Sei sulla pagina 1di 18

Software Junguiano O Inconsciente O Ego Consciente Os Complexos Os Arqutipos O Heri Individuao Persona e Sombra Anima e Animus O Self Os Sonhos

A Era de Aqurio Advertncia Bibliografia

Software Junguiano. A cincia que estuda a psique humana, o nosso software, a psicologia. Dentro da psicologia existem vrias escolas e cada uma delas tem o seu modelo da psique. Aqui, vamos ver o modelo da psique da psicologia junguiana, vamos ver o software junguiano.

O Inconsciente. Uma das maiores descobertas do sculo XX foi a do inconsciente. Descoberta que duplicou nossa viso de mundo. Sabemos hoje que a psique humana divide-se em duas partes: consciente e inconsciente, sendo esta a mais ampla. Nossa psique inconsciente poderia ser comparada a um computador repleto de informaes; a psique consciente, por sua vez, s seria capaz de captar o pequeno conjunto de dados visveis na tela num dado momento. Essa tela, nosso campo consciente, est sempre mudando. Aquilo que consciente num momento pode ser inconsciente no momento seguinte. Quando nos perguntamos: Por que estou me sentindo assim? ou O que est se passando na minha cabea?, estamos tentando trazer informaes do inconsciente para a conscincia. como se soubssemos que a soluo est em algum lugar dentro do computador, mas no conseguimos faz-la aparecer na tela. O inconsciente tudo aquilo que psquico, mas que no consciente. Tratase de um conceito negativo. Usamos esse conceito negativo para evitar um preconceito. Alguns o chamam de supraconsciente, outros de subconsciente, outros ainda falam em esfera divina ou base existencial. Nomes h aos milhares. Preferimos o termo inconsciente justamente porque no diz nada. Diz apenas que no consciente, o que permanece um mistrio. No sabemos o que . Sabemos apenas que h fenmenos psquicos que se manifestam atravs de sonhos, alucinaes ou fantasias que no so conscientes. Um sonho, por exemplo, um evento psquico que no ocorreu materialmente, ocorreu enquanto evento psquico e o conjunto de eventos psquicos no conscientes que chamamos de o inconsciente. Na realidade, o termo inconsciente trata-se de uma moderna expresso tcnica para uma experincia interior que nasceu com a humanidade, a experincia que ocorre quando algo estranho e desconhecido toma conta de ns a partir de dentro de ns mesmos; quando sonhamos, temos inspiraes e vislumbres que sabemos no terem sido construdos por ns, mas que vieram a ns a partir de uma psique exterior abrindo seu caminho at a conscincia. Em pocas anteriores esses efeitos de processos inconscientes eram atribudos a um deus, a um demnio ou a um esprito. Essas designaes exprimiam o sentimento de uma presena objetiva, estranha e autnoma, bem como de uma sensao de alguma coisa abarcadora a que o ego teve de aprender a lidar.

Tudo o que conheo, mas no penso num dado momento, tudo aquilo de que j tive conscincia mas esqueci, tudo o que foi percebido por meus sentidos e meu esprito consciente no registrou, tudo o que involuntariamente e sem prestar ateno (isto , inconscientemente), sinto, penso, relembro, desejo e fao, todo o futuro que se prepara em mim e que s mais tarde se tornar consciente, tudo isso contedo do inconsciente.

O Ego Consciente. O ego no apenas possui a capacidade de estar no meio das situaes da vida e reagir a elas, como tambm a capacidade de observar a si mesmo. Quando desenvolvemos a capacidade de perceber o que est acontecendo dentro de ns, adquirimos o ego consciente, ou seja, a posio do ego que repara, observa e discerne contedos inconscientes que emergem na conscincia. O ego um contedo da conscincia e, ao mesmo tempo, condio da conscincia, uma vez que um contedo psquico consciente na medida em que est ligado ao ego (seno seriam inconscientes). Considerando-se, no entanto que apenas o centro do campo da conscincia, o ego no idntico totalidade da psique, mas apenas um entre outros complexos. A peculiaridade do ego consiste no fato de que, diferentemente de todos os outros complexos ele tende a se assentar como centro da conscincia. O ego corresponde quela parte da nossa psique com a qual mais nos identificamos. Portanto, ele que nos d nossa identidade consciente. Mas o ego, como dissemos, no corresponde nossa psique total e um passo dos mais importantes para o desenvolvimento psquico, bem como para a psicoterapia, ser trazer conscincia os complexos inconscientes, os outros personagens e dramas ("aplicativos") que, juntamente com o ego, tambm fazem parte da psique humana.

