Sei sulla pagina 1di 40

Luise Boronaro Iazeta

Prof. Mestre Thiago de Almeida (www.thiagodealmeida.com.br)

Kelly Blanes

Mrcia M. Betioli Gerbasi

Sexualidade na Escola

A sexualidade faz parte de nossa conduta. Ela faz parte da liberdade em nosso usufruto deste mundo. (Michel Foucault)

Sexualidade

um termo amplamente abrangente que engloba inmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definio nica e absoluta. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito.

Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fmea e desempenha papel especfico de uma dessas condies na reproduo da espcie. O chamado diencfalo ou crebro primitivo, intervm, por meio do hipotlamo, no desejo, no interesse sexual e tambm recolhe as informaes que chegam do exterior e dos hormnios, controlando-os e dando as respostas da excitao sexual, ejaculao, sensaes de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual. O chamado sistema lmbico do nosso crebro discrimina e seleciona os estmulos, reconhecendo os sinais de saciedade inibindo o comportamento sexual.

noo de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensaes proporcionadas pelo contato ou toque, atrao por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfao dos desejos do corpo, entre outras caractersticas, diretamente ligada e dependente de fatores genticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
Vdeo

sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. uma necessidade bsica e um aspecto do ser humano que no pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade no sinnimo de coito e no se limita presena ou no do orgasmo. Sexualidade muito mais do que isso. energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e so tocadas. (BRAGA, 2011)

A Sexualidade parte integrante de todo ser humano, est relacionada intimidade, a afetividade, ao carinho, a ternura, a uma forma de expresso de sentir e expressar o amor humano atravs das relaes afetivossexuais.
Sua presena est em todos os aspectos da vida humana desde a concepo at a morte, manifestando-se em todas as fases da vida, infncia, adolescncia, fase adulta, terceira idade; sem distino de raa, cor, sexo, deficincia, etc.;
Alm de que no est apenas nos aspectos genitais, mas sendo considerada como uma das suas formas de expresso, porm nunca como forma isolada, como um fim em si mesma.

Podemos definir sexualidade como um conjunto colorido que contm contato, relao corprea, psquica, sentimental, desejo voltado a pessoas e objetos; sonhos e delrios; prazer, gozo e dor; perda, sofrimento e frustrao; crescimento e futuro; conscincia, plenitude do presente e memria do passado; processos estes que vo sendo elaborados e dando espao para novas conquistas. (ALMEIDA, 2010)

Sentimentos esses que se alternam, cruzam-se de modo imprevisvel, exigindo uma progressiva capacidade do ser humano em ir dando compreenso e aceitao as mudanas. Tudo sempre vinculado a intensas sensaes corpreas, pensamentos constantes, parecem estarem no ar, uma sensao de apaixonamento constante, que pode ser pelo prprio corpo ou pelo desejo do corpo do outro, mas desejos, afetos e emoes que precisam ser resignificadas em cada um ns. (ALMEIDA,2010)

Encontraremos

todos estes sentimentos em cada um de ns. Muitos de ns negamos as transformaes, outros passaram, outros se rebelaram, sofreram, outros curtiram, viveram, outros no podem nem se lembrar, outros foram quase que impedidos de viver esta experincia. Esta ltima possibilidade a mais preocupante e paralisante, porque impede de experenciar relacionamentos afetivossexuais.

Delegada Regional da SBRASH- Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade

Marilandes Ribeiro Braga

A sexualidade influncia pensamentos, sentimentos, aes e integraes portanto a sade fsica e mental. Se sade um direito humano fundamental, a sade sexual tambm deveria ser considerada como direito humano bsico. A sade mental a integrao dos aspectos sociais, somticos, intelectuais e emocionais de maneira tal influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicao com outras pessoas e o amor (BRAGA, 2011)

1-O DIREITO A LIBERDADE SEXUAL - A liberdade sexual diz respeito a possibilidade dos indivduos em expressar seu potencial sexual. 2 O DIREITO A AUTONOMIA SEXUAL INTEGRIDADE SEXUAL E A SEGURANA DO CORPO SEXUAL Este direito envolve habilidade de uma pessoa em tomar decises autnomas sobre a prpria vida sexual num contexto de tica pessoal e social, Tambm inclui o controle e o prazer de nossos corpos livre de tortura, mutilaes e violncia de qualquer tipo. 3 O DIREITO PRIVACIDADE SEXUAL O direito de deciso individual e aos comportamentos sobre intimidade desde que no interfiram nos direitos sexuais dos outros.

