Sei sulla pagina 1di 26

A CRFB/88 tem um captulo prprio e especfico de

proteo ao meio ambiente, ao contrrio de todas as demais anteriores.


O que levou Milar a afirmar que a CRFB/88 o diploma mais

avanado do mundo em proteo ambiental.

Dentre todas as medidas de proteo ao meio

ambiente previstas na CRFB/88, existem as de natureza penal.


o que Luiz Rgis Prado chama de mandato expresso de

criminalizao, ou seja, h uma ordem expressa da CRFB/88 para punir criminalmente infraes ambientais. O meio ambiente um bem jurdico que, indiscutivelmente, deve ser protegido em mbito penal, por expressa previso constitucional (art. 225, 3).

Parte Geral (arts. 2 a 28)


Contm regras prprias e especficas em relao s regras

gerais do CP. Pelo princpio da especialidade, estas regras gerais da lei 9.605/98 prevalecem sobre as regras gerais da parte especial do CP e CPP. No que a lei penal for omissa, aplicam-se subsidiariamente as normas do CP, CPP e lei 9.099/90 (pois boa parte dos crimes ambientais de menor potencial ofensivo). (art. 79)
Art. 79. Aplicam-se subsidiariamente a esta Lei as disposies do

Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal.

Parte Especial (arts. 29 e segs. crimes ambientais em

espcie)

1 Parte Art. 2 Quem, de qualquer forma, concorre para a prtica dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade (...)
possvel haver concurso de pessoas em crimes ambientais.
Adotou a Teoria Monista, semelhante adotada pelo CP, pois

todos respondem pelo mesmo crime, na medida de sua culpabilidade. Culpabilidade = maior ou menor colaborao para a consecuo do resultado, pois todos respondem pelo mesmo crime (mas a pena individualizada, de acordo com a culpabilidade de cada um dos agentes).

2 Parte Art. 2 (....)bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de rgo tcnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatrio de pessoa jurdica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prtica, quando podia agir para evit-la.
Diretores, administradores, gerentes, etc, de pessoas jurdicas respondem

por crimes ambientais tanto por ao, como por omisso (quando comete ou quando no evita, podendo ter evitado).
Criou o dever jurdico de agir para estas pessoas, que torna a omisso delas

penalmente relevante. (art. 13, 2, a do CP)

O omitente devia e podia agir para evitar o resultado, pois o dever de agir incumbe a

quem tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. Os requisitos do dever jurdico de agir (parte final do art. 2) visam impedir a responsabilidade penal objetiva.

O STF/STJ, para evitar a responsabilidade objetiva, vm rejeitando a

Denncia Genrica.

Denncia Genrica aquela que inclui o diretor, o gerente, o mandatrio, o

preposto, etc da pessoa jurdica na ao penal apenas por ele ostentar tal qualidade, mas no descreve qual foi a conduta criminosa dessa pessoa (e por no descrever o fato criminoso em todas as suas circunstncias, inepta).

A polmica comeou no Brasil com a CRFB/88 que, no seu

art. 225, 3, disps da seguinte forma:


Art. 225, 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas

ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.
A discusso tomou corpo com o art. 3 da lei 9.605/98:
Art.

3 As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade.

1 Corrente A CRFB/88 no prev a responsabilidade penal da pessoa

jurdica.
crimes.

Nem sequer discute-se se a pessoa jurdica pode ou no cometer

Argumentos: a) A correta interpretao do art. 225, 3 da CRFB/88 leva concluso de que no est prevista a responsabilidade penal da pessoa jurdica.
O art. 225 fala em condutas, que so praticadas por pessoas fsicas, estando

sujeitas a sanes penais. O art. 225 fala em atividades, que no praticadas por pessoas jurdicas, estando sujeitas a sanes administrativas. Ambas (pessoas fsicas e jurdicas) esto sujeitas responsabilidade civil.
b)

O princpio da personalidade da pena, previsto no art. 5, XLV da CRFB/88, impede a responsabilidade penal da pessoa jurdica.
sempre pessoa fsica, no se podendo transferir a responsabilidade penal da pessoa fsica para a pessoa jurdica.

