Sei sulla pagina 1di 38

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DA CLULA BACTERIANA

TORTOGA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6 ed. Porto Alegre. Artes Mdicas Sul Ltda. Site: www.pucpr.br/.../micro/citologia/slide01.jpg COMPARANDO AS CLULAS PROCARITICAS E EUCARITICAS: VISO GERAL

1. As clulas procariticas e eucariticas so similares em sua composio qumica e reaes qumicas. 2. As clulas procariticas no possuem organelas revestidas por membrana (incluindo o ncleo). 3. A peptdeoglicana encontrada nas paredes celulares procariticas, mas no nas eucariotas.

A CLULA PROCARITICA 1. As bactrias so unicelulares, e a maioria delas se multiplica por fisso binria. 2. As espcies bacterianas so diferenciadas pela morfologia, pela composio qumica, pelas necessidades nutricionais, pelas atividades bioqumicas e pela fonte de energia.

O TAMANHO, A FORMA E O ARRANJO DA CLULA BACTERIANA

1. A maioria das bactrias tem de 0,2-2,0 m de dimetro e de 2-8 m de comprimento.


2. As trs formas bacterianas bsicas so cocos (esferas), bacilos (bastes) e espirais. 3. As bactrias pleomrficas podem assumir vrias formas.

ESTRUTURAS EXTERNAS PAREDE CELULAR


Glicoclice

1. O glicoclice (cpsula , camada viscosa ou polissacardeo extracelular) um polissacardeo gelatinoso e/ou revestimento polipeptdico. 2. As cpsulas podem proteger os patgenos da fagocitose.

3. As cpsulas permitem a adeso a superfcies, impedem o ressecamento e podem fornecer nutrientes.

Flagelos

1. So apndices filamentosos relativamente longos consistindo de um filamento, ala e corpo basal.


2. Os flagelos procariticos rotam para empurrar a clula.

3. As bactrias mveis apresentam taxia; a taxia positiva um movimento em direo a um atraente, e taxia negativa um movimento para longe de um repelente. 4. Protena flagelar (H) atua como um antgeno.

Filamentos Axiais 1. As clulas espirais que se movem por meio de um filamento axial (endoflagelo) so denominados espiroquetas. 2. Os filamentos axiais so similares aos flagelos, exceto que eles se enovelam em torno da clula.

Fmbrias e Pili 1. 2. So apndices curtos e delgados. As fmbrias auxiliam as clulas a aderirem s superfcies.

3. Os pili unem as clulas para a transferncia de DNA de uma clula para outra.

PAREDE CELULAR
Composio e Caractersticas

1. Circunda a membrana plasmtica e protege a clula das alteraes na presso de gua.


2. Consiste de peptdeoglicana, um polmero composto de NAG e NAM e cadeias curtas de aminocidos. 3. A penicilina interfere com a sntese de peptdeoglicana.

4. As paredes celulares gram (+) consistem de muitas camadas e tambm contm cidos teicicos.

5. As bactrias gram (-) possuem uma membrana externa de lipoprotena-lipopolissacardeo-fosfolipdeo (LPS), circundando uma fina camada de peptdeoglicana.
6. A membrana externa protege a clula da fagocitose e da penicilina, lisozima e outras substncias qumicas. 7. As porinas so protenas que permitem s molculas pequenas passar atravs da membrana externa; protenas especficas permitem que outras molculas se movam atravs da membrana externa. 8. O componente lipopolissacardeo da membrana externa consiste de acares (polissacardeos O) que atuam como antgenos e de lipdeo A, que uma endotoxina.

ESTRUTURAS INTERNAS PAREDE CELULAR Membrana Plasmtica (citoplasmtica) 1. Reveste o citoplasma e uma camada dupla de fosfolipdeo com protena (modelo do mosaico fludo).

2.

seletivamente permevel.

3. Conduzem enzimas para reaes metablicas, como a de degradao dos nutrientes, a produo de energia e a fotossntese. 4. Os mesossomos, dobras irregulares da membrana plasmtica, so agora considerados artefatos.

5. As membranas plasmticas podem ser destrudas por lcoois e polimixinas.

Citoplasma 1. o componente lquido dentro da membrana plasmtica. 2. gua, com molculas inorgnicas e orgnicas, DNA, ribossomos e incluses.
A rea Nuclear 1. Contm o DNA do cromossomo bacteriano. 2. As bactrias tambm podem conter plasmdeos, que so crculos de DNA extracromossmicos. Ribossomos 1. O citoplasma de um procarionte contm numerosos ribossomos 70S; os ribossomos consistem de rRNA e protena. 2. A sntese protica ocorre nos ribossomos; ela pode ser inibida por certos antibiticos.

Incluses

1. So depsitos de reserva encontrados nas clulas procariticas e eucariticas.


2. Entre as incluses encontradas nas bactrias esto os grnulos metacromticos, de polissacardeos, incluses lipdicas, grnulos de enxofre, vacolos de gs, etc.

Endosporos
1. So estruturas de repouso, formadas por algumas bactrias para a sobrevivncia durante condies ambientais adversas.

2. O processo de formao de endosporos denominado esporulao;o retorno de um endosporo ao seu estado vegetativo denominado germinao.

Potrebbero piacerti anche