Civil/02): maiores de 70 anos, pessoas que dependem de suprimento judicial para casar, etc. - Separao voluntria, convencional ou absoluta: ocorre por vontade dos nubentes.

Existem 2 massas de patrimnios incomunicveis, no importando o momento ou o ttulo de sua aquisio.

Guarda
Divrcio judicial: os filhos menores devem permanecer sob a guarda de um dos pais, no se admitindo guarda compartilhada. Situao de risco: a guarda tambm pode ser forma de colocao em famlia substituta (ECA). Pode ser deferida em carter autnomo (ao de guarda) ou em carter liminar ou incidental, em ao de tutela e adoo (exceto na adoo por estrangeiro). precria (pode ser retirada do detentor a qualquer momento).

Guarda
Difere da tutela, pois na guarda o juiz confere o direito de representao para alguns atos da vida civil. J na tutela so conferidos amplos poderes de representao para todos os atos da vida civil. E, ainda, na guarda, no h perda do poder familiar dos pais biolgicos. J na tutela, h. A guarda cessa com a maioridade ou emancipao ou quando a idoneidade do guardio no existe mais.

Tutela
Conceito: conjunto de poderes e encargos conferidos pela lei a um terceiro, para que zele pela pessoa de um menor que se encontra fora do poder familiar (morte dos pais, perda do poder familiar) e lhe administre os bens. Natureza jurdica: munus pblico. Aplicao do ECA e dos arts. 1728 e segs. Cdigo Civil. O tutor tem amplos poderes para representar o tutelado em todos os atos da vida civil, devendo administra-lhes os bens e prestar contas sobre o seu exerccio.

Tutela
Fim da tutela: Morte; Emancipao; Maioridade civil: A tutela cessa quando o tutelado completa 18 anos. Para os maiores de 18 anos aplica-se o instituto protetivo da curatela (quando necessria a assistncia). - Supervenincia de poder familiar: adoo, legitimao, reconhecimento de filiao.

Adoo
Devem ser aplicadas as regras do Cdigo Civil/02 e, subsidiariamente, as regras do ECA. forma definitiva de colocao em famlia substituta, pressupe a perda do poder familiar. Efeitos da adoo: - Gera vnculo de filiao e paternidade com as adotantes. - Extingue os vnculos com os pais biolgicos, exceto os impedimentos matrimoniais. - Traz direito sucessrio recproco. - Garante o direito ao conhecimento da origem biolgica - irrevogvel.

Adoo
No pode haver distino de nenhuma espcie entre os filhos adotados e os filhos biolgicos. Ambos gozam dos mesmo direitos. O maior de 12 anos precisa consentir a adoo (embora o juiz possa decidir contra a sua vontade). Se os pais biolgicos detiverem o poder familiar sobre o adotando, devem expressar seu consentimento. O maior de idade pode ser adotado. Ningum pode ser adotado por duas pessoas, salvo se marido e mulher ou se viverem em um unio estvel (previso doutrinria e jurisprudencial de adoo por casais homoafetivos).

O Ministrio Pblico atua como fiscal da lei nas aes de adoo, verificando se todos os requisitos procedimentais esto sendo cumpridos. O Ministrio Pblico tem legitimidade para interpor ao judicial com vistas destituio do poder familiar nos casos expressos em lei, possibilitando, assim, que o menor seja encaminhado para adoo

Curatela
Conceito: encargo pblico cometido, por lei, a algum, para reger e defender a pessoa, ou administrar os bens de maiores que, por si ss, no esto em condio de faz-lo, em razo de enfermidade ou deficincia mental. Sujeitos curatela: art. 1767, 1779 e 1880 do CC. - enfermo ou deficiente mental; - brios e viciados em txicos; - excepcionais sem completo desenvolvimento mental; - prdigos; - nascituro - enfermo e portador de deficincia - a requerimento.

Curatela
Ao de interdio: a curatela sempre deferida pelo juiz em processo de interdio que visa apurar os fatos justificadores da nomeao de curador. Legitimidade ativa: - Pais e tutores; - Cnjuge ou qualquer parente; - Ministrio Pblico: em caso de doena mental grave e na omisso dos anteriores ou caso seja eles incapazes. Quando a ao no for promovida pelo MP, ele atuar como defensor do incapaz.