Este princpio afirma que a pena no passar da pessoa do infrator, que

1 Corrente Pessoa jurdica no pode cometer crimes (societas delinquere non potest) Tem como ponto forte de argumentao na Teoria da Fico Jurdica de Savigny e Feuerbach.
As pessoas jurdicas so entes fictcios irreais, ou seja, puras abstraes jurdicas

desprovidas de conscincia e vontade prprias. Assim, no podem cometer atos tipicamente humanos, como as condutas criminosas.

A partir destes pressupostos, esta corrente levanta os seguintes

argumentos:

a)

As pessoas jurdicas no tm capacidade de conduta, porque no tm vontade e finalidade, logo, no atuam com dolo ou com culpa.
Punir penalmente a pessoa jurdica significa responsabilidade penal objetiva (sem dolo e sem culpa), vedada no Direito Penal.

b)

Pessoas jurdicas no agem com culpabilidade.


Elas no tm imputabilidade (capacidade de entender e querer) nem potencial conscincia da ilicitude (impossibilidade de entender o carter criminoso do fato). Se no tm culpabilidade, no podem sofrer penas (toda vez que no h culpabilidade no pode sofrer penas).

c)

As penas, ainda que pudessem ser aplicadas s pessoas jurdicas, no tm nenhuma finalidade em relao a elas.
Se as pessoas jurdicas so entes fictcios, so incapazes de assimilar os efeitos de uma sano penal.

2 Corrente Sob a perspectiva desta segunda corrente, o art. 225, 3 da CRFB/88 que prev a responsabilidade penal das pessoas jurdicas uma norma constitucional no auto-aplicvel (no auto-executvel), dependendo de regulamentao infraconstitucional.
Essa regulamentao infraconstitucional seria a criao de uma teoria do crime e

da pena, bem como de institutos processuais prprios e compatveis com a natureza fictcia da pessoa jurdica.

Na Frana foi criada a responsabilidade penal da pessoa jurdica,

mas foi feita uma lei de adaptao, ou seja, uma lei com institutos prprios para a pessoa jurdica.

Defensores: Luiz Rgis Prado, Czar Roberto Bittencourt, Miguel

Reale Jr., Piarangeli, Luiz Flvio Gomes, Zaffaroni, Rogrio Greco, Delmanto, Clvis Bevilqua (1955).

3 Corrente As pessoas jurdicas cometem crimes (Societas delinquere potest).


Tem como ponto forte a Teoria da Realidade ou da Personalidade Real (Otto Gierke).
outra teoria civilista que se ope Teoria da Fico Jurdica de Savigny, afirmando que a pessoas jurdicas so um entes reais com capacidade e vontade prprias, distintos das pessoas fsicas que a compem. As pessoas fsicas no so meras abstraes ou fices legais, logo, podem cometer crimes e sofrer penas.

Quanto culpabilidade, estas pessoas sofrem o que o STJ chama de culpabilidade

social, tambm chamada de culpa coletiva.

A empresa um centro autnomo de emanao de decises, portanto pode sofrer responsabilidade penal.

Nucci fala claramente que a pessoa jurdica tem vontade prpria, portanto, no h

responsabilidade penal objetiva em puni-la.

Argumentos:
O art. 225, 3 da CRFB/88 prev sim a responsabilidade penal da pessoa jurdica e o art. 3 da lei ambiental tambm a prev (argumento dogmtico). No ocorre violao ao princpio da personalidade da pena, pois a responsabilidade penal est recaindo sobre o autor do crime, que a pessoa jurdica.

Defensores: dis Milar, Paulo Afonso Leme Machado, Hermann Benjamin, Damsio

de Jesus, Srgio Salomo Schecaira, Ada Pellegrini, Nucci, etc.

3 Corrente Para os que aceitam a responsabilidade da pessoa jurdica, h que se obedecer a dois requisitos cumulativos previstos no art. 3 da lei 9.605/98:
Deciso de representante legal ou do rgo colegiado da pessoa

jurdica.

+ Infrao praticada no interesse ou benefcio da pessoa jurdica.