Os Complexos. Para o Dr. Jung a psique em si no uma unidade indivisvel, mas um todo divisvel e mais ou menos dividido. Para ele, alm do ego, complexo com o qual nos identificamos e que seria o centro de nossa conscincia, possuiramos outros complexos, ou outras personalidades parciais. Podemos observar claramente esse fato toda vez que somos tomados por uma grande emoo. Fazemos coisas ou somos levados a executar atos que, depois, quando voltamos ao nosso estado normal, reprovamos ou no reconhecemos como praticados por ns. Isso particularmente notrio em casos patolgicos em que h uma clivagem da personalidade e podemos notar duas ou mais personalidades funcionando independentemente, muitas vezes uma no tomando conhecimento da outra. Seriam os complexos ou, como dizem os primitivos, outras almas e outros espritos. Esses complexos autnomos se manifestam mais claramente quando h um rebaixamento do nvel da conscincia. O ego, perdendo o controle dos contedos do inconsciente, permite que eles se manifestem como se fossem uma outra individualidade. Quem quer que tenha lidado com pessoas com problema de alcoolismo pensar em exemplos fceis. A personalidade costumeira virtualmente desaparece com a ingesto do lcool e substituda por uma personalidade relativamente estvel que pode mostrar-se engraada ou agressiva, ou ainda, sob alguma forma notvel, diferente do estado sbrio do ego. Quando esta outra personalidade emerge, conhece com certeza as coisas e adota atitudes que podem mostrar-se amplamente diversa da personalidade costumeira. Embora a unidade e a coerncia sejam um ideal altamente valorizado em nossa cultura, na realidade o que percebemos uma multiplicidade de indivduos atuantes dentro de um mesmo indivduo, e o comportamento observado apenas a resultante dessas diversas tendncias dentro do psiquismo. No sonho, que a expresso imediata do inconsciente, podemos visualizar, sob forma personificada, esses complexos. Cada personagem, ou mesmo o cenrio e objetos, representa partes do mundo psquico do sonhador. Nos sonhos esses complexos tomam a forma de outras pessoas, conhecidas ou no, que expressam estados de nimo, afetos ou idias do sujeito que est sonhando. como se o sonhador fosse, ao mesmo tempo, o diretor, o protagonista e os diversos personagens que entram em cena. Nos sonhos, os complexos tomam forma, adquirindo vida prpria.

Todos ns temos complexos e necessrio que eles existam pois sem eles haveria uma ausncia de conflitos e, consequentemente, uma ausncia de ansiedade. Quando isso ocorre, camos em um estado de apatia j que so eles que mobilizam e pe em movimento o fluxo vital. Quando os complexos se hipertrofiam, perturbam como tumores a fisiologia do psiquismo, crescendo e roubando energia do ego. A histria nos mostra inmeros exemplos de indivduos em que esses complexos foram dominando o ego, acabando por se impor totalmente vontade consciente, levando-os destruio (inflao). Diramos que apresentam um complexo de poder: os csares, Napoleo, Hitler; um complexo ertico: Marco Antonio, Marques de Sade. O que determina a patologia a relao dos complexos entre si e destes com o ego. Os complexos se formam a partir de experincias que dependem da histria pessoal do indivduo. Eles se originam a partir de um trauma ou vivncia dolorosos ou mesmo, influenciados pelo contgio psquico (pessoas de uma mesma famlia tendem a apresentar complexos parecidos). Contudo, apesar desses aspectos puramente pessoais, que dependem das experincias vividas por esses indivduos, h algo que d forma a tais experincias, que molda esses conglomerados de emoes e idias segundo padres tpicos da nossa espcie humana. Por trs de nossas infinitas experincias com pais concretos, incontveis contatos com a paternidade, seja atravs do meu pai, do pai de outras pessoas, de nossas vivncias com pai, existe a idia de pai, algo impossvel de ser definido, que marca a relao entre pai e filho. O complexo contm, dessa forma, um ncleo inatingvel, abstrato, puramente formal, que o Dr Jung chamou arqutipo.

Os Arqutipos. Todos os animais tm suas posturas de ataque, suas posturas de defesa, de acasalamento, comportam-se de um modo inteiramente especfico que caracterstico da espcie. O mesmo ocorre com o homem. A base de nossa psique consciente um sistema de modos herdados, instintivos, de comportamento e isso o que entendemos por um arqutipo. O complexo de dipo um timo exemplo do que chamamos arqutipo. Foi o primeiro arqutipo que Freud descobriu, alis, o primeiro e nico. Ele pensou que esse era o arqutipo. claro que existem muitos desses arqutipos. A mitologia grega tem uma poro deles. Mas, para Freud, o incesto era algo to impressionante que at escolheu a expresso complexo de dipo por se tratar de um dos mais notveis exemplos de um arqutipo de incesto. Entretanto, isso apenas a forma masculina, pois as mulheres tambm tm um arqutipo de incesto. Trata-se apenas do termo para designar uma forma arquetpica de comportamento, no caso da relao de um homem, digamos, com sua me; mas diz igualmente respeito relao com a filha. Podemos ver as coisas dessa ou daquela maneira. Depende. O complexo de dipo existe, mas no o nico. apenas uma entre muitas formas de comportamento. O dipo d-nos um excelente exemplo do comportamento de um arqutipo. sempre uma situao total. H uma me, h um pai, h um filho, h uma histria completa sobre o modo como tal situao se desenvolve e at onde pode, finalmente, levar. Um arqutipo sempre uma espcie de drama sintetizado. Comea de tal maneira, amplia-se em virtude de tal ou tal complicao e encontra o seu desfecho, a sua soluo, desta ou daquela forma. Este o modelo comum. Vejamos, por exemplo, o instinto de construo de um ninho das aves. Na forma como constroem um ninho existe um principio, um meio e um fim. Os ninhos so feitos para receber apenas um determinado nmero de filhotes. O fim j est previsto. Esta a razo por que, no prprio arqutipo, no existe tempo. uma condio intemporal em que principio, meio e fim so dados em conjunto, trs situaes em uma s.

