Sei sulla pagina 1di 21

A Fachada Ventilada pode ser definida como um sistema de proteco e revestimento exterior de edifcios e residncias, caracterizado pelo afastamento

entre a parede do edifcio e o revestimento, criando, assim, uma cmara dear em movimento, utilizando prncipios basicos da fsica.

A cavidade formada entre os dois paramentos de 10 cm a 15 cm de largura, mas podendo ser maior para possibilitar a passagem de instalaes - determinante para o sucesso do sistema, funcionando como colcho de ar renovvel. A troca de ar permanente na cmara e maior o conforto ambiental dentro do edifcio.

O fenmeno fundamenta-se em um princpio simples da fsica: o ar mais quente sobe e, pela diferena de presso, suga para dentro da cavidade o ar mais fresco. O ar da cavidade continuamente renovado e no chega a aquecer a face do corpo da edificao, que permanece protegida.

O espao entre as placas (as juntas) no recebem vedao completa nas aberturas inferiores e superiores, possibilitando, assim, a criao da lmina de ar na cavidade entre as duas paredes

A fachada ventilada oferece, ainda, proteo acstica, pois as placas e a lmina de ar (e o possvel uso de proteo isolante) agem como barreira atenuando rudos do exterior.

Fixao com montantes metlicos

Fixao com montantes de madeira.

Detalhes de fixao no canto e perfil mega.

Detalhes de fixao visvel de continuidade de painis (parafusos vista)

Detalhes de fixao oculta de continuidade de painis (parafusos tapados)

Detalhes de fixao por encaixe

Processo largamente aplicvel em construo nova e reabilitao: Execuo rpida; Garantia de segurana na utilizao. Economia de energia (no Inverno menor necessidade de aquecimento e no Vero menor necessidade de arrefecimento, devido ventilao e efeito pra-sol);

Facilidade de inspeco e manuteno: Rpida substituio de peas; Desmontagem fcil de pequenas reas. Maior conforto ambiental no interior dos edifcios: Ausncia de condensaes; Ventilao eficaz de todos os elementos. Reduo do envelhecimento e deteriorao da fachada: Ausncia de eflorescncias; Bom comportamento das fachadas aos agentes atmosfricos, quando utilizadas com peas cermicas adequadas.

No aconselhvel, no caso de fachadas ventiladas, o uso de painis muito delgados, porque fica difcil a execuo segura de furos ou cortes para as ancoragens que ligam a placa subestrutura; Alto custo para instalao; Inexistncia de normas brasileiras especficas para a execuo desse tipo de fachada; Falta de mo de obra adequada

Um suporte existente (de uma boa resistncia mecnica); Camada de isolamento trmico; Uma estrutura de suporte e fixao mecnica de elevada resistncia (ao inox, ao galvanizado, madeira, alumnio); Caixa-de-ar de dimenso varivel de acordo com o projecto.

Cermica - as caractersticas de inrcia trmica do elemento cermico em conjunto com o conceito de fachada ventilada originam um sistema muito eficiente ao nvel do comportamento higrotrmico de um edifcio. Pedra a arquitetura contempornea mostra um interesse cada vez maior face s paredes ventiladas com este material, uma aplicao de alto valor esttico e com capacidade de isolamento trmico inigualveis.

Fachada ventilada em cermica

Fachada ventilada em pedra

Porcelanato com ancoragem aparente

Vidro - A fachada ventilada totalmente em vidro assemelha-se no seu aspecto visual a uma fachada cortina, a diferena reside no sistema construtivo. A fachada ventilada em vidro pode apresentar funo estrutural de modo a que o suporte se apresente totalmente oculto quando observado do exterior. Alumnio - baseia-se na utilizao de um perfil contnuo em alumnio extrudido. Madeira - este tipo de soluo faz uso de um material natural a madeira em bruto.

Edifcio revestido com estrados de madeira modificada. Edifcios com sistema de fachada ventilada Anicolor de vidro

Edifcio com sistema de fachada Em alumnio

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.vitoria.com.pt/node/335 http://www.pcceramicos.com/fachadas.php http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/144/artigo128934-2.asp http://engenhariacivil.files.wordpress.com/2008/01/dossiereconomico.pdf

CURSO TCNICO EM EDIFICAES 2010/2

INTEGRANTES: Danilo Remulo Vinicius

Potrebbero piacerti anche