Sei sulla pagina 1di 41

Me. SC.

EDINALDO SOUZA

FEVEREIRO/2013

DOENAS OCUPACIONAIS

FEVEREIRO/2013

O PROCESSO SADE DOENA

Sade pode ser definida como ausncia de doena Sade um completo estado de bem-estar fsico, mental e social, e no meramente ausncia de doena. (OMS, 1948)

O processo sade-doena determinado pelo modo como o Homem se apropria da natureza em um dado momento, apropriao esta que se realiza por meio do processo de trabalho, baseado em determinado grau de desenvolvimento das foras produtivas e relaes sociais de produo (LAURELL, 1982)

NVEIS DE ORGANIZAO DA VIDA E PROCESSO SADE-DOENA-CUIDADO

O que trabalhador?

Toda pessoa/individuo que exera uma atividade de trabalho, para sustento prprio ou de seus dependentes, independente de estar inserido no mercado formal ou informal do trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e/ou domstico.

Trabalho como determinante da Sade

Sade como condio de Trabalho


Trabalho como causa de Doena Doena como impedimento ao trabalho

Quem o trabalhador?
Todo homem e/ou mulher que exerce atividades para o sustento prprio e/ou de seus dependentes, ou seja, o executor da ao da fora do trabalho.

Trabalhador Formal o trabalhador com carteira assinada e segurado ela Previdncia Social. Trabalhador Informal aquele que executa

atividade sem qualquer vnculo empregatcio ou carteira assinada.

Servidor Pblico o trabalhador vinculado ao servio pblico municipal, estadual ou federal segurado por Previdncia Social prpria.

Vigilncia em Sade no SUS

A vigilncia em sade inclui, alm da rea tradicional de vigilncia epidemiolgica das doenas transmissveis, novos objetos: promoo da sade, vigilncia de doenas e agravos no transmissveis, vigilncia em sade ambiental e monitoramento da situao de sade, que necessitam de sistemas permanentes e contnuos de monitoramento, com o objetivo de desencadear aes oportunas para reduzir e eliminar riscos (SVS 2006)

Vigilncia em Sade no SUS


A Vigilncia em Sade constitui-se de aes de

promoo da sade da populao, vigilncia, proteo, preveno e controle das doenas e agravos sade, abrangendo:

Vigilncia epidemiolgica Promoo da Sade Vigilncia da situao de sade Vigilncia em sade ambiental Vigilncia da sade do trabalhador Vigilncia sanitria (MS Port. 3252/2009)

Conhecer

a realidade de sade da populao trabalhadora; Intervir nos fatores determinantes de agravos sade da populao trabalhadora; Avaliar o impacto das medidas adotadas para a eliminao, atenuao e controle dos fatores determinantes de agravos sade; Subsidiar a tomada de decises dos rgos competentes nas trs esferas do governo; Estabelecer sistemas de informao em sade do trabalhador, junto s estruturas existentes no setor sade.

Vigilncia em Sade do Trabalhador

Sade do Trabalhador
o campo da sade que visa compreender as relaes entre o trabalho e o processo sade/doena. Conjunto de atividades que se destina promoo da sade do trabalhador, assim como a recuperao e a reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. Ela feita por meio das aes de Assistncia, Vig. Epidemiolgica,Vig. Ambiental e Vig. Sanitria.

Acidente de Trabalho
Refere-se a todos os acidentes que ocorrem no

exerccio da atividade laboral, ou no percurso de casa para o trabalho e vice versa, podendo o trabalho estar inserido tanto no mercado formal como informal de trabalho.

(Ministrio da Sade)

Acidente de Trabalho?
todo acidente ocorrido com o trabalhador a servio da empresa dentro ou fora do local de trabalho ou durante o trajeto de ida e volta do trabalho. So ocorrncias indesejveis que podem ser evitadas e provocam danos a sade fsica e mental do trabalhador. Levam a excluso social, causam sofrimento, morte ou invalidez, levando a aposentadorias precoces, diminuio ou perda de renda com alto custo social.

Doenas ocupacionais?
Refere-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a sade dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Manifestam-se de forma LENTA, TRAIOEIRA, PODENDO LEVAR ANOS PARA MANIFESTAREM-SE.

Notificao do acidente de trabalho e/ou a doena ocupacional


CAT - Comunicao de Acidente de Trabalho
o documento oficial do Instituto Nacional de Seguro Social-INSS, obrigatrio a CAT para garantir os direitos previdencirio o trabalhador.

Quem comunica o Acidente?


Obrigao da empresa Obs.: caso isso no ocorra poder ser feita pelo trabalhador, pelos seus dependentes, sindicados, mdico que prestou o atendimento ou qualquer autoridade pblica.

Doena Ocupacional
relao causal ou do nexo entre um determinado evento de sade dano ou doena individual ou coletivo, potencial ou instalado X uma dada condio de trabalho.

agentes fsicos agentes qumicos agentes biolgicos

DOENAS INFECCIOSAS E PARASITRIAS (TB,

FA,HIV,Malria, etc) NEOPLASIAS (TUMORES) DOENAS DO SANGUE E DOS RGOS HEMATOPOTICOS DOENAS ENDCRINAS, NUTRICIONAIS E METABLICAS TRANSTORNOS MENTAIS E DO COMPORTAMENTO DOENAS DO SISTEMA NERVOSO DOENAS DO OLHO E ANEXOS DOENAS DO OUVIDO DOENAS DO SISTEMA CIRCULATRIO DOENAS DO SISTEMA RESPIRATRIO DOENAS DO SISTEMA DIGESTIVO DOENAS DA PELE E DO TECIDO SUBCUTNEO DOENAS DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR E DO TECIDO CONJUNTIVO DOENAS DO SISTEMA GNITO-URINRIO

Fatores de Risco para LER/DORT


Segundo a norma do INSS, os seguintes fatores de risco so considerados importantes na caracterizao da exposio: regio anatmica exposta aos fatores de risco; intensidade dos fatores de risco; organizao temporal da atividade, por exemplo, durao do ciclo de trabalho, distribuio das pausas ou estrutura de horrios; tempo de exposio aos fatores de risco.

