Sei sulla pagina 1di 75

Distrbios cardacos

Vamos agora descobrir quais so algumas das doenas que afectam o sistema cardaco

Pulmes

Sistema Cardio-Respiratrio Corao Circulao do sangue pelo corao 1- Nariz 2- Faringe 3-Laringe 4- Traqueia 5- Brnquios 6- Alvolos

Doenas Cardiorrespiratrias
Existem inmeras doenas CardioRespiratrias, mas neste congresso, decidimos falar apenas de algumas e essas so: 1) Aterosclerose 2) Presso Arterial 3) Enfarto do Miocrdio 4) Dislipidemia 5) Insuficincia Cardaca

Tcnicas de diagonstico de doenas do sistema Cardaco

Aterosclerose
Aterosclerose um termo geral que designa vrias doenas nas quais se verifica espessamento e perda de elasticidade da parede arterial. A mais importante e a mais frequente destas doenas a aterosclerose, na qual a substncia gorda se acumula por baixo do revestimento interno da parede arterial. A aterosclerose afecta as artrias do crebro, do corao, dos rins, de outros rgos vitais, dos braos e das pernas. Quando a aterosclerose se desenvolve nas artrias que alimentam o crebro (artrias cartidas), pode produzir-se um icto; quando se desenvolve nas artrias que alimentam o corao (artrias coronrias), pode produzir-se um enfarte do miocrdio.

Causas
A aterosclerose inicia-se quando alguns glbulos brancos, chamados moncitos, migram da corrente sangunea para o interior da parede da artria e transformam-se em clulas que acumulam substncias gordas. Com o tempo, estes moncitos carregados de gordura acumulam-se e produzem espessamentos, distribudos irregularmente pelo revestimento interno da artria. Cada zona de espessamento (chamada placa aterosclertica ou de ateroma) enche-se de uma substncia mole parecida com o queijo, formada por diversas substncias gordas, principalmente colesterol, clulas musculares lisas e clulas de tecido conjuntivo). As artrias afectadas pela aterosclerose perdem a sua elasticidade e, medida que os ateromas crescem, tornam-se mais estreitas. Um ateroma rebentado tambm pode derramar o seu contedo gordo e desencadear a formao de um cogulo sanguneo (trombo). O cogulo estreita ainda mais a artria e inclusive pode provocar a sua ocluso ou ento desprende-se e passa ao sangue at chegar a uma artria mais pequena, onde causar uma ocluso (embolia).

Sintomas
Geralmente, a aterosclerose no produz sintomas at estreitar gravemente a artria ou causar uma obstruo sbita. Os sintomas dependem do local onde se desenvolve a aterosclerose: o corao, o crebro, as pernas ou quase em qualquer parte do organismo. O primeiro sintoma do estreitamento de uma artria pode ser uma dor ou uma cibra nos momentos em que o fluxo de sangue insuficiente para satisfazer as necessidades de oxignio. Por exemplo, durante um exerccio, uma pessoa pode sentir dor no peito (angina), devido falta de oxignio no corao; ou, enquanto caminha, podem aparecer cibras nas pernas (claudicao intermitente) devido falta de oxignio nas extremidades. Estes sintomas desenvolvem-se gradualmente medida que o ateroma aperta a artria. No entanto, quando se verifica uma obstruo sbita, os sintomas aparecem imediatamente (por exemplo, quando um cogulo sanguneo se encrava numa artria).

Preveno e Tratamento
Para prevenir a aterosclerose, devem eliminar-se os factores de risco controlveis. Assim, dependendo dos factores de risco especficos de cada pessoa, a preveno consistir em diminuir os valores de colesterol diminuir a presso arterial, deixar de fumar, perder peso e fazer exerccio. O hbito de fumar particularmente perigoso para as pessoas que j tm um risco elevado de sofrer doenas cardacas. Fumar cigarros diminui a concentrao do colesterol bom, ou colesterol com lipoprotenas de alta densidade (HDL), e aumenta a concentrao do colesterol mau, ou colesterol com lipoprotenas de baixa densidade (LDL). O colesterol tambm aumenta o valor do monxido de carbono no sangue, o que pode aumentar o risco de leses do revestimento da parede arterial e, alm disso, contrai as artrias j estreitadas pela aterosclerose e, portanto, diminui a quantidade de sangue que chega aos tecidos.

