Sei sulla pagina 1di 89

Enfermeira Denise Silva Especialista em Sade do Trabalho & Docncia do Ensino Superior

E-mail: denise.torres2006@hotmail.com

o nome dado ao estudo do sistema muscular. esto fixados ao arcabouo sseo, os msculos so responsveis em grande parte pela forma do corpo humano.

Como

So

estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulaes e pela sua contrao so capazes de transmitir-lhes movimento. Este efetuado por clulas especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente ou pode ser controlada pelo sistema nervoso.

Os

msculos so capazes de transformar energia qumica em energia mecnica.

Produo

dos movimentos corporais movimentos globais do corpo, como andar e correr;

Estabilizao

das Posies Corporais a contrao dos msculos esquelticos estabilizam as articulaes e participam da manuteno das posies corporais, como a de ficar em p ou sentar;

Regulao

do volume dos rgos a contrao sustentada das faixas anelares dos msculos lisos (esfncteres) pode impedir a sada do contedo de um rgo oco; de calor muscular se contrai grande parte desse msculo usado temperatura corporal; quando o tecido ele produz calor e calor liberado pelo na manuteno da

Produo

Movimento

de substncias dentro do corpo as contraes dos msculos lisos das paredes dos vasos sanguneos regulam a intensidade do fluxo. Os msculos lisos tambm podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os msculos esquelticos promovem o fluxo de linha e o retorno do sangue para o corao.

Em

nmero de nove. So eles: Cabea; Pescoo; Trax; Abdome; Regio Posterior do Tronco; Membros Superiores; Membros Inferiores; rgos dos Sentidos; Perneo.

Quanto

situao: Superficiais ou Cutneos: esto logo abaixo da pele e apresentam no mnimo uma de suas inseres na camada profunda da derme. Esto localizados na cabea (crnio e face), pescoo e na mo (regio hipotenar). Exemplo: Platisma.

Profundos ou Subaponeurticos: so msculos que no apresentam inseres na camada profunda, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Esto localizados abaixo da fscia superficial. Exemplo: Pronador quadrado

Quanto

forma: Longos: so encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais so os mais longos, podendo passar duas ou mais articulaes. Exemplo: Bceps braquial.

Curtos: encontram-se nas articulaes cujos movimentos tem pouca amplitude, o que no exclui fora nem especializao. Exemplo: msculos da mo.

Largos: caracterizam-se por serem laminares. So encontrados nas paredes das grandes cavidades (trax e abdome). Exemplo: diafragma.

Quanto

disposio das fibras: Reto: paralelo linha mdia. Exemplo: Reto abdominal.

Transverso: perpendicular linha mdia. Exemplo: Transverso abdominal.

Oblquo: diagonal linha mdia. Exemplo: oblquo externo.

Quanto

origem e Insero: Origem: quando se originam de mais de um tendo. Exemplo: bceps, quadrceps.

Insero: quando se inserem em mais de um tendo. Exemplo: Flexor longo dos dedos.

Quanto funo: Agonistas: so os msculos principais que ativam um movimento especfico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Exemplo: pegar a chave sobre a mesa agonistas so os flexores dos dedos.

Antagonistas:

msculos que se opem ao dos antagonistas quando o agonista se contrai, o msculo antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave. Exemplo: idem ao anterior, porm os antagonistas so os extensores dos dedos.

Sinergistas: so aqueles msculos que participam da estabilidade das articulaes para que no ocorram movimentos indesejveis durante a ao principal. Exemplo: idem ao anterior, os sinergistas so estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.

Fixadores: estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.

Quanto

nomenclatura: o nome dado aos msculos derivado de vrios fatores, entre eles o fisiolgico e o topogrfico. Ao: extensor dos dedos.

Ao associada forma: redondo e pronador quadrado.

pronador

Ao associada localizao: flexor superficial dos dedos.

Forma: msculo deltide (letra grega delta).

Localizao: tibial anterior.

Nmero de Origem: bceps femoral e trceps braquial.

Msculos

Estriados: contraem-se por influncia de nossa vontade, ou seja, so voluntrios. O tecido muscular esqueltico chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriaes) podem ser vistas no microscpio ptico.

Msculos

lisos: localizado nos vasos sanguneos, vias areas e maior dos rgos da cavidade abdmico-plvica. Ao involuntria controlada pelo sistema nervoso autnomo.

Msculo

Estriado Cardaco: representa a arquitetura cardaca. um msculo estriado, porm involuntrio AUTO RITMICIDADE.

Ventre

Muscular: a poro contrtil do msculo, constituda por fibras musculares que contraem. Constitui o corpo do msculo (poro carnosa).

Tendo:

um alimento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colgenas e que serve para fixao do ventre, em ossos, no tecido subcutneo e em cpsulas articulares. Possuem aspecto morfolgico de fitas ou cilindros.

Aponeurose:

uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lminas ou em leques.

Bainhas

Tendneas: so estruturas que formam pontes ou tneis entre as superfcies sseas as quais deslizam os tendes. Sua funo conter o tendo, permitindo-lhe um deslizamento fcil.

