Sei sulla pagina 1di 41

Planejamento Urbano

Plano Diretor

O Plano Diretor
Um plano diretor mostra a cidade como ela atualmente e como ela deveria ser no futuro. Um plano diretor mostra como o terreno da cidade deve ser utilizado e se a infra-estrutura pblica de uma cidade como educao (escolas e bibliotecas), vias pblicas (ruas e vias expressas), policiamento e de cobertura contra incndio, bem como saneamento de gua e esgoto, e transporte pblico, deve ser expandida, melhorada ou criada.

Plano Diretor
Alm disso, o plano diretor deve definir as reas que podem ser adensadas, com edifcios de maior altura, as reas que devem permanecer com mdia ou baixa densidade, e aquelas reas que no devem ser urbanizadas, tais como as reas de preservao permanente.

Plano Diretor
O plano diretor, tem como objetivo principal, fazer com que a propriedade urbana cumpra com sua funo social, entendida como o atendimento do interesse coletivo em primeiro lugar, em detrimento do interesse individual ou de grupos especficos da sociedade. Um exemplo a necessidade de prever uma destinao adequada aos terrenos urbanos, especialmente aqueles subutilizados e localizados em reas dotadas de infra-estrutura (Brasil, 2002).

Plano Diretor

Desenvolvimento do Plano Diretor


Durante o processo de elaborao do plano diretor, os planejadores urbanos, representados por profissionais de vrias reas, como engenheiros, arquitetos e urbanistas, gelogos, economistas, socilogos, gegrafos, juristas, estatsticos, bilogos, analisam a realidade existente do municpio e, com a participao da sociedade civil, representada por comerciantes, agricultores, associaes de moradores, ongs e movimentos sociais, prope novos rumos de desenvolvimento do municpio, buscando-se alcanar a realidade desejada por toda a populao.

Desenvolvimento do Plano Diretor


Desde 2001, a legislao brasileira exige que a elaborao e a reviso de um plano diretor seja realizada de forma participativa e democrtica, por meio de debates pblicos, audincias, consultas e conferncias. Se no houver participao da sociedade civil, o plano diretor pode ser invalidado.

Desenvolvimento do Plano Diretor


Geralmente, em pequenas cidades, um plano diretor desenvolvido por uma companhia privada, que ento manda o plano para o governo ou municpio, para aprovao. J em cidades maiores, uma agncia pblica que desenvolve o plano diretor. Grandes cidades costumam possuir um departamento prprio para o planejamento urbano, que responsvel por desenvolver, alterar e implementar o plano diretor.

Desenvolvimento do Plano Diretor


O alvo de um plano diretor fazer a vida urbana mais confortvel, aproveitvel, segura, alm de fornecer um terreno propcio ao crescimento econmico da cidade. Um plano diretor inclui quase sempre instalaes de transporte pblico, bem como reas de recreao, escolas e facilidades comerciais.

Desenvolvimento do Plano Diretor


Um plano diretor tambm pode pedir a demolio de prdios em uma dada regio e regular os tipos de servios a serem oferecidos dentro de uma dada regio, permitindo, por exemplo, a presena de pequenas indstrias e estabelecimentos comerciais, mas proibindo grandes indstrias. Alguns planos podem permitir o desenvolvimento de reas de uso mistos, com uma combinao de indstrias, comrcio e residncias.

Alm disso, um plano diretor tambm sugere meios de melhorar a aparncia e a beleza da comunidade, com a construo de parques, grandes avenidas e centros cvicos. Outros servios pblicos como a criao ou a expanso do sistema de saneamento bsico e vias pblicas (tais como ruas e vias expressas) tambm podem ser includos.

Desenvolvimento do Plano Diretor


Por outro lado, se um plano diretor inclui propostas para a soluo ou minimizao de certos problemas da cidade, tal plano geralmente tende a receber maior apoio da populao. Isto inclui a construo de ruas, auto-estradas e/ou metr em cidades com grandes problemas de trnsito, casas que podem ser alugadas ou compradas a baixos preos para uma grande populao de classe baixa, abrigos para uma grande populao de sem-tetos e de parques e outras facilidades recreacionais.

O plano diretor foi definido pela Constituio como o instrumento bsico da poltica urbana (art. 182, 1o). O Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01) e a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/79, alterada pela Lei 9.785/99), reforam o dispositivo constitucional, condicionando a aplicao de praticamente todos os demais instrumentos urbansticos ao disposto no plano diretor.

Parei aqui
Busca-se garantir que os enormes poderes conferidos ao Municpio para a regulao do mercado imobilirio sejam utilizados exclusivamente na busca do interesse pblico. Desde a promulgao da Constituio, diversas tem sido as interpretaes sobre o contedo do plano diretor. De um modo geral, adotaram-se como modelo planos anteriores.

No h uma essncia de plano diretor, a ser identificada e adotada. A partir de 1988, a definio um conceito nacional de plano diretor passou a ser condio para a interpretao da Constituio. O conceito de plano diretor adotado pela Constituio o de um plano urbanstico e auto-aplicvel. A ele reservada a definio da funo social da propriedade e a delimitao das reas subutilizadas, sujeitas a parcelamento e edificao compulsrios, utilizao extra-fiscal do IPTU e desapropriao com pagamento em ttulos da dvida pblica ( 2 e 4 do art. 182).