Ex: o funcionrio operador de moto-serra, por sua conta e risco, resolve

avanar em rea de preservao permanente e derrubar rvores. Neste caso no se pode responsabilizar a pessoa jurdica, pois a deciso de derrubar as rvores no partiu de seu representante legal ou rgo colegiado, apesar de ter beneficiado a pessoa jurdica. Alm disso, a jurisprudncia ainda exige que o MP, quando denuncie pessoa jurdica, tenha que indicar na denncia, sob pena de inpcia, qual foi a deciso do representante legal ou rgo colegiado + qual foi o benefcio ou interesse da pessoa jurdica.

STF

Na sua composio atual, ainda no se manifestou sobre a responsabilidade penal da pessoa jurdica. O que existe so posicionamentos dos ministros, durante debates sobre crimes ambientais, a ttulo obter dicta sobre a matria.

STJ

Admite a responsabilidade penal da pessoa jurdica, admitindo denncia contra a pessoa jurdica, desde que ela seja denunciada junto com as pessoas fsicas responsveis pela infrao (REsp 889.528/SC):

PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. DENNCIA REJEITADA PELO E. TRIBUNAL A QUO. SISTEMA OU TEORIA DA DUPLA IMPUTAO.Admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais desde que haja a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio, uma vez que no se pode compreender a responsabilizao do ente moral dissociada da atuao de uma pessoa fsica, que age com elemento subjetivo prprio cf. Resp n 564960/SC, 5 Turma, Rel. Ministro Gilson Dipp, DJ de 13/06/2005 (Precedentes). Recurso especial provido.

Em caso de ao penal envolvendo pessoas fsicas e jurdica, quando o STJ excluiu as pessoas fsicas a ttulo de denncia genrica, restando apenas na ao penal a pessoa jurdica, o STJ decidiu que se deve trancar a ao penal (RMS 16.696/PR).

RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA. DIREITO PROCESSUAL PENAL. CRIME AMBIENTAL. RESPONSABILIZAO DA PESSOA JURDICA. POSSIBILIDADE. TRANCAMENTO DA AO PENAL. INPCIA DA DENNCIA. OCORRNCIA.1. Admitida a responsabilizao penal da pessoa jurdica, por fora de sua previso constitucional, requisita a actio poenalis, para a sua possibilidade, a imputao simultnea da pessoa moral e da pessoa fsica que, mediata ou imediatamente, no exerccio de sua qualidade ou atribuio conferida pela estatuto social, pratique o fato-crime, atendendo-se, assim, ao princpio do nullum crimen sine actio humana.2. Excluda a imputao aos dirigentes responsveis pelas condutas incriminadas, o trancamento da ao penal, relativamente pessoa jurdica, de rigor.3. Recurso provido. Ordem de habeas corpus concedida de ofcio.

TRFs Admitem a responsabilidade penal da pessoa jurdica.

Art. 3, pargrafo nico. A responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui

a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato.

Pode ser denunciada somente a pessoa fsica, ou pode ser

denunciada a pessoa fsica e a pessoa jurdica pelo mesmo fato.

Este sistema acarreta dupla imputao? Carlos Fernando Constantino acha que acarreta bis in idem. Bis in idem significa punir pelo mesmo fato a mesma pessoa, logo, nesse sistema punem-se pelo mesmo fato pessoas diferentes (fsica e jurdica), logo, no existe bis in idem (STJ).

possvel denunciar apenas a pessoa jurdica? No, pois o STJ, de acordo com o caput do art. 3 da lei 9.605/98, a pessoa jurdica s tem responsabilidade penal se o crime se originou de deciso de seu representante legal ou de seu rgo colegiado.
A pessoa jurdica sofre a responsabilidade penal por emprstimo ou por ricochete.

Nem a CRFB/88 nem a lei ambiental especificam qual a pessoa jurdica que pode

ser responsabilizada penalmente, logo h duas correntes: (no h corrente majoritria!!!)


1 Corrente Pessoa jurdica de direito pblico pode ser responsabilizada penalmente, pois se a CRFB/88 e a lei ambiental no distinguiram entre pessoas jurdicas de direito privado e de direito pblico, no cabe ao intrprete distinguir. Defensores: Nucci, Paulo Affonso Leme Machado, Luiz Flvio Gomes (a responsabilidade no penal, mas sim via direito judicial sancionador juiz penal aplicando sanes administrativas). 2 Corrente No possvel a responsabilidade penal da pessoa jurdica de Direito Pblico. Argumentos:
O Estado no pode punir a si mesmo, pois ele j tem o monoplio de punir. As duas penas possveis de serem aplicadas pessoa jurdica so inviveis em relao s pessoas jurdicas de

direito pblico (multa e restritiva de direitos).

