Sei sulla pagina 1di 33

Queimadura toda leso provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos qumicos, corrente

e eltrica, radiao, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, gua-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criana ela corre srio risco. J em adultos, o risco existe se a rea atingida for superior a 15%.

A destruio tecidual resulta da coagulao, desnaturao da protena ou ionizao do contedo celular. A pele e mucosa das vias areas superiores constituem os stios da destruio tecidual. A ruptura da pele pode levar a complicaes como perda aumentada de lquidos, infeco, hipotermia, cicatrizao, imunidade comprometida e alteraes na funo, aparncia e imagem corprea, edema, hipovolemia, problemas respiratrios e dor, entre outras complicaes.

As queimaduras podem ser classificadas quanto ao: Agente causador; Profundidade ou grau; Extenso ou severidade;

Qumicos: produtos corrosivos que podem ser bases fortes ou de origem cida, como exemplos, temos: lcool, gasolina, bases e cidos. Fsicos: tem origem no calor ou no frio, atravs de exposio, conduo. Atravs da temperatura, temos: lquidos e slidos ferventes, frio excessivo, chama, vapor, objetos aquecidos, geada, neve, etc. Com a eletricidade temos: raio, corrente eltrica,etc., e com a radiao temos: raios solares, aparelhos de raios-X ou ultravioleta, nucleares, etc. Biolgicos: so as queimaduras provocadas por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, ltex, etc. Animais: gua-viva, lagarta-defogo, medusa, etc.

Primeiro grau; Segundo grau; Terceiro grau.

As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que a camada mais superficial da pele e no provoca alteraes na hemodinmica. Apresentam vermelhido, edema e dor local suportvel, sem a formao de bolhas.

Queimadura de 1 grau
O local fica vermelho, um pouco inchado, e h dor. considerada queimadura leve, e pede socorro mdico apenas quando atinge grande extenso do corpo.

Atingem tanto a derme quanto a epiderme. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com colorao varivel, dor, edema, desprendimento de camadas da pele e possvel estado de choque.

Queimadura de 2 grau
H liberao de lquidos e a dor intensa. Se for um ferimento pequeno, considerada queimadura leve. Nos outros casos, j de gravidade moderada. grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoo, trax, mos, ps, virilha e articulaes, ou uma rea muito extensa do corpo.

Atingem todas as camadas da pele e podem atingir tambm outros tecidos (subcutneos msculos e ossos). Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.

Queimadura de 3 grau
Como terminaes nervosas so destrudas, no h dor mas a vtima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparncia deste tipo de ferimento escura (carbonizada) ou esbranquiada.

Pequeno queimado: inferior ou igual a 15% da superfcie corporal ou menos de 10% da SC de uma criana ou as leses de terceiro grau que atingem uma extenso de 2% da SC de um adulto, excluindo olhos, orelhas, mos, ps, face ou perneo. Mdio queimado: entre15% e 25% da SC de um adulto ou 10% a 20% da SC de uma criana; Grande queimado: acima de 25% de um adulto e mais de 20% da SC de uma criana e queimaduras que atinjam olhos, orelhas, mos, ps, face ou perneo, leses por inalao, por eletricidade, em paciente de alto risco, ou ainda aquelas derivadas de complicaes por fraturas ou traumatismo.

Leses de face, perneo e vias areas; Acima de 20% da SC queimada em 2 grau adulto Acima de 10% da SC queimada em 2 grau criana SCQ maior ou igual 10% em 3 grau adulto SCQ maior ou igual 0,5% em 3 grau criana Queimaduras circunferenciais (risco de comprometimento circulatrio; Condies clnicas e sociais desfavorveis, associadas a queimadura.

Extenso das queimaduras


Para determinar a extenso da superfcie corporal queimada, utilizam-se regras dos nove. Quanto mais extensa for a rea queimada, maior ser a gravidade.

