Sei sulla pagina 1di 23

Canal de Comunicao

TALK / DATA TALK RS CS TR RD TD CD TALK / DATA TALK RS CS TR RD TD CD

Interface Transmissor ou Origem

Dado

Interface Receptor ou Destino

Telefone celular

Laptop

PC Supercomputador Impressora Servidor

1 2 3 4 5 6 7 8 9 * 8 #

Telefone

Terminal

Rede de Telefonia
Telefone de Joo Telefone de Maria

Conforme a arquitectura de rede:


Arcnet ( Atttached Resource Coomputer Network) Ethernet Token Ring FDDI Fiber Distributed Data Network ISDN Frame Relay ATM X25 DSL

A ARCnet foi desenvolvida por John Murphy na Datapoint Corporation em 1976. Foi a primeira soluo LAN base de clustering, Originalmente desenvolvida como uma alternativa a grandes e caros sistemas de computador.

Quando o nmero de usurios ultrapassa a capacidade do computador original, recursos computacionais podem ser inseridos atravs da ARCnet, rodando as mesmas aplicaes e acessando os mesmos dados. Se mais armazenamento era necessrio, recursos adicionais como discos poderiam ser anexados. Esta abordagem gradual abriu novos caminhos e, at ao final da dcada de 1970 (antes do primeiro computador pessoal da IBM PC foi anunciado em 1981)

Entende-se, em geral, que a Ethernet foi inventada em 1973, quando Robert Metcalfe escreveu um memorando para os seus chefes contando sobre o potencial dessa tecnologia em redes locais.[2] Ele conseguiu convencer DEC, Intel, e Xerox a trabalhar juntas para promover a Ethernet como um padro, que foi publicado em 30 de setembro de 1980. Competindo com elas na poca estavam dois sistemas grandemente proprietrios, token ring e ARCNET.

Conector BNC e conector RJ 45

Sigla 10Base2 10Base5

Denominao Ethernet fino (thin Ethernet)

Cabo Cabo coaxial (50 Ohms) de fraco dimetro

Conector BNC

Dbito 10 Mb/s 10Mb/s 10 Mb/s 100 Mb/s

Alcanc e 185m 500m 100m 100m

Ethernet espesso Cabo coaxial de gordo BNC (thick Ethernet) dimetro (0.4 avanos lento) RJ-45 RJ-45

10Base-T Ethernet standard Par entranado (categoria 3)

Ethernet 100Baserpido (Fast TX Ethernet)


Ethernet 100Baserpido (Fast FX Ethernet) 1000BaseEthernet Gigabit T 1000BaseEthernet Gigabit LX 1000BaseEthernet Gigabit SX

Duplo igual entranado (categoria 5)

Fibra ptica multimode do tipo (62.5/125) Duplo igual entranado (categoria 5.o) Fibra ptica monomode ou multimode Fibra ptica multimode 1000 Mbit/s RJ-45

100 Mb/s

2 km

1000 Mb/s 100m 1000 Mb/s 550m 1000 Mbit/s 550m 10 Gbit/s 10 Gbit/s 500m 500m

10GBaseEthernet 10Gigabit Fibra ptica multimode 10 Gbit/s SR 10GBase- Ethernet 10Gigabit Fibra ptica multimode LX4

Token ring um protocolo de redes que opera na camada fsica (ligao de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicao. Usa um smbolo (em ingls, token), que consiste numa trama de trs bytes, que circula numa topologia em anel em que as estaes devem aguardar a sua recepo para transmitir. A transmisso d-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detm o token. Este protocolo foi descontinuado em detrimento de Ethernet e utilizado actualmente apenas em infra-estruturas antigas.

O padro FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987. Este abrange o nvel fsico e de ligao de dados (as primeiras duas camadas do modelo OSI). A expanso de redes de mbito mais alargado, designadamente redes do tipo MAN (Metropolitan Area Network), so algumas das possiblidades do FDDI, tal como pode servir de base interligao de redes locais, como nas redes de campus.

RDIS (acrnimo para Rede Digital Integrada de Servios ou Rede Digital com Integrao de Servios) ou RDSI (Rede Digital de Servios Integrados), tradues alternativas do ingls ISDN (Integrated Service Digital Network) (conhecida popularmente como Linha Dedicada), uma tecnologia que usa o sistema telefnico comum. O ISDN j existe h algum tempo, sendo consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL.

O acesso Bsico (BRI) possui dois canais B para transmisso de voz ou dados de 64 Kbps cada um A Primeira net no ITAP era por uma linha de 64 Kbps e depois duplicou para 128 Kbps

O Frame Relay uma eficiente tecnologia de comunicao de dados usada para transmitir de maneira rpida e barata a informao digital atravs de uma rede de dados, dividindo essas informaes em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points O Frame Relay baseada no uso de Circuitos Virtuais (VC). Um VC um circuito de dados virtual bidirecional entre 2 portas quaisquer da rede,

Digital Subscriber Line (simplesmente DSL ou ainda xDSL) uma famlia de tecnologias que fornecem um meio de transmisso digital de dados, aproveitando a prpria rede de telefones que chega na maioria das casas. As velocidades variam de 128 kilobits por segundo (kbps) at 24 Mbits/s dependendo da tecnologia implementada e oferecida aos clientes. As velocidades de upload so menores do que as de download para o ADSL e so iguais para o caso do SDSL.

SAN ( Storage Area Network) LAN (Local Area Network) PAN (Personal Area Network) WAN (Wide Area Network) MAN (Metropolitan Area Network) RAN (Regional Area Network) CAN (Campus Area Network) E as wireless ??

Redes sem fios

Rede Rede Rede Rede Rede

em anel em barramento em estrela em malha ponto a ponto

Rede local EUA - CA Rede local Inglaterra

Rede local Japo

Rede local Brasil - RJ

Rede local Brasil - SP

Rede local EUA - TX Rede local Itlia Rede local Argentina

Rede local Portugal

A H F B B F

C A D C D E G

A C F C A

A F B

E D

Rede por Cabo


Cabo

Potrebbero piacerti anche