O modo como o joo-de-barro constri seu ninho uma forma herdada nele, um cdigo inato que ele aplicar. So padres inatos de comportamento. E o homem, claro, tambm tem seus padres de comportamento ou arqutipos. por isso que os primitivos contam histrias do que fazem. Uma boa parte da educao processa-se atravs de contar histrias. Tambm nos ensinamentos da igreja catlica existem muitos milhares de santos. Eles mostram-nos como proceder, servem de modelos. Tm suas lendas e essa a mitologia crist. Na Grcia havia Teseu, havia Hrcules, modelos de excelentes homens, de perfeitos cavalheiros, e eles nos ensinam como nos devemos comportar. So arqutipos do comportamento.

No se sabe se o nmero de tais arqutipos limitado, pr-fixado, ou se pode esse nmero aumentar. No dispomos de meios de comparao. Sabemos que existe um comportamento, digamos, como o incesto, ou um comportamento de poder, de pnico e assim por diante. So reas, por assim dizer, em que existem muitas variaes. Podem expressar-se desta ou daquela maneira. E sobrepemse, muitas vezes impossvel dizer onde uma forma comea ou termina. Nada preciso porque o arqutipo, em si mesmo, completamente inconsciente e s podemos ver os seus efeitos. Quando sabemos que uma pessoa possuda por um arqutipo, podemos conjeturar e at prever possveis desenvolvimentos. Pois a coisa toda ter tais e tais complicaes, tais e tais desenvolvimentos, pois isso caracterstico do comportamento de um arqutipo. Tambm no se sabe a origem dos arqutipos, sua natureza permanece obscura e inescrutvel. Isto porque sua ptria aquele misterioso reino das sombras, o inconsciente, ao qual jamais teremos acesso direto e de cuja existncia e atuao temos conhecimento apenas indireto, justamente pelo nosso encontro com os arqutipos, isto , atravs de suas manifestaes na psique. Visto, no entanto, de maneira emprica, o arqutipo jamais nasce dentro da vida orgnica; ele surge com a vida. O comportamento de qualquer ave ou inseto obedece a um padro e o mesmo acontece conosco. O homem tem um determinado padro que o torna especificamente humano, e nenhum homem nasce sem ele. S que estamos profundamente inconsciente desse fato, porque vivemos pelos nossos sentidos e fora de ns mesmos. Se um homem pudesse olhar para dentro de si poderia descobrir tudo isso. Poderia descobrir os arqutipos que dirigem ou determinam o que o homem faz.
Os arqutipos do homem so to instintivos quanto a habilidade dos gansos para emigrar (em formao); como o das formigas para se organizarem em sociedades; como a dana das abelhas, que com um movimento traseiro comunicam colmeia a localizao exata do alimento.

Dentre os vrios complexos e arqutipos ("aplicativos") que existem na nossa psique e determinam nosso comportamento, o primeiro que vamos tomar conscincia o do heri. O mito do heri o mais comum e o mais conhecido em todo o mundo. Encontramo-lo na mitologia clssica da Grcia e de Roma, na Idade Mdia, no extremo Oriente e entre as tribos primitivas contemporneas. Aparece tambm em nossos sonhos. Tem um poder de seduo dramtica e, apesar de menos aparente, uma importncia psicolgica profunda. O heri, como veremos a seguir, tambm pode nos ajudar a entender melhor o que nos torna diferentes dos outros animais, ou seja, seres humanos.

