Sei sulla pagina 1di 53

A classificao biolgica

Quantas espcies existem?

Quantas espcies por descobrir?

Taxonomia e Sistemtica

Cincias que se ocupam da classificao dos seres vivos, formando grupos de acordo com critrios pr-estabelecidos. A parte da Biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos a Taxonomia (taxis = arranjo, ordem; nomo = lei), e a que estuda as relaes evolutivas entre eles a Sistemtica.

CLASSIFICAO ARTIFICAL

Baseia-se em poucos critrios arbitrrios. Algumas se baseavam na morfologia externa (forma), outras no habitat (aqutico, terrestre e areo) e at na sua utilidade (teis, nocivos e indiferentes). Formam grupos muito heterogneos.

Classificaes artificiais

Iniciada pelos gregos no sc. IV a. C. Aristteles: usou o tipo de ambiente. Animais areos, aquticos e terrestres. Teofrasto: plantas de acordo com o tamanho. Ervas, arbustos e rvores. Santo Agostinho: Animais teis, nocivos e inteis ao homem.

Sc. XIV: necessidade de critrios mais bem definidos para a classificao biolgica. Carl von Linne ou Lineu: 1735, Systema Naturae. Principal critrio: comparao por morfologia semelhanas e diferenas anatmicas e estruturais entre os seres vivos.

CLASSIFICAO NATURAL

Baseia-se em aspectos evolutivos, como a anatomia, a fisiologia, a gentica, o desenvolvimento embrionrio, .... Essa classificao permite estabelecer a filognese (filo = raa, gnese = origem) ou filogenia, ou seja, a possvel seqncia em que os seres vivos surgiram, tentando mostrar a histria evolutiva de cada grupo e o grau de parentesco evolutivo entre os diversos grupos.

Sc. IV a.C ao sc. XVIII d.C.

1899 d.C.

CLASSIFICAO VERTICAL

Baseia-se nas relaes evolutivas entre os organismos, considerando o fator tempo. So dinmicas.

Classificao e parentesco evolutivo

TAXONOMIA MODERNA Sistema Binominal de Lineu

O naturalista sueco Karl von Linne (Lineu) (17071778) foi quem desenvolveu as bases reais para a classificao e nomenclatura modernas. Ele publicou duas obras valiosas para a sistemtica animal e vegetal, usadas nas escolas at o final do sculo XIX: Species Plantarum (1753), onde catalogou as plantas, considerando apenas a constituio da flor; e Systema naturae (10 edio, 1758), onde catalogou e descreveu animais, levando em conta suas semelhanas estruturais. Lineu desenvolveu um sistema de classificao artificial, pois acreditava que o nmero de espcies era fixo.

CATEGORIAS TAXONMICAS

A Taxonomia est baseada numa gradao, que engloba grupos de seres vivos com caractersticas cada vez mais gerais, se partimos do particular. As categorias taxonmicas esto ordenadas de forma hierrquica e procuram medir um maior grau de parentesco evolutivo existente entre os seres vivos de cada uma delas.

O conceito de espcie

A unidade de classificao biolgica atualmente a espcie, que pode ser assim definida: Espcie um conjunto de indivduos que, apresentando caractersticas semelhantes, tanto entre si quanto entre seus ascendentes e descendentes, podem cruzar-se naturalmente, produzindo descendentes frteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de seres vivos. Os indivduos da mesma espcie partilham o mesmo fundo gentico.

Os sete grupos bsicos de classificao

Espcies com caractersticas em comum constituem um gnero; estes constituiro uma famlia; estas formaro uma ordem. As ordens com caractersticas coincidentes formaro uma classe; e o conjunto destas, o filo, ramo ou diviso. O conjunto dos filos forma, finalmente o reino. Temos, ento, sete categorias taxonmicas fundamentais, que, em ordem decrescente de grandeza, esto conceituadas no quadro a seguir.

Categorias taxonmicas

medida que so acrescentadas novas descries sistemticas (fruto da intensa pesquisa biolgica ocorrida no sculo XX), h a necessidade de novas divises, criando-se, assim, categorias adicionais, como subfilo, superclasse, subclasse, superordem, subordem, superfamlia, subfamlia, tribo, subgnero e subespcies.

A classificao atual

Evoluo dos sistemas de classificao

Sc. IV a.C ao sc. XVIII d.C.

1899 d.C.

1969 d.C.

Classificao de Whittaker (1969)


Baseia-se nos seguintes critrios: Organizao estrutural. Tipo de nutrio. Interaes nos ecossistemas (produtores, consumidores e decompositores).

Classificao de Whittaker (1979)

Passou a incluir no reino Protista seres eucariontes unicelulares e alguns seres multicelulares de reduzida diferenciao.

REINO MONERA

compreende as bactrias e cianobactrias, os nicos procariotos. So seres auto ou heterotrficos, unicelulares. Hoje, graas Biologia Molecular, sabese que esse reino inclui dois grupos de organismos procariticos bem distintos: eubactrias e arqueobactrias.

