Sei sulla pagina 1di 21

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

DIREITO PENAL I PARTE GERAL PROFESSOR JACOB STEVENSON e-mail: jacob.carvalho@yahoo.com.br

QUESTIONRIO
01 - "Normas penais em branco" so: (A) normas de contedo incompleto, as quais exigem complementao por outra norma jurdica, a fim de serem aplicadas ao fato concreto. (B) normas de contedo abstrato, as quais independem de complementao jurdica de outra norma. (C) normas de contedo vago, cujos preceitos devem ser analisados de forma restrita, com intuito de evitar interpretao analgica. (D) normas de contedo incerto, pelas quais o juiz deve analis-las de acordo com o critrio de maior benignidade para o ru.

.
02- No que concerne ao tempo do crime, nosso Cdigo Penal adotou a teoria: (A) do resultado. (B) da ubiquidade. (C) mista. (D) da atividade.

.
03- Os princpios que norteiam o conflito aparente de normas so: (A) especialidade, subsidiariedade, consuno e territorialidade. (B) especialidade, subsidiariedade, consuno, derrogabilidade. (C) especialidade, subsidiariedade, consuno. (D) proporcionalidade, subsidiariedade, consuno, alternatividade.

.
04- A sentena condenatria penal estrangeira pode ser homologada no Brasil para a seguinte finalidade: a) sujeitar o ru ao pagamento de multa. b) submeter o ru exclusivamente ao cumprimento da pena de priso. c) no h qualquer efeito no Brasil a sentena estrangeira. d) obrigar o ru reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis.

.
05 - De acordo com o art. 5 do CPB, aplica se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional ao crime cometido no territrio nacional. A legislao nacional adotou, para a aplicao da lei penal no espao, o princpio da: (A) territorialidade. (B) nacionalidade. (C) competncia real. (D) competncia universal.

.
06 - Assinale a alternativa correta em relao contagem dos prazos penais: a) inclui-se o dia do comeo. b) no se conta o dia do comeo. c) no se computam os feriados, sbados e domingos. d) apenas no se computam os feriados

.
07- Em relao determinao do lugar do crime, adotou o Cdigo Penal a teoria: (A) Da nacionalidade. (B) Da atividade. (C) Da ubiquidade. (D) Da territorialidade.

.
08 - Nos casos de extraterritorialidade incondicionada da lei penal, o infrator, ingressando no Brasil aps cumprir pena no estrangeiro, estar sujeito punio pela lei nacional. Porm, para amenizar a no aplicao do princpio do "ne bis in idem "(no repetir sobre o mesmo), o Cdigo Penal determina que a pena cumprida no estrangeiro: a) atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando idnticas. b) computada pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas. c) atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. d) computada na pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou atenuada, quando idnticas.

.
09 Assinale a alternativa correta, partindo da premissa de que o Presidente da Repblica do Brasil possa ser vtima de crime de homicdio quando de viagem ao exterior. (A) Aplica-se o princpio do lugar do crime em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. (B) Aplica-se o princpio da territorialidade, pelo qual a lei do territrio estrangeiro soberana, eis que foi l o crime praticado. (C) Nesta hiptese, por ser Presidente da Repblica que goza de prerrogativa de foro em virtude da funo, aplicam-se as regras pertinentes ao Direito Penal Internacional, com julgamento pelo Tribunal Penal Internacional. (D) Aplica-se o princpio da extraterritorialidade, ficando sujeito lei brasileira, embora cometido no estrangeiro.

.
10- So princpios que regem a aplicao da lei penal no espao: (A) da territorialidade, da defesa, da justia universal, da nacionalidade e da continuidade. (B) da territorialidade, da defesa, da representao, da justia universal e da nacionalidade. (C) da defesa, da justia universal, da nacionalidade, da representao e da continuidade. (D) da territorialidade, da defesa, da justia universal, do espao mnimo e da continuidade.

