Sei sulla pagina 1di 41

Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Economia

Licenciatura em Contabilidade e Finanas

Introduo a Gesto
Captulo I Os Fundamentos da Gesto

Introduo

H autores que sugerem que nenhuma fora do Sc.XX tenha feito mais do que a gesto para melhorar a qualidade de vida das sociedades neste mundo. Acima de tudo a gesto que tem fundamentalmente mudado as condies de vida da pessoa comum. A gesto transformou o homem arteso no operrio especializado, habilitado e que satisfaz melhor as exigncias do trabalho onde se assiste a uma transformao. Durante milhares de anos as pessoas trabalhavam por mera subsistncia, e quando surge a gesto que tudo isto comea a mudar.

Introduo

O impacto da gesto foi 1 sentido com a revoluo industrial e o crescente sistema de manufactura na Europa h cerca de dois sculos. Os artesos movem-se do tipo de produo manual para a produo mecanizada e tiram vantagens dos avanos tecnolgicos. Surgiram os novos centros de produo que foram chamados de manufactura e o processo de tornar a manufactura produtiva ficou conhecido como Gesto. Mas, para compreender o conceito de gesto temos 1 que compreender o conceito de organizao

1.1 Definio de Organizao e de Gesto


Vivemos numa sociedade de organizaes. A maioria das pessoas nasce numa organizao (o hospital), estuda numa organizao (a escola), trabalha numa organizao (o banco, o servio pblico, a empresa), e nos tempos de lazer utiliza servios prestados por organizaes (Igrejas, restaurantes, hoteis, museus, cinemas etc.) ou adquire e consome produtos fabricados por organizaes.

Ento o que uma organizao?


Pode-se definir uma organizao como um grupo de pessoas que trabalham em conjunto para atingir um certo propsito. As organizaes existem para atingir metas que os indivduos por si prprios no conseguem alcanar. importante compreender o que uma organizao, quais as suas caractersticas, como se insere no meio scio-econmico (ambiente) de que parte, como se estrutura internamente e como age na interaco constante com esse meio.

Definio de Thompson (1967)


organizaes so entidades que surgem para operar tecnologias que so impossveis de serem utilizadas por indivduos ou por outras organizaes. Duas perspectivas: 1 A capacidade de utilizar uma tecnologia, saber fazer certos bens ou servios, dominando tcnicamente um determinado sistema operativo; 2 A capacidade de utilizar essa tecnologia melhor do que outras entidades (indivduos ou organizaes) a concorrncia. Se a organizao no for capaz de competir poder desaparecer.

Em suma,
As organizaes so entidades que existem:
para desempenhar tarefas que s podem ser realizadas atravs do esforo cooperativo.

E,
para completarem o seu ciclo de produo e entrega do produto ou servio, as organizaes tm de ser geridas.

Ento, o que gesto?


Uma definio tradicional diz-nos que gesto a coordenao dos recursos humanos, materiais, tecnolgicos e financeiros que as organizaes precisam para atingirem os seus objectivos e metas. A gesto: Rene os recursos necessrios para fazer o trabalho de forma mais produtiva; Assegura as habilidades, conceptuais, tcnicas e humanas, e a coordenao necessrias para o esforo cooperativo que a essncia da organizao; Proporciona um sentido de direco e propsito, que pode unir pessoas diferentes num empreendimento produtivo a empresa.

Mas, gesto tambm responsabilidade pelo desempenho

O acto de gerir representa a responsabilidade que a organizao assume para atingir os seus objectivos e metas. Os objectivos podem variar dependendo se se trata de uma organizao de negcios a empresa, de uma organizao sem fins lucrativos, de um governo, ou um grupo de voluntrios associados, etc.

A empresa, um agente econmico, um caso particular de organizao


1 A empresa intervm no processo de troca em diversos mercados em que ela se apresenta como fornecedora, cliente, ou seja, como parte da oferta e da procura desse mercado especfico; 2 Ao nvel dos objectivos, a empresa tem a finalidade de optimizao do lucro a longo prazo para a sua sobrevivncia e desenvolvimento, e manter o ciclo de actividade estvel.

A empresa tem objectivos estruturais


Eficincia, que se define como a forma de optimizar o ratio imput/ouput, que tambm designado como critrio central da gesto empresarial e que se traduz na combinao ptima dos recursos (imputs) para potenciar a sua capacidade de produo (outputs).