Bolsas

Sinoviais: so encontradas entre os msculos ou entre o msculo e o osso. So pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

nome dado aos msculos derivado de vrios fatores, entre eles o fisiolgico e o topogrfico: Contrao Concntrica: o msculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendo, reduzindo o ngulo de uma articulao. Exemplo: trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabea.

Contrao Excntrica: quando aumenta o comprimento total do msculo durante a contrao. Exemplo: idem, anterior, porm quando recolocamos o livro sobre a mesa.

Contrao

isomtrica: servem para estabilizar as articulaes enquanto outras so movidas. Gera tenso muscular sem realizar movimentos. responsvel pela postura pela postura e sustentao de objetos em posio fixa. Exemplo: idem anterior, porm quando o livro sustentado em abduo de 90.

tecido muscular consiste de clulas contrteis especializadas, ou fibras musculares, que so agrupadas e dispostas de forma altamente organizadas. Cada fibra de msculo esqueltico apresenta dois tipos de estruturas filiformes muito delgadas, chamadas miofilamentos grossos (miosina) e finos (actina).

Fscia

superficial: separa os msculos

da pele.

Fscia

Muscular: uma lmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os msculos e outros rgos do corpo.

Epimsio:

a camada mais externa do tecido conjuntivo, circunda todo o msculo.

Perimsio:

circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais, separando-as em feixes chamados fascculos. Os fascculos podem ser vistos a olho nu.

Endomsio:

um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascculo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinho.

Epicrnio;

Temporoparietal;
Glea Aponeurtica; Prcero; Nasal

(Transverso do Nariz); Depressor de Septo; Levantador do Lbio Superior; Levantador do Lbio Superior e Asa do Nariz;

Levantador

do ngulo da Boca; Zigomtico Menor; Zigomtico Maior; Risrio; Orbicular dos Olhos; Corrugador do Superclio; Auricular Anterior; Auricular Superior; Auricular Posterior;

Depressor

do Lbio Inferior; Depressor do ngulo da Boca; Mentoniano; Transverso do Mento; Orbicular da Boca; Bucinador.

Digstrico;

Estiloilide;
Miloideo; Genioiideo; Esternocleidomastideo; Escaleno Anterior; Escaleno

Mdio; Escaleno Posterior;

Reto

Lateral da Cabea; Esternonoideo; Esternotireideo; Tireoideo; Omoiideo; Longo da Cabea; Reto Anterior da Cabea; Longo do Pescoo.

Peitoral

Maior; Peitoral Menor; Serrtil Anterior; Subclvio; Intercostais Externos; Intercostais Internos; Levantadores das Costelas; Subcostais; Transverso do Trax.

Reto Anterior

do Abdome; Piramidal do Abdome; Oblquo Externo do Abdome; Oblquo Interno do Abdome; Transverso do Abdome; Diafragma; Quadrado Lombar; Iliopsoas;

Psoas

Menor; Levantador do nus; Isquiococcgeo.

Trapzio;

Latssimo

do Dorso; Rombide; Levantador da Escpula; Serrtil Pstero-Superior; Serrtil Pstero-Inferior; Eretores da Espinha; Rotadores;

Multfidios;

Intratransversais;
Interespinhais; Esplnio

da Cabea; Esplnio do Pescoo; Semi-Espinhal da Cabea; Semi-Espinhal do Pescoo; Semi-Espinhal do Trax;

Reto

Posterior Maior da Cabea; Reto Posterior Menor da Cabea; Oblquo Superior da Cabea; Oblquo Inferior da Cabea.

Deltide;

Supra-Espinhal
Infra-Espinhal; Redondo

Menor; Redondo Maior; Subescapular.

Bceps

Braquial; Braquial Anterior; Coracobraquial; Trceps Braquial.

Abdutor

Curto do Polegar; Flexor Curto do Polegar; Oponente do Polegar; Adutor do Polegar; Palmar Curto; Abdutor do Mnimo; Flexor Curto do Mnimo; Oponente do Mnimo;

Lumbricais;

Intersseos

Palmares; Interrseos Dorsais.

Glteo

Mximo; Glteo Mdio; Glteo Mnimo; Piriforme; Gmeo Superior; Obturatrio Interno; Gmeo Inferior; Obturatrio Externo; Quadrado Femural.

Tensor

da Fscia Lata; Sartrio; Quadrceps; Grcil; Pectneo; Adutor Longo; Adutor Curto; Adutor Magno;

Bceps

Femoral; Semitendneo; Semimembranceo.

Tibial Anterior;

Extensor

Longo dos Dedos; Extensor Longo do Hlux; Fibular Terceiro; Fibular Longo Fibular Curto.

Camada

Superficial: Gastrocnmio Medial; Gastrocnmio Lateral; Sleo; Plantar Delgado.

Camada

Profunda:

Poplteo; Flexor Longo dos Dedos; Flexor Longo do Hlux; Tibial Posterior.

Abdutor

do Hlux; Flexor Curto do Hlux; Adutor do Hlux; Flexor Curto (Plantar dos Dedos); Quadrado Plantar; Lumbricais; Intersseos Plantares; Interrseos Dorsais;

Abdutor

do Mnimo; Flexor Curto do Mnimo; Oponente do Mnimo; Extensor Curto dos Dedos; Extensor Curto do Hlux.

Potrebbero piacerti anche