Sei sulla pagina 1di 24

Biotecnologia agrcola

Prof.: MsC. Cristiane Alves da Fonseca

Biotecnologia Agrcola

Progresso na melhoria da qualidade, no valor nutricional e no rendimento de produtos agrcolas alm da diminuio dos custos de produo; Agricultura tcnicas fundamentais: engenharia gentica e cultura de tecidos vegetais.

Biotecnologia Agrcola
-

Melhoramento das safras em relao : Melhorias do contedo nutricional,; Retardo do amadurecimento; Resistncia a doenas causadas por fungos, bactrias e vrus; Melhoria do sabor e das caractersticas; Habilidade de resistir a condies adversas do meio ambiente (geadas, secas e resistncia a pestes como insetos, ervas daninhas e nematides).

Biotecnologia Agrcola

Uso de mtodos biolgicos para proteo de safras agrcolas (controle biolgico) supresso de pestes e doenas atravs do uso de agentes biolgicos. Ex: vrus usado para controlar insetos causadores de pestes, fungo pode inibir o crescimento de uma erva daninha.

A engenharia gentica pode ajudar nesse caso???

Sim, procurando genes que tenham caractersticas desejveis em outras plantas e incorporando-o na safra.

Valor nutricional das safras

Alimentos funcionais (contm nveis significativos de componentes biologicamente ativos benficos a sade). Ex: Alho e cebola que baixam o colesterol e melhoram a resposta imune; anti-oxidantes encontrados no chverde e glicosinolatos no brcolis e no repolho, que estimulam enzimas anticncer, etc.

Valor nutricional das safras

Criao de animais: assim como para a sade humana, os avanos em diagnstico de doenas, teraputica e vacinas so enormes. Aumento de produtividade leite, ovos, carne e l. Fertilizao in vitro com transplantes de embries e uso de hormnio do crescimento (BST Somatotrofina bovina).

Processamento de alimentos
O que acontece com os alimentos quando eles deixam a fazenda? O processamento industrial dos alimentos ser afetado por uma variedade de desenvolvimentos em biotecnologia.

Microrganismos: desempenham papel na produo de alimentos fermentados e como rica fonte de aditivos e enzimas no processamento

Processamento de alimentos

Qualidade do produto: alterao da safra para obter qualidade de processamento mais desejveis. Exemplos: - Tomates com 30% menos de gua (indstrias de sopas, ketchup, massa de tomate) aumento de 0,5% do contedo slido (35 milhes de dlares anuais p/ as indstrias); - Tomate que amadurece no p: bloqueio enzimtico da via de apodrecimento (antisenso).

Segurana dos alimentos

Atravs da engenharia gentica seremos capazes de diminuir as toxinas naturais das plantas e de compostos alergnicos dos alimentos.

Obs: ver atividades referentes ao assunto em anexos (questionrios e artigo sobre segurana alimentar)

Transgnicos e OGM

Organismos geneticamente modificados (OGM) so plantas, animais ou microrganismos que sofrem alterao gentica atravs da tcnica do DNA recombinante. Os OGM podem ou no ser transgnicos. Organismo que recebe genes de outros da prpria espcie geneticamente modificado. Quando a transferncia de genes entre espcies diferentes, alm de geneticamente modificados, so tambm transgnicos.

Transgnicos e OGM
Para se chegar ao OGM necessrio: Identificao do gene que possui a caracterstica desejada; Multiplicao desse gene; Modificao do gene; Preparao do organismo receptor; Seleo; Regenerao da planta; Fixao da caracterstica desejada.

Sistema Agrobacterium tumefaciens


Mtodo pelo qual inserido um gene de interesse no gentipo de uma bactria que ao se associar a uma planta retransmite a mesma caracterstica. Ele o mais utilizado.

Sistema Agrobacterium tumefaciens

Biobalstica
Bombardeamento com micro partculas revestidas de DNA

Sistema pelo qual o DNA revestido em micro esferas de tungstnio ou ouro e transferido para dentro do tecido da planta.

Biobalstica

Transferncia por Electroporao


Consiste na induo de poros na membrana celular por meio de pulsos eltricos de alta voltagem, permitindo a entrada do vetor de transformao contendo o gene de interesse para o interior da clula.

Microinjeo de DNA
Consiste numa microinjeo de DNA no ncleo da clula atravs de uma micropipeta. Cada clula tem de ser manipulada individualmente. A principal vantagem a otimizao da quantidade de DNA injetado. J foram alcanados resultados positivos em: milho, trigo, soja fumo, arroz, cevada girassol e outras.

Microinjeo de DNA

Riscos potenciais: Possibilidade dos indivduos adquirirem resistncia a antibiticos, Reaes alrgicas e toxicidade dos produtos. Impacto ambiental que os OGM poderiam

Perspectivas Futuras
A maioria das plantas geneticamente modificadas que j existem, tem caractersticas agronmicas melhoradas ou reproduo facilitada. Os animais por sua vez, apresentam maior crescimento ou novas enzimas que aumentam sua eficincia alimentar.

Perspectivas Futuras
Existe, entretanto, expectativa para outras possibilidades como: - Reduo dos nveis de toxinas naturalmente encontradas em vegetais - Culturas com menos pesticidas - Frutos mais resistentes fungos - Alimentos com altos teores de antioxidantes - Alimentos com melhor qualidade nutricional

Perspectivas Futuras
Alguns exemplos de alimentos que se beneficiariam com a modificao Abacaxi: aumentogentica: amido e
no teor de acares Ameixa, mamo, melo, morango, pra: amadurecimento retardado Alface: menos deteriorao pscolheita Arroz: maior teor de melhoramento da protena Batata: maior teor de amido e maior resistncia doenas Brcolis: maior tempo de vida til

Perspectivas Futuras
Caf: reduo no Tomate: alterao teor de cafena no perfil de acares, elevao Girassol: melhor qualidade protica na proporo de licopeno,aumento Ma: aumento de de enzimas carboidratos e antioxidantes alterao no amadurecimento Trigo: melhor digestibilidade e Mandioca: melhor melhor qualidade composio protica. nutricional

OBA, INTERVALO!

Potrebbero piacerti anche