O Heri. Quando lemos um mito sem ideias preconcebidas e com sentimento, partimos sempre da ideia de que a pessoa no centro da histria o heri, a herona um ser humano com quem nos identificaremos (usualmente mulheres com mulheres e homens com homens) e de cujo sofrimento participaremos. Ora, se estudarmos a psicologia das crianas, veremos que o ego pode aparecer projetado (*) como se no fosse o meu ego. Muitas crianas se referem objetivamente a si mesmas pelo nome e no dizem eu, pois o seu eu est projetado no nome. Elas dizem: Joozinho entornou o leite. A experincia sensvel de identidade com o ego est falando. Se observarmos atentamente, verificaremos com frequncia que a fase seguinte da personalidade do ego projetada em um ser que tremendamente admirado. Pode ser um colega de escola a quem a criana imita como um escravo. Poderamos dizer que a forma futura do ego projetada nesse amigo. Nesse caso, lcito afirmar que as qualidades que mais tarde pertencero ao ego desse rapaz ainda no esto identificadas, mas projetadas em outro ser. Podemos ver a um fator de construo do ego em ao; atravs de um fascnio que induz a identificao. Podemos dizer que o heri, nos mitos, tem uma imagem psicolgica que demonstra essa tendncia para a construo do ego e que serve de modelo para ele. A palavra heri sugere isso, pois uma pessoa modelar. A reao de querer imitar a figura espontnea. Para o Dr Jung o fator que constri o complexo do ego e o mantm funcionando o arqutipo do Self (o principal dos arqutipos). Como vimos, na personalidade humana como um todo o ego apenas uma parte. Uma grande parte da psique no idntica pessoa. Jung define a atividade auto-reguladora do todo como o Self. Para ele, a sade do indivduo melhor quando o complexo do ego funciona afinado com o Self, pois nesse caso existe um mnimo relativo de perturbaes neurticas. como se o ego significasse, pela sua prpria natureza, ser, no um guia, mas um instrumento da totalidade do sistema psquico, que funciona melhor quando responde s necessidades bsicas instintivas dessa totalidade e, no, quando resiste a elas.
(*Projeo um mecanismo inconsciente, autnomo, pelo qual vemos primeiro nas pessoas, nos objetos e nos acontecimentos as tendncias, caractersticas, potencialidades e deficincias que, na realidade, so nossas. Povoamos o mundo exterior de feiticeiras, princesas, diabos e heris do drama sepultado em nossas profundezas. A projeo do nosso mundo interior no exterior no coisa que fazemos de propsito. simplesmente a maneira como funciona a psique. Na realidade, a projeo acontece de forma to contnua e inconsciente que costumamos no dar tento de que ela est acontecendo. No obstante, tais projees so instrumentos teis conquista do autoconhecimento. Contemplando as imagens que atiramos na realidade exterior, chegamos a conhecer-nos.)

Comparado com outros animais de sangue quente, o ser humano impar, na medida em que desenvolveu uma forma especfica e focalizada de conscincia que no ser encontrada em outros seres, pelo menos neste planeta. Os animais parecem estar limitados a seus padres de comportamentos (arqutipos) num grau muito mais elevado, frequentemente at o ponto de destruio. Por exemplo: os lemingues (pequenos roedores), como todos os outros animais, tendem a formar grupos de tempos em tempos e a migrar. Esse instinto de migrao to forte que eles seguem em frente, penetrando at mesmo num rio onde se afogam. So incapazes de parar e de mudar de rumo. Assim, os animais no podem se desligar desse padro de comportamento (arqutipo), ainda que ele possa destru-los. Pode-se observar, ento, que os padres instintivos nem sempre so positivos. Vamos imaginar que o lemingue pudesse se perguntar por que ele est agindo daquela maneira, pudesse refletir sobre a situao e perceber que ele no tem nenhuma vontade de se afogar e, ainda, que poderia voltar atrs; isso seria muito til para ele. Essa talvez seja a razo do porque da natureza inventar o ego como um novo instrumento para ns; ns somos um instrumento novo na natureza, pois ns temos um instrumento adicional para regular os impulsos instintivos. Ns no vivemos apoiados somente sobre as estruturas de comportamento, mas dispomos de algo mais, de um estranho aditivo conhecido como ego. A situao ideal, tanto quanto possamos depreender, quando o ego com certa plasticidade, obedece regulagem central da psique (por ex., acompanhando os sonhos). Mas quando ele se endurece e torna-se autnomo, agindo de acordo com as prprias razes, geralmente aparece uma sndrome neurtica e sua personalidade, como um todo, pode deixar de funcionar. Esse o pesado preo que o homem paga por uma maior liberdade. Assim, o ego humano se defronta com a tentao de se desviar a tal ponto dos instintos, que dificuldades podem surgir. Logo, tremendamente importante para a conscincia humana ter um modelo em mente, um padro de como o ego pode funcionar de acordo com o resto das condies instintivas. O heri, dos mitos, lendas, contos de fada, religies, tem essa funo de nos recordar o tipo correto de comportamento em harmonia com a totalidade do ser humano. O heri, nos contos mitolgicos, representa aquele aspecto do Self que est envolvido na construo do ego, em sua manuteno e ampliao. O heri e a herona representam modelos para um funcionamento do ego em harmonia com a totalidade da psique. So modelos para o ego saudvel, um complexo do ego que no perturba a estrutura global da personalidade mas que normalmente funciona como seu rgo de expresso. No mito do heri, a luta contra o drago reflete a luta do ego (seres humanos) para se separar do inconsciente (natureza animal, arqutipos). O comeo da diferenciao do tema e do elenco principal da psique humana.