4 O DIREITO IGUALDADE SEXUAL - Liberdade de todas as formas de discriminao, independentemente do sexo, gnero, orientao sexual, idade, raa, classe social, religio, deficincias mentais e fsicas. 5 O DIREITO AO PRAZER SEXUAL - prazer sexual, incluindo auto-erotismo, uma fonte de bem estar fsico, psicolgico, intelectual e espiritual. 6 O DIREITO EXPRESSO SEXUAL A expresso sexual mais que um prazer ertico ou atos sexuais. Cada indivduo tem o direito de expressar a sexualidade atravs da comunicao, toques, expresso emocional e amor. 7 O DIREITO LIVRE ASSOCIAO SEXUAL Significa a possibilidade de casamento ou no, ao divrcio e ao estabelecimento de outros tipos de associaes sexuais responsveis.

8 O DIREITO S ESCOLHAS REPRODUTIVAS LIVRE E RESPONSVEIS o direito em decidir ou no filhos, e nmero e o tempo entre cada um, e o direito total aos mtodos de regulao da fertilidade. 9 O DIREITO INFORMAO BASEADA NO CONHECIMENTO CIENTFICO A informao sexual deve ser gerada de um processo cientfico e tico e disseminando em formas apropriadas e a todos os nveis sociais. 10 O DIREITO EDUCAO SEXUAL COMPREENSIVA Este um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, e deriva envolver todas as instituies sociais. 11 O DIREITO SADE MENTAL O cuidado com a sade deveria estar disponvel para a preveno e tratamento do todos os problemas sexuais, preocupaes e desordens. Declarao aprovada durante o XV Congresso Mundial de Sexologia ocorrido em Hong Kong China entre 21 e 27 de agosto de 1999, na Assemblia Geral da World Association for Sexology.

Em 1997 na elaborao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Temas Transversais(TTs) foi determinado que seis disciplinas (Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias Naturais, Histria e Geografia, Arte, e Educao Fsica) deveriam abordar problemticas sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangncia nacional e at mesmo de carter universal. Segundo tais critrios foram selecionados: 1. tica 2. Meio Ambiente 3. Sade 4. Pluralidade Cultural 5. Orientao Sexual.

O desenvolvimento da Sexualidade

A Sexualidade Infantil
A sexualidade da criana comea no imaginrio dos pais, antes mesmo do nascimento. Todos os pais tm expectativas em relao a seus filhos, conscientes ou inconscientes, e uma destas diz respeito sexualidade da criana. Esta ao nascer pode corresponder expectativa ou no e se desenvolver conforme for a aceitao do sexo da criana pelos pais.

A partir do nascimento podemos classificar a curiosidade sexual de forma genrica em:


1 curiosidade sexual - auto-descobrimento do corpo 2 curiosidade sexual - eliminao de excrees 3 curiosidade sexual - diferenciao dos sexos 4 curiosidade sexual - nascimento 5 curiosidade sexual - puberdade 6 curiosidade sexual - adolescncia

Vdeo

Para responder aos questionamentos de ordem sexual das crianas deve-se ter claro que "a criana que tem idade para perguntar, tem idade para ouvir a resposta". O tom de voz, o olhar, a postura de quem responde devem ser valorizados para que no sejam artificiais nem repressores. Para satisfazer a curiosidade infantil o adulto deve seguir os seguintes princpios: - saber porque e de onde vem a pergunta; - honestidade; - restringir-se pergunta feita, sem se estender; - progredir com base no que a criana j conhece; - fornecer explicaes em linguagem simples e familiar; - sempre que possvel corresponder ao momento em que a criana solicita; - repetir, se necessrio.