.
11 - No conflito aparente de normas, quando se evidencia a ocorrncia de um crime-meio para a caracterizao de um crime-fim, a questo vem solucionada pelo: a ( ) princpio da subsidiariedade tcita; b ( ) princpio da consuno; c ( ) princpio da especialidade; d ( ) princpio da alternatividade;

.
12 - Para a configurao do crime culposo, alm da tipicidade, torna-se necessria a prtica de conduta com: a) observncia de dever de cuidado que cause um resultado no desejado e imprevisvel. b) inobservncia do dever de cuidado que cause um resultado no desejado e imprevisvel. c) inobservncia do dever de cuidado que cause um resultado cujo risco foi assumido pelo agente. d) inobservncia do dever de cuidado que cause um resultado no desejado, mas previsvel.

.
13 - O Cdigo Penal, em relao aplicao da Lei Penal no tempo, determina a: a) retroatividade da lei posterior mais benigna desde que o fato ainda no tenha transitado em julgado. b) retroatividade irrestrita da lei posterior mais benigna. c) retroatividade irrestrita apenas no caso de Abolitio Criminis. d) irretroatividade para os fatos j transitados em julgado.

.
14 -Considere as seguintes proposies: I - ao princpio da interveno mnima se relacionam duas caractersticas do Direito Penal: a fragmentariedade e a subsidiariedade; II - o princpio da lesividade preconiza, em sntese, que a conduta puramente interna, que no exceda o mbito do prprio autor, somente interessa ao Direito Penal nos chamados delitos de perigo abstrato; III - o princpio da humanidade postula a racionalidade e a proporcionalidade da sano criminal, rejeitando a cominao de pena de morte e priso perptua; IV - o princpio da culpabilidade afasta a aplicao da responsabilidade objetiva no Direito Penal. a) apenas a proposio II est incorreta; b) apenas a proposio I est correta; c) somente as proposies II e IV esto incorretas; d) somente as proposies I e III esto incorretas; e) todas as proposies esto corretas.

.
15 - Anaxgoras, com a inteno de sequestrar o filho de seu patro para obter vantagem monetria como preo do resgate, compra cordas, furta um carro e arruma o local que serviria como cativeiro. Dois dias antes de efetivar seu intento, seus planos so descobertos. Diante destes fatos, Anaxgoras: a) no responder por qualquer crime. b) responder apenas por furto consumado. c) responder apenas por tentativas de extorso mediante sequestro e tentativa de furto. d) responder por furto e extorso mediante sequestro consumado

.
16- No caso de abolitio criminis, correto afirmar: a) a lei mais benfica no pode ser aplicada nos casos j decididos por sentena condenatria transitada em julgado. b) ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime. c) a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, apenas quando ainda no apreciados pelo Poder Judicirio. d) Todas as alternativas anteriores esto corretas.

.
17 - So conseqncias do princpio da reserva legal, exceto: a) a lei penal no admite a interpretao analgica; b) a lei penal admite a retroatividade como regra; c) no h pena sem prvia cominao legal; d) a lei penal deve ser precisa, clara e determinada; e) a lei penal deve ser escrita.

.
18 - " fundamental que a lei penal incriminadora seja editada antes da ocorrncia do fato criminoso." Distinga os princpios que aliceram essa afirmativa: a) da legalidade e da anterioridade da lei penal. b) da extra e da ultratividade condicional da lei penal. c) da abolitio criminis e do in dubio pro reo. d) da lei anterior e da lei posterior benignas

.
19- No tocante ao tema "Eficcia das Leis Penais", considera-se Lei Penal Excepcional: a) que possui vigncia previamente determinada pelo legislador. b) promulgada em casos de calamidade pblica, guerras, revolues, cataclismos, epidemias etc. c) outorgada pela Carta Magna para vigncia por prazo determinado pelo Congresso Nacional. d) promulgada pelo Presidente da Repblica, aps determinao do Congresso Nacional, com prazo de vigncia at certa e determinada data.

.
20 - Indique a disjuntiva verdadeira. a) A fonte imediata do Direito Penal a jurisprudncia. b) A fonte imediata do Direito Penal a analogia. c) A fonte imediata do Direito Penal o costume do povo. d) A fonte imediata do Direito Penal a lei.

Potrebbero piacerti anche