Colocar a parte queimada debaixo da gua corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas midas e frias tambm so indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e mido. No caso de queimaduras em grandes extenses do corpo, por substncias qumicas ou eletricidade, a vtima necessita de cuidados mdicos urgentes.

Nunca toque a queimadura com as mos; Nunca fure bolhas; Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; Nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; Nunca coloque manteiga, p de caf, creme dental ou qualquer outra substncia sobre a queimadura somente o mdico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Exame bsico (ATLS) A Vias Areas B Boa Respirao C Circulao D Dano Neurolgico E Exposio Cuidados imediatos: Parar o processo da queimadura, retirando objetos que possam perpetuar o processo ( relgio, pulseira, anis, lentes de contato,etc.)

Remoo de roupas queimadas ou intactas nas reas da queimadura; Avaliao clnica completa e registro do agente causador da extenso e da profundidade da queimadura; Analgesia: oral ou intramuscular no pequeno queimado e endovenosa no grande queimado; Pesquisar histria de queda ou trauma associado; Profilaxia de ttano; Hidratao oral ou venosa (dependendo da extenso da leso).

Aplicao de compressas midas com soro fisiolgico at alvio da dor. Remoo de contaminantes Verificar queimaduras de vias areas superiores, principalmente em pacientes com queimaduras de face. Verificar leses de crnea; Resfriar agentes aderentes (ex. piche) com gua corrente, mas no tentar a remoo imediata;

Em casos de queimaduras por agentes qumicos, irrigar abundantemente com gua corrente de baixo fluxo (aps retirar o excesso do agente qumico em p, se for o caso), por pelo menos 20 a 30 minutos. No aplicar agentes neutralizantes, pois a reao exotrmica, podendo agravar a queimadura; Aps a limpeza das leses, os curativos devero ser confeccionados.

Pacientes que no necessitem de hospitalizao


Banho e Curativo Lavar com gua corrente , sabo neutro, creme de sulfadiazina de prata a 1% Em queimaduras de 2 e 3 graus (curativo oclusivo ) Em queimadura de 1 grau , no cobrir e orientar para o uso de compressas geladas At o desaparecimento de ardor/ dor locais Retorno para tratamento ambulatorial

Curativo de pacientes internados Analgesia realizada pelo medico anestesista Rompimento das bolhas e vesculas Balneoterapia com gua corrente e sabo neutro , uso de sabo lquido degermante Higienizao do paciente Curativo fechado com sulfadiazina de prata 1% , compressas e atadura de crepom

Aps a internao, o curativo realizado diariamente com o paciente em jejum de 8 horas e consta basicamente de:

Analgesia realizada pelo mdico anestesista Abertura do curativo com gua corrente Limpeza das reas queimadas com gua corrente , sabo neutro e sabo lquido degermante Desbridamento das reas de necrose cutnea com lmina de bisturi Higienizao do paciente Curativo com sulfadiazina de prata a 1% , compressas e ataduras de crepom OBS: Nas queimaduras de face deve ser utilizado colagenase

Na necessidade de enxerto o curativo consta de: Abertura do curativo , aps 3 dias de ocluso , com gua corrente e sob analgesia Limpeza com gua corrente Higienizao do paciente Ocluso da rea enxertada com gase vasilinada estril e atadura de crepom Ocluso da rea doadora com pomada sulfadiazina de prata a 1% , compressa e atadura de crepom

Curativo em Pacientes Ambulatoriais

1 - Queimaduras de 1 Grau Banho com gua corrente abundante e sabo neutro Aplicar vaselina Evitar exposio solar 2 - Queimadura de 2 Grau Banho com gua corrente abundante e sabo neutro Ruptura de flictemas seguidas da lavagem com gua corrente abundante Curativo com sulfadiazina de prata a 1% em gazes e atadura para ocluso 3 - Queimadura de 3 Grau Banho com gua corrente abundante e sabo neutro Limpeza da queimadura com retirada de necrose cutnea, se possvel Lavagem com gua corrente e sabo neutro ou degermante Curativo com sulfadiazina de prata a 1% em gazes e atadura para ocluso