Comportamentos Sexuais Observados em Sala de Aula


Beijos, explorao do corpo do colega, jogos sexuais, etc. o educador pode pautar-se sobre os mesmos princpios que usa para outros comportamentos inadequados em aula, ou seja, demonstrar que entende a curiosidade mas que a escola um lugar onde deve-se respeitar a vontade dos outros e que esto l para aprender, brincar, etc.

A sexualidade infantil inerente a qualquer criana e sua demonstrao ser particular a cada uma, sendo que aos educadores cabe conhec-la, respeit-la, conduz-la de forma adequada, sem estimulao nem represso e tendo sempre em mente uma autoreflexo de sua prpria sexualidade. "A nica coisa que no vale mentir para a criana. Ela vai checar com outra pessoa e perder a confiana neste adulto que mentiu".

Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), a adolescncia vai dos 10 aos 19 anos de idade. Para o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), o jovem brasileiro est entre os 12 e os 18 anos. As mudanas fsicas correlacionadas com as mudanas psicolgicas levam o adolescente a uma nova relao com os pais e com o mundo. Na adolescncia, os jovens, de diversas formas, procuram se inserir no social, por meio de buscas por identificaes no seu meio de convvio, que no estejam mais ligadas ao ciclo familiar. Dessa forma, percebemos a importncia que o grupo de pares assume nesse perodo da vida.

O Adolescente
Mobiliza-se, tambm na adolescncia, a sexualidade enquanto funo vital. Particularmente na adolescncia, ao se completar a maturao sexual do organismo humano, a sexualidade aproxima-se de um dos canais pelos quais experimentada ao longo da vida adulta a genitalidade. Mais do que cumprir uma funo fisiolgica, a sexualidade na adolescncia caracteriza-se por demarcar a fronteira entre a infncia e a idade adulta, focalizando-se em uma validao da capacidade genital. (TAVARES, 2008 apud VOLPI, e LESZCZYNSKI, 2010). O ato permite ao jovem reconhecer esse novo corpo e essa nova imagem corporal como os de um sujeito genitalmente capaz e, assim, apropriar-se, imaginariamente, de seu papel de ser sexuado. (TAVARES, 2008 apud VOLPI, e LESZCZYNSKI, 2010).

A Expresso da Sexualidade Nessa Fase


1. A represso do prprio impulso, principalmente se os primeiros contatos forem frustrantes. 2. Aceitar o ato sexual, mesmo sem envolvimento afetivo, talvez essa seja a forma de expresso mais freqente na adolescncia. 3. A preferncia sexual com afeto o posicionamento que demonstra postura mais integrada frente sexualidade, escolha esta que se encontra subsidiada pelas vivncias de cada adolescente . Para o desenvolvimento do papel sexual ou de gnero, o adolescente precisa de pessoas complementares, que desempenham outros papis, e este contato provoca a necessidade de formar vnculos afetivos, que vo determinar suas novas experincias.

Ficar
uma forma de buscar a afirmao de um papel sexuado no grupo, e desse modo, buscar tambm uma identidade sexual.

Esse tipo de relao est fundamentada na atrao fsica,


no erotismo, na existncia da adolescentes em questo como no-exclusividade de esse tipo de a ambas as partes e no seu aspecto passageiro. Os procuram de relacionamento forma experimentar

intimidade e uma srie de desejos, sentimentos e emoes relacionados a ela, sem, contudo, precisarem estar

vinculados a um compromisso com outra pessoa.

A relao sexual
A vivncia do ato sexual reorganiza as experincias sexuais anteriores, mas os medos impedem que o adolescente vivencie de forma plena esse momento, o que pode produzir insegurana em relao ao futuro. O significado pessoal que cada adolescente dar sexualidade pode alterar suas expectativas, criando, ou dissolvendo problemas.

O ato sexual pode provocar frustraes, ou ser fonte de estmulo permanente. A satisfao em uma relao sexual a base para o desenvolvimento das prximas vivncias sexuais, construindo suas experincias rumo maturidade sexual.

Comportamento sexual do adolescente atual

e PATEL, 2001).

