Sei sulla pagina 1di 55

REDES de INFORMAO

Internet como espao informacional contemporneo


Sandra Lcia Rebel Gomes srebel@prossiga.br

Programa
Revoluo

de Gutenberg x Revoluo eletrnica: mudanas na documentao, no trabalho e na tecnologia; Sociedade da informao Histrico da Internet; Internet no Brasil; Recursos de comunicao: e-mail, chat, listas de discusso, newsgroups, ICQ; Hipertexto; WWW; URL, Protocolo HTTP, Linguagem HTML; Mecanismos de busca; diretrios, motores de busca, metaferramentas; Recursos de informao: bibliografias, peridicos, artigos, teses, eventos, instituies; Servios: bases de dados, bibliotecas virtuais, bibliotecas digitais;

Bibliografia
CHARTIER, R. A aventura do livro, do leitor ao

navegador; conversaes com Jean Lebrun. So Paulo, Unesp, 1998. CAVALCANTI, Cordlia R. Da Alexandria do Egito Alexandria do Espao. Braslia, Thesaurus, 1996. CUNHA, Murilo B. Desafios na construo de uma biblioteca virtual. http://sw.npd.ufc.br/snbu/trabmurilo.htm DIZARD Jr., W. A nova mdia.; a comunicao de massa na era da informao. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.

Bibliografia
DOLLAR, Charles M. O impacto das tecnologias de

informao sobre princpios e prticas de arquivos: algumas consideraes. Acervo. v.7, n.1-2, p.3-38, jan/dez 1994. GOMES, Sandra L.R., MARCONDES, Carlos H. O IMPACTO da Internet nas Bibliotecas Brasileiras. Transinformao, v.9, n.2, p. 57-68, maio/ago. 1997. VIEIRA, Anna da S. Bases para o Brasil na Sociedade da Informao: conceitos, fundamentos e universo poltico da indstria e servios de contedo. IBICT, GT/BV, 1998.

Transformaes nas tecnologias de mdia de massa


1) meados do sec. XIX: impressoras a vapor e papel de

jornal barato (edio de livros e revistas em grande escala); 2) incio do sculo XX: transmisso por ondas eletromagnticas - o rdio em 1920 e a tv em 1939; 3) fins do sculo XX: produo, armazenagem e distribuio de informao e entretenimento estruturadas em computadores:
computadores multimdia, compact discs, bancos de dados portteis, mensagens enviadas por fax de ltima gerao e outros novssimos servios. Uma nova tecnologia - a computadorizao - o mdulo para todas as formas de produo da informao: som, vdeo e impressos.

Revoluo eletrnica x Revoluo de Gutenberg


Em meados da dcada de 1450, reproduo dos textos

mo (uma nova tcnica, baseada nos tipos mveis e na prensa, mudou a relao com a cultura escrita).
O custo do livro diminui, atravs das despesas pela totalidade da tiragem. O tempo de reproduo do texto reduzido graas ao trabalho da oficina tipogrfica*.

Forte continuidade entre a cultura do manuscrito e a

cultura do impresso: codex* - estrutura para o livro manuscrito (sobretudo nos seus ltimos sec.XIV e XV) e para o livro ps-Gutenberg .
A distribuio do texto na pgina, a paginao, os ndices e os sumrios existem desde a poca do manuscrito. Isto herdado por Gutenberg e, depois dele, pelo livro moderno.
Chartier, 1998

Revoluo eletrnica x Revoluo de Gutenberg


Um corte radical: o texto eletrnico lido sobre a tela,

objeto que no mais manuseado diretamente pelo leitor; A estruturao do texto no a mesma do livro em rolo da antiguidade, do livro manuscrito ou impresso do leitor medieval, moderno e contemporneo, onde o texto organizado a partir de sua estrutura em cadernos, folhas e pginas*; A revoluo diz respeito tanto ao modo de produo quanto reproduo dos textos: so pulverizadas as noes de autor, editor e distribuidor.
Chartier, 1998

A revoluo eletrnica
No mundo eletrnico, a edio e a distribuio so uma

coisa s; Um produtor de texto pode ser imediatamente o seu editor; No sec. XIX, depois da revoluo industrial da imprensa, os papis do autor, do editor, do tipgrafo, do distribuidor e do livreiro estavam claramente separados. Com as redes eletrnicas, todas estas operaes podem ser acumuladas e tornadas quase contemporneas umas das outras.
Chartier, 1998