A empresa tem objectivos conjunturais


A eficcia que pode ser definida como o grau de satisfao dos interesses de todos aqueles que esto interessados nos seus outputs. Portanto, a empresa caracteriza-se por ter como objectivo estrutural a eficincia econmica e por competir em diversos mercados em simultneo, nomeadamente, os mercados de matrias primas e componentes, equipamento, do trabalho, financeiro e de produtos finais.

Ento, o que gesto?

Gesto o processo de trabalhar com e atravs dos outros a fim de atingir eficazmente os objectivos organizacionais usando eficientemente os recursos escassos num contexto em mudana.

1.2 A importncia da Gesto. O conceito de stakeholders.

O Sc. XX foi marcado pela evoluo das organizaes e da forma como elas passaram a ser geridas, no apenas para satisfazer as necessidades dos indivduos mas para satisfazerem as necessidades das sociedades em geral.

A importncia da Gesto

a gesto que deve assegurar que o sistema de educao proporcione o conhecimento e as habilidades para as pessoas se tornarem produtivas e contribuintes da sociedade; a gesto que assegura que as organizaes de sade promovam, mantenham e quando necessrio, reestabeleam a sade.

Exemplos:

A importncia da Gesto

A gesto efectiva assegura que os governos providenciem os servios necessrios ao custo que as sociedades podem suportar; a responsabilidade da gesto que faz com que as organizaes proporcionem emprego para uma parte constatemente crescente da populao no mundo. da responsabilidade da gesto assegurar o sucesso das organizaes nas suas diferentes actividades e objectivos.

Somos uma sociedade de organizaes interconectadas

As organizaes no existem separada e independentement umas das outras e penetram no tecido social das sociedades. Quando uma organizao falha, outras podem sentir-se sob ameaa ou inseguras. Alguns exemplos:

Exemplos de Organizaes interconectadas

Quando as escolas tm dificuldade de educar os jovens, as empresas, eventualmente sofrem da falta de empregados habilitados que precisam para competirem e perdem a sua prpria habilidade para gerar empregos; Quando as empresas no so bem geridas as comunidades em que elas se localizam sofrem de desemprego e problemas sociais.

Conceito de Stakeholder, uma forma de considerar a interconexo das organizaes


H numerosas organizaes, grupos, indivduos que tm interesse no desempenho e sucesso de uma organizao. Quando uma organizao falha em atingir os seus objectivos, seja uma escola ou uma empresa, ela no falha apenas em satisfazer os seus clientes e empregados. Ela ameaa todas as organizaes e indivduos sua volta que dependem do seu sucesso.

Conceito de Stakeholder

Stakeholders, so todos os indivduos e organizaes interessados na existncia e no sucesso de uma determinada organizao

Stakeholders

Empregados

Governos centr al e local

Fornecedores

Instituies d e Educao

Organizao

Inst. Financeiras

Clientes

Org. Comuni dade local

Credores

1.3 Gesto num mundo em mudana


Combinar e coordenar recursos para atingir os objectivos organizacionais no tarefa simples e constitui um dos maiores desafios da gesto. Enquanto as sociedades e economias se mantiveram estveis ou mudaram pouco, a gesto teve tempo de fazer os ajustamentos necessrios para manter e melhorar o desempenho.

O ambiente do gestor um mundo em mudana


Nos ultimos 25/30 anos a estabilidade foi desaparecendo. Hoje em dia, o mundo do gestor se parece muito pouco com o mundo do gestor h dcadas atrs. O ambiente externo o conjunto de condies concorrncia, stakeholders externos, as condies polticas, econmicas, tecnolgicas e sociais. Foi muito recentemente que estes factores externos comearam a exigir uma maior ateno e nfase

O ambiente do gestor um mundo em mudana


O ambiente de trabalho no qual a gesto deve operar e coordenar bastante diferente. H um conjunto de padres de desempenho que so diferentes. Portanto, temos um conjunto de factores que podemos agrupar no ambiente externo, no ambiente interno de trabalho e padres de desempenho, todos eles em mudana

Ambiente externo em mudana


Novas formas de concorrncia; Mercados globais; Valores de tica; Responsabilidade social

Ambiente Interno em Mudana


Diversidade da fora de trabalho; Equipas de trabalho; Tecnologia de informao (TI)

Padres de Desempenho em Mudana


l l l l l Qualidade; Rapidez; Flexibilidade; Inovao; Crescimento sustentvel

Novas formas de concorrncia

O enfoque da concorrncia est no enorme aumento da concorrncia global o que constitui o maior desafio para a gesto. Sc. XX: USA, os pases europeus e o Japo na dcada de 70. Dos ultimos15 anos para c,Taiwan, Hong Kong, Coreia, Malsia e outros tambm entram na concorrncia global. A partir da dcada de 90 surge a China e o Brasil.

