Sei sulla pagina 1di 22

Concordncia Nominal

A concordncia nominal se baseia na relao entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracteriz-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particpios). Basicamente, ocupase da relao entre nomes.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como ncleo de um termo da orao, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Regras gerais:
1) O adjetivo concorda em gnero e nmero quando se refere a um nico substantivo. Por Exemplo: As mos trmulas denunciavam o que sentia.

2) Quando o adjetivo se refere a vrios substantivos, a concordncia pode variar. Podemos sistematizar essa flexo nos seguintes casos:

a) Adjetivo anteposto aos substantivos: O adjetivo concorda em gnero e nmero com o substantivo mais prximo.
Por Exemplo:
Encontramos cadas as roupas e os prendedores. Encontramos cada a roupa e os prendedores. Encontramos cado o prendedor e a roupa.

Caso os substantivos sejam nomes prprios ou de parentesco, o adjetivo deve sempre concordar no plural. Por Exemplo: As adorveis Fernanda e Cludia vieram me visitar. Encontrei os divertidos primos e primas na festa.

b) Adjetivo posposto aos substantivos: O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo ou com todos eles (forma masculino plural). Exemplos: A indstria oferece localizao e atendimento perfeito. A indstria oferece atendimento e localizao perfeita. A indstria oferece localizao e atendimento perfeitos. A indstria oferece atendimento e localizao perfeitos. Obs.: os dois ltimos exemplos apresentam maior clareza, pois indicam que o adjetivo efetivamente se refere aos dois substantivos. Nesses casos, o adjetivo foi flexionado no plural masculino, que o gnero predominante quando h substantivos de gneros diferentes.

Casos Especiais:

Anexo - Obrigado - Mesmo - Prprio Incluso - Quite


Essas palavras adjetivas concordam em gnero e nmero com o substantivo ou pronome a que se referem. Observe:

Seguem anexas as documentaes requeridas. A menina agradeceu: - Muito obrigada. Muito obrigadas, disseram as senhoras, ns mesmas faremos isso. Seguem inclusos os papis solicitados. J lhe paguei o que estava devendo: estamos quites.

S/ Ss:
A palavra "s", quando equivale a "sozinho", tem funo adjetiva e concorda normalmente com o nome a que se refere. Por Exemplo: Cristina saiu s. Cristina e Dbora saram ss. Obs.: quando a palavra "s" equivale a "somente" ou "apenas", tem funo adverbial, ficando, portanto, Invarivel. Por Exemplo:

Eles s desejam ganhar presentes.

Meio - Meia
a) A palavra "meio", quando empregada como adjetivo, concorda normalmente com o nome a que se refere. Por Exemplo: Pedi meia cerveja e meia poro de polentas. b) Quando empregada como advrbio (modificando um adjetivo) permanece invarivel. Por Exemplo: A noiva est meio nervosa.

proibido - necessrio - bom - preciso - permitido


a) Essas expresses, formadas por um verbo mais um adjetivo, ficam invariveis se o substantivo a que se referem possuir sentido genrico (no vir precedido de artigo).

Exemplos: proibido entrada de crianas. Em certos momentos, necessrio ateno. No vero, melancia bom. preciso cidadania. No permitido sada pelas portas laterais.

b) Quando o sujeito dessas expresses estiver determinado por artigos, pronomes ou adjetivos, tanto o verbo como o adjetivo concordam com ele.

Exemplos: proibida a entrada de crianas. Esta salada tima. A educao necessria. So precisas vrias medidas na educao.

Alerta Menos pseudo:


Essas palavras so advrbios, portanto, permanecem sempre invariveis. Por Exemplo: Os escoteiros esto sempre alerta. Carolina tem menos bonecas que sua amiga. As pseudo escritoras foram desmascaradas.

Exerccio
(UF-FLUMINENSE) Assinale a frase que encerra um erro de concordncia nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, l voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, l voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza.