Sociedade de Informao critrios para o desenvolvimento


Em 1988, W.J. Martin - The informations Society

- idea or entity? slib Proceedings, 40(11/12):303-309, nv./dec. 1988. identificou critrios para o desenvolvimento da SI:
critrios tecnolgicos: a tecnologia da informao (TI) como fora motriz; critrios sociais: informao como incentivadora da qualidade de vida, conscincia da informao amplamente difundida, acesso direto do usurio informao de qualidade; critrios econmicos: informao como recurso, servio, mercadoria e valor agragado; critrios polticos: liberdade de informao; critrios culturais: reconhecimento de seu valor cultural;

Sociedade de Informao
Um conjunto de fatores desencadeadores de mudanas

profundas na economia, na vida social e privada das sociedades contemporneas, resultou no fennmeno estudado como economia do conhecimento, era do conhecimento ou sociedade da informao; Questes para o debate sobre o modo como indivduos acessaro e utilizaro informaes :
acesso informao por indivduos (dependentes da tecnologia); segurana, privacidade e liberdade de expresso; participao democrtica e social; ampliao de poder; qualidade e transparncia dos servios pblicos; aquisio e gesto do conhecimento; reorganizao do trabalho;educao e treinamento ; propriedade intelectual; produo e distribuio da informao; organizao da informao e acesso; Fonte: VIEIRA, Ana S. 1998;.

Sociedade de Informao
O setor de informao atua com dados, informao

propriamente dita, conhecimento e inteligncia, assim hierarquizados segundo o nvel de valor agragos no processamento, na anlise, na avaliao e na contextualizao para a deciso.
dado: fragmento bruto ; informao: todo o contedo (dados, fatos, textos, sons, imagens) organizado para comunicao em qualquer formato e por meio de qualquer canal ou suporte; conhecimento: informaes sistematizadas e assimiladas pelo indivduo, de forma relacionada com seu saber anterior; inteligncia: informaes analisadas e contextualizadas para fins decisrios Fonte: VIEIRA, Ana S. 1998;.

Sociedade de Informao
Informao, tecnologias da informao e

comunicao:
redes de contedo (bibliotecas, arquivos e museus digitais, www, listas de discusso) redes de transao: empenhadas na segurana dos registros, e das operaes econmicas e financeiras; redes de telecomunicao: combinando recursos de tememtica e da multimdia, voltadas para oferta de servios de comunicao, informao, educao,etc; acordos poltico-econmicos (questes ticas e legais - liberdade de expresso, acesso, privacidade,etc; tcnicos (protocolos, padres);
Fonte: VIEIRA, Ana S. 1998.

Sociedade de Informao
Indstria quartenria (MASSUDA, Y.C. The

informations Society. Tokio: JIS,1981) constituda por 4 categorias:


indstria da informao (jornais, agncias noticiosas, editoras, indstria de hardware e de software, produtores de bases de dados, pesquisadores); indstria do conhecimento (escolas, bibliotecas, museus, arquivos, profissionais liberais); indstria de artes (escritores, artistasm empresas de cinema e teatro, gravadoras, etc) indstria tica (igrejas, lderes religiosos, etc);

Sociedade de Informao Infraestrutura Nacional de Informao


infraestrutura fsica de telecomunicaes;
servios como a Internet: servios digitais abertos,

aos quais os indivduos e instituies possam ter acesso; sistemas de informao que permitam acesso generalizado a servios de comunicao pessoal e de informao em escala mundial;

Sociedade de Informao - Recursos humanos


cientistas, engenheiros, educadores e tcnicos em todas as

reas associadas s tecnologias da informao; profissionais treinados para o uso dessas tecnologias; uma populao preparada para utilizar sistemas e servios associados a redes de comunicao e informao, e educada para consumir informao e conhecimento;

Aes requeridas
Gerentes e planejadores de sistemas/redes esto envolvidos

com:
- diagnstico e estudo de necessidades e demandas de informao (cada campo do conhecimento possui caractersticas prprias e padres de comunicao, de busca e uso de informao digerenciados); - atuao de profissionais de informao de diferentes formaes; - programas sistemticos de desenvolvimento de recursos humanos, incluindo cursos e treinamento; - decises sobre hardware e software (evitar reinventar a roda); - participao ativa dos usurios (colegiados); - ateno para os oinstrumentos de recuperao da informao (necessidade de padronizao);

Servios de informao
Mudanas: - de acervo literrio para informao; - da concepo tradicional de biblioteca para servios de informao; - uso do computador como elemento bsico do servio; - prover informao atravs da Internet, integrando-se rede de uso individual e domstico;

Impactos da Tecnologia da Informao


Na sociedade da informao, a informao objeto

imediato de trabalho da maior parte das pessoas. O trabalho informacional ganha importncia; H a perspectiva do uso intenso da tecnologia da informao; A adoo destas tecnologias nas bibliotecas pode afetar de forma indesejada seus objetivos de recuperar e disseminar a informao. A obsolescncia o risco maior; A tecnologia instrumentalizada pelos homens. As aes animam os objetos tcnicos, mas so estes que oferecem as possibilidades e do os limites.