O risco que um fumador corre de desenvolver uma doena das artrias coronrias est directamente relacionado com a quantidade de cigarros que fuma diariamente. Definitivamente, o melhor tratamento para a aterosclerose a preveno. Quando a aterosclerose se torna suficientemente grave para causar complicaes, devem tratar-se as prprias complicaes (angina de peito, enfarte, arritmias, insuficincia cardaca, insuficincia renal, icto ou obstruo das artrias perifricas).

Assistncia de enfermagem Orientar reduo dos fatores de risco.

Imagens

Infarto do Miocrdio
Enfarte agudo do miocrdio, popularmente conhecido como ataque cardaco, o processo de morte (necrose) de parte do msculo cardaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxignio.

Causas
causado pela reduo do fluxo sanguneo coronrio de magnitude e durao suficiente para no ser compensado pelas reservas orgnicas. A causa habitual da morte celular uma isquemia (deficincia de oxignio) no msculo cardaco, por ocluso de uma artria coronria. A ocluso d-se em geral pela formao de um cogulo sobre uma rea previamente limitada por aterosclerose.

Sintomas
A dor que aparece durante o enfarte de miocrdio de caractersticas similares da angina de peito, ainda que costume ser de maior durao, demorando trinta minutos a vrias horas a desaparecer. No abranda com o repouso nem com os medicamentos vasodilatadores. Como na angina de peito a dor de intensidade varivel: pode ser desde insuportvel at leve formigueiro em ambos os braos ou inclusivamente no apresentar sintomas nos casos de diabticos, alcolicos e idosos. Outros sintomas podem ser: sensao de falta de ar (dispneia), sensao de morte iminente, instabilidade na marcha, suor frio, pele plida e debilidade generalizada importante.

Tratamento
O tratamento procura diminuir o tamanho do enfarte e reduzir as complicaes ps-enfarte. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorizao intensiva da evoluo da doena, uso de medicaes e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronria e cirurgia cardaca. O tratamento diferente conforme a pessoa, j que reas diferentes quando a localizao e tamanho podem ser afectadas, e resposta de cada pessoa ao enfarte ser particular.

Imagem

DISLIPIDEMIA
o aumento do colesterol no sangue. Colesterol total: Desejvel=<200mg/dl Limtrofe=200239mg/dl Alto=>240mg/dl Causasmetablicas; hormonais; renais; hepticas; medicamentosas; lcool; dieta; obesidade.

DISLIPIDEMIA
Sintomatologia=geralmente assintomtica at comprometimento dos rgos. Diagnstico=pesquisa no sangue. Qual a conseqncia? Formao dos ateromas Doenas cardacas Doenas vasculares Doenas cerebrais

DISLIPIDEMIA
Tratamento Dieta; Exerccio fsico; Perda de peso; Medicamentos Estatinas

DISLIPIDEMIA Assistncia de enfermagem Obter anamnese; Coletar sangue; Orientar acompanhamento nutricional; Incentivar realizao de exerccios; Incentivar mudanas de hbitos.

Insuficincia Cardaca
A insuficincia cardaca (insuficincia cardaca congestiva) uma doena grave em que a quantidade de sangue que o corao bombeia por minuto (dbito cardaco) insuficiente para satisfazer as necessidades de oxignio e de nutrientes do organismo. Termo insuficincia cardaca no significa que o corao tenha parado, como algumas pessoas pensam; significa, isso sim, a reduo da capacidade do corao para manter um rendimento eficaz. A insuficincia cardaca tem muitas causas, entre as quais h um certo nmero de doenas; muito mais frequente nas pessoas mais velhas, dado que tm uma maior possibilidade de contrair as doenas que a causam. Apesar de ser um processo que vai piorando lentamente com a passagem do tempo, as pessoas que sofrem desta perturbao podem viver muitos anos. No entanto, 70 % dos doentes com esta afeco morrem antes de passados 10 anos a partir do diagnstico.

