Sei sulla pagina 1di 43

INTRODUO HISTRICO ESTABILIZAO DO SOLO FABRICAO MATERIAIS CURA NORMAS DE DOSAGEM MODOS DE UTILIZAO APLICAES VANTAGENS E DESVANTAGENS PERGUNTAS

um material alternativo de baixo custo, e esta sendo muito ampliado nas construes, devido as suas vantagens tcnicas. O que ? O solo-cimento uma mistura de solo arenoso, cimento e gua em propores apropriadas.

Em termos do uso do solo-cimento em construo civil ao longo da histria, podemos citar como pioneiro o Engenheiro H. E. Brook-Bradley que foi o descobridor dessa mistura, ao utiliz-la no tratamento de leitos de estradas e pistas para veculos em geral. A primeira obra em solo-cimento, no Brasil foi em 1945, quando foi construda uma casa de bombas para abastecimento das obras do aeroporto de santarm, no Par, com 42m2.

Como o solo usado de forma bem pastosa, devido a grande quantidade de gua, com a sua evaporao podem surgir capilaridades, diminuindo a durabilidade do material e proporcionando infiltraes e contraes, formando-se trincas. Como resolver? Usando a tcnica de estabilizao. O que isso?

Esta tcnica consiste em extrair o solo do terreno (adequado) e adicionar uma quantidade reduzida de aglutinante (cimento, cal, resduos de carbureto), gua e compactar razoavelmente, melhorando suas caractersticas de resistncia mecnica, obtendo um material que suporta cargas muito superiores ao solo simples, e de uma grande durabilidade contra ao de agentes atmosfricos. Devido a sua tcnica simples, pode ser executado por qualquer operrio no especializado, adquirindo grande prestgio e uso em todos pases do mundo.

Para a fabricao do solo-cimento, devemos utilizar um solo adequado. Este solo no deve conter materiais orgnicos (folhas, galhos, etc) para identificar estas impurezas, antes de mencionar o processo de fabricao, deve ser feito o teste da caixa.

TESTE DA CAIXA Retire uma amostra de 1kg do solo a ser avaliado; Passe a amostra em uma peneira com abertura de 4 a 6 mm; Misture a gua aos poucos, at que o solo fique como uma argamassa; Coloque o solo umidecido em uma caixa (fig.1); Encha a caixa at a borda, alizando a superfcie com colher de pedreiro; Deixe a caixa at a borda em ambiente fechado, durante 7 dias. Aps este perodo, faa a leitura da retrao no sentido do comprimento da caixa (fig.2); Some as medidas nos dois lados da caixa; Se a soma no ultrapassar 2cm e se no aparecerem trincas, o solo adequado e pode ser usado na produo do solo-cimento.

Fig. 1

Fig. 2

Fabricao de tijolos: O solo deve ser peneirado ou triturado.

Aps misturado com gua e o cimento, a mistura compactada em at 12.000Kg de presso.

Para completar, o tijolo passa por uma tcnica de cura e secagem, ficando pronto para ser utilizado. A grande vantagem que podem ser fabricados na prpria obra.

Fabricao de tijolos - Prensas


Os tijolos podem ser fabricados em prensas manuais ou automticas que diferem entre si pelo custo e capacidade. A prensa manual fabricada no Brasil, de ao e tem a capacidade de produzir 1.500tijolos/dia. de fcil operao, necessitando de 2 funcionrios. A prensa automtica produz uma mdia de 15 a 20 mil tijolos/dia.

Os blocos de solo-cimento possuem dimenses iguais aos de blocos de concreto. Esses blocos s podem ser produzidos em prensas automticas, devido sua energia de compactao.

TIPOS DE TIJOLOS MODELO MODULAR Tijolo simples

Coluna vazada

Parede reta

Coluna slida

Cantos

SOLO CIMENTO GUA ADITIVOS

O solo arenoso, que tem uma parte maior de areia e outra menor, de argila, um solo adequado. A areia no um solo arenoso, porque no tem nenhuma quantidade de argila. O solo argiloso, que contm mais argila do que areia, tambm no adequado. Ele requer uma quantidade maior de cimento, e difcil de misturar e de compactar. Mas ele pode ser corrigido, com a adio de areia. S que h limites econmicos e tcnicos para isso. O solo adequado no deve conter pedaos de galhos, folhas, razes ou qualquer outro tipo de material orgnico que podem prejudicar a qualidade final do solo-cimento.