As inovaes das Tecnologias da Informao e a Biblioteca


Trs estgios do uso de TI em bibliotecas:
- A biblioteca tradicional: de Aristteles at a automao;a informao no se distinguia de seu suporte: livros e catlogos de livros. - A biblioteca moderna: A exploso da informao. Surge o conceito de informao separada de seu suporte. As tecnologias emergentes manipulam a massa documental para identificar a informao relevante. Impossvel pretender a exaustividade das colees. Uso intensivo do emprstimo interbibliotecrio em detrimento da posse de materiais locais. Bases de Dados e mecanismos para obteno de cpias do documento final (COMUT). - A biblioteca Virtual: acesso ao documento final em meio eletrnico; velocidade da comunicao cientfica; multiplicidade de recursos. Os livros virtuais podem ser duplicados infinitamente;

Mudanas no ambiente
Os imperativos tecngicos:

- a natureza mutvel da documentao: persistem os


documentos em papel, mas em formato eletrnico e a nova era da documentao em que no existem mais anlogos ao papel;

- a natureza mutvel do trabalho: a perda de um sentido de


tempo (as tecnologias agilizam o trabalho)- os processadores de texto, as planilhas de clculo, etc; a extenso da participao com outros profissionais;

- a natureza mutvel da tecnologia: o ritmo dinmico da


mudana e as difilculdades resultantes - mudanas radicais antes que as pessoas tenham assimilado as tecnologias existentes;

O Conceito de REDE
Muitas so as definies e conceituaes sobre o que rede. Estas

esto presas a duas matrizes: a que considera o seu aspecto, a sua realidade material, e uma outra, onde tambm levado em conta o dado social. Desta forma, a rede tambm social e poltica, pelas pessoas, mensagens, valores que a frequentam; Cada vez mais, as redes so globais, em funo dos progressos tcnicos, e seriam incompreensveis se apenas as enxergssemos a partir de suas manifestaes locais ou regionais. (Milton Santos,
1996); A Internet levanta uma srie de questes relativas s potencialidades

(e aos problemas) da utilizao de seus servios e recursos, imprimindo novas prticas e impactando, consequentemente, tambm, o trabalho dos profissionais de informao.

Rede e trabalho informacional


Duas matrizes para conceituar rede: sua realidade material,

e a que leva em conta o dado social. A rede tambm social e poltica, pelas pessoas, mensagens, valores que a frequentam;(Milton Santos, 1996);
No trabalho informacional, o advento das tecnologias digitais,

quando hegemnicas, tornam obsoletos saberes e equipamentos numa velocidade extraordinria; Imprimem novas prticas e marcam o trabalho com novas exigncias; Impacto maior para pases perifricos, sujeitos a trocas desiguais;

A Internet
Surge a partir de projeto militar do governo dos Estados

Unidos, no auge da guerra fria*; Volta-se, em 1990, para as reas acadmica e de pesquisa, crescendo exponencialmente, a partir da, atingirndo praticamente todos os pases do mundo. Em 1992 desenvolvido o protocolo HTTP, no CERN, propiciando o surgimento da chamada teia mundial World Wide Web ou WWW. Logo em seguida criado o Mosaic, primeiro browser. Com isso, pde-se desenvolver um sistema de informaes com interface grfica e amigvel, baseado no conceito de hipertexto;

A Internet
uma coleo de milhares de redes de computadores que

interligam milhes de computadores; um enome espao destinado troca de informaes. Benefcios:


- troca de informaes rpida; acesso a especialistas em milhares de especialidades; atualizao constante sobre tpicos de interesse; - pode-se disponibilizar dados pessoais ou institucionais para uma enorme audincia;formar equipes para trabalhar em conjunto, independentemente das distncias geogrficas; - pode-se ter acesso a vrias formas de arquivos e repositrios de informaes; pode-se transferir dados entre mquinas localizadas em qualquer parte;

A Internet
simultaneamente uma entidade local e internacional que

permite a interao entre usurios separados por uma parede de escritrio ou um oceano; No um hardware ou um software especfico; No uma rede de computadores nica, mas um grupo de redes; No propriedade de ningum: de nenhum governo, corporao ou grupo de universidades;