Alimentos
Convocar um ser humano existncia assumir o compromisso de ser a sua providncia e de arred-lo do sofrimento e das privaes. (Frank)

Alimentos
O direito percepo personalssimo. Intransfervel ou incessvel. de alimentos direito

Irrenuncivel - a no ser entre cnjuges. Imprescritvel (o direito imprescritvel, mas as prestaes fixadas prescrevem no prazo de 2 anos a contar do vencimento). Impenhorvel. Irrepetvel. Intransacionvel.

Alimentos
Alimentos legais, legtimos ou de Direito de Famlia: so os que existem por fora de um vnculo familiar entre os sujeitos. Somente na execuo destes alimentos h a possibilidade de priso civil - somente para as parcelas dos ltimos 3 meses. Alimentos indenizatrios, ressarcitrios ou judiciais: so os que decorrem de responsabilidade civil. Alimentos contratuais: decorrem da prpria vontade dos envolvidos. Alimentos voluntrios causa mortis: o legado de alimentos.

Alimentos
Alimentos civis, cngruos ou convenientes: visam atender todas as necessidades do credor, inclusive intelectuais e morais; Alimentos naturais, necessrios, humanitrios ou necessarium vitae: visam atendem apenas o estritamente necessrio subsistncia do credor. Alimentos gravdicos (Lei n. 11.804/08)

Principais aes de alimentos


Ao de alimentos: pode ser pelo rito ordinrio ou pelo rito da lei especial (Lei 5478/68). Nessa ltima exige-se prova pr-constituda da obrigao alimentar. - Alimentos provisrios: so fixados liminarmente pelo juiz em ao pelo rito especial da Lei 5478/68 - Alimentos provisionais ou ad litem: tm natureza cautelar e finalidade de custear o processo e mantena da parte durante o processo. Ao revisional de alimentos: visa-se aumentar ou diminuir o valor dos alimentos. O pedido aferido de acordo com o critrio necessidades-possibilidades.

Principais aes de alimentos


Ao de execuo de alimentos: visa-se buscar o pagamento das prestaes alimentcias no pagas no prazo legal: - Rito do artigo 732 do CPC: tem rito da execuo por quantia certa contra devedor solvente; - Rito do artigo 733 do CPC: o devedor citado para no prazo de trs dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de faz-lo, sob pena de priso. H entendimento que o rito do artigo 733 s poderia ser aplicado s trs ltimas prestaes em atraso.

Alimentos a favor dos idosos


Arts. 11 ao 14 da Lei n. 10.741/03 Estatuto do Idoso Art. 11. Os alimentos sero prestados ao idoso na forma da lei civil. Art. 12. A obrigao alimentar solidria, podendo o idoso optar entre os prestadores.

Art. 13. As transaes relativas a alimentos podero ser celebradas perante o Promotor de Justia ou Defensor Pblico, que as referendar, e passaro a ter efeito de ttulo executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil. Art. 14. Se o idoso ou seus familiares no possurem condies econmicas de prover o seu sustento, impe-se ao Poder Pblico esse provimento, no mbito da assistncia social.

Eu queria ter na vida simplesmente Um lugar de mato verde pra plantar e pra colher Ter uma casinha branca de varanda Um quintal e uma janela s pra ver o sol nascer. (GILSON, Casinha Branca)

Jurisprudncias

PREVIDNCIA SOCIAL - PENSO POR MORTE UNIO HOMOAFETIVA BENEFCIO PREVIDENCIRIO PLEITEADO POR COMPANHEIRO UNIO ESTVEL COMPROVADA NOS AUTOS - PRECEDENTES DESTE EGRGIO TRIBUNAL - SENTENA DE PROCEDNCIA DA AO - DESPROVIMENTO DOS RECURSOS. (TJSP. Apelao Cvel 909272897.2006.8.26.0000. Rel. Osvaldo Magalhes. 4 Cmara de Direito Pblico. Julgado em 11/07/2011)

AGRAVOS DE INSTRUMENTO - REGULAMENTAO DE VISITA - MENOR QUE ESTEVE SOB OS CUIDADOS DOS TIOS E CONVIVNCIA COM AVS DESDE O NASCIMENTO AT O PRESENTE - INDEFERIMENTO DO DIREITO DE VISITAS - INADMISSIBILIDADE INTERESSE DA CRIANA NO PRESERVADO AFRONTA AO DIREITO DE CONVVIO COM FAMILIARES - RUPTURA ABRUPTA DOS VNCULOS AFETIVOS. O direito de visita dos avs, estendido, in casu, aos tios admitido por construo pretoriana e doutrinria, com vista ao fortalecimento das relaes familiares e saudvel constituio afeto-emocional da criana.Agravos parcialmente providos. (TJPR. Agravo 6602339. Rela. ngela Maria Machado Costa. 12 Cmara Cvel. Julgado em 25/05/2011)