COSTA; LOPES; SOUZA;

Comportamento sexual do adolescente atual

A maioria dos adolescentes, mesmo conhecendo os mtodos contraceptivos, inicia vida sexual sem proteo e, no seguimento da atividade sexual, o uso sistemtico deixa quase 30% sem proteo, tanto na contracepo como contra as DST/AIDS. Os locais mais utilizados para as relaes so a prpria casa ou a casa de amigos.

Educao Sexual na Escola


fundamental que a escola, desde a pr-primria universidade, defina com coerncia os objetivos que pretende atingir. necessrio preparar os professores, tanto com suas prprias dificuldades com relao sexualidade quanto as questes tericas. A educao sexual deve ser feita em conjunto com os pais. Alm dos temas biolgicos e de preveno, deve-se abordar temas do interesse dos alunos. As escolas no esto preparadas para acolher a educao sexual. Um dos principais motivos a no aceitao dos pais dos alunos, que pensam que provocaria exarcebao da sexualidade dos jovens.

Orientao sexual deriva do conceito pedaggico. Abrange o desenvolvimento sexual compreendido como sade reprodutiva, relaes interpessoais, afetividade, imagem corporal, autoestima e relaes de gnero. Educao sexual inclui todo o processo informal pelo qual aprendemos sobre a sexualidade ao longo da vida, seja por meio da famlia, da religio, da comunidade, dos livros ou da mdia.

Investir na Formao dos Professores


A formao da maioria dos professores no foi voltada para se falar abertamente e sem discriminao de certos assuntos como o da sexualidade. Suas dificuldades provm tanto do despreparo terico, quanto de seus prprios preconceitos j interiorizados. Os tabus devem ser eliminados.

Nas pesquisas realizadas com adolescentes, constatouse que a primeira pessoa a qual procuram quando em duvida sobre a sexualidade um amigo(a) de idade prxima. Por isso, interessante criar bate-papos entre os adolescentes e estes passarem as informaes (j elaboradas em conjunto com o facilitador) para os mais novos. (COSTA, 2000)

Os jovens no querem apenas discutir sobre o desenvolvimento fisiolgico ou como se prevenir. Querem falar de sentimentos, tirar duvidas, etc.

Faixa etria 4 e 5 anos Contedo: Identidade e Autonomia Objetivos - Envolver professores e pais no trabalho de orientao sexual dos estudantes. - Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o prprio e o do outro). - Refletir sobre diferenas de gnero e relacionamentos. - Dar informaes sobre gravidez, mtodos anticoncepcionais e doenas sexualmente transmissveis (DSTs). - Conscientizar sobre a importncia de uma vida sexual responsvel.

1 ETAPA Preparao da escola e da comunidade: Capacitao da equipe - Professores e funcionrios devem estar preparados para lidar com as manifestaes da sexualidade de crianas e jovens. Um curso de capacitao sobre os principais temas (como falar e agir com crianas e adolescentes; prazer e limites; gravidez e aborto; DSTs etc.) o mais indicado. Alm disso, os formadores podem ajudar a identificar os contedos das diversas disciplinas que contribuem para um trabalho sistemtico sobre o tema. Envolvimento dos pais - Faa uma reunio com as famlias para apresentar o programa. Aproveite para falar brevemente sobre as principais manifestaes da sexualidade na infncia e na adolescncia. Formao permanente - Organize um grupo de professores para estudar temas ligados sexualidade e discutir as experincias em sala de aula. 2 ETAPA Da pr-escola ao 5 ano, o trabalho em sala de aula exige ateno do professor s atitudes e curiosidade das crianas, pois so elas que vo dar origem aos debates e s atividades propostos a seguir.

