Sei sulla pagina 1di 21

Teologia, sua importncia enquanto cincia: tendncias de pesquisas e o trabalho cientfico no

Prof Doutoranda Keyle Monteiro - UFRGS Teloga Jornalista MSc e Especialista em Educao Superior

Teologia, sua enquanto cincia...


o estudo e a anlise das religies num contexto histrico especfico e sua influncia sobre os processos antropolgicos e sociolgicos. O bacharel em Teologia pesquisa a histria, os fenmenos e as tradies religiosas, estudando, pesquisando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos.

importncia

http://guiadoestudant e.abril.com.br/profiss oes/cienciashumanassociais/teologia687903.shtml

Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 2

Teologia, sua enquanto cincia..


Com seus conhecimentos, ele interpreta e analisa a influncia da religio sobre a organizao e a dinmica dos grupos sociais, das sociedades e das naes, associando essas informaes a outras reas de conhecimento, em especial a das cincias humanas, como a antropologia e a sociologia.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535

importncia

Teologia, sua enquanto cincia...

importncia

Mercado de Trabalho "A teologia pode ser estudada com vista ao sacerdcio, ou seja, com a finalidade de formao de padres ou pastores, mas tambm pode se atuar em atividades de capelania e nos cuidados de pacientes em hospitais e detentos em presdios. Nesses casos, o profissional oferece assistncia especialmente emocional", afirma o professor Rodrigo Franklin de Sousa, coordenador do curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em So Paulo. A Marinha, o Exrcito e a Aeronutica costumam contratar o profissional para fazer parte de seus quadros como capelo. Empresas de diversos portes e setores tambm demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o telogo para dar apoio s equipes que trabalham em suas plataformas martimas.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 4

Teologia, sua enquanto cincia...

importncia

Mercado de Trabalho Os telogos tambm podem atuar como professores de religio nos ensinos Fundamental e Mdio de instituies particulares ligadas a alguma ordem religiosa. Outra rea promissora a das editoras, que procuram cada vez mais os egressos do curso para colaborar com a produo e a publicao de revistas e livros voltados para a religio. Um segmento de mercado que tem crescido nos ltimos anos o de consultoria em tica, em empresas. Embora seja possvel encontrar trabalho em todo o Brasil, a maioria das vagas ainda est concentrada nas principais cidades do Sul e do Sudeste. Salrio inicial: R$ 3.000,00 (fonte: Pesquisa - PUC-Campinas).
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 5

Teologia, sua enquanto cincia...


O que voc pode fazer como profissional liberal: Consultoria Assessorar pessoas e organizaes pblicas ou privadas que utilizem a religio no desenvolvimento de seu trabalho. Ensino Dar aulas em escolas de Ensino fundamental e Mdio sobre religio e tica. ONGS Orientar grupos religiosos e atender a instituies que realizam trabalhos sociais voltados para a religio. Pesquisa Estudar o fenmeno religioso e sua relao com a atividade humana. Sacerdcio Atuar como padre ou pastor.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535

importncia

Tendncias de pesquisas...
IMPORTANTE LEMBRAR QUE: Conhecimento Teolgico o estudo de questes referentes ao conhecimento da divindade, implicando sempre em uma atitude de f diante de revelaes de um mistrio ou sobrenatural, interpretados como mensagem ou manifestao divina. Esse conhecimento est intimamente relacionado a um Deus, seja este Jesus Cristo, Buda, Maom, um ser invisvel, ou qualquer entidade entendida como ser supremo, dependendo da cultura de cada povo, com quem o ser humano se relaciona por intermdio da f religiosa.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 7

Tendncias de pesquisas...
IMPORTANTE DIFERENCIAR QUE:

1. MTODO: Conjunto de diversas etapas ou passos


que devem ser dados para a realizao da pesquisa.

2. TCNICA - conjunto de procedimentos ou processos de uma cincia, nas diversas etapas do mtodo.

3. PESQUISA:

Investigao e estudo sistemtico, cujo objetivo adquirir conhecimento a respeito de um determinado assunto.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 8

Tendncias de pesquisas...
1. Pesquisa

Bibliogrfica/ Exploratria
procura identificar (apresentar) um problema a partir de referncias tericas publicadas em

documentos. (Livros, sites,


revistas cientficas)
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 9

Tendncias de pesquisas...
Pesquisa Descritiva Observa, registra e analisa fatos ou variveis colhidos na prpria realidade. Procura classificar, descrever detalhadamente os fenmenos que ocorrem.
2.

Estudo das caractersticas, preferncias, atitudes, estudo de caso.


Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 10

Tendncias de pesquisas...
3. Pesquisa

Experimental EXPLICATIVA
procura dizer (Explicitar) de que modo ou por que aquele fenmeno foi produzido.
Pesquisa experimental pode ser feita em laboratrio ou no.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 11

o trabalho cientfico no SETEBAN.


RESUMO - concepo e tipos
O resumo a condensao do texto, tendo o cuidado de manter a inteno do autor. No cabem, no resumo, comentrios ou avaliaes do material que est sendo condensado. Resumir no reproduzir frases do texto original, fazendo uma colagem de pedaos do texto; devemos exprimir, com as prprias palavras, as ideias do texto.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 12

o trabalho cientfico no SETEBAN.


