Sei sulla pagina 1di 20

Sangue

O sangue transporta nutrientes, gases respiratrios, hormnios e resduos do metabolismo. Embora o sangue parea um lquido vermelho completamente homogneo, ao microscpio ptico podemos observar que ele constitudo basicamente de: plasma, glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas.

Vasos Sanguneos
O sistema circulatrio sangneo formado por um circuito fechado de tubos (artrias,capilares e veias) dentro dos quais circula o sangue e por um rgo central, o corao, que atua como bomba aspirantepremente.

Artrias
As artrias so os vasos que transportam o sangue centrifugamente ao corao. Distribuem-se por praticamente todo o corpo, iniciando por grandes troncos que vo se ramificando progressivamente.Estes ramos podem ser colaterais ou terminais. Quando uma artria d ramos e deixa de existir por causa desta diviso, diz-se que estes ramos so terminais. Quando a artria emite ramos e continua a existir,estes ramos so chamados de colaterais.

Capilares
As artrias se ramificam e se tornam, progressivamente, menos calibrosas e com as paredes mais finas, at chegarem aos capilares, que so de dimenses microscpicas e cujas paredes so uma simples camada de clulas (endotlio). Sua distribuio quase universal no corpo, sendo rara sua ausncia. ao nvel dos capilares, graas as aberturas existentes entre clulas endoteliais vizinhas(poros capilares), que ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos.

Veias
As veias so os vasos que transportam o sangue centripetamente ao corao.As veias recebem numerosas tributrias e seu calibre aumenta medida que se aproximam do corao, exatamente o oposto do que ocorre com as artrias, nas quais o calibre vai diminuindo medida que emitem ramos e se afastam do corao. De acordo com sua localizao em relao s camadas do corpo, as veias so classificadas em superficiais e profundas.

Corao
O corao humano um rgo cavitrio (que apresenta cavidade), basicamente constitudo por trs camadas: Pericrdio a membrana que reveste externamente o corao, como um saco. Esta membrana propicia uma superfcie lisa e escorregadia ao corao, facilitando seu movimento ininterrupto; Endocrdio uma membrana que reveste a superfcie interna das cavidades do corao; Miocrdio o msculo responsvel pelas contraes vigorosas e involuntrias do corao; situa-se entre o pericrdio e o endocrdio. Quando, por algum motivo, as artrias coronrias ramificaes da aorta no conseguem irrigar corretamente o miocrdio, pode ocorrer a morte (necrose) de clulas musculares, o que caracteriza o infarto do miocrdio.

Linfa
A linfa um lquido claro, ligeiramente amarelado, que flui lentamente em nosso corpo atravs dos vasos linfticos. Parte do plasma sanguneo extravasa continuamente dos vasos capilares, formando um material lquido entre as clulas dos diversos tecidos do organismo o lquido intercelular ou intersticial.

Vasos Linfticos e gnglios


Os capilares linfticos transportam a linfa at vasos de maior calibre, chamados vasos linfticos. Esses vasos semelhantes s veias, por sua vez, desembocam em grandes veias, onde a linfa liberada, misturando-se com o sangue. Ao longo do seu trajeto, os vasos linfticos passam pelo interior de pequenos rgos globulares, chamados linfonodos.

O sistema linftico no possui um rgo equivalente ao corao. A linfa, portanto, no bombeada como no caso do sangue. Mesmo assim se desloca, pois as contraes musculares comprimem os vasos linfticos, provocando o fluxo da linfa. Os vasos linfticos possuem vlvulas que impedem o refluxo (retorno) da linfa em seu interior: assim, ela circula pelo vaso linftico num nico sentido. O sistema linftico auxilia o sistema cardiovascular na remoo de resduos, na coleta e na distribuio de cidos graxos e gliceris absorvidos no intestino delgado e contribui para a defesa do organismo, produzindo certos leuccitos, como os linfcitos.

Referncias Bibliogrficas:
http://www.slideshare.net/FabianoReis/sistema-circulatorio-slides-daaula http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao6.php http://pt.scribd.com/doc/11126120/Apostila-Anatomia-SistemaCirculatorio

Potrebbero piacerti anche