Sei sulla pagina 1di 24

LIO 08 O DISCPULO E O BATISMO NAS GUAS

TEXTO BBLICO: " De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase trs mil almas" (Atos 2.41).

Para pensar...

Todas as religies o praticam? O que o batismo? Quem pode se batizar? Quem o ordenou? Qual a sua finalidade? Existe uma forma nica para se batizar? Posso me batizar duas vezes?

Todas as religies o praticam?


gua: Representa a passagem da vida "pag" para uma "nova vida - leo: Representa a fortaleza do Esprito Santo. - Veste branca: Representa a nova vida adquirida pelo batismo. - Vela: Tem dois significados: o Esprito Santo e o dom da f.

Batismo Judaico
Os bebs do sexo masculino so recepcionados com uma cerimnia chamada Brit Milah, J as meninas, recebem uma beno na sinagoga durante a primeira semana de vida. Mas apenas quando as crianas judias atinge a maioridade (aos doze anos e um dia para as meninas, e aos treze anos e um dia para os meninos) que passam a ser responsveis pelos seus atos de acordo com as leis judaicas e podem ser batizadas.

Batismo na Umbanda
Batismo da Umbanda realizado para revestir o esprito e o mental do Ser com uma aura protetora semelhante a proteo divina que o esprito recebe ao reencarnar. a entrada do esprito na dimenso religiosa da Umbanda. Semelhante ao batismo catlico h a escolha de padrinhos, a presena a vela, do leo e da roupa branca.

Batismo Hindu
- Batismo Hindu

"Om", a slaba da criao (aquele smbolo que parece um 30) escrita na lngua da criana com mel. A famlia tambm organiza uma grande festa para comemorar o nascimento.

O BATISMO CRISTO BIBLICO

O SIGNIFICADO DO BATISMO
1. Definio da palavra: (baptizo) Batismo significa " mergulho", " submerso". a primeira ordenana de Cristo, atravs da qual o novo convertido passa a fazer parte de igreja local. 2. Conceito: O batismo ilustra a experincia da regenerao efetuada pelo Esprito Santo no pecador. O batismo simboliza a morte para o mundo e a ressurreio para uma nova vida de f em Cristo Jesus ( Colossenses 2.12)

O BATISMO DE JOO
Batismo do arrependimento Joo Batista (O primeiro batismo de que se tem notcia no Novo Testamento ) era por imerso . Joo podia administr-lo porque como ele confirmou, e no negou: "aquele que me mandou batizar", referindo-se ao prprio Deus, que dera-lhe tal autoridade.

O BATISMO DE JESUS POR JOO


Simbolizava que Ele daria sua vida nossos pecados, seria sepultado e depois ressuscitaria em Glria. No era uma crena, era o cumprimento da vontade do Pai, ou como o prprio Senhor Jesus disse: "Para que se cumpra toda a justia".

Para Pensar...
Por que Jesus submeteu-se ao Batismo? (Mateus 3.15) Jesus necessitava de perdo de pecados? (2 Corntios 5.21) No Batismo Jesus se identificou com os carentes de perdo [...] Ele se identificou tanto com eles que entrou na gua de banho suja deles e ficou com eles, apesar de Ele continuar pessoalmente limpo. Comentrio Bblico Pentecostal p.27 (CPAD)

O BATISMO BBLICO
Igreja de Jesus - administrado, primeiramente pelos apstolos antes de sua morte, depois, pela Igreja organizada de Jerusalm.

I- A IMPORTNCIA DO BATISMO
pelo batismo que o novo crente, a igreja e o mundo reconhece a identificao do batizado com Cristo e com a igreja local e visvel. Sem batismo ningum aceito como uma parte do povo de Deus na igreja.

Para pensar... Quem deve ser batizado? Atos 2.41, Atos 8.12; At 10.44-46 Quando devemos nos batizar? At 16.14-15 Onde devemos nos batizar? ( gua parada, piscina, rio) O batismo essencial salvao? ( Lc 23.43) O batismo tem algum efeito sobre nossa vida?

III- A NECESSIDADE DO BATISMO


necessrio porque Cristo o ordenou

O batismo nas guas no uma opo para o crente, um mandamento do Senhor: "Portanto, ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo" (Mt. 28.19). Todo crente fiel e que de fato ama ao Senhor Jesus sentir prazer em cumprir esse mandamento. A admisso no Reino de Deus se d atravs da f no sacrifcio de Cristo associada ao verdadeiro arrependimento. Todavia, o ato do batismo que possibilita o acesso a igreja visvel.

III- A NECESSIDADE DO BATISMO


necessrio porque os crentes do inicio da igreja crist nos deixaram o exemplo Aps terem sido cheios do Esprito e ouvirem o inflamado sermo do apstolo Pedro, os primeiros crentes de Jerusalm no hesitaram diante da oportunidade de serem batizados (Atos 2.41).

III- A NECESSIDADE DO BATISMO


necessrio porque Cristo deu o exemplo "Ento veio Jesus da Galilia ter com Joo, junto do Jordo, para ser batizado por ele. Mas Joo opunha-se-lhe, dizendo: Eu careo de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porm, respondendo, disselhe: Deixa por agora, porque assim nos convm cumprir toda a justia. Ento, ele o permitiu" (Mt. 3.13-17).

IV- O MTODO BBLICO DO BATISMO


Existem basicamente quatro evidncias de que a forma bblica do batismo a imerso total

IV- O MTODO BBLICO DO BATISMO Evidncia do texto bblico: Os textos que narram o batismo de Jesus dizem: "E logo, quando saa da gua..." (Mc 1.10). O texto que narra o batismo por Filipe declara: "E mandou parar o carro, e desceram ambos a gua, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E quando saram da gua..." (At 8.38,39). Esses trechos no deixam dvida. improvvel que, vezes seguidas, os ministrantes dos batismos tivessem que entrar na gua com os que eram batizados, se fosse asperso de gua. Alis, a ser assim nem mesmo o candidato precisaria entrar na gua.

IV- O MTODO BBLICO DO BATISMO Evidncia do significado da palavra. Como afirmamos acima, a palavra vem do grego "baptizo", que significa imergir completamente. Se a prpria palavra traz esse sentido, claro que as demais formas de batismo no passam de ensinamentos insignificantes e sem apoio nas Escrituras Sagradas.

IV- O MTODO BBLICO DO BATISMO

Evidncia da Histria. Os livros de Histria Eclesistica ensinam que at o ano de 150 d.C. aproximadamente, s era praticada a imerso como forma de batismo.

IV- O MTODO BBLICO DO BATISMO

Evidncia do simbolismo do batismo. Desde que o batismo simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreio, como j assinalamos anteriormente, a sua forma de administrao no pode ser outra, a no ser a imerso total.

DISCIPULADO
O batismo nas guas uma demonstrao pblica de que voc morreu para o mundo (o velho homem) e est assumindo uma nova vida em Cristo: "J estou crucificado com Cristo; e vivo no mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2.20).Ningum pode pertencer a uma igreja sem se submeter ao batismo, e uma pessoa que se negue a esse sublime ato, embora diga ser crente, estar oferecendo evidncia de seu equvoco. verdade que o batismo no salva, mas necessrio que voc seja batizado conforme claramente ensina a Palavra de Deus.

Potrebbero piacerti anche