Exerccio
(FTM-ARACAJU) A frase em que a concordncia nominal contraria a norma culta : a) H gritos e vozes trancados dentro do peito. b) Esto trancados dentro do peito vozes e gritos. c) Mantm-se trancadas dentro do peito vozes e gritos. d) Trancada dentro do peito permanece uma voz e um grito. e) Conservam-se trancadas dentro do peito uma voz e um grito.

Exerccio
(OBJETIVO) Assinale a alternativa incorreta quanto concordncia nominal: a) Os torcedores traziam em cada mo bandeira e flmula amarela. b) Um e outro aplicador indecisos. c) Tinha as mos e o rosto coloridos de prpura. d) Escolheste tima ocasio e lugar para o churrasco. e) Ele estava com o brao e a cabea quebradas.

Exerccio
(MED-ITAJUB) Em todas as frases a concordncia nominal se fez corretamente, exceto em: a) Os soldados, agora, esto todos alerta. b) Ela possua bastante recursos para viajar. c) As roupas das moas eram as mais belas possveis. d) Rosa recebeu o livro e disse: "Muito obrigada". e) Sairei de So Paulo hoje, ao meio-dia e meia.

Exerccio
(BB) Opo incorreta quanto concordncia nominal: a) O bilhete e as cartas estavam anexos ao processo. b) Vo anexos os documentos. c) Seguem anexos as cpias. d) Os documentos devem ser enviados. e) Remetemos anexas as cpias.

Exerccio
(BANESPA) Assinale a alternativa em que a concordncia nominal incorreta: a) Gostava de usar roupas meio desbotadas. b) Ele j est quites com o servio. c) Estejam alerta, pois os ladres so perigosos. d) Todos foram aprovados, salvo Joo e Maria. e) Ela mesma datilografou o requerimento.

Exerccio
(ESAF) Levando em considerao as regras de concordncia nominal, escreva (1) para as frases corretas e (2) para as incorretas: ( ) Quando a senhora terminou de abrir as malas, j era meio-dia e meia. ( ) A prpria sogra presenciou a abertura das malas; sim, ela mesmo. ( ) Anexo quela carta destinada ao pai da moa, foram remetidas as jias. ( ) Ao final da tarde, a senhora mostrava-se meio apreensiva. ( ) Naquelas bagagens havia jias muito preciosas. A sequncia correta : a) 1, 1, 2, 2, 1 c) 1, 2, 1 ,2 , 1 e) 1, 2, 2, 1, 1 b) 2, 1, 1, 2, 2 d) 2, 2, 1, 1, 2

Exerccio
Complete as frases com a opo correta de acordo com as regras da Concordncia Nominal. 1 - Eles ficaram (ss / s) depois do baile. 2 - Ns (mesmo / mesmos) edificaremos a casa. 3 - gua tnica (bom / boa) para o estmago. 4 - Seguem (incluso / inclusos) na pasta a carta e a procurao. 5 - As crianas estavam (bastante / bastantes) crescidas. 6 - Os alunos (mesmo / mesmos) daro a redao final. 7 - Elas (mesmo / mesmas) fizeram a festa. 8 - Ela no sabia disso (mesmo / mesma). 9 - Elas nunca saram (juntas / junto), mas almoam sempre (junto / juntas). 10 - (proibido / proibida) a caa nesta reserva. 11 - Quero (meio / meia) poro de fritas. 12 - Esperava (menos / menas) pergunta naquela prova. 13 - Vossa Excelncia est (enganada / enganado), Doutor Juiz. 14 - Bebida alcolica no (boa / bom) para o fgado 15 - As matas foram (bastante / bastantes) danificadas pelo fogo. 16 - Me viva e filho moravam (junto / juntos) numa casa modesta. 17 - No foi (necessrio / necessria) ao da polcia. 18 - Seu pai j est (quite / quites) com o meu? 19 - Cumpri minha obrigao, (de maneiras / de maneira) que estou tranquilo. 20 - (permitido / permitida) entrada franca a estudantes.

Potrebbero piacerti anche