Sei sulla pagina 1di 7

Funo emotiva ou expressiva

Funo emotiva ou expressiva: Ocorre quando o emissor posto em destaque: expresso dos sentimentos, emoes e opinies do emissor.
Se... Se eu tivesse dedos de fada, bordaria estrelas no jardim que fossem macias e estofadas para que, descalo, voc andasse sobre elas como quem pisa em canteiros de cetim. [...] Mas, por no ter dedos de fada. vou tentar modelar como um poeta a palavra correta e o peito ardente. Para que voc descubra finalmente que sou sua poesia predileta.
(Flora Figueiredo. Claudia, jun. 1999)

Funo conativa ou apelativa


Ocorre quando o receptor posto em destaque e estimulado pela mensagem.
Fotografe com FUJI tudo o que voc gosta. FUJIFILM A sua melhor foto

Observe que a inteno principal dessa mensagem estimular o receptor a fotografar tudo aquilo de que gosta, usando filmes de determinada marca. comum o uso de verbos no imperativo.

Funo referencial
Ocorre quando o referente posto em destaque, ou seja, quando a inteno principal do emissor informar o receptor. A linguagem clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade. caracterstica de textos cientficos, jornalsticos e didticos.
Tesouro arqueolgico Centenas de nforas de vinho so encontradas e fotografadas, por uma cmera instalada em um rob, nos restos de dois navios fencios, que naufragaram na costa de Israel h 2500 anos. Segundo especialistas, esses so provavelmente os naufrgios mais antigos de que se tem conhecimento no Mediterrneo. A descoberta foi feita pela equipe de oceangrafos e arquelogos do pesquisador Robert Ballar, que encontrou o Titanic.
(O Estado de So Paulo. 24/6/99.)

Funo metalingstica
Ocorre quando o cdigo posto em destaque: Carma: s.m. (o) 1. Princpio filosfico budista e hindusta segundo o qual as aes e conduta humanas durante as sucessivas fases da existncia do homem (reencarnaes) determinam o seu destino na prxima. 2. Peso do destino que uma pessoa carrega e tem de resgatar, segundo esse mesmo princpio. 3. Pop. Atmosfera; ar; aspecto.
(Luiz Antonio Sacconi. Minidicionrio Sacconi da lngua portuguesa. So Paulo: Atual, 1996. p. 141.)

Funo ftica
Ocorre quando o canal posto em destaque: Situaes em que se pretende testar o canal de comunicao: nos cumprimentos dirios (Bom dia, Boa tarde, Oi, Tudo bem?, Como vai?), nas conversas de elevador (Est quente hoje, no?), nas primeiras palavras de uma aula (Sentem-se, Vamos comear?, Pronto?, Ateno, gente..

Funo potica
Ocorre quando a prpria mensagem posta em destaque. Trem de ferro Caf com po Caf com po Caf com po Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Caf com po Agora sim Voa, fumaa Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita fora Muita fora Muita fora (Manuel Bandeira)

Funo de linguagem predominante


Quase sempre convivem em um texto mais de uma funo de linguagem. Por exemplo, todo texto literrio tem por base a funo potica, mas, como contm uma mensagem, informando alguma coisa, apresenta tambm a funo referencial. Portanto, cabe ao receptor identificar no texto a funo de linguagem predominante e, por conseguinte, a inteno de seu autor. O pleno conhecimento e domnio das funes que a linguagem pode assumir favorece a produo e a recepo de textos de modo mais consciente, eficaz e crtico.

Potrebbero piacerti anche