Sei sulla pagina 1di 16

Biografia de Sigmund Freud

Freud 150 anos:


Arte do Inconsciente
1

SEIS DE MAIO
DE

1856 a 2006

150 ANOS
SIGMUND FREUD
2

Freud gostava de citar um arguto satirista, Johann Nestroy, que dizia:

"Todo passo frente tem apenas metade do tamanho que parece ter a princpio."
3

1815 - Nasce Jacob Schlomo, pai de Sigmund Freud, em Tismnica, (pequena cidade de 6.000 habitantes), na Galcia Oriental (Polnia) na poca ,provncia do Imprio Austro-Hngaro.

1835 - Nasce Amalie Nathason, me de Sigmund Freud, da mesma provncia.

6 de maio 1856

Nasce Sigmund Freud


5

1859 - Outubro Freud e a famlia de mudam-se para Viena, preservando a sua ligao com a cultura tcheca atravs da gastronomia, motivo para historiadores publicarem livros de seus pratos favoritos. 1870 - Visita de Sigmund Freud a Freiberg, sua terra natal.
6

1873 - Gradua-se no Gynasium; Ingressa no curso de Medicina, na Universidade de Viena. 1881 - Conclui sua graduao em Medicina. 1882 - Breuer termina o tratamento de Ana O; Freud trabalha no Hosp. Psiquitrico, com Theodor Meynert.

1884-885 - Realiza estudos e pesquisas sobre as aplicaes clinicas da cocana e seus efeitos
7

1885-1886 - De outubro a maro. Muda-se para Paris e estagia em La Salpetriere, com neurologista francs Jean-Martin Charcot.
Com este, observou o uso da hipnose no tratamento da histeria e viu estimulado seu interesse para os distrbios mentais. Nos anos seguintes tornou-se especialista em doenas nervosas e fundamentou a teoria psicanaltica do aparelho psquico.
8

1886- Abre consultrio e casa-se com Martha Bernays;


1887-1888 - Sigmund Freud estuda o uso da hipnose. 1891 - Muda-se para Bergasse, 19, casa onde viver 40 anos,mais tarde transformada em museu.
9

1893-1894- 1895-Com Josef Breuer, o mdico austraco, confecciona os Estudos sobre a Histeria. Breuer cria um Mtodo visando tratar a Histeria O Mtodo Catrtico (de Catarsis).

Termo antigo,cunhado por Aristteles, preconizando limpezas simblicas das emoes; termo tambm utilizado para os laxativos em medicina: - Os Catrticos. A Histria registra mais uma proposta para o alivio das tenses,das ansiedades, dos sentimentos e dos medos, regulada por leis orgnicas. E numa virada histrica, Freud constri uma outra viso do ritmo do aparelho psquico, e introduz um corte no conhecimento humano, corte epistemolgico este, que introduz na Cultura a idia da existncia das Leis do Inconsciente 10

Catarsis

1896 - Usa o termo Psicanlise pela primeira vez

1899-1901 - Publica: A Interpretao dos Sonhos Inicia a anlise de Dora, uma moa de 18 anos. 1902 - Funda a Sociedade Psicolgica das Quartas-feiras.
11

1905 Publica os trabalhos que modificaro para sempre o conceito de realidade. O conceito freudiano de Inconsciente traz para a cultura uma revoluo, inclui o particular que decorre do funcionamento do INCONSCIENTE. A partir da, h um corte epistemolgico na cincia e na Arte, e os arquivos da cultura sero marcados pela idia de que, alm da apreenso do racional, existe a produo que chega diretamente do Inconsciente. Destacamos os seguintes textos: Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, Os Chistes e Suas Relaes com o Inconsciente Fragmentos da Anlise de um Caso de Histeria
12

1909 - Visita os Estados Unidos, como conferencista convidado, para as comemoraes do jubileu da Clark University, em Wochester 1910 - Funda a International Psycho-Analytical Association.

1921 - No Brasil, em So Paulo, Durval Marcondes se interessa pela Psicanlise 1928 - Correspondncia de Freud com o Prof. Durval Marcondes da USP-SP.
13

1938
Quando a ustria anexada Alemanha; a casa de Freud e a Associao Vienense de Psicanlise so vasculhadas. Ana Freud presa e interrogada pela Gestapo. As irms de Freud morrem em campos de concentrao Com a interveno de William Bullitt, diplomata americano, e com o resgate pago por Marie Bonaparte, imigra para Londres, Inglaterra residindo em Maresfield Gardens 20; hoje Freud Museum of London.

Conclui o texto Moiss e o Monotesmo.


14

1939
Morre,em Londres. no dia 23 de setembro, lega para a humanidade o tratamento para a Sade Mental que inclui o Inconsciente, atraindo seguidores ao longo das dcadas seguintes.

15

1956 - Centenrio de nascimento de Freud

O psicanalista francs Jacques Lacan retoma Freud e trabalha no seu Seminrio sobre As Psicoses, a importncia do resgate do conceito de Inconsciente e suas produes, trazendo novos avanos ao tratamento das psicoses
16

Potrebbero piacerti anche