A multa recairia sobre os prprios cidados, uma vez que essa multa seria paga com o dinheiro

dos prprios cidados (cofres pblicos). As penas restritivas de direitos so inteis, pois j funo do Poder Pblico prestar servios sociais.

Defensores: dis Milar, Wladimir e Gilberto Passos de Freitas.

Art. 4 Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre

que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente.
A doutrina penalista afirma no ser possvel a aplicao da

desconsiderao da pessoa jurdica para efeitos de responsabilizao penal, pois, tendo em vista o princpio da intranscendncia da responsabilidade penal ou princpio da personalidade da pena (art. 5, XLV da CRFB/88).
A responsabilidade penal no pode ultrapassar a pessoa do

infrator. No se pode desconsiderar a pessoa jurdica para transferir a sano penal aplicada a ela para a pessoa fsica. Esta transferncia de penal que ocorreria com a desconsiderao da pessoa jurdica feriria o princpio da personalidade da pena.

1 Etapa (1 Fase: fixao da pena base) O juiz, para fixar a pena-base, utiliza-se das circunstncias judiciais do art. 6 da lei 9.605/98.
Art. 6 Para imposio e gradao da penalidade, a autoridade competente observar: I a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrao e suas conseqncias para a

sade pblica e para o meio ambiente; II os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislao de interesse ambiental; III a situao econmica do infrator, no caso de multa.
No inciso I, o juiz leva em conta as conseqncias do crime para o meio ambiente e

sade pblica e no para o ofendido (como no art. 59 do CP).

No inciso II, o juiz leva em conta se o ru tem bons ou maus antecedentes

ambientais.

Bons ou maus antecedentes ambientais no se refere apenas a crimes ambientais, mas

sim ao cumprimento da legislao ambiental como um todo.

Ex: ru que nunca foi condenado por crime ambiental, mas j sofreu 15 multas administrativas por infrao ambiental, considerado que tem maus antecedentes.

No inciso III, em caso de multa, o juiz leva em conta a situao econmica do

infrator.

1 Etapa (2 Fase: Considerao das atenuantes do

art. 14 e agravantes do art. 15 sobre a pena base)


Art. 14. So circunstncias que atenuam a pena: I baixo grau de instruo ou escolaridade do agente; II arrependimento do infrator, manifestado pela espontnea reparao do dano, ou limitao significativa da degradao ambiental causada; III comunicao prvia pelo agente do perigo iminente de degradao ambiental; IV colaborao com os agentes encarregados da vigilncia e do controle ambiental.
a delao premiada ambiental (Delmanto).

1 Etapa (2 Fase: Considerao das atenuantes do art. 14 e agravantes do art. 15 sobre a pena base)

Art. 15. So circunstncias que agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime:

I reincidncia nos crimes de natureza ambiental ;


Reincidncia especfica, no exige que ambos os crimes sejam da lei 9.605/98. Infrator com condenao definitiva por contraveno ambiental e que comete crime ambiental no reincidente, pois condenao por contraveno no gera reincidncia na prtica de crime. a) para obter vantagem pecuniria; b) coagindo outrem para a execuo material da infrao; c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sade pblica ou o meio ambiente; d) concorrendo para danos propriedade alheia; e) atingindo reas de unidades de conservao ou reas sujeitas, por ato do Poder Pblico, a regime especial de uso; f) atingindo reas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos; g) em perodo de defeso fauna; h) em domingos ou feriados; i) noite; j) em pocas de seca ou inundaes; l) no interior do espao territorial especialmente protegido; m) com o emprego de mtodos cruis para abate ou captura de animais; n) mediante fraude ou abuso de confiana; o) mediante abuso do direito de licena, permisso ou autorizao ambiental; p) no interesse de pessoa jurdica mantida, total ou parcialmente, por verbas pblicas ou beneficiada por incentivos fiscais; q) atingindo espcies ameaadas, listadas em relatrios oficiais das autoridades competentes; r) facilitada por funcionrio pblico no exerccio de suas funes.

