Sei sulla pagina 1di 21

PSF e UBS

DISCENTES: ALEX CASTRO ANDRESSA RODRIGUES BRUNA BARTIRA CLAUDINA PINTO INGRID SOUZA ISABELA FERNANDES JACIMARA RODRIGUES RAYANE BRAGA

DOCENTE LEONARDO SIMAS

UBS Unidade Bsica de Sade

a estrutura fsica bsica de atendimento aos usurios do SUS, onde a comunidade local consegue resolver a maioria dos problemas de sade, com qualidade e com mais rapidez. As UBS so a porta de entrada preferencial do Sistema nico de Sade (SUS). So locais onde o cidado pode receber atendimentos bsicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clnica Geral, Enfermagem e Odontologia.

UBS Objetivo Geral


A partir do conceito de Ateno Bsica pode-se

considerar que a misso da Unidade Bsica de Sade (UBS), independentemente da estratgia de sua organizao, desenvolver aes de preveno, promoo e recuperao da sade, de modo a intervir no processo de sade doena da populao respeitando os princpios de integralidade, equidade e universalidade, ampliando a participao e o controle social com vistas Vigilncia Sade na defesa da qualidade de vida.

UBS - Servios oferecidos


Os principais servios oferecidos pelas UBS so

consultas mdicas, inalaes, injees, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontolgico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicao bsica.

UBS Funo
Conhecer a realidade da populao (diagnstico

epidemiolgico); Elaborar plano de sade com base no diagnstico.


Desenvolver aes de vigilncia sade atuando no

controle de doenas. Prestar ateno integral resolvendo a maior parte dos problemas da sade detectados desenvolvendo aes educativas e intersetoriais.
Garantir atendimento ininterrupto, de todas as

atividades oferecidas pela Unidade, inclusive durante o horrio de almoo, reunies gerais e treinamento

UBS Organizao
Cada UBS responsvel pela sade de todos os

habitantes de uma determinada regio da cidade, chamada de rea de abrangncia. Todo planejamento das aes de sade da Unidade voltado para esta comunidade, entendendo as situaes socioeconmicas e priorizando grupos de risco.
Cada UBS pode conter at oito Equipes de Sade

da Famlia

UBS Devem Realizar


A descrio da clientela : Definio de um territrio

de abrangncia . Cadastramento : Cadastramento das famlias atravs de visitas aos domiclios. Composio das equipes: Mdico, enfermeiro, Aux. de enfermagem e Agente comunitrio Agentes Comunitrios de Sade: *Ligados a uma unidade bsica de sade ainda no organizada na lgica da Sade da Famlia * Ligados a uma unidade bsica de Sade da Famlia como membro da equipe multiprofissional.

Como deve ser o trabalho nas UBS


Est pautado, entre outros, pelos princpios da

integralidade e eqidade, as aes (consultas, visitas domiciliares e/ou grupos de orientao comunidade), conforme a estratgia adotada pelas Unidades Bsicas de Sade
Influenciar nos diferentes momentos do processo

sade-doena buscando a promoo da sade, a preveno das enfermidades e acidentes e a ateno curativa e reabilitadora com a finalidade de adequar o atendimento s necessidades de sade da populao adstrita;

PSF
O Programa de Sade da Famlia a estratgia

prioritria do Ministrio da Sade para organizar a Ateno Bsica que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contnuo a servios de sade de qualidade, reafirmando os princpios bsicos do SUS.
Criado em 1994 consolidou-se como a estratgia de

organizao da ateno bsica do Sistema nico de Sade (SUS)

PSF - Objetivos
Prestar um atendimento de qualidade, integral e

humano em unidades bsicas municipais, garantindo o acesso a assistncia e preveno em todo o sistema de sade, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidados.
Reorganizar a prtica assistencial em novas bases

e critrios.
Garantir eqidade no acesso ateno em sade,

de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidados do Municpio, superando as

PSF- Princpios
Desenvolver processos de trabalho baseados nos conceitos

de preveno, promoo e vigilncia da sade.


Carter substitutivo: Substituio das prticas

convencionais de assistncia por um processo de trabalho baseado no conceito de promoo da sade.


