Sei sulla pagina 1di 33

LDB- LEIS DE DIRETRIZES BSICAS DA EDUCAO NACIONAL

Docente: Osmar Pancera Discentes:


Sabrina Santos Wellen Oliveira Bruna Gomes Ingrid S Andra Silva

LDB LEIS DE DIRETRIZES BSICAS DA EDUCAO NACIONAL

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL


INTRODUO A Lei 9.394/96 contm as Diretrizes e Bases que vo orientar a educao nacional; Popularmente conhecida como a Lei Darcy Ribeiro Composta por 92 artigos; A Lei de Diretrizes e Bases da Educao foi baseada nos artigos 205 at 214 de nossa Constituio

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL


CONTEXTO HISTRICO A primeira LDB foi a Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, publicada pelo presidente Joo Goulart, possui 120 artigos A segunda LDB foi a Lei 5692, de 11 de agosto de 1971, criada durante o regime militar pelo presidente Emio Garrastazzu Mdice e possui 88 artigos; A terceira, que est em vigor, a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 durante o mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso

# PRINCIPAIS CARACTERSTICAS OU INOVAES DA LDB


CURRICULO NA EDUCAO BSICA Base nacional comum e a base diversificada; Flexibilizao dos currculos; Obrigatoriedade da Educao Artstica; Uma lngua estrangeira a partir da 5 srie e duas lnguas (opcionais) no ensino mdio; Conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessrios ao exerccio da cidadania; Ensino Religioso tem sua oferta obrigatria e matrcula facultativa.

A AVALIAO Termina a exclusividade do exame de vestibular para ingresso do ensino superior ; Criao do processo de avaliao das instituies de ensino superior (SINAES), e avaliao do rendimento escolar dos alunos do ensino bsico((SAEB e Prova Brasil; Descredenciamento de curso e instituio, e o recredenciamento; Aprovao automtica de alunos da 1 at a 5 srie, legitimado pela LDB. OUTROS

iNCLU

PAPEL E FORMAO DOS PROFESSORES

A nova LDB da ateno especifica a questo dos professores e procura valorizar o magistrio, estabelecendo critrios de ingresso e falando da necessidade do plano da carreira nas instituies (Art. 67). Na descrio das funes dos docentes, afirma que eles: Participa da elaborao da proposta pedaggica das escolas Elaboram e cumprem planos de trabalho Zelam pela aprendizagem do aluno Estabelecem estratgias de recuperao para alunos de menor rendimento Ministram os dias letivos estabelecidos e participam integralmente do planejamento/avaliao Articulam escola/famlia/comunidade. (Art. 13)

DADOS DA PESQUISA:

Baseada no artigo 13 indaguei professores e alunos de diferentes Instituies: Instituio de ensino: E. E. E. F. e M. Augusto Meira. Professora:A. L .M Idade:37 anos Resposta: O projeto pedaggico da Escola no momento est precisando ser reformulado, porm h uma dificuldade muito grande com relao a participao dos professores para tanto , pois estes vivem correndo atrs de carga horria. Que os professores tem como objetivo primordial zelar pela aprendizagem do aluno, pois esse seu trabalho, no entanto existem sim aqueles professores que passam por cima disso pensando apenas no seu salrio ao fim do ms, professores estes que no tem comprometimento nenhum com a educao .E que na questo de estratgia de recuperao sempre feita o mximo possvel para que o aluno possa ser aprovado. Quanto a integrao da escola com a comunidade e a famlia, pode-se evidenciar de fato est interao quando a escola realiza uma festa em comemorao a uma data especial , por exemplo , dia das mes entre outros.

Instituio de ensino: Sistema de Ensino Universo Aluna: I. C. S Idade: 18 anos


Resposta: Quanto ao projeto pedaggico no se tem muito conhecimento. E h pouqussima interao entre a escola e a comunidade, mas os professores so muito comprometidos com o aluno e buscam da melhor forma sua aprendizagem.

O QUE ASSEGURADO AO PROFISSIONAL:


Piso salarial profissional Perodo reservado a estudo, planejamento e avaliao includo na carga horria. Condies de trabalho adequadas, entre outras. (Art. 67) Baseada no artigo citado acima indaguei a mesma professora j citada a respeito de tais direitos, se efetivamente a realidade dos profissionais da educao. Resposta: O profissional um escravo da escola, trabalha muito para conseguir um salrio consideravelmente bom, pois o salrio no atende ao que seria necessrio. Na escola Augusto Meira h sim condies de trabalhos favorveis aos professores, porm tenho conscincia de que infelizmente essa no a realidade da maioria das escolas do nosso pas. O professor trabalha muito e leva quase sempre trabalho para casa, ocupando assim um bom espao em sua vida pessoal.

