Sei sulla pagina 1di 42

1

10

11

12

13

14

15

16

17

18

20h45 20h45

19

EMBALAGEM

20

A histria da embalagem no Brasil vai do simples barril de mantimentos no sculo XIX e mera condio contentora evoluindo aos substratos e equipamentos de ultima gerao, resultados de pesquisa e desenvolvimento em todos os elos da cadeia. Sem falar no premiado design, reconhecido mundialmente. Introduo Brasil 1945 - A produo no Pas era caseira e a embalagem mal tinha a funo de proteo, era s um recipiente. Brasil 1965 - a embalagem tem que comunicar a venda do produto. Introduo A partir da Segunda Guerra Mundial, os supermercados se instalaram nas grandes cidades, impulsionando inmeras inovaes na produo de embalagens. Outro fator que propiciou o desenvolvimento da embalagem no Brasil: o autoservio. Mais do que o surgimento do supermercado, foi a instalao do autoservio que obrigou a embalagem a agregar em si a funo de comercializao. EXAME Nunca como hoje as embalagens desempenharam uma funo to estratgica para empresas de bens de consumo do mundo todo. Seu papel vai muito alm da proteo do produto oferecido e da j tradicional promoo de suas qualidades. Em ltima anlise, a embalagem deixa de ser parte para ser o produto. Uma embalagem inovadora ajuda na conquista dos disputadssimos espaos nos pontos-de-venda. s olhar para trs e ver o que as caixas Tetra Pak fizeram com os velhos saquinhos de leite. Ou o que as embalagens a vcuo provocaram no negcio de mquinas de torrefao de caf. 21

22

A embalagem se tornou item fundamental da vida de qualquer pessoa e principalmente das atividades de qualquer empresa. O desenvolvimento da embalagem, acompanhou o desenvolvimento humano, da necessidade inicial do homem de armazenar gua e alimentos em algum recipiente, visando sobrevivncia prpria, at o inicio das atividades comerciais, e disseminao do uso das embalagens. Atualmente esto presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funes variadas, sempre com a evoluo das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes e estratgicas. Para a logstica, a embalagem item de fundamental importncia, possui relacionamento em todas as reas, e essencial para atingir o objetivo logstico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condies adequadas ao menor custo possvel, principalmente na distribuio internacional.
23

CONCEITO: Conjunto de artes, cincias e tcnicas utilizadas na preparao das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condies para seu transporte, armazenagem, distribuio, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condio razovel ao menor custo global MOURA & BANZATO (2000, p.11).

24

Quanto classificao, a mais referenciada a que classifica de acordo com as funes em primria, secundria, terciria, quartenria e de quinto nvel. a) Primria: a embalagem que est em contato com o produto, que o contm. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite condensado. b) Secundria: aquele que protege a embalagem primria. Exemplo: o fundo de papelo, com unidades de caixa de leite envolvidas num plstico. geralmente a unidade de venda no varejo. c) Terciria: So as caixas, de madeira, papelo, plstico. d) Quaternria: So embalagens que facilitam a movimentao e a armazenagem, qualquer tipo de contenedor. Exemplo: Continer e) Embalagem de Quinto nvel: a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distncia. Outra classificao proposta por Bowershox e Closs (2001) classifica as embalagens em dois tipos: embalagem para o consumidor, com nfase em marketing, e embalagem industrial, com nfase na logstica. 25

26

27

28

29

30

31

32

33

O conhecimento da logstica aplicada distribuio fsica dos produtos reconhece no palete uma alternativa eficiente de unitizao, a qual facilita a movimentao, o transporte e a armazenagem das cargas.