II ter o agente cometido a infrao:


1 Etapa (3 Fase: aplicao de causas de

aumento e diminuio de pena)


Ex: tentativa.

Etapa (fixao do regime inicial cumprimento de pena)

de

Na lei 9.605/98 no h nenhuma disposio para fixao

do regime inicial de cumprimento de pena, o juiz dever seguir inteiramente o CP.

3 Etapa Requisitos para substituio das Penas Privativas de Liberdade por Penas Restritivas de Direito das Pessoas Fsicas (art. 7, I e II da lei 9.605/98) Seja crime culposo ou se for crime doloso, que a pena seja inferior a 4 anos. (inciso I)
No CP cabe substituio por restritivas de direitos por condenaes

iguais ou inferiores a 4 anos. Se o indivduo for condenado a 4 anos por crime ambiental, no tem direito a substituio por restritivas de direitos!!!
Circunstncias judiciais favorveis. (inciso II)

Art. 7 As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as

privativas de liberdade quando:

I tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade

inferior a quatro anos; II a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias do crime indicarem que a substituio seja suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. Pargrafo nico. As penas restritivas de direitos a que se refere este artigo tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda.

Penas restritivas de direitos de pessoas fsicas

Na lei ambiental, as penas restritivas de direitos tm duas caractersticas (art. 7, caput):


Autonomia Substitutividade

As penas restritivas de direitos tm a mesma durao da pena substituda. (art. 7, pargrafo nico)

Exceto a pena de interdio temporria de direitos, para a qual ser dado prazo especfico.

Espcies de Penas Restritivas de Direitos nos Crimes Ambientais (art. 8) I prestao de servios comunidade (art. 9) II interdio temporria de direitos (art. 10)
5 anos crimes dolosos 3 anos crimes culposos

III suspenso parcial ou total de atividades (art. 11) IV prestao pecuniria (art. 12)

Fixada de 1 a 360 salrios-mnimos . Destina-se vtima do crime ambiental ou entidade pblica ou privada com fins sociais. Se o beneficirio aceitar, esta prestao pecuniria em dinheiro pode ser substituda por prestao de outra natureza. (prestao inominada).
Ex: servios, materiais de construo, etc.

Se a prestao pecuniria no for paga pode ser convertida em priso, pois espcie de pena restritiva de direitos (o que no pode ser convertida em pena restritiva de direitos a multa pena pecuniria). (STJ e STF)

Pena Pecuniria (Multa) X Pena de Prestao Pecuniria.

V recolhimento domiciliar (art. 13)

Penas restritivas de direitos das pessoas jurdicas (art. 21 e 22 da lei 9.605/98)

As penas restritivas de direitos das pessoas jurdicas no so substitutivas, so penas principais, pois a pessoa jurdica no pode ser presa.

Por isso estas penas no precisam ter a mesma durao da pena de priso, pois no substituem a pena de priso

Art. 21. As penas aplicveis isolada, cumulativa ou alternativamente s pessoas jurdicas, de acordo com o disposto no art. 3, so:

I multa; II restritivas de direitos; III prestao de servios comunidade.

Espcies de Penas Restritivas de Direitos (art. 22) Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurdica so: I suspenso parcial ou total de atividades; II interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade; III proibio de contratar com o Poder Pblico, bem como dele obter subsdios, subvenes ou doaes.
1 A suspenso de atividades ser aplicada quando estas no estiverem obedecendo s disposies legais ou regulamentares, relativas proteo do meio ambiente. 2 A interdio ser aplicada quando o estabelecimento, obra ou atividade estiver funcionando sem a devida autorizao, ou em desacordo com a concedida, ou com violao de disposio legal ou regulamentar. 3 A proibio de contratar com o Poder Pblico e dele obter subsdios, subvenes ou doaes no poder exceder o prazo de dez anos.

As infraes penais previstas na lei 9.605/1998 so de

ao penal pblica incondicionada (art. 26).


Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a

proposta de aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no art. 76 da Lei 9.099/1995, somente poder ser formulada desde que tenha havido a prvia composio do dano ambiental, de que trata o art. 74 da Lei 9.099/1995, salvo em caso de comprovada impossibilidade (art. 27).