E isso no diferente nas instituies privadas. A formao do docente para a educao bsica farse- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidade e institutos superiores de educao, admitidas, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade normal. (Art. 62)

No artigo 63 lemos que os institutos superiores de educao mantero: Cursos formadores de profissionais para a educao bsica, inclusive para o curso normal superior. Programas de formao pedaggica para portadores de diploma de educao superior que queira se dedicar educao bsica. Programas de educao continuada para os profissionais da educao. A LDB rege ainda que a formao docente, exceto para educao superior, inclua prtica de ensino de, no mnimo, 300 horas (Art. 65)

*ENSINO DISTNCIA (UMA PRVIA)

Os programas de educao distncia so incentivados pela nova LDB (Art. 80 4) em todos os nveis e modalidades do ensino, desde que as Instituies a oferec-los estejam devidamente credenciadas. Nesse tipo de ensino esto comprometidos desde os cursos como o que certas universidades oferecem em convnios com centros pedaggicos ou escolas, por exemplo, tendo como instrumentos de trabalho materiais escritos e livros, at as transmisses de informaes por canais especiais de televiso e a conexo internet.

OUTROS DESTAQUES

A denominao dada aos nveis escolares : Educao Bsica (compreende a educao infantil, o ensino fundamental (anteriormente 1 grau) e o ensino mdio, anterior 2 grau); e Educao Superior. O ensino Fundamental (8 anos) aparece sempre como prioridade. Sendo dever do Estado qualquer cidado ou entidade de classe poder acionar o poder pblico para exigi-lo (Art. 4/5) A carga horria mnima anual da educao bsica 800 horas em 200 dias letivos, sem contar os exames finais. A jornada escolar no ensino fundamental inclui pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, mas o artigo 34 prev que o perodo de permanncia na escola seja progressivamente ampliado. A educao profissional passa a constituir um curso independente do Ensino Mdio. A LDB chama a ateno para a necessidade de se alcanar relao adequada entre o nmero de alunos e o professor, acenando para uma reduo do nmero de alunos em cada sala de aula, porm sem especificar. ( Art. 25)

DENTRO AINDA DE NOSSA PESQUISA PERGUNTEI SOBRE


ESSA ULTIMA QUESTO LEVANTADA ACIMA PELO ARTIGO

25

Instituio de ensino: E. E. E. F. e Mdio Augusto Meira Aluno: J. T .L Idade: 20 anos Resposta: A superlotao nas salas de aula das escolas do nosso Pas infelizmente um fato nada agradvel, aqui na nossa escola temos uma estrutura muito boa e felizmente isso no ocorre, mas interessante lembrarmos que na maioria das escolas no essa a realidade. J estudei em escolas anteriores que essa situao existia e pude evidenciar que esse tipo de problema prejudica muito a aula do professor e mais ainda a aprendizagem do aluno pois o espao de aula passa a ser desagradvel para tanto.

A rede pblica de ensino dever ampliar seu atendimento aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem (Art.60- pargrafo nico) A LDB rege que os recursos financeiros destinados educao sejam, do oramento da Unio, nunca menos de 18%; dos Estados e Municpios, nunca menos de 25%. Abre-se a possibilidades, sem muita clareza de critrios, de que tais recursos possam ser dirigidos tambm a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas (Art.69 e Art. 77), inclusive para bolsas de estudo para a educao bsica se no houver vagas na rede pblica de domicilio do educando, comprovando-se a insuficincia de recursos.

Fica instituda a dcada da Educao, a iniciar-se um ano depois da data de publicao da LDB. A Unio tem um ano para encaminhar ao conselho Nacional o Plano Nacional de Educao. O ano de 1997 o perodo para adaptao das legislaes educacionais e de ensino da Unio, dos Estados e dos Municpios s disposies da lei 9.394/96. As instituies escolares devem ainda receber destas instncias os seus prazos de adaptao. Institui-se o conselho Nacional de Educao ( Art.9, 1), herdeiro do antigo Conselho Federal de Educao (1992-1994). Ter funes de normalizao e assessoramento, com uma inovao: Interferncia da poltica partidria neste processo.

AVANOS DA LDB
A lei 9.394/96 representa um passo frente no mbito de descentralizao do processo educativo, dado certa autonomia s escolas e flexibilizando tambm a gesto dos centros de ensino superior. O MEC no atua mais como um regulador e sim como coordenador ou articulador do grande projeto nacional concedendo a autonomia imprescindvel a um espao que se prope desenvolver trabalhos de pesquisa e investigao cientifica.

AS PREOCUPAES DA LDB REFERENTE AS PRINCIPAIS QUESTES DA ED. BRASILEIRA


1- Funcionamento e durao da educao bsica: Determina o perodo a ser cumprido e estabelecendo diretrizes de organizao do ensino. Dando tambm a possibilidade de cada escola elaborar seu calendrio letivo.
2- A necessidade do aluno permanecer mais tempo de seu dia no espao escolar e menos tempo de sua vida na escola: Art.34 Darcy Ribeiro

Modelo de escola semelhante ao do CIEPs (Centros integrados) criados no Rio de Janeiro. Inspirao nas teorias do ensino compensatrio; Reestruturao paulatina dos centros de ensino (adaptao s necessidades, prticas esportivas, cursos, aulas de msica e outras artes).

