Sei sulla pagina 1di 19

INTRODUO

A Teoria dos Cinco Elementos, juntamente com a Teoria Yin-Yang, consiste em uma ferramenta importante para a M TC. Os cinco elementos madeira, o fogo, a terra, a gua e o metal so os elementos bsicos do mundo material e esto em constante movimento e mudana.

Esse trabalho foi desenvolvido atravs de um estudo de caso de uma paciente com pos operatrio de fratura de fmur e como base usamos a Teoria dos cinco elementos para diagnostico e tratamento.

HISTORIA
1 Pessoa conhecida - Tsou Yen da escola Cosmopolita terceiro seculo a. C. Os textos originais foram perdidos Historiador Han Ssu-ma Chien diz no Shiji (registros historicos) a primeira grande historia da dinastia chinesa.

CINCO ELEMENTOS
A teoria dos cinco elementos afirma que a madeira, o fogo, a terra, o metal e a agua so os materiais bsicos que constituem o mundo material. Existe uma interdependncia e um controle entre eles que determina seu estado de constante movimento e mudana, contradominancia.

CINCO ELEMENTOS
Os cinco elementos no existem isoladamente. Eles esto intimamente ligados em dois ciclos principais, chamados de ciclos de criao e de controle mtuos. Esses dois ciclos devem co-existir harmonicamente dentro do organismo, caso contrario surgira a doena e a sucedera a morte.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE GERAAO (SHEN)


A madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a gua, a gua produz a madeira.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE CONTROLE (KO)


A madeira controla a terra, a terra controla a gua, a gua controla o fogo,o fogo controla o metal, o metal controla a madeira.

CINCO ELEMENTOS CICLO DE CONTRADOMINANCIA


A madeira lesando o metal, o metal lesando fogo, fogo lesando a gua, gua lesando a terra, a terra lesando a madeira.

Classificao dos cinco elementos na natureza e no ser humano

OBJETIVO
Avaliar atravs da teoria dos cinco elementos e da acupuntura, uma paciente com pos operatria de fratura de fmur lado E, quanto sua queixa principal de edema, dor no local da cirurgia e quanto seus problemas emocionais.

PATOLOGIA E CASO CLNICO


Fratura de fmur

CASO CLINICO
Senhora de 66 anos com 23dias de pos operatrio de fratura de fmur, chorosa, preocupada, insegura, com medo principalmente no horrio 18hs as 20hs, historia de osteoporose mais ou menos 4 anos em tratamento de reposio de clcio, apresenta edema em todo o membro, hematomas na regio da glteo E e joelho E, queimao de calcneo, com dor aumenta principalmente a noite, onde no consegue dormir, chega a urinar ate trs vezes numa noite, face plida, zumbido na orelha D, boca seca, tomando gua demasiadamente. Na inspeo da lngua apresenta pouca umidade vermelha plida na regio do fgado, estomago, corao e pulmo, esbranquiada no pncreas. Pulso: E, BP, IG e P (profundo, fraco e fino), C e ID (profundo e fraco) e R, B, F e VB (profundo, forte e rpido).

DIAGNOSTICO
Deficincia de Yin do Rim(deficincia de gua), face plida, falta de apetite, insnia e problemas nos ossos. estagnao de Xue (vista pela inspeo da lngua e pulsologia). umidade BP (devido ao edema e hematomas) Excesso do elemento fogo (zumbido na orelha D, sede, boca seca).

TRATAMENTO /APLICAO
Atravs dos cinco elementos analisamos o caso clinico e aplicamos os seguintes pontos durante 3 semanas: B60 e B66 (diminuir a estagnao do Xue e aumentar o Yin do Rim). R7, R3, B23 (fortalecer o Yang e Yin do Rim). BP3, BP6, BP9, E36 e B49 (diminuir edema e melhorar a segurana emocional.

RESULTADO
Apesar de pouco tempo de aplicao houve uma grande melhora do caso clinico: Melhora da face, aumento do apetite, diminuio do edema,desaparecimento dos hematomas, melhora da insnia, e dor local,zumbido na orelha e principalmente os problemas emocionais.

CONCLUSO
As energias perversas, sempre atuam no ciclo de controle, tornando o destrutiva, progredindo de um rgo para o outro acarretando as doenas. Com esse trabalho conseguimos adquirir um pouco mais de conhecimento sobre com utilizar a teoria dos cinco elementos para tratamento de determinadas patologias.

BIBLIOGRAFIA
Wen, Tom Sintan. Acupuntura Classica Chinesa. So Paulo. Cultrix 2006. AMCT de Beijing (comp) Fundamentos Essenciais da Acupuntura Chinesa. So Paulo; cone, 1995. Maciocia, G. Os fundamentos da Medicina Chinesa. So Paulo, Roca, 1996. Auteroche, B; Navailh,P. O Diagnostico na Medicina Chinesa. So Paulo. Andrei, 1986.

ESTTICA E ANTI-ENVELHECIMENTO COM A MEDICINA CHINESA

Categoria: Medicina e Sade > Medicina Alternativa


Visualizar Pgina DO CURSO

ACUPUNTURA CONSTITUCIONAL Categoria: Medicina e Sade > Medicina Alternativa Visualizar Pgina DO CURSO

Obrigado e boa sorte.

Potrebbero piacerti anche