Individuao. Todo ser tende a realizar o que existe nele em germe, a crescer, a completar-se. Assim para a semente do vegetal e para o embrio do animal. Assim para o homem, quanto ao corpo e quanto psique. Mas no homem, embora o desenvolvimento de suas potencialidades seja impulsionado por foras instintivas inconscientes, adquire carter peculiar: o homem capaz de tomar conscincia desse desenvolvimento e de influenci-lo. Precisamente no confronto do inconsciente pelo consciente, no conflito como na colaborao entre ambos que os diversos componentes da personalidade amadurecem e unem-se numa sntese, na realizao de um indivduo especfico e inteiro. A ideia central da psicologia do Dr Jung seu conceito de individuao. Isto , o processo pelo qual a pessoa vai se tornando progressivamente, durante toda sua vida, um ser pleno e unificado. Como consequncia, h uma expanso gradual da conscincia do ser, e tambm uma capacidade sempre maior da personalidade consciente em refletir o Self. O ego, como vimos, o centro da conscincia, o eu dentro de ns, aquela parte com a qual nos identificamos conscientemente. O Self o nome dado personalidade total, ao ser na sua potencialidade, ao ser que est dentro de ns, desde o inicio, procurando ao longo da vida ser reconhecido e manifestado atravs do ego. O processo de individuao claro e simples na sua essncia: tendncia instintiva a realizar plenamente potencialidades inatas. Mas, de fato, a psique humana to complexa, so de tal modo intricados os componentes em jogo, to variveis as intervenes do ego consciente, tantas as vicissitudes que podem ocorrer, que o processo de totalizao da personalidade no poderia jamais ser um caminho reto e curto de cho bem batido. Ao contrrio, ser um percurso longo e difcil. O processo de individuao descrito em imagens nos mitos, contos de fada, no opus alqumico, nos sonhos, nas diferentes produes do inconsciente. Sobretudo atravs dos sonhos ser possvel acompanh-lo ao vivo nos progressos, interrupes, regresses e interferncias vrias que perturbam seu desenvolvimento. Seguindo-o em numerosssimos casos, Jung verificou a constante emergncia de imagens anlogas ou semelhantes que se sucediam, traando, por assim dizer, o itinerrio do caminho percorrido. Baseado nessas observaes, Jung descreveu as fases do processo de individuao.

Persona. H pessoas que sofrem da iluso de serem idnticas ao papel social que representam. Jung d a esse papel social o nome de persona. O professor, o mdico, o militar, por exemplo, de ordinrio mantm uma fachada de acordo com as convenes coletivas, quer no vestir, no falar ou nos gestos. Os moldes da persona so recortes tirados da psique coletiva. Mas poder suceder que seja to excessivamente valorizada a ponto do ego consciente identificar-se com ela. O indivduo funde-se ento aos seus cargos e ttulos, ficando reduzido a uma impermevel casca de revestimento. Muitos, no entanto, tem percepo e senso de humor suficientes para evitar essa armadilha e tm capacidade para a pronta discriminao entre o papel pblico que exercem e o seu ego pessoal. Quanto mais a persona aderir pele do ator, tanto mais dolorosa ser a operao psicolgica para despi-la. Quando retirada a mscara que o ator usa nas suas relaes com o mundo aparece uma face desconhecida: a sombra. Sombra. O processo de individuao envolve a pessoa em problemas psicolgicos e espirituais de grande complexidade. Um problema difcil a questo de aceitar o seu lado sombra, aquele lado escuro, indesejado e perigoso da personalidade que est dentro de cada um, e que conflita com nossas atitudes e ideal conscientes, mas com o qual todos precisam conviver, se quiserem tornar-se plenos. A rejeio da sombra, resulta numa diviso interior e no estabelecimento de um estado de hostilidade entre o consciente e o inconsciente. A aceitao e integrao da sombra um processo muito difcil e doloroso, mas que tem por consequncia o estabelecimento da unidade e do equilbrio psicolgico, que de outra forma no seriam atingidos. Nos sonhos a sombra costuma aparecer personificada em indivduos do mesmo sexo do sonhador, que representam, por assim dizer, o seu avesso. um duro problema de incio de anlise o reconhecimento de figurantes do sonho, julgados desprezveis pelo sonhador, como aspectos sombrios de sua prpria personalidade. Depois de travar conhecimento com a prpria sombra, uma tarefa muito mais difcil se apresenta. a confrontao da anima (pelo homem) e do animus (pela mulher).

Exemplo impressionante de persona e sombra encontra-se no conto de R. Stevenson, que o cinema divulgou num filme intitulado O Mdico e o Monstro. Dr. Jekill era um mdico admirado pela sua capacidade, afvel com os amigos e cheio de bondade para seus doentes. Mr. Hyde, um ser moralmente insensvel, sempre pronto a cometer crimes. Os dois eram a mesma pessoa. Este exemplo muito ilustrativo e pode nos confundir. que o romance apresenta as duas partes da personalidade agindo separadamente, uma de dia, outra de noite, enquanto que, na vida, elas atuam o tempo todo entremeadas.

