Sei sulla pagina 1di 16

QUALIFICAO PROFISSIONAL

Curso: Auxiliar Administrativo


Disciplina: Gesto Organizacional

Instrutora: Luziane Moreira Pedagogia/ Administrao Especialista em Superviso e Gesto Escolar

Cidadania
Cidadania (do latim, civitas, "cidade") o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive.

Prof. Luziane Moreira

Cidadania Cidadania
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo pblico (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a prpria definio de Direito, pressupe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivduo

Prof. Luziane Moreira

Direitos e Deveres
O que so os direitos e deveres do cidado?

Antes de qualquer coisa, o que ser um cidado?

Cidado aquele que se identifica culturalmente como parte de um territrio, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania ter conscincia de suas obrigaes e lutar para que o que justo e correto seja colocado em prtica.Prof. Luziane Moreira

Direitos e Deveres
O

voto est entre os principais deveres de um cidado. Os direitos e deveres no podem andar separados. Afinal, s quando cumprimos com nossas obrigaes permitimos que os outros exercitem seus direitos.
Prof. Luziane Moreira

Direitos e Deveres Direitos e Deveres

Deveres
Votar para escolher nossos governantes.
Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.

Educar e proteger nossos semelhantes.


Proteger a natureza. Proteger o patrimnio pblico e social do Pas. Colaborar com as autoridades.

Prof. Luziane Moreira

Direitos
Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes; Sade, educao, moradia, segurana, lazer, vesturio, alimentao e transporte so direitos dos cidados; Ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; Ningum deve ser submetido tortura nem a tratamento desumano ou degradante; A manifestao do pensamento livre, sendo vedado o anonimato; A liberdade de conscincia e de crena inviolvel, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto.
Prof. Luziane Moreira

Direitos e Deveres

A Constituio de 1988 reserva cinco captulos aos direitos fundamentais do cidado, com vrias categorias sobre os direitos individuais e coletivos. Existem leis importantes que no podem deixar de ser conhecidas como o Estatuto da Criana e do Adolescente, o Estatuto do Idoso.

Prof. Luziane Moreira

REGISTRO OU CERTIDO DE NASCIMENTO CARTEIRA DE IDENTIDADE CARTEIRA DE TRABALHO TTULO DE ELEITOR CPF CADASTRO DE PESSOAS FSICAS CERTIDO DE CASAMENTO CARTEIRA DE SADE

DOCUMENTOS DO CIDADO:

Prof. Luziane Moreira

FGTS
O FGTS uma poupana aberta pela empresa em nome do trabalhador, onde todo ms ela deve depositar o relativo a 8% do valor do salrio que ele recebe. Essa conta rende Juros e Atualizao Monetria (JAM). No final do perodo de um ano, a soma de todos os depsitos equivale a mais de um salrio bruto mensal. O FGTS est dividido em dois tipos de contas, ativas e inativas.

Prof. Luziane Moreira

FGTS
Conta ativa: a que mensalmente est recebendo depsitos pela empresa, durante o perodo em que voc est trabalhando. Esta conta rende Juros e Atualizao Monetria. Conta inativa: a que deixa de receber depsitos, pois o trabalhador saiu da empresa e no sacou a conta. Esta conta continua rendendo Juros e Atualizao Monetria (JAM) at o trabalhador sac-la.
Prof. Luziane Moreira

Documentos necessrios para o saque:


a) Na demisso sem justa causa: Termo de Resciso do Contrato de Trabalho - TRCT; Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS. b) Na aposentadoria: Termo de Resciso do Contrato de Trabalho -TRCT; Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS; Carta de concesso de aposentadoria concedida pela Previdncia Social (INSS) ou Portaria publicada no Dirio Oficial.

Prof. Luziane Moreira

FGTS
A conta recebe ainda uma atualizao monetria que corresponde taxa de inflao do perodo, que tem por objetivo manter o poder aquisitivo do FGTS. Atualmente, o FGTS corrigido pela variao da TR (Taxa Referencial), a mesma que corrige as Cadernetas de Poupana. Segundo a legislao vigente, as contas vinculadas do FGTS podem ser retiradas nas seguintes situaes: Demisso sem justa causa; Trmino do contrato por prazo determinado; Aposentadoria; Suspenso do Trabalho Avulso; Falecimento do Trabalhador; Ter o titular da conta vinculada, idade igual ou superior a 70 anos; Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vrus HIV; Quando o trabalhador ou seu dependente for acometido de Neoplasia Maligna (cncer);
Prof. Luziane Moreira

FGTS
Permanncia da conta sem depsito por trs anos ininterruptos, para os contratos rescindidos at 13/07/90 e para os demais, permanncia do trabalhador por igual perodo fora do regime do FGTS; Resciso do contrato por culpa recproca ou fora maior; Resciso do contrato por extino total ou parcial da empresa; Resciso do contrato por decretao de nulidade do contrato de trabalho nas hipteses previstas no art. 37 2, da Constituio Federal, quando mantido o direito ao salrio, ocorrida aps 28.07.2001; Utilizao para compra de moradia, atravs do Sistema Financeiro de Habitao - SFH ou, mesmo fora desse Sistema, desde que o imvel preencha os requisitos para ser por ele financiado. Neste caso, o saldo da conta vinculada poder ser usado para: Compra vista (total ou parcial) ou a prazo, desde que o imvel se enquadre nas condies do Sistema Financeiro de Habitao - SFH; Quitao ou reduo do saldo devedor de financiamento do SFH; Prof. Luziane Moreira Pagamento de parte das prestaes de financiamento do SFH.

CONCLUSO
O termo cidadania parece ter cado nas graas daqueles que tm na comunicao o instrumento de trabalho, como polticos, dirigentes, comunicadores, socilogos e outros profissionais que, de alguma forma, interagem no meio social. Em seu ensaio a Veja, edio de 22/10/03, Roberto Pompeu de Toledo, ao fazer uma crtica ao comportamento do brasileiro, quando este se julga estar por cima e usa da impontualidade como meio de dominao, refere-se pontualidade como expresso de igualitarismo. E acrescenta: , para usar detestvel palavro em voga, uma manifestao de cidadania. Na pontualidade, duas pessoas chegam junto.. Considerada palavra gasta, ou no, o fato que a cidadania parmetro balizador da histria do homem enquanto ser social. Mesmo que, inconscientemente, o homem, na sua caminhada ao longo da Histria, sempre manteve a cidadania como questo central Prof. Luziane Moreira das suas lutas, como se verifica ao se recuar nos primrdios da

QUALIFICAO PROFISSIONAL
Curso: Auxiliar Administrativo

Disciplina: Gesto Organizacional

Instrutora: Luziane Moreira


Pedagogia/ Administrao Especialista em Superviso e Gesto Escolar luluserginho@yahoo.com.br

Potrebbero piacerti anche