Sei sulla pagina 1di 16

Proposta de preveno primria do Diabetes mellitus no Brasil

Diabetes mellitus: Conceito


Diabetes mellitus (DM) um grupo heterogneo de distrbios metablicos, decorrente de defeitos na secreo da insulina, na ao da insulina ou em ambos, tendo como resultado a HIPERGLICEMIA.

(Fonte: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2009/SBD 3 edio pg. 13)

Classificao Etiolgica do DM
-

Tipo 1 5% -10% dos casos destruio das clulas beta (autoimune e idioptico) Aparecimento em crianas e jovens, ou em adultos (LADA- doena autoimune latente em adultos) ausncia de insulina tendncia a cetoacidose Tipo 2 90%-95% dos casos resistncia do tecido alvo ou diminuio da secreo de insulina ausncia de insulina aparecimento em qualquer idade, geralmente em adultos histria familiar frequente Obesidade em 80%
(Fonte: OMS, 1999; Diabetes Care, 2009; 32(suppl.1): S62 )

Classificao Etiolgica do DM
DM Gestacional - 3 a 14% das gestaes - Hiperglicemia diagnosticada na gravidez, de

intensidade variada - 63% das mulheres podem evoluir dentro de 5 a 16 anos para DM 2

(Fonte: OMS, 1999; Diabetes Care, 2009; 32(suppl.1): S62 )

Epidemiologia do DM no mundo

Epidemiologia do DM no Brasil
Estima- se cerda de 7,77milhes de pessoas portadoras de DM + cerca 30% da populao que desconhecem que possuem a doena = 11 milhes de brasileiros (IBGE 2010)

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29793&janela=1

Epidemiologia do DM no Brasil
DM a 5 indicao de hospitalizao. 7,9% das internaes em Hospitais Universitrios foram devidas ao diabetes e suas complicaes Est entre as 10 maiores causas de mortalidade no pas (Fonte: DATASUS)
Evoluo dos atendimentos de pessoas com DM pelo SUS no perodo de 1998 a 2004

Indicador Socioeconmico do DM
4 milhes de mortes por ano relativas ao diabetes e

suas complicaes Representa 9% da mortalidade mundial total Altos custos em sade relacionados alta taxa de permanncia hospitalar e gravidade das complicaes.

Custos diretos e indiretos


Diretos
- Tratamento Ambulatorial - Tratamento Hospitalar

Indiretos
- Perda de Produtividade ( ausncia no trabalho e

aposentadoria precoce)

Objetivo
Descrever os resultados de pesquisas, em fase clnica, sobre preveno primria do Diabetes mellitus e suas complicaes , a fim de planejar estratgias de sade pblica economicamente eficazes, como panfletos instrutivos. 1. Listar os mtodos de preveno mais atualizados da diabetes e suas complicaes; 2. Conhecer o grau de conhecimento dos usurios do SUS sobre a diabetes, a partir de um questionrio; 3. Montar panfletos instrutivos, com o resultado do questionrio e os mtodos preventivos transcritos; 4. Reduzir a prevalncia da diabetes; 5. Atrasar o incio das maiores complicaes da diabetes e reduzir sua incidncia; 6. Reduzir a mortalidade por diabetes; 7. Reduzir o gasto do Sistema Pblico de Sade com os tratamentos da diabetes e suas complicaes.

Justificativa
uma doena extremamente prevalente no Brasil

(ocorrncia mdia na populao acima de 18 anos de 5,2% - 7,7milhes de pessoas) Custo elevado para o governo (complicaes crnicas, principalmente) Controle metablico adequado + preveno = das suas complicaes e custos relacionados Reviso bibliogrfica + questionrio = Panfletos preventivos

Benefcios Esperados
Retardo do Diabetes mellitus, em alguns casos;
das complicaes agudas e crnicas; dos casos de DM no pas

dos gastos do governo sobre essa rea, podendo

investir em outras mais necessitadas.

Material e Mtodos
Reviso literria Questionrio (aplicado em pacientes, acima dos 40

anos, do HUAP) A partir da anlise estatstica do questionrio junto com os dados organizados da reviso, sero traados mtodos preventivos mais acessveis e possveis para usurios do SUS. Montagem dos panfletos Teste de adeso e funcionalidade dos panfletos ( grupo restrito de indivduos com alto risco de desenvolver diabetes e os diabticos)

Cronograma
2012/2013 3 bimestre 4bimestre
Reviso Bibliogrfica Reformulao do questionrio

1bimestre

2bimestre

X X
X

Aplicao do Questionrio

Anlise Estatstica do Questionrio

Preparao dos panfletos

X
X

Teste dos panfletos

Viabilidade
Permisso para aplicao do questionrio e teste dos

panfletos em pacientes do HUAP. OK Programas para anlise estatstica. OK


Custo Baixo

Bibliografia

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2009/SBD 3 edio pg. 13 OMS, 1999; Diabetes Care, 2009; 32(suppl.1): S62 http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29793&jan ela=1 SIAB Ministrio da Sade DATASUS Ministrio da Sade Lyra Ruy [et al.] Preveno do diabetes mellitus tipo 2 [Peridico]. - Recife, PE : Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 2006. - no.2 : Vol. vol.50 Rosa Roger dos Santos e Schmidt Maria Ins Diabetes mellitus: magnitude das hospitalizaes na rede pblica do Brasil [Peridico]. - Porto Alegre-RS, Brasil : Epidemiologia e Servios de Sade, 2008. - Vol. v.17 .

Potrebbero piacerti anche