Sei sulla pagina 1di 25

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

CURSO: Licenciatura em Enfermagem 1 Ano ps laboral

Sumrio: 1 Legislao no preparo e administrao dos medicamentos Princpios fundamentais Direitos Responsabilidades Deveres Proibies

Legislao no preparo e administrao dos medicamentos O Cdigo de tica dos profissionais de Enfermagem traz aspectos que direccionam a actuao frente a execuo do preparo e da administrao dos medicamentos. Dos princpios Fundamentais Artigo 1 A enfermagem uma profisso, comprometida com a sade do ser humano e da colectividade. Actua na promoo, proteco, recuperao da sade e reabilitao das pessoas, respeitando os preceitos cticos e legais.

Dos direitos Artigo 7 Recusar-se a executar actividades que no sejam de sua competncia legal. Artigo 14 Actualizar seus conhecimentos tcnicos, cientficos e culturais.

Das responsabilidades Artigos 16 Assegurar ao cliente uma assistncia de enfermagem livre de danos decorrentes de impercia, negligencia ou imprudncia. Artigo 17 Avaliar criteriosamente sua competncia tcnica e legal e somente aceitar encargo ou atribuies, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela. Artigo 18 Manter-se actualizado, ampliando seus conhecimentos tcnicos, cientficos e culturais, em beneficio da clientela, colectividade e do desenvolvimento da profisso.

Dos deveres Artigo 24 Prestar a clientela uma assistncia de enfermagem livre dos riscos decorrentes de impercia, negligencia e imprudncia. Artigo 26 Prestar adequadas informaes ao cliente e famlia a respeito da assistncia de enfermagem, possveis benefcios, riscos e consequncias que possam ocorrer. Artigo 33 Proteger o cliente contra danos decorrentes de impercia, negligencia ou imprudncia por parte de qualquer membro da equipe de sade.

Das proibies Artigo 47 Ministrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que compe e da existncia de risco para o cliente. Artigo 50 Executar prescries teraputicas quando contrarias segurana.

Sumrio: 2 Farmacologia Principais definies Formas farmacuticas

Farmacologia definida como a cincia que estuda a natureza e as propriedades do frmacos e principalmente a aco dos medicamentos. Frmaco Uma substncia definida, com propriedades activas, produzindo efeito teraputico Droga Qualquer substncia que interaja com o organismo produzindo algum efeito.

Medicamento uma droga utilizada com fins teraputicos ou de diagnstico. Muitas substncias podem ser consideradas medicamentos ou no, depende da finalidade com que foram usadas. Por exemplo: A vitamina C se for obtida por meio dos alimentos considerada um nutriente, mas se for administrada na forma pura para correco de estados carenciais ou como estimulante das defesas orgnicas definida como um medicamento

Forma farmacutica o estado final que as substncias activas apresentam depois de serem submetidas s operaes farmacuticas necessrias, a fim de facilitar a sua administrao e obter o maior efeito teraputico desejado: slidos (comprimidos, Cpsulas, Drageias, etc.), semi-slidos (unguento, gel e pomadas), lquidos (injectveis, xaropes, etc.), gasosos (aerossis).

Obs: Cpsulas So formas farmacuticas slidas, administradas por via oral. Existem tamanhos e volumes diferentes. O invlucro pode ser constitudo de amido ou de gelatina. As cpsulas devem atender s exigncias de variao de peso, tempo de desintegrao, uniformidade de contedo e teor de princpios activos.

Farmacodinmica: refere-se ao estudo dos mecanismos relacionados aco do medicamento e suas alteraes bioqumicas ou fisiolgicas no organismo. A resposta decorrente dessa aco o efeito do medicamento propriamente dito.

Farmacodinmica (cont.) Aco dos medicamentos Aco local A medicao age no local onde administrada, sem passar pela corrente sangunea. Exemplo: pomadas e colrios. Aco sistmica: significa que a medicao primeiramente absorvida, depois entra na corrente sangunea para actuar no local de aco desejado. Exemplo: antibiticos.

Origem dos medicamentos Os medicamentos so originados de fontes natural (reino animal, vegetal e mineral) e sinttica (industrializado). Os pesquisadores passaram a utilizar os conhecimentos tradicionais e qumicos para desenvolver fontes sintticas, com a vantagem dos frmacos quimicamente desenvolvidos serem desprovidos de impurezas geralmente encontradas nas substncias naturais. Pode-se atravs da indstria manipular a estrutura molecular da substncia qumica do medicamento, ocasionando modificaes na estrutura qumica da droga, tornando-a mais eficaz contra diferentes microorganismos.

