Sei sulla pagina 1di 12

Clara Fernandes N3

O bago
Diviso: O bago divide-se em trs partes que so pele ou pelicula, polpa e grainhas. Composio qumica de cada elemento: A pele ou pelicula tem na sua composio tanino, cidos fixos, leveduras, matrias corante e substancias aromticas. A polpa tem na sua composio gua, acar, matria corante, cidos fixos, substancias aromticas, sais minerais e vitaminas. A grainha tem na sua composio tanino e substancias oleosas.

O mosto
Definio: O mosto o sumo de uvas frescas sem ser fermentado. Composio qumica: O mosto tem na sua composio gua, acar, matria corante, substancias aromticas, leveduras, tanino, sais minerais, vitaminas e cidos fixos que so o cido tartrico, o cido mlico e o cido ctrico.

O processo de vinificao
Curtimenta: Diz-se que de curtimenta porque o vinho fica a repousar no lugar e por isso fica menos carregado e normalmente designado por clarete ou de cor rubi. Bica aberta: Diz-se que um vinho de bica aberta quando est a ser feito (pisado) e est a correr diretamente para os depsitos ou tuneis onde vai fermentar como acontece frequentemente nos vinhos brancos.

Fermentao alcolica
Definio: A fermentao alcolica a transformao doa aucares em lcool. Diviso: Pode-se dividirem duas fazes distintas que so a saber fermentao tumultuosa e fermentao lenta. Aspetos importantes a considerar: A fermentao tumultuosa d-se dentro do lugar enquanto que a fermentao lenta se da dentro do barril.

O vinho
Definio: O vinho o resultado do sumo de uvas frescas fermentadas. Composio qumica: O vinho composto de gua, matria corante, substancias aromticas, cidos fixos, cidos volteis, glicerina, sais minerais, anidrido, carbnico e cido tartrico.

Doenas do vinho
Existem trs tipos de vinhos comuns ou de mesa que so:
Vinhos de mesa Vinhos regionais Vinhos de qualidade produzidos em regio determinada (VQPRD) que por sua vez de dividem em dois grupos que so os vinhos com indicao de provenincia regulamentada (IPR) e os vinhos com denominao de origem controlada (DOC).

Vinhos especiais:
Os vinhos especiais podem ser adamados, licorosos (IPR), generosos (DOC), espumantes naturais ou ainda espumosos gaseificados.

Elaborao da carta de vinho


1 Vinhos e outras bebidas aperitivas Generosos secos Licorosos secos Vermutes Bebidas simples Gin Vodka Dry Martini 3 Vinhos de mesa brancos Verdes Maduros VQPRD IRP VQPRD DOC

2 Vinhos adamados e roses Grandj / Mateus

4 Vinhos de mesa tinto Verdes Maduros VQPRD IPR VQPRD DOC

5 Vinhos especiais Champanhes Espumantes naturais Generosos doces Licorosos doces

6 Cervejas Brancas Pretas

7 Bebidas digestivas simples ou compostas Aguardentes Licores Alexander B and B

Entrego da carta
A carta de vinhos deve ser entregue ao anfitrio por uma questo de cortesia este habitualmente d a preferncia ao convidado principalmente se este tiver um grau acadmico que o justifique. Quem entrega a carta deve ser o escano ou a pessoa designada para o efeito o que tenho apetncia para saber sugerir o vinho mais indicado para uma determinada iguaria.

Potrebbero piacerti anche