RESUMO - concepo e tipos;
a) Resumo informativo: Passos... 1.Resumimos a obra somente aps a elaborao de um esquema; 2. Apresentamos as principais ideias contidas no texto; 3.Respeitamos as ideias do autor do texto que estamos resumindo; 4.Redigimos de forma clara, fazendo pargrafo a cada ideia principal; 5. quando copiamos, colocamos entre aspas, e com a fonte citada; e relacionamos as referncias.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 13

o trabalho cientfico no SETEBAN.


RESUMO - concepo e tipos;
b) Resumo crtico ou Resenha: como a prpria denominao estabelece, esse tipo de resumo, alm de cumprir os passos do informativo, acrescenta a manifestao da opinio, ou implica perante o assunto estudado, por parte do autor do resumo. Desse modo, de acordo com Dmitruk (2004, p. 91),[...] sempre, aps o resumo, acrescentamse opinies e apreciaes pessoais.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 14

o trabalho cientfico no SETEBAN.


RESUMO - concepo e tipos;
b) Resumo crtico ou Resenha: ROTEIRO 1 Referncias (NBR 6023:2002) 2 Informaes gerais sobre o autor 3 Sntese dos principais elementos da obra ( De que trata a obra? O que diz? Possui alguma caracterstica especial? Como foi abordado o assunto?) 4 Concluso do autor da obra 5 Apreciao crtica( a) Qual o mrito da obra. Qual a contribuio dada? Ideias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente? b) Estilo Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? c) Forma- H equilbrio na disposio das partes? d) Indicao da obra = A quem dirigida: grande pblico, especialistas, estudantes ?

Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535

15

o trabalho cientfico no SETEBAN.


RESUMO - concepo e tipos;

c) Resumo acadmico cientfico:


A leitura do resumo deve permitir determinar se preciso ler o documento na ntegra; A extenso recomendada, segundo a ABNT NBR 6028:2003, para trabalhos como monografias e artigos, 250 palavras; relatrios, teses e dissertaes no ultrapassar 500 palavras; os resumos para publicaes podem variar de 150 a 300 palavras; ] No caso de trabalhos com menor extenso, diminumos o nmero de palavras, podendo chegar a, no mximo, 100 palavras; Deve ser seguido, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave;
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 16

o trabalho cientfico no SETEBAN. PAPER


O paper trata-se de um instrumento de contestao ou complementao de uma ideia ou obra, mediante julgamento prprio, avaliao e interpretao de fatos e informaes que foram recolhidas. baseado em pesquisa bibliogrfica e em descobertas pessoais. Se apenas compilar informaes, sem fazer avaliaes ou interpretaes sobre elas, o resultado ser um relatrio e no um paper. Neste, o pesquisador desenvolve seu ponto de vista sobre determinado tema, uma tomada de posio e a expresso dos pensamentos, de forma original. impessoal e escrito com imparcialidade, no deixando transparecer as crenas e preferncias do escritor.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 17

o trabalho cientfico no SETEBAN. PAPER


Cinco passos so importantes seguir: 1. escolher o assunto; 2. reunir informaes;3. avaliar o material; 4. organizar as ideias; 5. redigir o paper. O tamanho do paper depende da complexidade do tema e da motivao do pesquisador para o trabalho. Sobre a sua estrutura, Prestes (2003, p. 35) assim escreve: um artigo cientfico, embora no apresente subdivises, constituindo-se em um texto unitrio, ou seja, o texto apresenta uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso em texto corrido, sem divises de sees. Deve conter tambm resumo e referncias.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 18

o trabalho cientfico no SETEBAN.


ARTIGO
Resultado de um problema cientfico ou desenvolvimento de uma pesquisa, que poder ser publicado em revistas tcnicas, jornais ou boletins. Estruturalmente, deve conter elementos pr-textuais (ttulo, autoria, resumo e relao de palavras-chave), elementos textuais (a introduo, o desenvolvimento, a concluso e os elementos de apoio) e os elementos ps-textuais (apndice e anexos). Concordando com Oliveira (2003), Prestes (2003, p. 35) afirma que o artigo tem como objetivo publicar resultados de um estudo. Trata-se de um texto integral e completo, geralmente no ultrapassa 20 pginas, dependendo sempre da rea.

Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535

19

o trabalho cientfico no SETEBAN.

ARTIGO
Como trabalho acadmico, deve conter introduo, desenvolvimento e concluso e, no corpo do desenvolvimento, so feitas subdivises. Existem tambm vrios trabalhos cientficos acadmicos como: informe cientfico, relatrios de pesquisa, monografias entre outros.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 20

Referncias e Agradecimentos.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos de graduao. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2001. 174 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6027: sumrio. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 6028: informao e documentao: resumos: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ______. NBR 10520: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR NBR 10522: Abreviao na descrio bibliogrfica. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica: descubra como fcil e agradvel elaborar trabalhos acadmicos. 11. ed. rev. atual. So Paulo: Hagnos, 2004. 205 p. GALLIANO, Alfredo Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. 200 p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2012. 311 p. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2004. 323 p.
Contatos para palestras: keyleascom@gmail.com ou (98) 8746 9535 21

Potrebbero piacerti anche