Sei sulla pagina 1di 8

Acidentes Com Abelhas

Primeiros Socorros
1) Afastar a vtima do raio de ao das abelhas e ACALM-LA.
No esquecer a auto-proteo.

2) Retirar imediatamente os ferres.


A bolsa de veneno continua em ao por meia hora aps a picada. Usar LMINA para raspar e extrair os ferres. Nunca pina ou os dedos, para no EXPREMER a bolsa de veneno antes da extrao.

3) Lavar a rea afetada em gua corrente e fria; 4) Aplicar gelo.


Diminui inchao e a circulao capilar na rea afetada;

Primeiros Socorros
continuao

5) Se necessrio, desinfetar com permanganato de potssio;


(1 COMP. P/ 1 l. gua).

Nunca usar ALCOOL ou outros produtos que estimulem a circulao do sangue.

6) Dependendo do caso, encaminhar ao hospital mais prximo.

Agir com rapidez sempre determinante na evoluo de cada caso.

ACIDENTES COM ABELHAS


SINTOMAS E TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

OS ACIDENTES COM ABELHAS PODEM SER CLASSIFICADOS EM 4 TIPOS:

1) At 10 picadas: So as situaes mais comuns, sem risco de vida para a vtima. Apresenta coeira, dor e inflamao nas reas afetadas. Pode ocorrer mal estar passageiro. Aplica-se as medidas gerais para os primeiros socorros, caso necessrio administrar analgsico e ANTIHISTAMNICO (antialrgico).

Sintomas E Tratamentos Complementares


continuao

2) At 10 picadas + reao alrgica: Ocorre em pessoas hipersensveis, situao de extrema gravidade ao acidentado, com risco de vida. Apresenta coeira generalizada, inchao por todo o corpo (inclusive lbios e plpebras), mal estar generalizado, queda da presso arterial, tonturas, desmaios, cianose (ARROXEAMENTO) de lbios e extremidades, falta de ar e parada respiratria, evoluindo para XOQUE anafiltico e morte.

Sintomas E Tratamentos Complementares


continuao tipo 2

Durante aplicao dos primeiros socorros, caso a vtima esteja consciente, administrar 1 comprimido ANTIHISTAMNICO (via oral) e procurar socorro mdico com urgncia. Manter a vtima respirando.

Sintomas E Tratamentos Complementares


continuao

3) Mais de 10 picadas (dezenas). Situao que exige mais cuidados, pois alm do efeito alrgico tambm se manifestam os efeitos txicos do veneno. No havendo sintomas de alergia severa (similar ao tipo 2) aplica-se os cuidados recomendados ao tipo 1 , repouso e ingesto de bastante lquido, para facilitar o organismo a liberar o veneno via urina. Nos casos: de alergia severa, alterao da cor da urina, dores musculares ou outros sintomas mais graves, procurar imediatamente socorro mdico.

Sintomas E Tratamentos Complementares


continuao

4) Centenas de picadas.
Situao de extrema gravidade. Deve ser encaminhado imediatamente ao mdico.
Aplicar os primeiros socorros; Contar os ferres pois pode ser til no tratamento hospitalar; Aplicar tratamentos recomendados situao tipo 2.

Medicamentos Recomendados Para Acidentados Com Abelhas


Analgsico
Antialrgico ou ANTIHISTAMNICO Esta categoria de medicamento no deve ser utilizada sem recomendao mdica prvia. Portanto consultar um mdico especialista para receitar o medicamento mais adequado.

Potrebbero piacerti anche