HABEAS CORPUS. DIREITO DE FAMLIA. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. EXAME DE DNA. INADEQUAO DA VIA ELEITA. ORDEM DENEGADA. 1. A determinao para a realizao de exame pericial de DNA, em ao de investigao de paternidade, no importa em violao a direito de ir e vir do paciente, nem configura constrangimento ilegal, amparvel pela via do habeas corpus. Precedentes do STJ. 2. Ordem denegada. (STF. HC 173367/RJ. Rel. Ministro Vasco Della Giustina (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS). Terceira Turma. Julgado em 01/03/2011)

AO DE REGULAMENTAO DE VISITAS - PRINCPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANA - AVERSO DO MENOR FIGURA DO PAI INDCIOS DE ALIENAO PARENTAL - NECESSIDADE DE CONVIVNCIA COM A FIGURA PATERNA - ASSEGURADO O DIREITO DE VISITAS, INICIALMENTE ACOMPANHADAS POR PSICLOGOS - REFORMA PARCIAL DA SENTENA. - O direito de vistas decorre do poder familiar, sendo a sua determinao essencial para assegurar o desenvolvimento psicolgico, fsico e emocional do filho. - certo que ao estabelecer o modo e a forma como ocorrer as visitas, deve-se levar em conta o princpio constitucional do Melhor Interesse da Criana, que decorre do princpio da dignidade humana, centro do nosso ordenamento jurdico atual. - Nos casos de alienao parental, no h como se impor ao menor o afeto e amor pelo pai, mas necessrio o estabelecimento da convivncia, mesmo que de forma espordica, para que a distncia entre ambos diminua e atenue a averso figura paterna de forma gradativa. - No ideal que as visitas feitas pelo pai sejam monitoradas por uma psicloga, contudo, nos casos de alienao parental que o filho demonstra um medo incontrolvel do pai, torna-se prudente, pelo menos no comeo, esse acompanhamento. - Assim que se verificar que o menor consegue ficar sozinho com o pai, impem-se a suspenso do acompanhamento do psiclogo, para que a visitao passe a ser um ato natural e prazeroso. (TJMG - Apelao Cvel n. 1.0701.06.170524-3/001(1), Rel. Des. Gouva Rios, 1 Cmara Cvel, julgado em 25/10/2005)

AGRAVO DE INSTRUMENTO - DIREITO DE FAMILIA ALIMENTOS PROVISRIOS REQUERIDOS NO CURSO DA AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE ANTECIPAO DOS EFEITOS DA TUTELA - ARTIGO 273 DO CPC - NECESSIDADE DE PROVA INEQUVOCA. A concesso dos alimentos provisrios no curso da ao em que se pede o reconhecimento da paternidade plenamente admissvel, mas somente em casos excepcionais, de extrema necessidade do incapaz e diante de fortes indcios da paternidade. A fixao de alimentos, antes da sentena, possvel desde que presentes os requisitos exigidos pelo artigo 273 do Cdigo de Processo Civil. (TJMG. Agravo n. 0361360-74.2010.8.13.0000, Rel. Des. Silvas Vieira, 3 Cmara Cvel, julgado em 02/12/2010)

Questes de Concurso

1. (CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) A respeito do direito de famlia, assinale a opo correta. a) Suponha que uma criana tenha sido concebida com material gentico de Maria e de um terceiro, tendo sido a inseminao artificial previamente autorizada pelo marido de Maria. Nessa situao hipottica, o Cdigo Civil prev expressamente que a criana presumidamente considerada, para todos os efeitos legais, filha de Maria e de seu marido. b) Os cunhados, juridicamente, no podem ser classificados como parentes. c) Aplicam-se unio estvel as regras do regime da separao de bens, salvo contrato escrito em que se estipule o contrrio. d) No pode ser reconhecida como unio estvel a relao pblica, contnua, duradoura e com nimo de constituir famlia, entre uma mulher solteira e um homem casado que esteja separado de fato.