Em algumas unidades da federao, como o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, adota-se o plano diretor auto-aplicvel, ou seja, dotado de mapas e tabelas onde so estabelecidos os ndices urbansticos de parcelamento, uso e ocupao do solo. Em outros estados, como So Paulo e Minas Gerais, entende-se por plano diretor um documento sem aplicabilidade imediata, que deve ser objeto de regulamentao posterior.

2.2 Assemblia Nacional Constituinte O sentido dos dispositivos constitucionais emerge claramente quando se consultam os trabalhos da Assemblia Nacional Constituinte. A origem do texto atual a seguinte proposta, apresentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano, rgo que ento integrava a estrutura do Ministrio do Desenvolvimento Urbano:

Art. 1 A propriedade e a utilizao do solo urbano obedecero s exigncias fundamentais da ordenao urbana e ambiental expressas nos planos urbansticos, bem como s relativas habitao, transportes, sade, lazer, trabalho e cultura da populao urbana.

Mudana no comportamento do homem moderno -antropologia.


O interesse pblico do conjunto prevalece ou deve prevalecer sobre o interesse privado. E o que colocou em relevo esta idia do conjunto foi o plano urbanstico. A propriedade privada tornou-se apenas uma parcela de uma rea muito maior que a zona ou setor em que ela se encontra. Assim, no h um conceito abstrato e igualitrio da propriedade urbana, porque o plano urbanstico caracteriza, em cada parcela de terreno, um tipo especfico de utilizao e determina ainda outras restries especiais. Hoje, a tutela fundamental do direito deve volver-se para o todo e no para a parte.

Nas ltimas dcadas, grande parte dos Planos Diretores e das legislaes que regulam o espao urbano das cidades brasileiras tem se resumido, praticamente, a leis de zoneamento, como se fosse o nico e mais eficaz instrumento de direcionamento do processo de ocupao, crescimento e apropriao destes espaos.

Conseqncias negativas do zoneamento funcional: Segregao scio espacial (Ex. surgimento de favelas) Falta de articulao dos diferentes espaos intraurbano(Locomoo) Parcelamento excessivo do solo e invaso de terras Investimento pblico excessivo em estruturas virias e de circulao em detrimento de outros investimentos.

Zoneamento existe para: Controlar atividades incompatveis como a localizao (Ex Indstrias poluentes devem precisam de espaos escolhidos criteriosamente) Impedir a instalao de usos que sobrecarregaro a infra-estrutura existente Impedir impactos contrrios aos interesses coletivos

Nova Realidade
-Papel mais importante das municipalidades -Um esfacelamento das instncias federais -Perda de modelos hegemnicos de planejamento -Surgimento de novas idias influncia de outras reas do conhecimento (planejamento estratgico desenho urbano)

Pelas alteraes introduzidas na Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei n 6.766/79) pela Lei n 9.785/99. So considerados objeto do plano diretor: - Definio de ndices urbansticos relativos a dimenses de lotes (art. 2, 4); - Definio das zonas urbanas, de expanso urbana e de urbanizao especfica (art. 3); - Previso da densidade de ocupao admitida em cada zona (art. 4, I);

- Definio, para todo o territrio do Municpio, dos usos permitidos e dos ndices urbansticos de parcelamento e ocupao do solo, que incluiro, obrigatoriamente, as reas mnimas e mximas de lotes e os coeficientes mximos de aproveitamento (art. 4, 1); - Vias oficiais, existentes ou projetadas, que compem o sistema virio da cidade (art. 4, IV e 7).

a disponibilidade de infra-estrutura que vai determinar o grau de adensamento permitido em cada zona. A incluso das obras pblicas no plano diretor pode ainda ser deduzida do 3o do art. 182 da Constituio, que subordina as desapropriaes aos princpios e diretrizes gerais da poltica urbana, inscritos no caput do artigo.

O Estatuto da Cidade (Lei n 10.257/01) a primeira lei federal destinada especificamente regulamentao do Captulo da Poltica Urbana da Constituio. Nele, o plano diretor tratado como tema central, ao contrrio das leis anteriores, em que ele era assunto perifrico, regulado apenas na sua interface com outros temas.

O plano diretor abranger todo o territrio municipal e conter diretrizes e prioridades a serem incorporadas nos instrumentos de gesto financeira (art. 40, 1 e 2), devendo ser acompanhado de um plano de transporte urbano integrado, para as cidades com mais de quinhentos mil habitantes (art. 41, 2). Dever ser revisto a cada dez anos (art. 40, 3) e conter um sistema de acompanhamento e controle (art. 42, III).

A Constituio atribui a aprovao do plano diretor Cmara Municipal (art. 182, 1). Prev tambm a cooperao das associaes representativas no planejamento municipal (art. 29, XII). Estes dispositivos explicam-se pela necessidade de assegurar a legitimidade poltica, deste que o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana.

