Sei sulla pagina 1di 38

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE PALMEIRAS DE GOIS AGRONOMIA

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

Acadmicos: BrunnoAlvares C. Lopes Leandro Noleto Dallaporta Jonatas Csar da F. Mendes Tiago Moreira Damasceno PALMEIRAS DE GOIS - GO Novembro de 2008

MTODO DE CONTROLE

LEGISLATIVO
E FSICO

Acadmicos: BrunnoAlvares C. Lopes Leandro Noleto Dallaporta Jonatas Csar da F. Mendes Tiago Moreira Damasceno rea de concentrao: Manejo Integrado de Pragas Pofessor: Prof. Dr. Nilton Cezar Bellizzi

PALMEIRAS DE GOIS - GO Novembro de 2008

MTODO DE CONTROLE LEGISLATIVO


Baseia em leis, decretos e portarias, dos diferentes nveis institucionais

Obrigam o cumprimento de medidas de contro como:

Servio quarentenrio; Medidas obrigatrias; Lei dos agrotxicos.

Servio quarentenrio

Previne a entrada de pragas exticas e impede


a disseminao das nativas;

Executado pelo Servio de Defesa Sanitria


Vegetal;

Servio quarentenrio

Inspecionam

Porto; Aeroportos; Fronteiras.

Procurando tratar, destruir ou impedir a entrada de vegetais e animais atacados, atravs da quarentena.

Servio quarentenrio

Tambm, em casos de explorao de produtos agrcolas e florestais contendo pragas.

Pragas Quarentenrias Autor(es): Jordo Paranhos

Flvia Rabelo Barbosa ; Beatriz Aguiar

Praga quarentenria todo organismo de natureza animal e/ou vegetal, que estando presente em outros pases ou regies, mesmo sob controle permanente, constitui ameaa economia agrcola do pas ou regio importadora exposta. Tais organismos so geralmente exticos para esse pas ou regio e podem ser transportados de um local para outro, auxiliados pelo homem e seus meios de transporte, atravs do trnsito de plantas, animais ou por frutos e sementes infestadas. As pragas quarentenrias se agrupam em duas categorias: A1 so as pragas exticas no presentes no pas; A2 so pragas de importncia econmica potencial, j presentes no pas, porm apresentando disseminao localizada e submetidas a programa oficial de controle.

So consideradas pragas quarentenrias na fruticultura, para o Brasil,: Moscas-das-frutas: Anastrepha ludens (moca-das-frutas mexicana), Anastrepha suspensa (mosca-das-frutas do Caribe), Ceratitis rosa (mosca-das-frutas-denatal), Daucs cucurbitae (moca-do-melo), D. tryoni (mosca-de-queensland), Toxotripana curvicauda (mosca-do-mamo) e Bactrocera carambolae (moca-dacarambola). Alm das moscas-das-frutas citadas, so ainda relacionadas como pragas quarentenrias para as frutferas no Brasil: a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi), o gorgulho da manga (Sternochetus mangiferae) e a cochonilha rosada (Maconellicoccus hirsutus). No caso especfico da manga, o impacto negativo da introduo da mosca-dacarambola, bem como da mosca-negra-dos-citros e de outras pragas A1, como o gorgulho-da-manga e a cochonilha rosada, pode ter conseqncias desastrosas tanto econmica quanto ambientalmente. Mas medidas preventivas para evitar a entrada dessas pragas no Brasil e na regio do Vale do So Francisco esto sendo tomadas. De maneira semelhante, tambm esto sendo executadas medidas preventivas para evitar a entrada de pragas do tipo A2 no Vale do So Francisco uma vez que a ocorrncia deste tipo de praga em alguns estados brasileiros foi registrada.

Medidas obrigatrias

So leis que obrigam o controle de determinadas pragas consideradas importantes para os povoamentos florestais.

Medidas obrigatrias

Tambm, em casos de explorao de produtos agrcolas e florestais contendo pragas.

Lei dos agrotxicos

O uso de agrotxicos e afins regulado pela lei n 7802/89, regulamentada pelo decreto 4074/02.

Lei dos agrotxicos


Ela tem por finalidade controlar a fabricao, formulao, comrcio e uso adequado em termos de toxicidade, segurana, eficincia e idoneidade dos inseticidas, recolhimento de embalagens, entre outros, alm de obrigar o uso do receiturio agronmico (RA) para qualquer atividade envolvendo o uso destes produtos.

Lei dos agrotxicos


O RA um parecer tcnico sobre a situao fitossanitria do reflorestamento e que tem a finalidade de instruir o uso adequado dos agrotxicos. O RA obrigatrio para a aquisio e aplicao de produtos fitossanitrios e de competncia exclusiva de Engenheiros,Tcnicos Florestais e Agrnomos

Pragas Quarentenrias
Pragas quarentenrias so divididas em A1 e A2.
A1 so as pragas exticas no presentes no pas; A2 so pragas de importncia econmica potencial, j presentes no pas, porm apresentando disseminao localizada e submetidas a programa oficial de controle.

Pragas Quarentenrias
COLEOPTERA

DIPTERA
HEMIPTERA

HYMENOPTERA
LEPIDOPTERA NEMATODA

COLEOPTERA
Anaplophora glabripennis (rvores de madeira dura); Anthonomus eugenii,.; Capsicum spp; Anthonomus pyri (pomceas); Anthonomus pomorum (ma); Anthonomus vestitus (algodo); Anthores leuconotus (caf); Bixadus sierricola (caf); Brachycerus spp. (alho, cebola e ervilha); Bruchidius spp.(ervilha);

DIPTERA
Anastrepha ludens (frutas diversas); Anastrepha suspensa (frutas diversas); Atherigona oryzae (arroz); Atherigona soccata (sorgo, arroz, trigo e milho); Ceratitis rosa (frutas diversas); Chromatomyia horticola (curcubitceas e hortalias); Contarinia tritici (trigo);

HEMIPTERA
Aleurocanthus woglumi (citros); Eurigaster intregriceps (trigo, triticale, centeio e aveia); Helopeltis antonii (caju); Aleurocanthus spiniferus (citros, rosa, videira e pra); Bemisia spp. (complexo de raas e espcies, exceto bitipos A e B), polfaga; Ceroplastes destructor (citros e polfaga);

HYMENOPTERA

Cephus cinctus (trigo, triticale, aveia e centeio);


Cephus pygmaeus (trigo, triticale, aveia e centeio);

LEPIDOPTERA

Agrius convolvuli (citros); Agrotis segetum (algodo e cucurbitceas); Anarsia lineatella, Prunus spp.(pra); Amyelois transitella (amndoas, nozes e laranja); Argyrogramma signata (crucferas, legumes e girassol); Carposina niponensis (frutas diversas); Cephonodes hylas (caf); Chilo partellus (sorgo e milho); Chilo supressalis, (arroz); Cryptophlebia leucotreta (frutas diversas);

NEMATODA
Anguina agrostis, Agrostis spp., Dactylis spp., Lolium spp. e Poa spp.; Anguina tritici (trigo, aveia, cevada e centeio); Bursaphelenchus xylophilus, Pinus spp. (blsamo e cedro); Ditylenchus angustus (arroz); Ditylenchus destructor (batata e bulbos florais);

Pragas Quarentenrias A2
So aquelas de importncia econmica potencial, j presentes no pas, porm no se encontram amplamente distribudas e possuem programa oficial de controle.
Xanthomonas axonopodis pv. citri (citros ).- MS, PR, RS, SC e SP; Xanthomonas campestris pv. Passiflorae (maracuj).- PA; Xanthomonas campestris pv. Viticola (uva).- BA, PE e PI; Xylella fastidiosa (citros) - DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RJ, RS, SC e SP.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


Gois encontra-se na 3 posio entre os
Estados com maior rea de produo do Brasil.

Vrios problemas vm afetando a


produtividade e a rentabilidade final da cultura no Estado, principalmente, o uso indiscriminado de defensivos.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


A planta do algodoeiro conhecida como uma das mais susceptvel ao ataque de pragas, principalmente insetos e caros, que atacam raiz, caule, folhas, botes florais, flores, mas e capulhos, cujos danos podem reduzir a produtividade e afetar diretamente as sementes e fibra, causando prejuzos na comercializao (Santos, 1999).

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


O bicudo considerado a praga mais sria da Cotonicultura brasileira, pelos danos que ocasiona e pela dificuldade do seu controle.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


O bicudo encontra-se distribudo em quase todos os estados brasileiros onde se cultiva o algodoeiro.
Em Gois esta praga foi constatada na safra 1997/98 e, a partir dessa data, encontra-se presente em quase todos os municipios do Estado.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


Broca-da-haste (Conotrachelus denieri) Hustache, 1939. Atualmente, relatada a sua ocorrncia nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paran (Degrande et aL, 1995) e pode ser uma ameaa ao algodo de Gois.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo

Degrande (1991), relatou que a introduo desta praga no Pas ocorreu a partir do Mato Grosso do Sul, em 1986, entrando a partir do Paraguai. Alm deste pas, a Bolvia e a Argentina so os centros de origem do inseto.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


Os principais mtodos algodoeiro so:
Controle biolgico; Controle cultural; Controle gentico; Controle qumico; Controle legislativo;

de

controle

para

Controle climtico.

Programa de Preveno e Controle de Pragas em Algodo


OBJETIVO: - Reverter o impacto prejudicial do bicudo. - Reduo da populao da praga. - Reduzir o nmero de aplicaes de inseticidas. - Adoo de um pacote tecnolgico efetivo, fcil de implementar, de baixo custo. - Reduzir impacto ambiental quando comparado com as tecnologias atualmente adotadas. - Levantamento de deteco da broca da haste.

Atividades desenvolvidas/Plano de Ao
Ao I: Destruio de soqueira: Ao II: poca de semeadura:Regulamentada pela portaria 08/2004, determina que seja efetuada de primeiro de novembro a 31 de dezembro. Ao III: Mapeamento da populao do bicudo no Estado Ao IV: Monitoramento e controle dos focos de plantas voluntrias de algodo Ao V: Treinamentos. Ao VI: Controle dos plantios de algodo nas margens das estradas e rodovias.

Atividades desenvolvidas/Plano de Ao

Ao VII: Controle de sementes que caem durante o transporte. Ao IX: Implementar a certificao fitossanitria de origem do algodo goiano. Ao X: Inspeo em campos de produo de sementes de algodo. Ao XI: Vigilncia fitossanitria. Ao XII: Difuso de tecnologias / Campanhas de preveno e controle de pragas. Ao XIII: Levantamento de deteco da broca da haste.

Controle Fsico
Controle fsico e mecnico - O uso de barreiras fsicas, como valas e coberturas plsticas, dificulta a locomoo dos insetos para a plantao. Outras tcnicas apropriadas incluem o uso de armadilhas plsticas, fitas adesivas, dentre outras.

Controle Fsico

Consiste na modificao da forma fsica do meio ambiente onde ocorre a infestao, objetivando limitar a produo de larvas, interrompendo o ciclo biolgico.

Controle Fsico
Resumem-se basicamente na localizao e se possvel eliminao de provveis focos, quais sejam:
Latas, vasilhames abandonados ao ar livre, bebedouros de animais, vasos de plantas, vasos com flores (cemitrios), caixas d'gua e cisternas, lagos,
ralos e poos abandonados.

CONTROLE FSICO
Fogo; Temperatura; Luminosidade; Som; Radiao ionizante.

Potrebbero piacerti anche