Sei sulla pagina 1di 8

INVESTIGAO DOS EFEITOS DA

SUPLEMENTAO ORAL DE ARGININA NO AUMENTO DE FORA E MASSA MUSCULAR.

INTRODUO
A administrao oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho fsico por provvel diminuio da fadiga muscular. Esse efeito seria associado vasodilatao promovida pelo xido ntrico, resultando no aumento da perfuso muscular, e pela diminuio do consumo de glicose pelos msculos esquelticos em atividade. Sua suplementao tem sido relacionada melhora da funo contrctil do msculo esqueltico Por outro lado, a suplementao de arginina pode tambm estar associada melhora da fora contrctil atravs de uma maior sntese de protenas musculares em perodos de administrao mais prolongados quando realizada concomitantemente a um programa de exerccios resistidos. Pode-se considerar a hiptese de que o prprio efeito de melhora de perfuso da musculatura esqueltica venha a contribuir para melhor qualidade do treinamento com pesos, tendo como resultado ao longo do tempo uma potencializao dos efeitos do treino com maior aumento de massa muscular e fora contrctil.

OBJETIVO
Este estudo teve como propsito investigar os efeitos da administrao oral de arginina durante oito semanas associado a um programa de exerccios com pesos.

MTODOS
Foram 20 indivduos do sexo masculino, saudveis, com idade entre 17 e 19 anos (mdia 17,65 0,8 anos), no fumantes, foram divididos aleatoriamente em dois grupos numericamente iguais ARG e CON, e submetidos a oito semanas de um programa de treinamento com pesos, para membros inferiores, com freqncia de trs sesses por semana, intensidade de 70 % da carga mxima para cada grupo muscular e volume de treinamento de trs sries de 10 repeties. O grupo ARG recebeu a suplementao oral de arginina (3g dose nica diria) associada vitamina C (1g/dia) e o grupo CON recebeu apenas vitamina C (1g/dia). Foram mensuradas as seguintes variveis: peso (kg), massa muscular (kg), % de gordura corporal (Pollock) e fora muscular de flexo-extenso de joelho, bilateral (psi) em dinammetro isocintico (BIODEX EUA). Anlise estatstica Teste t pareado. ANOVA.

Figura 1 Peso corporal e peso de massa magra (kg) antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo ARG. Os valores de peso e massa magra ps so significativamente maiores < 0,05).
Figura 2 Peso corporal e peso de massa magra (kg) antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo controle. No houve diferena estatisticamente significativa.

(p

Figura 3 Percentual de gordura corporal e massa de gordura (kg) antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo ARG. O percentual de gordura corporal ps significativamente menor (p < 0,05). Figura 4 Percentual de gordura corporal e massa de gordura (kg) antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo controle. No houve diferena estatisticamente significativa.

Figura 5 Fora mxima de extenso e flexo dos membros inferiores antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo ARG. Os valores ps so significativamente maiores < 0,05). Figura 6 Fora mxima de extenso e flexo dos membros inferiores antes e aps oito semanas de treinamento nos indivduos do grupo controle. No houve diferena estatisticamente significativa.

(p

CONCLUSO
A administrao oral de 3g/dia de L-arginina parece potencializar os efeitos do treinamento com pesos, proporcionando maior ganho de fora e massa muscular e contribuindo para a diminuio do percentual de gordura corporal.

Potrebbero piacerti anche