No solo-cimento tem sido empregado, normalmente, o cimento portland comum. Algumas pesquisas mostraram a aplicabilidade de outros cimentos, sendo de notar que os cimentos de alta resistncia inicial, alm de conferirem ao solo cimento resistncias mais elevadas nos primeiros dias, desenvolvem durante sua hidratao maior quantidade de ons de clcio, com o que se consegue neutralizar o efeito da matria orgnica, porventura existente no solo. O cimento entra em uma quantidade que varia de 5 a 10% do peso do solo, o suficiente para estabilizar o solo e conferir as propriedades de resistncia desejadas para o composto.

Em relao gua a ser utilizada na mistura solocimento, exige-se que esta seja isenta de teores nocivos de sais, cidos, lcalis ou matria orgnica. A gua do mar tem sido utilizada e o seu emprego mesmo recomendvel quando houver no solo matria orgnica prejudicial. A gua pode servir, ainda, de veculo para a adio de sais que corrijam ou melhorem as caractersticas do solo-cimento. muito importante que a quantidade de gua da mistura esteja correta. O solo-cimento compactado com muita gua perde resistncia e pode at trincar. Se a mistura tiver pouca gua, a compactao fica difcil e tambm haver perda de resistncia.

Os aditivos so substncias adicionadas intencionalmente a uma mistura, com a finalidade de reforar ou melhorar certas caractersticas, inclusive facilitando seu preparo e utilizao. Geralmente so utilizados quando se deseja um aumento de compacidade, diminuio de higroscopididade, aumendo de durabilidade e/ou acrscimo de resistncia. A adio de outras substncias ao solo-cimento, inicialmente, foi estudada com o objetivo de se corrigir o teor de matria orgnica presente em alguns solos, e que se tornava prejudicial hidratao do cimento. Uma das solues encontradas, segundo pesquisadores, foi a adio de cloreto de clcio, que em quantidades de 0,8% j melhoram o comportamento do solo-cimento tanto em ensaios de compresso quanto de durabilidade.

Como no concreto, a mistura solo-cimento ganha resistncia por processo de cimentao das partculas durante vrios meses ou anos, sendo maior at os 28 dias iniciais. Neste perodo deve ser garantido um teor de umidade adequado mistura compactada.

A qualidade da mistura final depende de muitos fatores, dentre os quais alguns esto relacionados diretamente ao solo, tais como: porcentagem de cimento a ser utilizada, quantidade de gua a ser adicionada e massa especfica a ser alcanada na compactao. O resultado da dosagem a definio das quantidades de solo, cimento e gua que garantem mistura as caractersticas mnimas exigidas de resistncia e durabilidade. Na dosagem solo-cimento trabalha-se com uma Norma Geral e uma Norma Simplificada.

NORMA GERAL A Norma Geral fixa a sequncia de ensaios a serem realizados com determinado tipo de solo e com a mistura solo-cimento, e estabelece os critrios para a interpretao dos resultados. O teor de cimento a ser empregado na moldagem dos corpos de prova, para a execuo do ensaio de durabilidade pode ser obtido em tabelas recomendadas pela ABCP. Segundo esta norma, levam-se de 40 a 60 dias para se processar a dosagem.

NORMA SIMPLIFICADA A Norma Simplificada, em que a dosagem processa-se no prazo de 10 a 12 dias, tem como elemento bsico para dosagem o ensaio de compresso simples e fundamenta-se em constataes experimentais de pesquisadores ingleses que concluram que, na maioria dos solos, as caractersticas de resistncia determinadas no ensaio de durabilidade refletiam-se diretamente na resistncia compresso simples das misturas. Somente nos casos em que a Norma Simplificada no apresenta resultados satisfatrios, ou em situaes especiais, que se tem recorrido Norma Geral.

H 4 modos de utilizao do solo-cimento: tijolos ou blocos, pavimento, parede macia, ensacado. Os tijilos ou blocos de solo-cimento so produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles s precisam ser umidecidos, para que se tornem resistentes. Alm de grande resistncia, outra vantagem desses tijolos ou blocos o seu excelente aspecto.

As paredes macias so compactadas no prprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, com o auxlio de formas ou guias. O processo de produo assemelha-se ao sistema antigo de taipa de pilo, formando painis inteirios, sem juntas horizontais.

Os pavimentos tambm so compactados no local, com o auxlio de frmas, mas em uma nica camada. Eles constituem placas macias, totalmente apoiadas no cho. O solo-cimento ensacado resulta da colocao da "farofa"mida em sacos, que funcionam como frmas. Depois de terem a sua boca costurada, esses sacos so colocados na posio de uso, onde so imediatamente compactados, um a um. O processo de execuo assemelha-se construo de muros de arrimo com mataces de pedra.