1. (CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) A respeito do direito de famlia, assinale a opo correta. a) Suponha que uma criana tenha sido concebida com material gentico de Maria e de um terceiro, tendo sido a inseminao artificial previamente autorizada pelo marido de Maria. Nessa situao hipottica, o Cdigo Civil prev expressamente que a criana presumidamente considerada, para todos os efeitos legais, filha de Maria e de seu marido. (art. 1597, V do CC) b) Os cunhados, juridicamente, no podem ser classificados como parentes. c) Aplicam-se unio estvel as regras do regime da separao de bens, salvo contrato escrito em que se estipule o contrrio. d) No pode ser reconhecida como unio estvel a relao pblica, contnua, duradoura e com nimo de constituir famlia, entre uma mulher solteira e um homem casado que esteja separado de fato.

2. ( FCC - 2010 - MPE-SE - Analista - Direito / Direito Civil / Direito de Famlia) A respeito do casamento, analise: I. Os ascendentes com os descendentes, no sendo o parentesco natural, mas apenas civil. II. Os colaterais em quarto grau. III O adotado com o filho do adotante. Podem casar as pessoas indicadas APENAS em a) II b) I e II c) II e III d) I e III e) I

2. ( FCC - 2010 - MPE-SE - Analista - Direito / Direito Civil / Direito de Famlia) A respeito do casamento, analise: I. Os ascendentes com os descendentes, no sendo o parentesco natural, mas apenas civil. II. Os colaterais em quarto grau. III O adotado com o filho do adotante. Podem casar as pessoas indicadas APENAS em a) II (art. 1521, IV do CC) b) I e II c) II e III d) I e III e) I

3. (CESPE - 2009 - SEAD-SE (FPH) - Procurador / Direito Civil / Direito de Famlia; Das Pessoas Pessoa Jurdica) Julgue os itens seguintes de acordo com o Cdigo Civil e sua respectiva lei de introduo. Se Mrcia e Renato forem casados sob o regime da comunho parcial, ento, a eles ser vedado contratar sociedade, entre si ou com terceiros. ( ) Certo ( ) Errado

3. (CESPE - 2009 - SEAD-SE (FPH) - Procurador / Direito Civil / Direito de Famlia; Das Pessoas Pessoa Jurdica) Julgue os itens seguintes de acordo com o Cdigo Civil e sua respectiva lei de introduo. Se Mrcia e Renato forem casados sob o regime da comunho parcial, ento, a eles ser vedado contratar sociedade, entre si ou com terceiros. ( ) Certo ( x ) Errado (art. 977 do CC)

4. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Mathias, solteiro e capaz, com 65 anos de idade, e Tnia, solteira e capaz, com 60 anos de idade, conheceram-se h um ano e, agora, pretendem se casar. A respeito da situao narrada, correto afirmar que Mathias e Tnia: a) devero, necessariamente, celebrar pacto antenupcial optando expressamente pelo regime da separao de bens. b) podero casar-se pelo regime da comunho parcial de bens, desde que obtenham autorizao judicial, mediante a prvia demonstrao da inexistncia de prejuzo para terceiros. c) podero optar livremente dentre os regimes de bens previstos em lei, devendo celebrar pacto antenupcial somente se escolherem regime diverso da comunho parcial de bens. d) somente podero se casar pelo regime da separao obrigatria de bens, por fora de lei e independentemente da celebrao de pacto antenupcial.

4. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Mathias, solteiro e capaz, com 65 anos de idade, e Tnia, solteira e capaz, com 60 anos de idade, conheceram-se h um ano e, agora, pretendem se casar. A respeito da situao narrada, correto afirmar que Mathias e Tnia: a) devero, necessariamente, celebrar pacto antenupcial optando expressamente pelo regime da separao de bens. b) podero casar-se pelo regime da comunho parcial de bens, desde que obtenham autorizao judicial, mediante a prvia demonstrao da inexistncia de prejuzo para terceiros. c) podero optar livremente dentre os regimes de bens previstos em lei, devendo celebrar pacto antenupcial somente se escolherem regime diverso da comunho parcial de bens. (art. 1640 do CC) d) somente podero se casar pelo regime da separao obrigatria de bens, por fora de lei e independentemente da celebrao de pacto antenupcial.

5. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Joo foi registrado ao nascer com o gnero masculino. Em 2008, aos 18 anos, fez cirurgia para correo de anomalia gentica e teve seu registro retificado para o gnero feminino, conforme sentena judicial. No registro no constou textualmente a indicao de retificao, apenas foi lavrado um novo termo, passando a adotar o nome de Joana. Em julho de 2010, casouse com Antnio, homem religioso e de famlia tradicional interiorana, que conheceu em janeiro de 2010, por quem teve uma paixo fulminante e correspondida. Joana omitiu sua histria registral por medo de no ser aceita e perd-lo. Em dezembro de 2010, na noite de Natal, a tia de Joana revela a Antnio a verdade sobre o registro de Joana/Joo. Antnio, no suportando ter sido enganado, deseja a anulao do casamento. Conforme a anlise da hiptese formulada, correto afirmar que o casamento de Antnio e Joana: a) s pode ser anulado at 90 dias da sua celebrao. b) poder ser anulado pela identidade errnea de Joana/Joo perante Antnio e a insuportabilidade da vida em comum. c) inexistente, pois no houve a aceitao adequada, visto que Antnio foi levado ao erro de pessoa, o que tornou insuportvel a vida em comum do casal. d) nulo; portanto, no h prazo para a sua arguio.

5. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Joo foi registrado ao nascer com o gnero masculino. Em 2008, aos 18 anos, fez cirurgia para correo de anomalia gentica e teve seu registro retificado para o gnero feminino, conforme sentena judicial. No registro no constou textualmente a indicao de retificao, apenas foi lavrado um novo termo, passando a adotar o nome de Joana. Em julho de 2010, casou-se com Antnio, homem religioso e de famlia tradicional interiorana, que conheceu em janeiro de 2010, por quem teve uma paixo fulminante e correspondida. Joana omitiu sua histria registral por medo de no ser aceita e perd-lo. Em dezembro de 2010, na noite de Natal, a tia de Joana revela a Antnio a verdade sobre o registro de Joana/Joo. Antnio, no suportando ter sido enganado, deseja a anulao do casamento. Conforme a anlise da hiptese formulada, correto afirmar que o casamento de Antnio e Joana: a) s pode ser anulado at 90 dias da sua celebrao. b) poder ser anulado pela identidade errnea de Joana/Joo perante Antnio e a insuportabilidade da vida em comum. (art. 1557 I e 1560 III do CC) c) inexistente, pois no houve a aceitao adequada, visto que Antnio foi levado ao erro de pessoa, o que tornou insuportvel a vida em comum do casal. d) nulo; portanto, no h prazo para a sua arguio.

6. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Em relao aos alimentos, assinale a alternativa correta. a) Eles no servem apenas para garantir as necessidades bsicas do alimentando, mas tambm para preservar a condio social de quem os pleiteia. b) No atual Cdigo Civil, o cnjuge eventualmente declarado culpado pela separao no sofre qualquer restrio em seu direito de pedir alimentos ao outro cnjuge. c) A obrigao alimentar possui como caracterstica bsica ser irrenuncivel, no poder ser restituda ou compensvel e ser intransmissvel. d) A possibilidade de os filhos maiores pedirem alimentos aos pais continua a existir aps se atingir a maioridade, em razo da continuao do poder familiar que esses exercem sobre os filhos necessitados.

6. (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Em relao aos alimentos, assinale a alternativa correta. a) Eles no servem apenas para garantir as necessidades bsicas do alimentando, mas tambm para preservar a condio social de quem os pleiteia. (art. 1694 do CC) b) No atual Cdigo Civil, o cnjuge eventualmente declarado culpado pela separao no sofre qualquer restrio em seu direito de pedir alimentos ao outro cnjuge. c) A obrigao alimentar possui como caracterstica bsica ser irrenuncivel, no poder ser restituda ou compensvel e ser intransmissvel. d) A possibilidade de os filhos maiores pedirem alimentos aos pais continua a existir aps se atingir a maioridade, em razo da continuao do poder familiar que esses exercem sobre os filhos necessitados.

7. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia)Acerca do direito de famlia, assinale a opo correta. a) O casamento religioso com efeitos civis passa a produzir efeitos somente a partir da data em que efetivado o seu registro perante o oficial competente. b) A existncia de impedimentos dirimentes absolutos acarreta a ineficcia do casamento. c) O casamento inexistente no pode ser declarado putativo. d) invlido o casamento contrado por coao a qualquer dos cnjuges.

7. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia)Acerca do direito de famlia, assinale a opo correta. a) O casamento religioso com efeitos civis passa a produzir efeitos somente a partir da data em que efetivado o seu registro perante o oficial competente. b) A existncia de impedimentos dirimentes absolutos acarreta a ineficcia do casamento. c) O casamento inexistente no pode ser declarado putativo. (art. 1561 do CC) d) invlido o casamento contrado por coao a qualquer dos cnjuges.

8. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Assinale a opo correta acerca da prestao de alimentos. a) Somente os filhos tm o direito de pedir alimentos. b) O direito a alimentos recproco entre pais e filhos. c) Aps a separao judicial do casal, mesmo que o cnjuge venha a necessitar de alimentos, ele no mais poder pleitear ao outro cnjuge a prestao alimentcia. d) Os crditos alimentares prescrevem em cinco anos.

8. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado Primeira Fase / Direito Civil / Direito de Famlia) Assinale a opo correta acerca da prestao de alimentos. a) Somente os filhos tm o direito de pedir alimentos. b) O direito a alimentos recproco entre pais e filhos. (art. 1696 do CC) c) Aps a separao judicial do casal, mesmo que o cnjuge venha a necessitar de alimentos, ele no mais poder pleitear ao outro cnjuge a prestao alimentcia. d) Os crditos alimentares prescrevem em cinco anos.

9. (CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz / Direito Civil / Direito de Famlia) Considerando as disposies legais e doutrinrias a respeito do direito de famlia, assinale a opo correta. a) Tanto o casamento nulo quanto o anulvel requerem, para a sua invalidao, pronunciamento judicial em ao prpria, visto que ao juiz vedado declarar de ofcio a invalidade. b) Os pais que tenham consentido, mediante ato escrito, casamento de filho menor de dezoito anos de idade podero revogar a autorizao, inclusive durante a celebrao do casamento, desde que por ato escrito. c) admitida a alterao de regime de bens entre os cnjuges, independentemente de autorizao judicial. d) De acordo com o Cdigo Civil, a relao concubinria mantida simultaneamente ao matrimnio gera, aps o seu encerramento, direito a indenizao e direitos hereditrios. e) No denominado casamento religioso com efeitos civis, o registro tem natureza meramente probatria, no constituindo ato essencial para a atribuio dos efeitos civis.

9. (CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz / Direito Civil / Direito de Famlia) Considerando as disposies legais e doutrinrias a respeito do direito de famlia, assinale a opo correta. a) Tanto o casamento nulo quanto o anulvel requerem, para a sua invalidao, pronunciamento judicial em ao prpria, visto que ao juiz vedado declarar de ofcio a invalidade. (art. 1549, 1559 e 1563 do CC) b) Os pais que tenham consentido, mediante ato escrito, casamento de filho menor de dezoito anos de idade podero revogar a autorizao, inclusive durante a celebrao do casamento, desde que por ato escrito. c) admitida a alterao de regime de bens entre os cnjuges, independentemente de autorizao judicial. d) De acordo com o Cdigo Civil, a relao concubinria mantida simultaneamente ao matrimnio gera, aps o seu encerramento, direito a indenizao e direitos hereditrios. e) No denominado casamento religioso com efeitos civis, o registro tem natureza meramente probatria, no constituindo ato essencial para a atribuio dos efeitos civis.

10. (MPE-MS - 2011 - MPE-MS - Promotor de Justia / Direito Civil / Direito de Famlia; Direito das Sucesses) Atente para os seguintes enunciados. I A retificao do registro civil para incluso do patronmico materno admitida pela lei, j que no configura mudana de nome. A excluso do agnome que se reporta ao nome do av paterno consectrio natural da incluso do sobrenome da me. II No constando vedao legal a que as despesas de implantao de rede de gua potvel em loteamento sejam custeadas pelos adquirentes dos lotes, em havendo previso contratual originria e vinculante nesse sentido, procedente a ao de cobrana intentada pela empresa empreendedora contra os compradores inadimplentes com tal obrigao. III imprescritvel a ao de investigao de paternidade, como tambm o a de petio de herana. IV Sero os da lei anterior CC/1916 os prazos, quando reduzidos por este CC/2002, e se, na data de sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada. V A ao de sonegados tem natureza declaratria, porque o autor pede a aplicao da pena de sonegados quele que descumpriu seu dever de herdeiro e/ou de inventariante, de declarar no inventrio a existncia de bem do esplio. Assinale a alternativa correta. a) As alternativas I, II e IV esto corretas; (art. 1606 e 2028 do CC) b) Todas as alternativas esto corretas; c) Somente a alternativa III est correta; d) Todas as alternativas esto incorretas; e) As alternativas II, IV e V esto corretas.

Eu queria ter na vida simplesmente Um lugar de mato verde pra plantar e pra colher Ter uma casinha branca de varanda Um quintal e uma janela s pra ver o sol nascer. (GILSON, Casinha Branca)

Potrebbero piacerti anche