A suspenso condicional do processo (art. 89 da Lei n 9.099/95),

aplica-se aos crimes de menor potencial ofensivo definidos na lei 9.605/98, com as seguintes modificaes, dentre outras (art. 28):
A declarao de extino de punibilidade depender de laudo de

constatao de reparao do dano ambiental, ressalvada a impossibilidade de faz-lo (inciso I); Se o laudo de constatao comprovar no ter sido completa a reparao, o prazo de suspenso do processo ser prorrogado, at o perodo mximo 4 anos, acrescido de mais um ano, com suspenso do prazo da prescrio (inciso II); (...) IV - findo o prazo de prorrogao, proceder-se- lavratura de novo laudo de constatao de reparao do dano ambiental, podendo, conforme seu resultado, ser novamente prorrogado o perodo de suspenso, at 5 anos (inciso IV); Ultrapassada a soma dos prazos dos incisos II e IV, a declarao de extino de punibilidade depender de laudo de constatao que comprove ter o acusado tomado as providncias necessrias reparao integral do dano (inciso V).

Crime Ambiental: Bem da Unio e Competncia


Por considerar caracterizada imputao a revelar prejuzo de bem da Unio, a

Turma deu provimento a recurso extraordinrio a fim de assentar a competncia da Justia Federal para processar e julgar ao penal em que se apura crime praticado contra o meio ambiente. No caso, empresa fora denunciada por descartar resduos txicos sobre rio que atravessa o Estado de Alagoas. O tribunal de justia local reconhecera a competncia da Justia Estadual para processar o feito ao fundamento de que no se vislumbrara, nos autos, interesse pblico federal. Entendeu-se que, na espcie, teria sido potencializado o interesse da populao local em detrimento do fato de a poluio alcanar bem pblico federal. Asseverou-se, destarte, pouco importar que se tivesse chegado ao comprometimento de aude, crregos e riachos locais, devendo prevalecer a circunstncia de o dano apontado haver ocorrido em rio o qual banha dois Estados- membros que, pelo teor do inciso III do art. 20 da CF, consubstancia bem da Unio (So bens da Unio: ... os lagos, rios e quaisquer correntes de gua em terrenos de seu domnio, ou que banhem mais de um Estado...). Concluiu-se que esse preceito e a premissa ftica constante do acrdo impugnado atrairiam a incidncia do inciso IV do art. 109 da CF. Por fim, estabeleceu-se ser competente para a propositura da ao penal o Ministrio Pblico Federal. RE 454740/AL, rel. Min. Marco Aurlio, 28.4.2009. (RE454740)

COMPETNCIA. CRIME. FAUNA.


Trata-se de conflito negativo de competncia para processar e julgar o crime

tipificado no art. 29, 1, III, da Lei n. 9.605/1998 em razo de apreenso em residncia de oryzoborus angolensis (curi), espcime que pertence fauna silvestre. Sucede que o juzo de direito do juizado especial, suscitado, encaminhou os autos ao juizado especial federal com fulcro no enunciado da Sm. n. 91-STJ (compete Justia Federal processar e julgar os crimes praticados contra a fauna), que foi cancelada pela Terceira Seo deste Superior Tribunal em 8/11/2000, em razo da edio da Lei n. 9.605/1998, j que o entendimento sumulado tinha como base a Lei n. 5.197/1967, que at ento tratava da proteo fauna. Aps o cancelamento da citada smula, o STJ firmou o entendimento, em vrios acrdos, de que, quando no h evidente leso a bens, servios ou interesse da Unio, autarquias ou empresas pblicas (art. 109 da CF), compete Justia estadual, de regra, processar e julgar crime contra a fauna, visto que a proteo ao meio ambiente constitui matria de competncia comum Unio, aos estados, aos municpios e ao Distrito Federal (art. 23, VI e VII, da CF). Com esse entendimento, a Seo declarou competente o juzo suscitado. Precedentes citados: AgRg no CC 36.405-MG, DJ 26/9/2005; REsp 499.065-RS, DJ 13/10/2003; AgRg no CC 33.381-MS, DJ 7/4/2003; CC 34.081-MG, DJ 14/10/2002; CC 32.722-SP, DJ 4/2/2002, e CC 39.891-PR, DJ 15/12/2003. CC 114.798-RJ, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 14/3/2011.

Potrebbero piacerti anche