Farmacoterapia o uso dos medicamentos no tratamento, preveno, diagnostico e no controlo de sinais e sintomas das doenas. Aco do medicamento sua aco qumica que pode ser profiltica, curativa, paliativa e diagnostica: Profiltica: o medicamento tem aco preventiva contra as doenas. Exemplo: as vacinas podem actuar na preveno de doenas.

Farmacoterapia (cont.) Curativo: o medicamento tem aco curativa, pode curar a patologia. Exemplo: os antibiticos tm aco teraputica curando a doena. Paliativo: o medicamento tem capacidade de diminuir os sinais e sintomas da doena. Exemplo: os anti-hipertensivos diminuem a Presso Arterial, mas no curam a Hipertenso Arterial; os antipirticos e analgsicos diminuem febre e dor, porm no curam a patologia causadora dos sinais e sintomas. Diagnostico: o medicamento auxilia no diagnstico, elucidando exames radiogrficos. Exemplo: os contrastes so medicamentos que associados aos exames radiogrficos auxiliam em diagnsticos de patologias

FARMACOCINTICA Estuda os problemas relacionados com a absoro, distribuio e excreo das drogas no organismo. Absoro: a passagem da droga do local onde foi depositada at a corrente sangunea. O tempo sofrer alterao dependendo da via de administrao; Distribuio: a passagem da droga da corrente sangunea para os tecidos. Excreo: a eliminao dos metablicos pelo organismo, podendo ser: pulmonar, salivar, lacrimal, nasal, sudorpara, leite materno, renal e heptica.

Reaces Adversas: Relacionadas com a aco farmacolgica principal do frmaco: Podem ocorrer quando h um aumento da dose ou interaco entre frmacos. Ex: Hemorragias por anticoagulante No-relacionadas com a aco farmacolgica principal do frmaco: Podem ser entendidas quando aparecem em consequncia de dose excessiva, mas com efeitos no relacionados ao modo de aco. Ex: Hepatotoxicidade ocasionada por analgsicos. Podem ser tambm imprevisveis, pois podem ocorrer mesmo com doses teraputicas Ex: Anemia aplstica com o uso de antibacterianos.

Interaces medicamentosas: so tipos especiais de respostas farmacolgicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos so alterados pela administrao simultnea ou anterior de outros, ou atravs da administrao concorrente com alimentos.

Interaces medicamentosas (cont.) As respostas decorrentes da interaco podem acarretar potencializao do efeito teraputico, reduo da eficcia, aparecimento de reaces adversas com distintos graus de gravidade ou ainda, no causar nenhuma modificao no efeito desejado do medicamento, Portanto, a interaco entre medicamentos pode ser til (benfica), causar respostas desfavorveis no previstas no regime teraputico (adversa), ou apresentar pequeno significado clnico.

Interaces medicamentosas (cont.) As interaces benficas so abordagens teraputicas fundamentais em diversas patologias. No tratamento da hipertenso arterial severa a combinao de medicamentos com mecanismos de aco diferentes promove a reduo mais eficiente da presso sangunea.

Incompatibilidade So interaces do tipo fsico-qumicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos so administrados na mesma soluo ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido capaz de inviabilizar a teraputica clnica. Portanto, acontecem fora do organismo, durante o preparo e administrao dos medicamentos parenterais (incompatibilidade entre os agentes misturados ou com o veiculo adicionado) e frequentemente resultam em precipitao ou turvao da soluo; mudana de colorao do medicamento ou inactivao do princpio activo.

Antagonismo No antagonismo a resposta farmacolgica de um medicamento suprimida ou reduzida na presena de outro, muitas vezes pela competio destes pelo mesmo stio receptor. So tipos de interaces que podem gerar respostas benficas, por exemplo, no caso da utilizao do naloxone (antagonista opiide) nos quadros de depresso respiratria causados pela morfina, ou acarretar ineficcia do tratamento, por exemplo, no caso da associao indevida entre o propranolol (bloqueador de receptores b) e do salbutamol (agonistas de receptores b)

Reaces Idiossincrsicas Os medicamentos podem ter efeitos imprevisis, o paciente reage por excesso ou por defeito a um medicamento, ou tem uma reaco atpica. Ex: uma criana que toma um anti-histamnico pode ficar extremamente agitada, ou excitada em vez de sonolenta.

Potrebbero piacerti anche