3- A insero da transdiciplinaridade nos novos currculos: Surgiu a ideia da insero no momento em que se admitiu uma parte para completar a base nacional curricular comum; Busca coletiva do saber;

Possibilidade do aluno fazer a prpria construo do conhecimento; Flexibilidade de contedos.

4- A urgncia de se revalorizar a profisso do magistrio: A LDB promulgada em um momento decisivo para o professor, tendo em vista a intensa introduo do computador e da tv na escola. # A tecnologia uma ameaa ou no para o docente? (Entrevista com a professora A.L.M.)

Estimula as possibilidades de um ensino distncia e de um ensino presencial moderno e renovado que emprega o uso das tecnologias; Destaca o amplo papel do professor caracterizando como um zelador da aprendizagem do aluno (Art.13, III) e no como um mero docente, alm de colaborar na articulao entre escola e comunidade (Art. 13, VI).

5- Nova concepo de avaliao na escola: Sistema de promoo continuada Visa atender aos mltiplos ritmos de aprendizagem e s diversas capacidades individuais dos alunos;

Perodos anuais e semestrais.

6- Viso abrangente do conceito de educao sem limit-la ao mundo escolar: Artigo 3 Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar; Pluralismo de concepes pedaggicas; Tolerncia Ensino descentralizado (Art. 12)

7-Estmulo educao distncia: Necessidade de uma melhor qualificao para o mercado de trabalho por parte dos profissionais que no tm tempo de frequentar cursos regulares. Aprimoramento profissional (Ps-graduao)

DEFICINCIAS DA LEI 9.394/96

A atual LDB, tem posicionamento paradoxal, possibilita incontestveis avanos, porm preserva ranos. Ao longo do tempo as necessidades da educao nacional foram se modificando, porm o processo de ajustes sofridos pela LDB no acompanhou tal transformao.

No Art. 61, clausula I associao entre teorias e prticas, inclusive mediante a capacitao em servio.

Falta de professores bem evidente (escola pblica). Pouca frequncia para a prtica de matrias.

Nmero de alunos em sala: Este exemplo ilustra a crtica que tem sido feita nova LDB, por ter pretendido ser to enxuta, peca muitas vezes pela falta de definies mais claras e especficas.

mais visvel a superlotao em escola particular do que em escola pblica. Deficincia na aprendizagem. Na escola pblica no h um interesse, por parte dos professores, em repassar o conhecimento.

Art. 67 Valorizao dos profissionais da educao. III- Piso salarial profissional; V- Perodo reservado a estudos, planejamentos e avaliaes, includo na carga de trabalho; VI- Condies adequadas de trabalho.

A pesquisa constatou que a desconstituio da autoridade do professor e as atividades de trabalho sem remunerao so os principais constrangimentos presentes no cotidiano docente, seguidos da ingerncia, ou seja, na interveno nas avaliaes dos alunos e na ao pedaggica.

Pesquisas demonstram que os aprovados no vestibular no so necessariamente os alunos mais bem preparados para o ensino universitrio , assim como, analogamente, os reprovados no so necessariamente os menos aptos. E o que isso resulta? - Muita restrio ao modelo do ENEM - O ENEM no agrega todas as necessidades e realidades - Disseminao de cursinhos preparatrios (frustra o objetivo do exame)

EDUCAO ESPECIAL

Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. 1 Haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. - No h uma capacitao do professores para atender os alunos especiais. - Estrutura precria para acolher alunos com deficincia fsica, visual, mental. - No h a prtica de incluso dos alunos especiais.

OBSERVAO

Mesmo ainda no aprovado o projeto de lei que torna obrigatria a presena de assistentes sociais nas escolas, cada vez mais crescente a presena desses profissionais na rea educacional, pois muitos Municpios e Estados mediante sua competncia de legislar sobre o assunto criam leis que regulamentam o Servio Social na educao, bem como algumas Organizaes No Governamentais em parcerias com Municpios utilizam o trabalho de assistentes sociais e outros profissionais, que em parceria com os profissionais da educao possibilitam uma transformao na vida da comunidade escolar na qual eles esto inseridos.

CONCLUSO

Uma Lei no uma diretriz infalvel e abstrata a partir da qual todo o contexto real vai ser ordenado. Se, por um lado, ela reflete os usos e costumes da sociedade que a produz, e ordena a prtica social no sentido de possibilitar seu controle e sua regulao, por outro ela se prope assumir a condio de orientadora dessa prtica, acenando para modos de agir e de conviver que se distanciam dessa mesma prtica, procurando trazer o ideal para o real. Alm disso toda legislao tambm fruto das tenes de interesses, acordos e alianas envolvidos no seu processo de elaborao. A lei distribui funes, atribuies e responsabilidades. Sendo sinalizadora dos caminhos a percorrer, ela no pode ser tomada como um fim em si mesma, ou como o remdio para curar as deficincias de nosso problemtico sistema de ensino. As bases dessa responsabilidade social no esto no seu texto, e sim na ao de cada professor, de cada escola, de cada centro educativo.

Potrebbero piacerti anche