REINO PROTOCTISTA (antigamente chamado Protista)

Por se tratar de um reino que rene organismos com origens evolutivas diferentes, muitos defendem a separao dos protoctistas em diversos reinos, enquanto que outros defendem a sua excluso. Inclui os protozorios, seres eucariticos, unicelulares e heterotrficos, e as algas, seres eucariticos, uni ou pluricelurares e autotrficos fotossintetizantes.

REINO FUNGI

So os fungos, mofos, bolores e levedos. So eucariotos, heterotrficos por absoro, uni ou pluricelulares, mas no formam tecidos.

REINO PLANTAE ou METHAPHYTA

Compreende as plantas que so seres eucariotos, autotrficos fotossintetizantes e pluricelulares. O que caracteriza este reino o fato de seus representantes formarem embries, que no incio de seu desenvolvimento, retiram alimento da planta genitora. As algas foram excludas exatamente por no formarem embries dependentes da planta-me.

REINO ANIMALIA ou METAZOA

Compreende os animais, que so seres eucariotos, heterotrficos por ingesto e pluricelulares. Apresentam no incio do desenvolvimento embrionrio, um estgio chamado blstula, que origina outro estgio a gstrula que originar todos os tecidos presentes no animal adulto.

VRUS UMA EXCEO

So acelulares, isto , eles no so clulas e no so constitudos por clulas. Constitudos por uma cpsula protica que envolve seu material gentico (DNA ou RNA). Parasitas intracelulares obrigatrios. Grupo parte, sem reino.

A nomenclatura binomial (Principais regras)

O nome das espcies binominal e escrito em itlico ou sublinhado: Homo sapiens (ser humano), Felis domesticus (gato domstico). O primeiro termo indica o gnero e o segundo, o termo especfico, escrito com inicial minscula (se representar uma homenagem a algum importante do pas onde foi descrita a espcie, aceita-se o uso de inicial maiscula).

Todos os nomes cientficos devem ser escritos em latim; se derivarem de outra lngua, devero ser latinizados. Ao aparecer pela primeira vez em um texto, deve ser escrito por extenso; nas demais vezes que aparecer, o gnero pode ser abreviado.

A nomenclatura da subespcie (populaes da mesma espcie geograficamente isoladas, que podem, no futuro formar novas espcies) trinominal.

A designao do subgnero aparece entre o gnero e o termo especfico, entre parnteses, com inicial maiscula. Ex. Aedes (Stegomya) aegypti (mosquito que transmite os agentes causadores da febre amarela e dengue). Anopheles (Anopheles) fluminensis (mosquitos transmissores da malria no RJ)

Se o autor da descrio de uma espcie for mencionado, seu nome (por extenso ou abreviado) deve aparecer em seguida ao termo especfico sem pontuao; a data em ele descreveu essa espcie vem aps seu nome, precedida de uma vrgula ou entre parnteses.

Quando uma espcie transferida de um gnero para outro ou muda-se o gnero, o nome do autor da primeira classificao colocado entre parnteses. Ex. Atta sexdens (Lineu, 1758) Fabricius, 1804.

Tm prioridade os nomes apresentados em primeiro lugar de 1758 (data da 10 edio do Systema naturae de Lineu, na qual ele apresentou uma reviso das regras) para c se os autores os publicarem em revistas cientficas seguindo todas as regras; necessrio tambm que na publicao conste uma descrio do ser vivo. Assim, se um pesquisador, por acidente, descrever um ser vivo j classificado, prevalecer o nome inicial. Essa regra conhecida como lei da prioridade.

O nome das famlias dos animais recebe o sufixo idae e o da subfamlia, inae. Ex. Felidae (famlia dos feldeos) e Felinae (subfamlia dos felinos)

Nas plantas, utiliza-se, em geral, a terminao aceae para a famlia e ales para a ordem. Ex. Rosaceae (famlia da roseira, maciera,...) Coniferales (ordem do pinheiro, sequias, etc.)

Classificao e cladstica

A ideia central do cladismo a de que todos os grupos de seres vivos apresentam uma ordem hierrquica, consequncia da histria evolutiva dos organismos. O diagrama construdo com base nas novidades evolutivas compartilhadas pelos organismos e deve ser construdo da maneira mais simples possvel princpio da parcimnia.

rvores filogenticas

So diagramas que representam as relaes de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.

HOMOLOGIA E ANALOGIA

rgos homlogos: mesma origem embrionria, mas podem ter funes diferentes Ex: asa de morcego, nadadeira de baleia, pata do cavalo, brao do homem

rgos anlogos: origem embrionria diferente, mas desempenham a mesma funo Ex: asa de ave e asa e insetos

rgos homlogos

Divergncia Evolutiva

Convergncia Evolutiva

Grupo Monofiltico

Todos os organismos includos evoluram de um nico ancestral comum, e todos os descendentes deste ancestral esto includos no grupo.

Grupo Polifiltico

Quando grupos de espcies descendem de diferentes ancestrais dizemos que so polifilticos.

Grupo Parafiltico

Se um grupo for resultante da excluso de um ou mais grupos monofilticos.

Exemplos

monofiltico

B e C so parafilticos

Grupo polifiltico

Os Domnios

Potrebbero piacerti anche