Anima e Animus. Uma das maiores contribuies de Jung foi a demonstrao de que o ser humano andrgino, o que significa que combina em si os elementos masculino e feminino. Mas o homem geralmente se identifica com seu lado masculino e usa sua feminilidade no interior, ao passo que a mulher faz o contrrio. Esta mulher interior no homem Jung a chama anima, e o homem interior na mulher, animus. Num homem a anima encontra expresso principalmente nos seus humores, vaidade, irritabilidade, fantasias erticas, impulsos e incentivos emocionais para a vida. O animus da mulher, por seu turno, assume antes a forma de impulsos inconscientes de ao, de sbita iniciativa, de enumerao autnoma de opinies, de teimosia, de razes ou convices. Anima e animus formam, por um lado, uma ponte nas relaes com o sexo oposto (na maioria das vezes por meio de projees); por outro lado, tambm constituem um obstculo especial na tentativa de compreender o parceiro, visto que a anima do homem tende a irritar as mulheres, e o animus destas, tende a irritar os homens. Essa quase sempre a causa da chamada guerra dos sexos, e a maioria das dificuldades conjugais pode ser remetida influncia desses personagens inconscientes. A anima poder desenvolver-se, diferenciar-se, transpor estgios evolutivos. Se atentamente tomada em considerao e confrontada pelo ego, torna-se uma funo psicolgica da mais alta importncia. Funo de relacionamento com o mundo interior, na qualidade de intermediria entre consciente e inconsciente, funo de relacionamento com o mundo exterior na qualidade de sentimento conscientemente aceito. Do mesmo modo que a anima, o animus susceptvel de evoluir, de transformar-se e tem funes importantes a realizar. o mediador entre consciente e inconsciente, papel desempenhado pela anima no homem. Se atentamente cuidado e integrado pelo consciente, traz mulher capacidade de reflexo, de autoconhecimento e gosto pelas coisas do esprito. As formas, belas ou horrveis, que a anima se reveste nos sonhos, contos de fada, mitos e outras produes do inconsciente so numerosssimas: sereia, me-dagua, feiticeira, fada, ninfa, prostituta, animal, scubo, mulher. As personificaes que o animus assume tambm variam em escala largussima: formas animais, selvagens, demnios, prncipes, criminosos, heris, feiticeiros, homens bonitos e homens requintados. A incorporao do elemento feminino (anima) dentro do homem, e do elemento masculino (animus) dentro da mulher, uma questo psicolgica de grande sutileza e dificuldade. Mas, a menos que eles consigam fazer isso, no poder sequer ter esperanas de compreender todo o mistrio do seu prprio Self.

O Self. A realizao do Self algo problemtico para a conscincia crist tradicional. A conscincia crist tpica tem sido treinada ao longo dos sculos para almejar nada menos que a perfeio, para levar uma vida sem manchas, uma vida perfeita. Somos ensinados e isso a despeito do Novo Testamento que no fundo Deus no muito paciente com nossas imperfeies, com nosso lado escuro e sombrio. Os cristos deveriam ser puros, imaculados, santos perante Deus: isentos de ira, rancores e paixes. A psicologia da individuao, entretanto, mostra que a meta desse processo que leva ao ser total no a perfeio, mas sim a plenitude. Um indivduo, na sua inteireza, no sempre inatacvel, sem culpa, puro, mas aquele em quem, no se sabe como, todos os aspectos foram integrados num ser total. O Self parece abranger todos os aspectos da psique acima mencionados, incluindo o ego. Ele , vamos dizer, o ser humano maior e eterno que h em ns. Nos sonhos de mulheres, o Self revela-se sob a forma de velha sbia, deusa me, sacerdotisa ou deusa do amor. Nos sonhos de homens assume o aspecto de velho sbio, de mago, de mestre espiritual, de filsofo. Mas o Self no se revela apenas atravs de personificaes humanas. Sendo uma grandeza que excede de muito a esfera do consciente, sua escala de expresses estende-se de uma parte ao infrahumano e de outra parte ao super-humano. Assim, seus smbolos podem apresentar-se sob aspectos minerais, vegetais, animais e tambm sob formas abstratas. Muitos desses smbolos so dotados de grande potencial energtico, causando sempre ao sonhador uma impresso duradoura de maravilhamento. Os termos ego, persona, sombra, anima, animus e Self, no devem ser entendidos como meros conceitos ou definies intelectuais. So designaes destinadas a estabelecer uma certa ordem no caos das experincias interiores amplamente variadas de muitos homens e mulheres de maneira muito semelhante atividade de classificao de plantas e animais. Esses arqutipos esto presentes em todo homem e em toda mulher, mas as pessoas os encontram de modo geral na projeo, ou se identificam inconscientemente com eles. Podemos

"Durante mais de cinco anos este homem percorreu a Europa como um louco, em busca de qualquer coisa a que pudesse deitar fogo. Infelizmente sempre haver mercenrios prontos a abrir as portas da sua ptria a este incendirio internacional. Hitler discursando: a citao a descrio que ele fez de Winston Churchill. Exemplo esclarecedor de projeo da sombra.