Diferenas de gnero - Baixar a cala e levantar a saia so sinais de curiosidade. O livro Ceci Tem Pipi?, de Heloisa Jahn e Thierry Lenain, explora as diferenas fsicas e comportamentais entre meninos e meninas. Pergunte quem tem pipi. E quem no tem? Tem o qu? Diga que a vagina o "pipi" das meninas. Estimule o debate sobre o que ser menino e menina, levantando questes como: uma garota pode subir em rvores? Escreva as respostas no quadro e converse com a turma. O corpo e o prazer - normal que os pequenos toquem os genitais para ter prazer e conhecer o prprio corpo. Proponha a descoberta de outras formas de satisfao na escola, como brincar na areia e na terra ou com gua. Deixe-os explorar esses elementos no parque e incentive-os a falar sobre o que sentiram e sobre as partes do corpo que do prazer, inclusive o pnis e a vagina. Diga que normal toc-los, mas que essas so partes ntimas e, portanto, no devem ser manipuladas em locais pblicos. Finalize lembrando-as das outras maneiras de ter prazer na escola. Relao sexual - Caso uma criana tenha visto uma cena de sexo na TV, certamente comentar com os colegas. O livro A Mame Botou um Ovo, de Babette Cole, relaciona sexo, concepo e nascimento. Todos sabem como nasceram? Levante as dvidas e comente que sexo coisa de adultos. Mostre bonecos que tenham pnis e vagina e deixe a garotada explorar as diferenas. Gravidez - Se alguma professora ou algum prxima garotada estiver grvida, certamente a turma ficar curiosa. Fale sobre o desenvolvimento do beb, desde a concepo at o nascimento (cartazes ajudam muito). Uma msica boa para tocar De Umbigo a Umbiguinho, de Toquinho. Explique o processo fsico de evoluo, oua as perguntas e responda-as de forma simples e direta.

Vocabulrio da sexualidade - Palavres so comuns nas conversas infantis e podem ser usados para fazer graa ou para agredir. Mas eles perdem rapidamente o impacto quando voc os escreve no quadro. Explique o significado de cada um, deixe claro que todos podem ser ofensivos e, por isso, no devem ser usados - principalmente em pblico. Caso as palavras faam referncia aos rgos sexuais, levante as outras que a turma conhea para pnis e vagina. Escreva no quadro os termos corretos e utilize-os nas conversas sobre o tema. Padres de beleza - Ao perceber que os alunos debocham da aparncia de um colega, um bom caminho promover um debate sobre padres de beleza. Que tal passar o filme Shrek? Por que a princesa Fiona se esconde quando vira ogra? Ela s aceita quando aparenta ser bela? Que qualidades tm os personagens? justo que as pessoas evitem quem no acham bonito? Outro bom exemplo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A modelo bonita? Explique que, na poca em que foi pintada, ela era (sim) um padro de beleza. Divida a turma em duplas e pea que cada um descreva qualidades ou algo que ache bonito no colega. 3 ETAPA Com os mais velhos, o trabalho deve ser sistemtico, com aulas semanais ou quinzenais. Monte uma lista com os temas, mas os apresente de acordo com o interesse da turma.

Puberdade - Coloque no quadro desenhos de corpos femininos e masculinos em diferentes fases do crescimento. Pergunte aos alunos o que eles entendem por puberdade. Explique as transformaes fsicas e emocionais e por que elas acontecem. As questes podem ser feitas oralmente ou por escrito (se voc no quiser expor ningum). Maternidade e paternidade - Leia o poema Enjoadinho, de Vinicius de Moraes. Pergunte de que um beb precisa durante a gestao e aps o nascimento e fale sobre as necessidades dos pais. Escreva as respostas no quadro. Pergunte se possvel um adolescente ser pai e me e prover tudo de que o beb precisa. Do que o jovem ter de abrir mo para cuidar de uma criana? Quais so as vantagens de adiar a gravidez? Ao fim da aula, pea que os alunos escrevam sobre o que esperam do futuro. Mtodos anticoncepcionais - Leve para a sala de aula cartelas de plulas, camisinhas masculina e feminina, tabelinha etc. Faa circular pela classe e d explicaes sobre cada tipo. Responda s dvidas. Divida a turma em grupos e d a cada um uma banana ou cenoura e uma camisinha para demonstrar como ela deve ser colocada. Depois pea que os jovens faam o mesmo. Lembre-os de que as camisinhas masculina e feminina so o nico mtodo anticoncepcional que previne as DSTs. Aborto - No Brasil, a interrupo intencional da gravidez crime, exceto quando a me foi estuprada ou corre risco de morte. Antes do debate, oferea textos sobre o tema e forme dois grupos para uma dramatizao. O primeiro deve ter personagens como uma grvida que quer ter o beb, o namorado que prefere que ela aborte, o mdico que far a operao, a me que contra e a amiga que tem dvidas. O outro: a grvida que insiste em abortar, o namorado que contra, o mdico que a aconselha a no fazer isso, a me que tem dvidas e a amiga que insiste na interrupo. Proponha que os jovens improvisem um dilogo usando argumentos compatveis com cada personagem.