Internet - Conectividade

A Internet
Na rea de informao, a Internet traz grandes impactos. Prov acesso

imediato a informaes de diversas naturezas, oferecendo possibilidades para o avano da cincia, para o ensino, a comunicao social, o trabalho distncia, etc. Desafios e novas oportunidades para bibliotecrios; No ciberespao, indivduos, empresas, organizaes, etc, manifestamse sob a forma de informao identificada por uma URL ou E-mail. O trabalho informacional identifica, localiza, disponibiliza e prov acesso informao no novo ambiente;
Bibliotecas virtuais - quebra no paradigma de tratamento e

disseminao de informaes da biblioteca tradicional;

A Internet no Brasil
Em agosto de 1996, 55 mil hosts Internet, e a maior taxa de

crescimento da Internet mundial. Em dezembro de 1997, 131.001 hosts. De jan..96 a nov.96, crescimento de 405%. De nov.96 a set.97 , crescimento de 62%; Mais de 400 provedores de acesso e quantidade comparvel de provedores de informao; O nmero de usurios cresceu de 170.429 (jan.96) a 1.310.001 (dez. 1997); O nmero de domnios cresceu de 1.041 (jan.96) a 24.183 (dez. 1997) - 231%; *Dados colhidos no site da RNP<http://www.rnp.gov.br

A Internet no Brasil
Perfil do internauta brasileiro (pesquisa IBOPE/Cad?-

nov.1996) - 66% (2/3) usam a Internet como fonte de endereos de novas pginas, 24% usam a imprensa; - 2/3 interessam-se por cincia; - 82% acessam de casa, 38% do trabalho; - 65% (2/3) acessam a rede no mnimo uma vez por dia e 82% navegam pelo menos uma hora a cada acesso;

Internet no Brasil, dimenso atual, Backbone -RNP

Internet no Brasil
outros backbones
Ao lado da RNP,
Banco Rural;
Global - One; IBM;

primeiro backbone nacional, operando desde 1991, sete outros foram criados e operam no Brasil;

Unisys;
SBT on-line Universo on-line

Embratel;

Internet - Brasil
estatsticas
Posio do Brasil no Mundo: 18 lugar; os 5

primeiros: EUA; Japo; Reino Unido; Alemanha; Canad; N de Hosts nas Amricas: 3 lugar; primeiro: EUA, 2 Canad; N de Hosts na Amrica do Sul: 1 lugar; seguido da Argentina, Chile, Uruguai e Colombia;

Comit Gestor da Internet Brasil Grupo de Trabalho

Como a Internet funciona?


Cada pas que participa da Internet costuma possuir

estruturas principais de rede (chamadas backbones) s quais se interligam milhares de outras redes. Os backbones nacionais so conectados entre si e aos backbones de outros pases, compondo uma gigantesca rede mundial. Existem redes no comerciais, compostas por universidades, centros de pesquisa, etc; e as redes comerciais, mantidas por empresas de telecomunicaes e informtica, que prestam servios de conectividade a seus clientes.

Quem organiza a Internet?Quais as facilidades disponveis?


A Internet no pertence a uma nica empresa ou a um

nico pas. As diferentes partes pertencem a diversas organizaes, mas a rede em conjunto no pertence a ningum. A Internet basicamente auto-regulada em conjunto. Suas principais atraes so as facilidades que oferece para o acesso, a disseminao e a troca de informaes nas suas diversas formas: textos, programas de computador, imagens, vdeos, etc.
Ex: e-mail, news-groups, FTP (acesso a soft. gratuitos), Telnet, WWW.

Os recursos de comunicao e de informao


Recursos de comunicao e de Informao na

Rede
Comunicao
correio eletrnico, chats, listas de discusso;

Informao teses, livros, artigos, peridicos (impressos ou eletrnicos), bibliografias, sites (bibliotecas virtuais, etc.) A informao instantnea revela, com intensidade, a dimenso tecnolgica de sua produo e expanso; Pode-se contornar a limitao dada pela extenso fsica do documento - o documento eletrnico pode ser acessado por vrias pessoas simultaneamente, superando a contingncia geogrfica;

Comunicao via Internet

Comunicao Assncrona: e-mail Lista de discusso News Groups Comunicao em tempo real: Chat ICQ