O Estado do Rio Grande do Sul foi o nico que editou uma legislao abrangente sobre o desenvolvimento urbano. Lei Estadual n 10.116/94 apresenta uma definio precisa do contedo do plano diretor: Art. 10 - O plano diretor e as diretrizes gerais e ocupao do territrio, instrumentos bsicos da poltica de desenvolvimento urbano, devero considerar a integrao das atividades e equipamentos urbanos e rurais, o meio ambiente municipal e conter, no mnimo: I - a estimativa da populao existente projetada para um perodo determinado; II - a delimitao da zona urbana;

III - a delimitao das reas de proteo e preservao permanente que sero, no mnimo, aquelas definidas na legislao federal e estadual; IV - a delimitao dos conjuntos urbanos e stios de valor histrico, arquitetnico, artstico, paisagstico, arqueolgico, paleontolgico e cientfico; V - a delimitao de reas prprias implantao de atividades geradoras de trfego pesado; VI - a delimitao de reas destinadas implantao de atividades com alto potencial poluidor definido de acordo com os padres de controle de qualidade ambiental estabelecidos pelas autoridades competentes;

VII - a identificao de reas imprprias a ocupao urbana; VIII - a identificao das reas urbanas no edificadas, subutilizadas ou no utilizadas, para a aplicao de instrumentos que visem ao seu adequado aproveitamento; IX - os dispositivos de adequao da ocupao do solo infra-estrutura urbana existente ou prevista; X - a previso de implantao e distribuio espacial de equipamentos urbanos e comunitrios;

XI - a hierarquizao e normatizao do sistema virio; XII - os dispositivos de controle do uso, ocupao e parcelamento do solo urbano a da edificao, que assegurem condies de salubridade, conforto, segurana e proteo ambiental; XIII - as normas e os critrios definidores das atividades permitidas ou cujo licenciamento esteja sujeito a aprovao especial.

Norma Tcnica da ABNT No campo da normalizao, a ABNT editou uma norma tcnica de recomendao relativa ao plano diretor. A NBR 12.267 - Normas para Elaborao de Plano Diretor, aprovada em 1992, define o seguinte contedo para o Plano Diretor, que converge com o disposto na legislao:

Ir para a NBR 12.267/1992


Diretrizes do Plano Diretor 4.2.1 As diretrizes devem abranger pelo menos os aspectos relativos ao tipo e intensidade do uso do solo, ao sistema virio e respectivos padres, infra-estrutura e aos equipamentos sociais e servios urbanos, tendo em vista o atendimento das funes sociais da propriedade urbana e da cidade. 4.2.2 As diretrizes devem explicitar o (s) horizonte (s) de sua vigncia, bem como conter claramente os critrios de seu estabelecimento. 4.2.3 As exigncias de ordenao da cidade incluem parmetros para urbanizao, parcelamento, uso e ocupao do solo e para a utilizao e preservao ambiental e de recursos naturais.

4.2.4 A intensidade do uso do solo refere-se tanto ocupao, quanto ao aproveitamento dos lotes, especificando distintos indicadores. 4.2.5 O sistema virio deve abranger a hierarquizao e padres das vias interurbanas e urbanas e sua expanso. 4.2.6 A infra-estrutura urbana inclui os sistemas de saneamento bsico e drenagem, energia e iluminao pblica, comunicaes e sistema virio, prevendo a manuteno e a expanso das diversas instalaes e sua interferncia na ordenao do espao.

4.2.7 Os equipamentos sociais e servios urbanos relacionam-se com a programao de atendimento populao, considerando sua distribuio no territrio e condies de acessibilidade, nos setores de sade, habitao de interesse social, educao, lazer, atividades comunitrias e outros, cuja localizao prende-se s diretrizes gerais de uso e ocupao do solo. 4.2.8 Os servios urbanos incluem limpeza pbica, transporte coletivo, defesa civil e segurana pblica, preveno e combate aos incndios e assistncia social. As diretrizes respectivas referem-se localizao dos equipamentos necessrios ao desempenho de cada um desses servios, bem como programao da sua manuteno e extenso.

Concluso Do contedo das leis analisadas, pode-se afirmar que o plano diretor dever tratar pelo menos dos seguintes aspectos: - Delimitao das zonas urbanas, de expanso urbana e de urbanizao especfica; - Estabelecimento, para cada zona, dos usos permitidos e dos ndices urbansticos relativos a reas mnimas e mximas de lotes e coeficientes bsicos, mximos e mnimos de aproveitamento;

- Delimitao das reas cuja vegetao natural deva ser preservada; - Traado do sistema virio principal da cidade, existente e projetado; - Localizao das obras pblicas de grande porte.

Os planos urbansticos so documentos tcnicos, cujo regime jurdico est definido na legislao regulamentadora das profisses de Engenheiro, Arquiteto e EngenheiroAgrnomo. Dispe a Lei 5.194/66 que: Art. 7. As a atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrnomo consistem em: ... b) planejamento ou projeto, em geral, de regies, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, exploraes de recursos naturais e desenvolvimento da produo industrial e agropecuria.

Potrebbero piacerti anche