DSTs - Ponha para tocar A Via Lctea, de Renato Russo, e Ideologia, de Cazuza. Esses dois msicos morreram em decorrncia da AIDS. Os alunos sabem o que a sigla significa? Selecione versos ("Essa febre que no passa", "Meu prazer agora risco de vida" e outros) e discuta seu significado. Pea uma pesquisa sobre a incidncia da sndrome na populao. A anlise mostrar que no existem mais grupos de risco, mas atitudes de risco. Converse sobre outros tipos de DSTs e como se prevenir. O que ser homem e ser mulher - No filme Billy Elliot, de Stephen Daldry, o personagem principal quer ser bailarino. O que os jovens fariam se um filho tivesse esse desejo? Ou uma filha que sonha ser futebolista? O que ser homem e ser mulher? D para definir levando em considerao apenas o que a pessoa gosta de fazer? Homossexualidade e bissexualidade - Assista com os alunos ao filme Brokeback Mountain, de Ang Lee. Como o preconceito contra homossexuais mostrado? S existe amor entre homens e mulheres? Oua as opinies e reflita com os alunos sobre diferentes formas de amar. O respeito opo sexual tambm deve ser abordado.

A educao sexual, como qualquer processo educativo, apresenta efeitos e resultados demorados, por isso a necessidade de iniciar desde cedo e dar continuidade at a fase adulta. Importante desenvolver um trabalho educativo positivo, de valorizao humana, que possibilite ao jovem capacidade de escolher e eliminar os sentimentos de culpa. A participao dos pais fundamental para um processo de corresponsabilidade. Falar sobre o que de interesse do aluno.

ALMEIDA, Marina S. R. o que sexualidade?. Instituto Incluso Brasil,2010. Disponvel em <http://inclusaobrasil.blogspot.com/2010/07/o-que-e-sexualidade.html> acesso em 19/05/2011. ALMEIDA, Marina S. R.A sexualidade Infantil Psicloga, Psicopedagoga e Pedagoga. 2004. Disponvel em < http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0214> acesso em 19/05/2011. AUAD, Daniela. Os Parmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais.2005. Disponvel em <http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15:osparametros-curriculares-nacionais-e-os-temas-transversais&catid=4:educacao&Itemid=15 > acesso em 20/05/2011. BRAGA, Marilandes R.. SAIBA O que sexualidade e conhea seus direitos. 2000. Disponvel em < http://www.marilandes.com.br/saiba_sex.htm. acesso em 22/05/2011. COSTA, Maria C. O.; LOPES, Clevane P. A.; SOUZA, Ronald P.; PATEL, Balmukund N. Sexualidade na adolescncia: desenvolvimento, vivncia e propostas de interveno. J Pediatr (Rio J) 2001; 77 (Supl.2): S217-S224: adolescncia. COSTA, Ricardo J. A Sexualidade na Escola. A pagina da educao, arquivo vivo, n89, 2000. FAVERO, Cintia. O que Sexualidade? 2007. Disponvel em < http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/ > acesso em 15/05/2011. TONATTO, Suzinara; SAPIRO, Clary M. Os novos parmetros curriculares das escolas brasileiras e educao sexual:uma proposta de interveno em cincias. Psicologia & Sociedade; 14 (2): 163-175; jul./dez.2002 VOLPI, Sandra M. D.Sonia; LESZCZYNSKI, Ana C. Por uma adolescncia no vulnervel: representaes de sexualidade e gnero em dispensador de preservativos masculinos e projeto educativo para o contexto escolar. VIII Congresso Iberoamericano de cincia, tecnologia e gnero, 2010.

Potrebbero piacerti anche