encontrar nossa sombra, por exemplo, nas caractersticas das outras pessoas que nos do nos nervos mais do que deveriam. A se oculta o demnio! O animus e a anima em geral influenciam os bastidores dos relacionamentos amorosos, mas tambm podem ser identificados na efeminao de um homem ou na masculinizao de uma mulher. No sculo XX, vrios lderes polticos deram conspcuos exemplos de identificao com o Self, enquanto que, em pocas anteriores, esses lderes estavam mais propensos a serem figuras religiosas que dizem falar em nome de Cristo, de Deus ou do Esprito Santo. De maneira menos conspcua, contudo, todo comportamento ultra autoritrio trai uma identificao com o Self, seja na cincia, na poltica ou na religio. A projeo ou identificao com os arqutipos do inconsciente que descrevemos o inverso do torn-los conscientes. A sequncia de mudanas da personalidade acima no a nica, razo por que no devemos tomar o esquema como o nico padro possvel. Especialmente no caso dos jovens, em que o ego comea a ser constelado, por vezes deparamos com uma exata inverso. A descrio de Jung apresenta, digamos, uma escala de graus de dificuldade no processo de individuao. Tornar-se consciente da sombra poderia ser descrito como um trabalho para iniciantes; a integrao do animus e da anima uma tarefa bem mais avanada e poucos hoje conseguem passar desse ponto. Valer a pena o rduo trabalho da individuao? Aqueles que no se diferenciam permanecem obscuramente envolvidos numa trama de projees e deste modo so levados a agir em desacordo consigo, com o plano bsico inato de seu prprio ser. E este desacordo consigo mesmo que constitui fundamentalmente o estado neurtico. E a libertao deste estado s sobreviver quando se pode existir e agir em conformidade com aquilo que sentido como sendo a prpria verdadeira natureza. Este sentimento ser de inicio nebuloso e incerto mas, medida que evolui o processo de individuao, fortalece-se e afirma-se claramente. Ento o homem poder dizer, ainda que em meio a dificuldades externas e internas, ainda reconhecendo que nenhuma carga to pesada quanto suportar a si mesmo: tal como sou assim eu ajo.

Os Sonhos. Milhes de pessoas hoje em dia procuram saber mais a respeito de si mesmas. Querem saber quem so para poderem ser quem so. O Dr Jung foi um pioneiro na pesquisa dos sonhos para proceder a uma investigao sistemtica do vasto universo interior. Ele descobriu que enquanto dormem, atravs dos sonhos, as pessoas despertam para aquilo que realmente so. Em sntese, eis uma teoria junguiana bsica sobre os sonhos. Os sonhos nascem no inconsciente. Como vimos, chamamos de inconsciente porque algo de que geralmente no temos conhecimento. No sabemos o que realmente o inconsciente, mas conhecemos suas manifestaes atravs dos sonhos, das vises, dos afetos, dos mitos, dos contos de fada e das neuroses. Da mesma forma que no podemos observar diretamente o tomo e no entanto deduzimos sua natureza pelos efeitos produzidos, de forma semelhante no observamos diretamente o inconsciente, mas o que ele produz pode ser estudado no campo de nossa conscincia. Deste interior ou deste inconsciente, provm os sonhos. Os sonhos so expresses dos pensamentos de nosso inconsciente, estes, no entanto, no se expressam atravs de uma linguagem racional prontamente acessvel psique consciente. Pelo contrrio, um sonho revela o inconsciente sob a forma de imagens, metfora e smbolo, numa linguagem associada da arte. Longe de ser exposies objetivas e prosaicas os sonhos costumam ser confrontos altamente subjetivos e pessoais, nos quais o ego sente emoes que vo do medo e hilaridade a sensao de sublime paz e beleza. Assim como as peas teatrais, os poemas e a pintura, a linguagem dos sonhos transmite o poder e a sutileza tanto dos sentimentos como do pensamento. Os sonhos que temos tem um propsito. E provavelmente este o aspecto mais impressionante, isto , sabermos que por trs dos sonhos existe uma ao intencional inteligente. como se fossem tramados por um centro em nosso interior e objetivassem uma compreenso que est fora de nossa conscincia. De modo que podemos dizer que entender o significado dos sonhos confrontar-se com um tipo de inteligncia existente dentro de ns que conhece algo que desconhecemos e que possui objetivos prprios. E o que se torna ainda mais impressionante ver essa atividade ir se objetivando numa srie de sonhos. Parece ento que os sonhos esto a servio do processo de individuao de que j falamos. Como se estivessem num movimento espiral, os sonhos nos levam por voltas repetidas e nos fazem perceber um centro invisvel, que representa nossa totalidade e a parece estar o objetivo final dos sonhos. Cada sonho se constitui uma experincia pessoal na qual nos revelada uma parcela de conhecimento sobre ns mesmos. um conhecimento que produz em ns admirao e que nos transforma numa pessoa mais consciente e desenvolvida do que antes.