Novas formas de concorrncia

Para Tom Peters, nova concorrncia significa a natureza e a intensidade da concorrncia - nenhuma organizao pode considerar como garantido o que quer que seja no mercado em que opera.

Mercados Globais

Nos pases econmicamente desenvolvidos da Europa, Amrica e sia, as empresas j saciaram a procura de muitos produtos e servios As populaes destes pases no crescem; As empresas passaram a competir em mercados estrangeiros; Portanto, as organizaes devem aprender a concorrer no apenas com novos concorrentes, mas tambm em novos mercados

Mercados Globais. O desafio de concorrer em novos mercados


Significa: Desenvolver produtos e servios compatveis com as preferncias e procura de outras culturas;

Aprender a comercializar de forma consistente com as diferenas culturais; Como fazer negcios a milhares de Km

Valores de tica
O comportamento tico tem a ver com os padres das sociedades sobre o que moralmente aceitvel;

As sociedades esperam que as organizaes se pautem por uma conduta de honestidade, verdade, transparncia e como tratam os seus empregados, accionistas, clientes e a sociedade em geral

Responsabilidade Social
Significa que: As organizaes no se limitam a proporcionar bens e servios. Devem contribuir para o bem estar das comunidades em que operam; As empresas procuram o equilbrio entre a busca pelo lucro e o que bom para a sociedade; Por vezes, a responsabilidade mandatada pelo governo para garantir que empregados, clientes e pblico em geral sejam tratados com responsabilidade

Ambiente de Trabalho em Mudana: Diversidade da Fora de Trabalho

Comeou a mudar muito nos ultimos 20 anos. A gesto utiliza o desenho do trabalho e do cargo, as TI para exercitar a sua responsabilidade atravs da fora de trabalho

Efeitos demogrficos e sociais: gnero; minorias tnicas

Ambiente de Trabalho em Mudana: Desempenho de Equipas de Trabalho


l A forma de organizao da fora de trabalho; l Mudana de trabalho individual para trabalho de equipa, a partir dos anos 80; l Equipas na produo, servios ao cliente e at servio administrativo; l Os resultados so promissores, mas no so a resposta para toda e qualquer situao

Tecnologia de Informao
O mesmo modelo pode ser usado em diversos sectores organizacionais (encomendas, vendas, inventrios, desempenho do pessoal, reunies por telefone) O desafio a combinao perfeita entre informao e os outros recursos da organizao e usar a informao para rentabilizar o capital, as pessoas e a tecnologia.

Padres de Desempenho em Mudana: Qualidade

Mais, era o padro das organizaes at h cerca


de 15/20 anos.Mais bens: carros, casas, televisores......a preocupao chave era o volume de bens Agora, isto j no suficiente. Clientes no aceitam bens em termos de qualidade mdia e inovao mdia; Clientes agora tem muitas alternativas e do Mais passou-se para o Melhor

Padres de Desempenho em Mudana: Rapidez e Flexibilidade

Qualidade no basta! preciso competir em outras dimenses: rapidez e flexibilidade.

Rapidez: Poupa dinheiro, permite obter novos bens e servios, cria vantagem competitiva.
Flexibilidade: organizaes grandes ou com polticas rgidas perdem vantagens de oportunidades do mercado que surgem e desaparecem rpidamente

Padres de Desempenho em Mudana: Inovao

No basta ter alcanado sucesso! Algum, em algum lugar no mundo, j est a desenvolver um produto ou servio diferente e melhor. Inovao proporciona novos, diferentes e melhores bens e servios ou melhor forma de distribuir;

O desafio da gesto: prestar ateno no apenas no que faz hoje, mas igualmente no que vai fazer diferente e melhor amanh

Padres de Desempenho em Mudana: Crescimento Sustentvel


Crescimento sustentvel, o padro de que a organizao j no tenta ser maior do que aquilo que pode, nem crescer mais rpidamente do que aquilo que capaz. Diz-se que h crescimento sustentvel, quando a organizao cresce ao ritmo ou taxa e para o tamanho que possa ser mantido a longo prazo.

Padres de Desempenho em Mudana: Sucesso ou insucesso das organizaes

preciso dar uma crescente nfase na qualidade, rapidez, flexibilidade, inovao e crescimento sustentvel; A gesto e os gestores so julgados por estes padres que as organizaes perseguem para atingir sucesso.

Potrebbero piacerti anche