Insuficincia Cardaca
A insuficincia cardaca (insuficincia cardaca congestiva) uma doena grave em que a quantidade de sangue que o corao bombeia por minuto (dbito cardaco) insuficiente para satisfazer as necessidades de oxignio e de nutrientes do organismo. Termo insuficincia cardaca no significa que o corao tenha parado, como algumas pessoas pensam; significa, isso sim, a reduo da capacidade do corao para manter um rendimento eficaz. A insuficincia cardaca tem muitas causas, entre as quais h um certo nmero de doenas; muito mais frequente nas pessoas mais velhas, dado que tm uma maior possibilidade de contrair as doenas que a causam. Apesar de ser um processo que vai piorando lentamente com a passagem do tempo, as pessoas que sofrem desta perturbao podem viver muitos anos. No entanto, 70 % dos doentes com esta afeco morrem antes de passados 10 anos a partir do diagnstico.

Insuficincia Cardaca
INSUFICINCIA CARDACA ESQUERDA O VE no consegue bombear o sangue- aumenta sua presso e diminuindo o fluxo no AE-aumenta presso no AE-diminui o fluxo sanguneo procedente dos vasos pulmonares-aumento na presso na circulao pulmonar fora o lquido para dentro dos tecidos pulmonares e alvolos, comprometendo a troca gasosa-congesto pulmonar. Dispnia, tosse, estertores, baixa saturao de oxignio, dispnia a pequenos esforos, ortopnia e dispnia paroxstica noturna.

Insuficincia Cardaca
INSUFICINCIA CARDACA DIREITA O lado direito do corao no consegue ejetar o sangue- no consegue acomodar todo o sangue que retorna para ele pela circulao venosacongesto das vsceras e dos tecidos perifricos. Edema dos MMII, ganho de peso, hepatomegalia, distenso das veias do pescoo, ascite, anorexia, nuseas, noctria e fraqueza.

Causas
Qualquer doena que afecte o corao e interfira na circulao pode causar insuficincia cardaca. Determinadas doenas podem actuar selectivamente afectando o msculo cardaco, deteriorando a sua capacidade de contraco e de bombeamento. A mais frequente delas a doena das artrias coronrias, que limita o fluxo sanguneo para o msculo cardaco e que pode ser causa de enfarte. A miocardite (uma infeco do msculo cardaco provocada por bactrias, vrus ou outros microrganismos) provoca tambm leses graves no msculo cardaco, assim como a diabetes, o hipertiroidismo ou a obesidade extrema. Uma doena de uma vlvula cardaca pode obstruir o fluxo de sangue entre as cavidades do corao ou entre o corao e as artrias principais. Por outro lado, uma vlvula que no feche bem e deixe escapar sangue pode provocar um refluxo do mesmo. Estas situaes provocam a sobrecarga do msculo cardaco e, em consequncia, debilitam a fora das contraces cardacas. Outras doenas afectam principalmente o sistema de conduo elctrica do corao e provocam frequncias cardacas lentas, rpidas ou irregulares, que impedem um bombeamento adequado do sangue.

Sintomas
As pessoas com uma insuficincia cardaca descompensada sentem-se cansadas e dbeis quando levam a cabo alguma actividade fsica, porque os msculos no recebem um volume adequado de sangue. Por outro lado, o inchao pode tambm causar muitos sintomas. Para alm da influncia da gravidade, a localizao e os efeitos do edema dependem tambm do lado do corao que esteja mais afectado.

A insuficincia cardaca direita tende a produzir uma paragem do sangue que se dirige para o lado direito do corao. Isto produz inchao nos ps, nos tornozelos, nas pernas, no fgado e no abdmen. Por outro lado, a insuficincia do lado esquerdo provoca a acumulao de lquido nos pulmes (edema pulmonar), o que provoca uma dispneia intensa. No princpio, esta verifica-se durante um esforo fsico, mas medida que a doena progride, aparece tambm mesmo em repouso.

Tratamento
Atravs de uma interveno cirrgica pode corrigir-se uma vlvula cardaca estreita ou com insuficincia, uma comunicao anmala entre as cavidades cardacas ou uma obstruo das artrias coronrias, tudo o que pode conduzir ao desenvolvimento de uma insuficincia cardaca. Por vezes, pode eliminar-se a causa por completo sem necessidade de recorrer cirurgia. Por exemplo, a administrao de antibiticos pode curar uma infeco. Os frmacos, a cirurgia ou a radioterapia so eficazes para tratar o hipertiroidismo. De modo semelhante, os frmacos reduzem e controlam a hipertenso arterial.

Imagem

At prxima Aula...

Potrebbero piacerti anche