Recursos de comunicao
Correio Eletrnico (eletronic mail ou e-mail) Servio bsico de comunicao em redes de computadores. A troca de mensagens rpida e fcil. Requer apenas um programa de correio eletrnico e o email de cada envolvido.
Ex: srebel@prossiga.br

Correio Eletrnico
permite contatos rpidos entre duas pessoas. Estes

contatos podem ter vrios objetivos:


solicitao de indicao bibliogrfica; pesquisa documental; colaborao em projetos comuns; consultas rpidas e esclarecimentos de dvidas; oferecimento e participao em cursos;

pedidos de compras de livros, cds, etc, diretamente a

livrarias nacionais e estrangeiras;

Correio Eletrnico
editar e enviar mensagens
ler e manipular as mensagens recebidas gerenciar a caixa de correio (mailbox / folders )
guardar mensagens em arquivos convencionais responder e retransmitir mensagens (reply / forward ) imprimir mensagens

E-mail: endereo
O endereo de correio eletrnico identifica um nico usurio no

servidor Por exemplo: josesilva@ax.ibase.org.br


Josesilva: login da pessoa @: separa o login do restante do endereo (domnio) Subdomnios: ax: nome da mquina ibase: nome da instituio org: organizao (no governamental) br: pas - Brasil

Listas de Discusso e News


Listas de Discusso: so usadas como meio de

comunicao entre pessoas interessadas em discutir temas especficos atravs de correio eletrnico. Um catlogo de listas acadmicas elaborado por Diane Kovacs: http://n2h2.com/KOVACS/
Search The List of Lists:

http://catalog.com/vivian/interest-group-search.html

Um artigo sobre o assuanto: http://www.prossiga.br/comoachar/nepolistasbr.htm

News: a idia a mesma das listas, mas neste caso no h necessidade de subscrio em grupos de discusso. preciso apenas um programa de leitura de news.

Lista de Discusso
Envio de mensagens entre duas ou vrias pessoas;
Podem ser abertas, fechadas, moderadas e no moderadas; necessrio que o usurio tenha um e-mail, identifique a lista que deseje participar e passe pelos procedimentos de inscrio.
Ex: para se increver na lista PUBLICLIB-L ser necessrio enviar uma mensagem para: MAJORDOMO@ACTECH.COM.BR. O campo SUBJECT deve ficar em branco No lugar da mensagem propriamente dita escreva: SUBSCRIBE PUBLICLIB-L SEU E_MAIL

Uma vez inscrito na lista receber em sua caixa posta mensagens de


todos os participantes.

Lista de Discusso

Lista de Discusso

Lista de Discusso Bibliografia Eletrnica

Bibliografia Eletrnica

FAQ

NewsGroup
Fruns pblicos

on-line de discusso eletrnica em rede de computadores.

IRC e Telnet
IRC (Internet Relay Chat): atravs deste sistema

possvel transmitir mensagens escritas a outros usurios (de 2 a 30 ou mais pessoas)conectados em tempo real.
Telnet (Remote login): um servio que permite ao

usurio conectar-se a um computador remoto interligado rede e trabalhar nele como se fosse como se fosse seu computador pessoal. o servio mais comum para acesso a bases de dados e servios de informao. A depender do tipo de recurso acessado, uma senha pode ser requerida.

Chat

ICQ
ICQ vem de I seek you . Programa que

oferece uma srie de ferramentas para comunicao online. Atravs do ICQ podese trocar mensagens em tempo real com qualquer pessoa que tenha o programa e esteja conectada. Permite transferncia de arquivos (sons, imagens, textos), conversa atravs de chat e enviar pginas www ;

ICQ

Conselhos teis para comunicar-se na Internet


Nunca se esquea de que h pessoas do outro lado da linha
(como a interao se d atravs de equipamento impessoal computador - pode-se esquecer quem est do lado de l e se expressar de forma mais livre do que faria se frente a frente);

Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros (voc


no a nica pessoa que se comunica na Internet; sem a inflexo de voz comentrios bem humorados podem ser mal interpretados );

Seja claro, breve e objetivo (evite erros gramaticais); Use um formato adequado (linha do subject, evitar caracteres

especiais, a questo das letras maisculas)

Enderece corretamente (replay, Cc, etc); divulgue o que

recebeu; respeite direitos autorais; no divulgue propaganda.

O impacto da Internet
Com

o extraordinrio crescimento da Internet, ganha importncia organizar os recursos de informao nela disponveis. As bibliotecas virtuais e outros servios oferecidos em pginas www, oferecem facilidades de acesso a estes meios, a partir de mecanismos que aceleram o processo de localizao da informao desejada.

Potrebbero piacerti anche