Grupos de fatores de risco


O GRAU DE ADEQUAO DO POSTO DE TRABALHO ZONA DE ATENO E VISO. O FRIO, AS VIBRAES E AS PRESSES LOCAIS SOBRE OS TECIDOS. AS POSTURAS INADEQUADAS, COM TRS MECANISMOS QUE PODEM CAUSAR OS DISTRBIOS. A CARGA OSTEOMUSCULAR ENTENDIDA COMO A CARGA MECNICA. A CARGA ESTTICA PRESENTE QUANDO UM MEMBRO MANTIDO NUMA POSIO QUE VAI CONTRA A GRAVIDADE. A INVARIABILIDADE DA TAREFA. AS EXIGNCIAS COGNITIVAS. OS FATORES ORGANIZACIONAIS E PSICOSSOCIAIS LIGADOS AO TRABALHO.

Quem trabalha com computador:


Altura da cadeira;

Viso horizontal p/ o monitor;


Ps apoiados no cho; Cotovelos e mos apoiadas;

Quem trabalha carregando objetos:


Cuidado ao agachar Cuidado com a distncia do objeto a ser

carregado

Exemplos prticos

o! ert

Exemplos prticos
rr E o! ad

Torcer o pescoo

Monitor muito baixo

Monitor muito alto

Exemplos prticos
Antebrao, punhos e mos em uma linha reta (posio neutra do punho)

o! rt e

Exemplos prticos
Regio lombar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas

o! rt e

Exemplos prticos

o! ad rr E

er C

! to

Exemplos prticos

o! rad Er

o! rt e

Exemplos prticos

o! rad r

o! rt e

Possveis efeitos da m postura?


Dor nas costas.
Dor no pescoo Dor nas mos. Dor nos ombros, brao e antebrao. LER ,DORT, HRNIA DISCAL dentre

outras.

Legislaes em sade do trabalhador


Constituio Federal/1998: -art. 196 sade direito de todos; -art. 200 estabelece que dentre as competncias do SUS executar aes de sade do trabalhador. Lei Orgnica da Sade (8080/90) Regulamenta a competncia do SUS em todo

territrio Nacional, e entre os campos de atuao est a execuo da ao de sade do trabalhador.

Portaria n 3120 de 01/07/98: Instruo Normativa de Vigilncia em Sade do Trabalhador. Portaria n 3908 de 30/10/98: aprova a Norma Operacional de Sade do Trabalhador NOST. Normas Regulamentadoras de Segurana e Sade do Trabalhador NRs NR 1 NR 32

Normas Regulamentadoras de Trabalhador Rural NRR NRR1 NRR5 Portaria 1679 de 19/09/02: Institui a Rede Nacional Ateno Integral Sade do

Trabalhador. Portaria n 777 de 28/04/04: Institui a Notificao Compulsria de Agravos Sade do Trabalhador no SUS.

Portaria/MS n.3.120/1998 procedimentos bsicos para a vigilncia em

sade do trabalhador; Portaria/MS n. 3.908/1998 - prestao de servios nessa rea.

A operacionalizao das atividades deve ocorrer nos planos nacional, estadual e municipal, aos quais so atribudos diferentes responsabilidades.

CLASSIFICAO DOS GRUPOS E FATORES DE RISCO OCUPACIONAIS


GRUPO 1
Riscos Fsicos
Rudo Vibraes Radiaes ionizantes Radiaes no ionizantes Frio Calor Presses anormais Umidade

GRUPO 2
Riscos Qumicos
Poeira Fumos Nvoas Neblinas Gases Vapores Substncias, compostos ou produtos qumicos em geral

GRUPO 3
Riscos Biolgicos
Vrus Bactrias Protozorios Fungos Parasitas Bacilos

GRUPO 4
Riscos Ergonmicos
Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno e noturno Jornadas de trabalho Prolongadas Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

GRUPO 5
Riscos de Acidentes
Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de riscos que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

Fonte: NR 5 - Portaria n 3.214 - MTb.

O CONCEITO DE REDES DE ATENO SADE


AS REDES DE ATENO SADE SO ARRANJOS ORGANIZATIVOS DE AES E SERVIOS DE SADE, DE DIFERENTES DENSIDADES TECNOLGICAS, QUE INTEGRADAS POR MEIO DE SISTEMAS DE APOIO TCNICO, LOGSTICO E DE GESTO, BUSCAM GARANTIR A INTEGRALIDADE DO CUIDADO

FONTE: MINISTRIO DA SADE (2010)

DOS SISTEMAS FRAGMENTADOS PARA AS REDES DE ATENO SADE


SISTEMA FRAGMENTADO E HIERARQUIZADO
AC

REDES POLIRQUICAS DE ATENO SADE

MC
APS

ABS

FONTE: MENDES (2011)

OBRIGADO

edisanantos@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche