Sei sulla pagina 1di 10

TOXEMIA GRAVDICA OU DOENA HIPERTENSIVA ESPECFICA DA GRAVIDEZ

Juliana da Camara Lorrane Roberta Thase de Souza Vanessa Pimentel

CONCEITO
A toxemia gravdica ou doena hipertensiva especfica da gravidez compreende um conjunto de problemas que s acontece durante a gravidez, depois da 20 semana. Ela engloba desde os casos leves de hipertenso arterial e o inchao no incio da gestao at o quadro de pr-eclmpsia, eclampsia e sndrome HELLP.

FATORES PREDISPONENTES

Estar na primeira gravidez Ser diabtica com problemas vasculares Ter obesidade Ser portadora de hipertenso arterial crnica Ter problemas renais Estar abaixo dos 15 ou acima dos 35 anos de idade Ter gestaes mltiplas (gmeos trigmeos ou mais) Ser da raa negra Ser portadora de Lpus Eritematoso ou outra doena vascular do colgeno Ter uma histria familiar de toxemia gravdica (me, irm, filha, av, tia, etc.)

MANIFESTAES CLNICAS

1) Pr-eclmpsia leve

Ganho de peso ( acima de 450g/semana) a partir de 20 semana Hipertenso arterial leve (140 x 90 mmHg) Proteinria ( variando de 0,5 a 1,0 g/l em 24 horas) Edema (mo e face)

MANIFESTAES CLNICAS

2) Pr-eclmpsia grave

Hipertenso arterial (PA 160 x 110 mmHg) Proteinria ( 5 a 10g/l em 24 horas) Anasarca Cefalia frontal Alteraes visuais Nuseas e vmitos Diminuio do nmero de plaquetas no sangue Nervosismo e alteraes de comportamento Oligria (menor que 500ml/dia ou 15 ml/hora) Dor no hipocndrio direito e Sndrome de hellp.

MANIFESTAES CLNICAS

3) Eclampsia

Gestante, alm de apresentar os sintomas anteriormente citados agravados, apresenta tambm quadro convulsivo e coma. O bito pode ser ocasionado pelo edema pulmonar, hemorragia cerebral, AVC, insuficincia renal ou cardaca.

TRATAMENTO PROFILTICO
Assistncia

pr-natal precoce Diagnstico precoce Regime diettico adequado Repouso em DLE

CONDUTA DE ENFERMAGEM NA PRECLAMPSIA LEVE E ECLAMPSIA


Repouso no maior tempo, em decbito lateral esquerdo. Balano Hdrico, para avaliar reteno de lquidos. Hipotensores para estabilizar a presso arterial. Anticonvulsivantes Verificar proteinria de 24 horas. Tranquilizantes e sedativos Medicao diurtica, conforme preescrio mdica. Controle de peso. Dieta hipossdica e hiperprotica Controle dos sinais vitais Monitorar o BCF Esclarecimento a gestante em relao a sua doena. Avaliao dos exames laboratoriais.

SNDROME DE HELLP
considerada um aumento da pr-eclampsia. Caracterizada por uma hepatopatia relacionada com a gravidez. Apresentando: Hemlise, elevao das enzimas hepticas e contagem baixa de plaquetas. Nos casos mais graves as pacientes tambm apresentam ictercia e como consequncia o bito.

MUITO OBRIGADO!!!

Potrebbero piacerti anche