UNITIZAO
A cincia de unitizao de carga para o transporte envolve dois conceitos relativamente novos no Brasil. So os conceitos de logstica e de embalagens de transporte. A logstica estuda formas de suprir e distribuir mercadorias. Tem na unitizao de cargas aliada a movimentao mecanizada um forte potencial de produtividade e eficcia. Existem vrias formas de unitizao de cargas para o transporte no mundo, porm o sistema paletizado aquele que tem demonstrado o maior crescimento. O conhecimento da logstica aplicada distribuio fsica dos produtos reconhece no palete uma alternativa eficiente de unitizao, a qual facilita a movimentao, o transporte e a armazenagem das cargas.

34

A produtividade obtida com a paletizao da carga, otimiza em muito o desempenho das operaes, com a reduo inclusive da fadiga humana.

Alm da produtividade obtida com a paletizao, a otimizao dos espaos outro fator positivo para a paletizao.

35

A produtividade obtida com a paletizao necessita da utilizao de equipamentos de movimentao

36

importante ressaltar que a melhoria da estabilidade da carga deve ser feita alternando-se a posio das caixas em cada lastro (camadas), promovendo uma amarrao, conforme o exemplo abaixo:

Camada Impar

Camada Par

37

Outro fator muito importante para a garantia de estabilidade da carga unitizada em palete, so os filmes, que alem da garantia de estabilidade da carga, promove maior segurana integridade dos produtos e caso se utilize filmes no translcidos, impedir que se identifique o produto paletizado (por exemplo filme preto). Os Filmes disponveis comercialmente, so de dois tipos: Filmes termo-encolhveis (Shrink) e filmes estirveis (Stretch).

38

Filmes termo-encolhveis (Shrink)


Acondicionamento com Termo-encolhvel originrio da Frana em 1936. Envolve o uso de filme termoplstico que tensionado ou orientado durante sua fabricao. Tem a propriedade de encolhimento quando submetido ao calor. Em 1960, o sistema ganhou popularidade. O processo continuou a oferecer ganhos durante a dcada 60. A tcnica foi se expandindo como uma aplicao funcional em enfardamento, aplicao com bandejas e na unitizao de cargas em paletes. Suas maiores vantagens esto na conteno do produto, aparncia, proteo, fixao, limpeza e economia. Pode ser aplicado sobre o produto ou sobre o palete, sendo necessrio um forno de encolhimento. As vantagens desse processo so devido a grande variedade de termoencolhvel disponvel no mercado. O Termo-encolhvel utilizado para itens pesados, moles e peressveis.
39

Seladora conjugada, com sistema de selagem em L

e termo-encolhvel.
Acionamento pneumtico, possui desbobinador

manual, contando ainda com uma bandeja preparadora e separadora do filme e grade com regulagem altura.
Possui regulador de tempo para solda, controlador

de temperatura para encolhimento, e acionamento automtico da ventilao para o encolhimento.

40

FILMES ESTIRVEIS
um processo onde um filme elstico tensionado em torno de uma unidade de carga paletizada, envolvendo-a completamente, sendo sua aplicao sobre os mais diversos tipos de produto, so estirveis porque aps sua aplicao mantm o tensionamento amarrando a carga entre si e o palete. Diversas so as espessuras do filme variando de 20 a 35 micras.
Diferentes tipos de equipamentos para embalagem com filme filmes estirveis esto comercialmente disponveis, que vo desde o processo manual de aplicao, at as sofisticados sistemas de aplicao do filme, conforme exemplos abaixo:

41

FILMES ESTIRVEIS
um processo onde um filme elstico tensionado em torno de uma unidade de carga paletizada, envolvendo-a completamente, sendo sua aplicao sobre os mais diversos tipos de produto, so estirveis porque aps sua aplicao mantm o tensionamento amarrando a carga entre si e o palete. Diversas so as espessuras do filme variando de 20 a 35 micras. Diferentes tipos de equipamentos para embalagem com filme filmes estirveis esto comercialmente disponveis, que vo desde o processo manual de aplicao, at as sofisticados sistemas de aplicao do filme, conforme exemplos abaixo:

42

Potrebbero piacerti anche