Sei sulla pagina 1di 22

BALANCED SCORECARD - BSC

TM

PDF Editor

PARA COMEAR
Entender o papel, conceito e importncia do BSC em uma empresa; Conhecer e aplicar as principais ferramentas do BSC; Analisar o papel da Tecnologia da TM Informao nesse processo.

ANTES... UM POUCO DE HISTRIA


TM

PDF Editor

BSC : UMA BREVE HISTRIA

1990. O Balanced Scorecard foi desenvolvido por Robert Kaplan, professor da Universidade de Harvard e David Norton, um consultor igualmente da regio de Boston. Kaplan e Norton lideraram um estudo de pesquisa para 12 empresas explorando novos mtodos de TM medio de desempenho.

PDF Editor

As medidas financeiras do desempenho eram

erna.

BSC : UMA BREVE HISTRIA

or PDF Edit

1990. O Balanced Scorecard (BSC) surgiu na dcada de 90, objetivando atender aos anseios das organizaes por mtodos de mensurao do desempenho mais eficazes. 2004. Segundo Kaplan e Norton (2004), o modelo da contabilidade financeira deveria incorporar a avaliao dos ativos intangTMeis e intelectuais de uma empresa, tais como produtos e servios de qualidade, funcionrios motivados, processos interno tes e

BSC: CONCEITUAO

PDF Editor

A idia fundamental do bsc traduzir a viso de futuro e as estratgias das organizaes num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medio e gesto estratgica. Ferramenta de medio do desempenho organizacional, o BSC capaz de clarific TMa viso dos gestores em relao aos caminhos que devem ser tomados, orientando o processo de

BSC: CONCEITUAO

O Balanced Scorecard materializa a viso e a estratgia da empresa por meio de um mapa com objectivos e indicadores de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira; clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Estes indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno nmero de temas estratgicos amplos, como o crescimento da empresa, TM a reduo de riscos ou o aumento da produtividade.

PDF Editor
(Kaplan & Norton, 1997).

BSC: ESTRUTURA

PDF Editor

O Balanced Scorecard vem traduzir a misso e a estratgia em objetivos e medidas, organizadas segundo quatro perspectivasdifTMentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

BSC: ESTRUTURA

- Financeira: Como o sucesso medido pelos nossos acionistas? - Clientes: Como ns criamos valor para os clientes - Interno: Em que processos internos precisamos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas? - Aprendizado e crescimento: De que capacidaTMs dos empregados, sistemas de informaes e clima organizacional precisamos para melhorar continuamente nossos processos internos e relaes com clientes?

BSC: ESTRUTURA
Perspectiva financeira lucratividade ROI fluxo de caixa histrico de vendas etc.

Perspectiva interna tempos de ciclo ndice da qualidade retrabalho produtividade etc.


TM

Perspectiva dos clientes reteno de clientes market share nvel de satisfao relacionamento etc.

ditor P DF E
KAPLAN, R. e NORTON, D. P. w

Perspectiva da inovao taxa de melhoria nveis de habilidade aproveit. da P&D % de novos produtos etc.

BSC:

O Balanced Scorecard a traduo da estratgia em ao, ou seja, ele se prope a tirar do papel os planos e as metas estratgicas das organizaes e TM difundi-los por todos os nveis da organizao.

BSC:
Os objetivos e as medidas utilizadas no Balanced Scorecard no se limitam a um conjunto aleatrio de medidas de desempenho financeiro e no-financeiro pois derivam de um processo hierrquico (top-down) norteado pela misso e pela estratgia da unidade de negciTMs. O Balanced Scorecard deve traduzir a misso e a estratgia de uma unidade de negcios

BSC:

Financeiro Crescimento e aprendizado. Processos

Cliente Inovao

TM

SIM, MAS CONTINUO NO ENTENDO NADA!!!!!!


TM

PDF Editor

COMO FUNCIONA
O scorecard cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a misso e a estratgia, e utiliza indicadores para informar os funcionrios sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Atua, fortemente, na rea operacional, pois grande parte dos indicadores sugeridos so, na rTMalidade, objetivos e metas de cunho operacional. Deve identificar e qualificar as relaes entre os objetivos e as medidas nas vrias perspectivas de

COMO FUNCIONA
Seria algo como o painel de instrumentos de um veculo, avio ou navio, que indica a velocidade, presso do leo, nvel de combustvel etc. Alguns se referem ao scorecard como painel de guerra, uma vez que consideram a concorrncia entre empresas para manterem-se no mercado. TM Enfim, o BSC a conexo das diretrizes traadas entre as vrias reas de uma organizao, atingindo desde a equipe d eo da

F Editor PD

Medio do Desempenho da TI com o BSC

PDF Editor
(KAPLAN et al. Apud Sousa Neto 2011)

O Balanced Scorecard (BSC) uma abordagem para gesto estratgica desenvolvida por Kaplan e Norton a quase duas dcadas. O BSC deve ser orientado pela viso da empresa e guiado pela misso. Os autores sugerem que paTM cada objetivo, deve definir-se a ao para atingi-lo e o indicador de desempenho que ir medi-lo.

Tecnologia da informao e BSC

PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE MEDIO:


1)- Coletar informaes relevantes operacionalmente

PDF Editor
3)- Concretizar a viso desejada

2)- Comunic-las aos empregados e TMocios e influenciar comportamento

Tecnologia da informao e BSC


SOLUES DE

TI PARA O BSC:

Sistema para coletar e comunicar Forma comunicativa Ambiente favorvel ao usurio Fcil de acessar
Custo efetivo no exceder utilidade Quem usa : confidencial ou aberta
TM

PDF Editor

Tecnologia da informao e BSC


CATEGORIAS DE SOLUES PARA O 1- NVEL ( MAIS BAIXO): INTERFACE DO USURIO

BSC:

- A maneira de apresentar os dados e de permitir comparaes entre unidades e ao longo do tempo. - Painis de instrumentos - Dados de vrias fontes(manual/autom)
TM

PDF Editor

Tecnologia da informao e BSC


CATEGORIAS DE SOLUES PARA O

BSC:

2 NVEL (INTERMEDIRIO): SISTEMA DE INFORMAO EXECUTIVO - Coleta de dados automtica - Fonte em outros - Exame sistemas de dados subjacentes (para TM baixo)

- Tecnologia de rede

PDF Editor

REFERNCIAS
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P.; The balanced scorecard - measures that drive performance. Harvard Business Review, v. 70, n. 1, 71-79, jan/fev 1992. [1] Kaplan, Robert S. & Norton, David P. Mapas Estratgicos : Convertendo ativos intangveis em resutlados tangveis. Editora Campus, 2004. PINTO, Amrico. Mundo PM. Balanced scorecard para projetos. Revista Mundo PM. Editora Mundo. Edio 02. Abr-Mai 2005. Manoel Veras Sousa Neto. Medio do Desempenho da TI com o BSC, Disponvel em: http://gestaodati10.blogspot.com/2011/01/medicao-do-desempenho-da-ti-com-o-bsc.html Acesso TM em:30 de Mar,2011

PDF Editor

Potrebbero piacerti anche