Integralidade e hierarquizao: As unidades bsicas de

sade esto inseridas no primeiro nvel do sistema municipal de sade (ateno bsica).
Equipe de Sade da Famlia: A equipe multiprofissional

composta por no mnimo 1 mdico de famlia e comunidade, 1 enfermeiro de sade pblica, 1 auxiliar de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitrios de sade.

PSF
Territorializao e vinculao: Trabalha com micro

reas de abrangncia definida, por meio do cadastramento e do acompanhamento de um nmero determinado de famlias para cada equipe. Cada Equipe de Sade da Famlia - ESF acompanha de 600 a 1.000 famlias, com limite mximo de 4.500 pessoas por equipe. Cada agente comunitrio de sade acompanha at o mximo de 150 famlias ou 450 pessoas.

Sade da Famlia
A Sade da Famlia entendida como uma

estratgia de reorientao do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantao de equipes multiprofissionais em unidades bsicas de sade.
As equipes atuam com aes de promoo da

sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e agravos mais freqentes, e na manuteno da sade desta comunidade.

Sade da Famlia - Funcionamento


A equipe de sade da famlia tem como funo

promover o conceito de sade como direito cidadania, humanizao do atendimento sade, consultas mdicas e de enfermagem, prevenir doenas e identificar fatores de riscos, visitas domiciliares e reunies com a comunidade.
Cada equipe do PSF composta, no mnimo, por 1

mdico, 1 enfermeiro, 1 auxiliar de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitrios de sade (ACS). Outros profissionais a exemplo de dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e psiclogos podero ser

Sade da Famlia
A recomendao que a equipe seja responsvel

por no mnimo 2.400 e, no mximo 4.500 habitantes. Cada equipe responsvel pelo acompanhamento de cerca de 1000 famlias num territrio definido dentro da rea de abrangncia da Unidade Bsica de Sade a que pertence. Cada UBS pode conter at 8 Equipes de Sade da Famlia (PSF).

Sade da Famlia: Atribuies dos membros das equipes:


Mdico:

Atende a todos os integrantes de cada famlia, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, aes preventivas e de promoo da qualidade de vida da populao.
Enfermeiro:

Supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de sade, bem como assiste s pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem no domiclio.
Auxiliar de enfermagem:

Realiza procedimentos de enfermagem na unidade bsica de sade, no domiclio e executa aes de orientao sanitria.
Agente Comunitrio de Sade (ACS):

Faz a ligao entre as famlias e o servio de sade, visitando cada domiclio pelo menos uma vez por ms; realiza o mapeamento de cada rea, o cadastramento das famlias e estimula a comunidade.

Incluso e Atuao Do Nutricionista No PSF


A incluso do Nutricionista na ateno primria revela-

se uma necessidade poltico-social relevante. Esse profissional deve complementar a equipe multiprofissional, com o objetivo de orientar a populao e os equipamentos sociais, sensibilizando e promovendo mudana dos hbitos alimentares. Fica evidente que existe demanda para o trabalho do nutricionista no PSF, uma vez que as modificaes que incluem o aspecto nutricional, tanto em servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, so de competncia do profissional nutricionista Alm disso, a interao do nutricionista com outros profissionais pode tornar mais efetivas as aes que buscam a melhora da sade e a qualidade de vida do

Referncias Bbliograficas
<http://www.famema.br/saudedafamilia>

Acesso

em

18/11/2012 <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidado>- Acesso em 18/11/2012 <http://www.sas-seconci.org.br/index.php/ondeatuamos/ubs-unidade-basica-de-saude> Acesso em 18/11/2012 <http://www.saude.es.gov.br/download/manual_pratico_par a_elaboracao_projetos_ubs.pdf> Acesso em 19/11/2012 <http://www.pac.gov.br/comunidade-cidada/ubs-unidadebasica-de-saude>- Acesso em 18/11/2012

Referncias Bbliograficas
<http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/

1723/objetivos-e-principios-do-psf> Acesso em 18/11/2012 <http://www.guiadedireitos.org/index.php> Acesso em 19/11/2012 <http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/atendimento/unida des-basicas-de-saude> Acesso em 19/11/2012 <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php> Acesso em 19/11/2012 <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/> Acesso em 19/11/2012 <http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf> Acesso em 18/11/2012

OBRIGADO PELA ATENO

DE TODOS

Potrebbero piacerti anche