Sei sulla pagina 1di 32

TREINAMENTO - NR 10

Apresentao

O Treinamento bsico tem carga horria de 40 horas/aula, obrigatrio determinado pela nova NR 10 que visa:

Fornecer subsdios e conhecimentos de segurana para pessoal habilitado envolvidos com trabalhos associados a servios e instalaes eltricas, ou quaisquer trabalhos nas proximidades destas instalaes;

Atendimento a uma demanda social em funo das necessidades provocadas por mudanas introduzidas na rea eltrica por novas tecnologias, pela nova organizao do trabalho;
Adequao proposta de alterao na norma brasileira (NR-10), cuja meta a reduo de acidentes envolvendo a energia eltrica.

Duvidas Mais Freqentes

Lei?... Quando comea?... Lei e j comeou. A Nova NR-10 entrou em vigor em 08/12/2004, data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio. Embora a nova NR-10 j esteja em vigor, alguns item importantes, exigem providncias complexas e, conseqentemente, entraro em vigor, paulatinamente. O prazo j est correndo e h muito trabalho a fazer, para atender aos requisitos de conformidade da nova norma.

Mesmo nas instalaes j existentes?...

As instalaes j existentes devem se enquadrar nas novas exigncias, dentro dos prazos estabelecidos da nova NR-10.

Quais os documentos necessrios e quem so os responsveis?

A nova NR-10 cria o Pronturio das Instalaes Eltricas. Esse pronturio, contendo tanto os documentos relativos instalao eltrica, quanto os relacionados aos trabalhos realizados nas instalaes, deve ser organizado pela empresa e permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade.
A nova NR-10 tambm institui o Relatrio das Inspees da Conformidade das Instalaes, ao determinar que deve ser realizada uma auditoria na documentao e inspeo nas instalaes eltricas da empresa. A partir dessa auditoria e dessa inspeo, elabora-se um relatrio determinando todas as no conformidades encontradas e um cronograma de correo das no conformidades do prprio pronturio, bem como das instalaes.

J no projeto, h que se levar em conta a nova NR-10?

Essa uma das inovaes da nova NR-10, pois h requisitos de segurana e sade dos trabalhadores que precisam ser incorporados s instalaes, j na fase de projeto.
O campo da nova NR-10 amplo, incluindo as etapas de projeto, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

A nova NR-10 obriga ao atendimento de outras normas?

Sim, pois ele refora, para os locais de trabalho, a obrigatoriedade de prescries de segurana contidas em outras normas da rea eltrica, alm de instituir medidas e procedimentos de proteo, criando mecanismos capazes de garantir a adequao das instalaes s suas determinaes e a manuteno dessas condies ao longo do tempo.

Praticamente todos os locais esto cobertos pela nova NR-10?

Praticamente em todos os lugares onde exista uma pessoa trabalhando, de forma a interagir direta ou indiretamente em instalaes eltricas, a Nova NR-10 dever ser aplicada.

Os cursos da nova NR-10 so obrigatrios?


A nova NR-10 estabelece cursos obrigatrios para a capacitao profissional: Curso Bsico Segurana e Instalaes e Servios em Eletricidade, para trabalhadores autorizados, com carga horria mnima de 40 horas. Curso Complementar Segurana na Sistema Eltrico de Potncia (SEP) e em suas proximidades, com carga horria mnima de 40 horas, que tem, como pr-requisito, a participao, com aproveitamento satisfatrio, no Curso Bsico.

Nova NR 10

A nova NR-10 levou mais de dois anos para ser elaborada e resultado de uma comisso tripartite, envolvendo o governo, os empregadores e os empregados. Ela est em sintonia com as atuais regulamentaes de segurana j em vigor nos pases desenvolvidos. Quais so os temas abordados durante o treinamento bsico ?

Temas

Introduo segurana com eletricidade Riscos em instalaes e servios com eletricidade Tcnicas de anlise de risco Medidas de controle do risco eltrico - ESCELSA Normas tcnicas brasileiras Regulamentaes do MTE Equipamentos de proteo coletiva Equipamentos de proteo individual Rotinas de trabalho Procedimentos Documentao de instalaes eltricas Riscos adicionais Proteo e combate a incndios Acidentes de origem eltrica Primeiros socorros Responsabilidades

Introduo Segurana com Eletricidade.

Riscos em Instalaes e Servios com Eletricidade


a) O Choque Eltrico, Mecanismos e Efeitos; b) Arcos Eltricos; Queimaduras e Quedas; c) Campos Eletromagnticos.

Tcnicas de Anlise de Risco.

Medidas de Controle do Risco Eltrico: - ESCELSA


a) Desenergizao b) Aterramento Funcional (TN / TT / IT); de Proteo; Temporrio c) Equipotencializao d) Seccionamento Automtico da Alimentao e) Dispositivos a Corrente de Fuga f) Extra Baixa Tenso g) Barreiras e Invlucros h) Bloqueios e Impedimentos i) Obstculos e Anteparos j) Isolamento das Partes Vivas k) Isolao Dupla ou Reforada l) Colocao Fora de Alcance m) Separao Eltrica

Normas Tcnicas Brasileiras


NBR da ABNT:

NBR-5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso NBR 14039 - Instalaes eltricas de mdia tenso (de 1,0 kV a 36,2 kV) NBR 5418 - Instalaes eltricas em atmosferas explosivas NBR 13534 - Instalaes eltricas em estabelecimentos assistenciais de sade - Requisitos para segurana NBR 13570 - Instalaes eltricas em locais de afluncia de pblico - Requisitos especficos NBR14136 - Plugues e tomadas para uso domstico e anlogo at 20 A/250 V em corrente alternada Padronizao dentre outras.

Regulamentaes do MTE
a) NRs; b) NR-10 (Segurana em Instalaes e Servios com Eletricidade); c) Qualificao; Habilitao; Capacitao e Autorizao.

Equipamentos de Proteo Coletiva - EPC

Equipamentos de Proteo Individual - EPI

Rotinas de Trabalho e Procedimentos


a) Instalaes Desenergizadas b) Liberao para Servios c) Sinalizao d) Inspees de reas, Servios, Ferramental e Equipamento

Documentao de Instalaes Eltricas

Riscos Adicionais
a) Altura b) Ambientes Confinados c) reas Classificadas d) Umidade e) Condies Atmosfricas

Proteo e Combate a Incndios


a) Noes Bsicas b) Medidas Preventivas c) Mtodos de Extino d) Prtica

Acidentes de Origem Eltrica


a) Causas Diretas e Indiretas; b) Discusso de Casos;

Acidentes

Acidentes

Causas de Acidentes

Relatrio 2004 da Fundao COGE

Causas de Acidentes

Relatrio 2004 da Fundao COGE

Primeiros Socorros
a) Noes Sobre Leses; b) Priorizao do Atendimento; c) Aplicao de Respirao Artificial; d) Massagem Cardaca; e) Tcnicas para Remoo e Transporte de Acidentados; f) Prticas.

Responsabilidades

Avaliao (que ir conferir a habilitao)

Objetivo Geral

Segurana ... Segurana

Objetivos Especficos
Segurana do trabalhador; Preocupao integrada: instalao, operao e manuteno tcnica e pedaggica; Utilizao de novas tecnologias e metodologia de resultado; Abordagem preventiva e corretiva; Constante atualizao de informaes e casos; Desenvolvimento de cultura gerencial preocupada em segurana;

Potrebbero piacerti anche