Queimadura de Terceiro Grau


Reposio hidroeletroltica Monitorar o dbito urinrio pelo menos a cada hora e pesar o paciente diariamente; Limpar as feridas diariamente, realizar o curativo da ferida de acordo com a prescrio, evitar a presso, infeco e mobilizao dos enxertos de pele; Avaliar com frequncia a temperatura corporal central, fornecer ambiente aquecido por meio de cobertores trmicos; Oferecer dieta hiperproteica, incluindo os alimentos de preferncia do paciente, monitorar o peso dirio; Posicionar o paciente cuidadosamente, a fim de evitar posies flexionadas na reas queimadas; Oferecer analgsico aproximadamente 20 minutos antes do processo doloroso, fornecer tranquilidade e apoio emocional;

Formas de tratamento

Escarotomia: um procedimento emergncia realizado por um mdico, onde feita a inciso da pele em toda a sua espessura, atingindo-se o subcutneo. A pele queimada de terceiro grau insensvel, mas pode ocorrer dor com a inciso atingindo o subcutneo. Analgesia proporcional dor deve ser administrada por via venosa. O edema tecidual pode causar compresso de estruturas em membros e predispor necrose de extremidades. O aspecto duro e inelstico da pele com queimadura de terceiro grau restringe os movimentos respiratrios e pode levar a insuficincia respiratria.

Fasciotomia: Procedimento realizado na emergncia por cirurgio experiente, indicado quando se suspeita de sndrome de compartimento no antebrao ou perna, geralmente em leses decorrentes da passagem de corrente de alta voltagem. No Centro de Queimados, aps a estabilizao do paciente e dos cuidados iniciais, o seguimento do paciente compreende os seguintes aspectos: Broncoscopia:Indicada quando suspeita-se de leso por inalao, geralmente resultado de acidentes em que a vtima ficou em local fechado, podendo ter sido exposta fumaa ou em pacientes com queimaduras de face.

Desbridamento cirrgico: Indicado praticamente em todos os casos de queimaduras de terceiro grau. Deve ser realizado no centro cirrgico, sob anestesia. Enxerto: O enxerto de pele realizado para se obter o fechamento da ferida de terceiro grau. Curativo biolgico: No caso de feridas excisadas, quando no se dispe de pele autgena suficiente para a cobertura da ferida, ou em leses de segundo grau profundo, ou leses que necessitem de cobertura temporria eficiente, pode-se utilizar membranas biolgicas. Curativos sintticos: Existe atualmente uma gama enorme de materiais sintticos que podem substituir a pele temporariamente. Balneoterapia: A balneoterapia consiste em um curativo com lavagem da ferida, em um ambiente prprio, com o paciente sob o efeito de sedao venosa ou anestesia.

1 - Queimaduras eltricas: Avaliao cardiolgica precoce Atentar para os riscos de leses de estruturas profundas 2 - Queimaduras qumicas: Lavagem abundante com gua corrente , durante pelo menos 30 minutos Leses por substncia bsica, nos olhos irrigao continua ( mnimo de 08 horas )

3 - Queimaduras de vias areas e face: Limpar as vias reas superiores Verificar / providenciar a permeabilidade das vias reas Pesquisar edema Manter cabeceira elevada ( aproximadamente 30 graus ) 4 - Queimadura de plpebra e olhos: Irrigao frequente com S.F. a 0,9% resfriado Manter a regio orbitria/palpebral coberta com compressas de gazes midas com S.F. a 0,9% Receber orientao do oftalmologista 5 - Queimaduras circulares/circunferenciais: Na presena de edema e sinais contritivos, est indicada a escarotomia e a fasciotomia Liberao e afrouxamento dos tecidos, com a normalizao circulatria

Jacilda Ribeiro Leidiene Alves Leila Wstane Gomes

Potrebbero piacerti anche