A Era de Aqurio. Ns podemos ter uma ideia do mito que enforma uma sociedade pelo seu edifcio mais alto. Ao nos aproximarmos de uma cidade medieval, vemos que a catedral se eleva acima de tudo. Ao nos aproximarmos de uma cidade do sculo XVII, o palcio do governo o prdio mais alto. E ao nos aproximarmos de uma cidade moderna, os edifcios mais altos so os prdios de escritrios, os centros da vida econmica, e os shopping Centers, as grandes catedrais do capitalismo. Esta a histria da civilizao ocidental. Do perodo gtico ao perodo principesco dos sculos XVI, XVII e XVIII, at este mundo econmico, em que vivemos. Para as pessoas reflexivas evidente que a sociedade ocidental j no possui um mito vivel, operante. Fica cada vez mais claro que nossos valores culturais foram solapados. Jung cedo chegou ao doloroso reconhecimento de que a religio eclesistica no lhe podia dar respostas. Em vez disso, ele descobriu o caminho da iluminao nas profundezas da prpria psique. O mesmo lugar em que muitas pessoas o procura hoje, por exemplo, por meio das drogas. A base e a substncia de toda a vida e de toda a obra de Jung no residem nas tradies e religies que se tornaram contedos da conscincia coletiva, mas antes, na experincia primordial que constitui a fonte ltima desses contedos: o encontro do indivduo isolado com o seu prprio deus ou demnio, a batalha com as emoes, afetos, fantasias, inspiraes criadoras e obstculos poderosssimos que vm luz a partir de dentro. portanto natural que a maioria dos que compreendem isso sejam pessoas para quem a vida de todas as doutrinas pregadas, ensinadas e acreditadas perdeu o sentido e que se veem foradas, por conseguinte, como o prprio Jung o foi, a curvar-se sem preconceito e a dar ateno ao lado desprezado de sua prpria psique inconsciente em busca de sinais que possam indicar o caminho Para Jung, como vimos, a imagem de Cristo por demais unilateralmente espiritual e boa para representar de maneira adequada a totalidade do homem. Faltam-lhe obscuridade e realidade corporal e material. Isso foi percebido j na Idade Mdia pelos alquimistas. O Homem Divino que eles procuravam libertar da matria era uma imagem do homem em que o bem e o mal, o espirito e a matria, estavam genuinamente unidos, imagem por meio da qual no apenas o homem, como toda a natureza, se tornam inteiros. essa imagem alqumica do deus-homem que est constelada na base coletiva da psique do homem contemporneo. No fundo, o que est se formando no inconsciente coletivo a imagem do homem da Era de Aqurio. A imagem astrolgica do perodo aquariano mostra um homem que derrama a gua de um cntaro na boca de um peixe, que representa alguma coisa ainda inconsciente. Isso poderia significar que a tarefa do homem da Era de Aqurio ser tornar-se consciente dessa presena interior mais ampla, o Self, e ter maior cuidado com o inconsciente e com a natureza (e no destru-la como feito hoje).

ADVERTNCIA Este resumo no tem nada de original. uma colcha de retalhos confeccionada com trechos dos livros relacionados na Bibliografia. Meu nico trabalho foi selecionar, recortar (mutilar!?) e organizar os vrios trechos na tentativa de sintetizar aquilo que aprendi lendo a fascinante psicologia junguiana. Portanto, qualquer semelhana com livros j publicados por autores junguianos no mera coincidncia cpia mesmo (trecho pode copiar).

BIBLIOGRAFIA C.G.JUNG: Entrevistas e Encontros - William McGuire e R.F.C. Hull - Editora Cultrix EGO E ARQUTIPO: Individuao e funo religiosa da psique - Edward F. Edinger - Editora Cultrix SONHOS ARQUETPICOS Carlos Alberto Corra Salles Editora Imago OS SONHOS E A CURA DA ALMA - John A. Sanford - Editora Paulus O MTODO JUNGUIANO - Glauco Ulson - Editora tica O CAMINHO DOS SONHOS - Marie-Louise von Franz e Fraser Boa - Editora Cultrix C.G.JUNG: Seu Mito em nossa poca - Marie-Louise von Franz - Editora Cultrix O SIG. PSIC. MOTIVOS DE REDENO NOS CONTOS DE FADA - Marie-Louise von Franz - Editora Cultrix O HOMEM E SEUS SMBOLOS - C.G.Jung e Outros - Editora Nova Fronteira JUNG: VIDA E OBRA - Nise da Silveira - Editora Paz e Terra JUNG E O TARO: Uma jornada arquetpica - Sallie Nichols - Editora Cultrix ESTRUTURA DA PERSONALIDADE: Persona e Sombra - Carlos Byington - Editora tica O PODER DO MITO Joseph Campbell com Bill Moyers - Editora Palas Athena

Para consultar uma lista dos livros da psicologia junguiana publicados no Brasil visite o site: http://sites.google.com/site/psicojung

Potrebbero piacerti anche