Benfeitoria
Edificaes

Aplicaes
Fundao(baldrame ou sapata corrida)

Modo de utilizao
Parede macia(a cava pode ser usada como frma)

Alvenaria(parede)
Piso e contra-piso Passeios ou caladas Ptios e terreiros

Tijolos, blocos ou paredes macias pavimento

Piso e contra-piso
Piso e contra-piso

Pavimento
Pavimento

Benfeitoria
Ruas e estradas

Aplicaes
Base e sub-base

Modo de utilizao
Pavimento

Conteno de encostas Silo-trincheira Conteno de crregos e canais(para irrigao, abastecimento)

Muro de arrimo Revestimento dos taludes Revestimento dos taludes

Ensacado Ensacado ou parede macia Ensacado ou parede macia

Benfeitoria
Pequenas barragens

Aplicaes
Dique

Modo de utilizao
Ensacado

Controle de voorocas

Dique Muro de arrimo

Ensacado Ensacado

Cabeceiras de pontes, pontilhes, bocas de galerias

Solo-cimento na construo habitacional


Usado inicialmente na confeco de base e sub-base de pavimentos de estrada no Brasil, o solo-cimento foi utilizado em habitaes a partir de 1948, em experincias desenvolvida pela Associao Brasileira de Cimento Portland ABCP. A impossibilidade de solucionar os problemas do dficit habitacional, em termos de uma construo convencional, levou-nos a buscar novas alternativas de construo capazes de, prtica e tecnicamente, atender a populao mais carente.

O Projeto Tecnologias Alternativas para Habitao de Baixo Custo - THABA, resultado de um Convnio CAIXA e Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia CEPED representou o marco inicial, no mbito do Sistema Financeiro da Habitao, na busca de um sistema construtivo totalmente voltado para a baixa renda, podendo ser utilizado, com certa facilidade em processos de auto-ajuda e auto construo. Na busca de solues simplificadas o estudo foi conduzido em etapas, mediante acmulo de informaes e concluses, que englobaram testes laboratoriais e otimizao do sistema construtivo.

Como resultado desse trabalho criterioso foi desenvolvida uma cartilha, com contedo simples e objetivo, intitulada "Cartilha para construo de paredes monolticas de solo-cimento". Seu contedo ensinava o emprego desse material de fcil obteno, terra natural, cimento e gua, com critrios bastante intuitivos para escolha do solo, controle de umidade, e compactao da mistura, sem a necessidade de sofisticados testes laboratoriais. Os resultados foram to promissores, com reduo de custos de at 40% em relao a construo convencional, que buscou-se outras alternativas construtivas usando o solocimento como insumo bsico.

Junto COHAB-SP, Companhia Metropolitana de Habitao, e o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas - IPT, a CAIXA realizou duas experincias. Na primeira, com mquina automtica, produziu-se tijolos macios e acompanhou-se a construo de cinqenta prottipos, obtendo-se custos bastante inferiores ao convencional e resultados, quanto a qualidade e desempenho, excelentes. A segunda, envolvendo os mesmos participantes, com blocos de solo-cimento e mquina automtica mostrou uma produtividade elevada de mo de obra e reduo de custos bastante animadoras.

A consolidao dessa tecnologia como uma alternativa vivel para a produo de habitaes de interesses social ocorreu pela macia divulgao feita pela CAIXA junto as Prefeituras e Associaes de moradores, muitas vezes com a assistncia tcnica do IPT e do CEPED ou de engenheiros e arquitetos do quadro da CAIXA. Hoje, todas as alternativas tecnolgicas descritas encontram-se normalizadas na Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT.

Duque de Caxias/RJ - IV Tijolito - PAR

Duque de Caxias/RJ - VIII Tijolito - PAR

Outros tijolos de solo cimento HABITARE Experincia do Prof. Casanova

Solo-cimento - II Experincia do Prof. Casanova

Vantagens Boa durabilidade, boa resistncia ao desgaste, o que permite uso sem revestimento; Pequena variao de volume, pela variao da umidade, e boa resistncia s intempries; Material incombustvel, confere bom isolamento trmico; aproveitamento de matria-primada regio; Baixo custo e no necessita de processo industrial para sua obteno.

Desvantagens Pela grande quantidade de tijolos implicando a necessidade da execuo peridica de ensaios de caracterizao; Quando a argila apresenta torres necessria mo-de-obra adicional para desfaz-los; Peso especfico do material maior que o de tijolos cermicos.

A vantagem econmica reside no ganho de tempo. A obra com solocimento leva metade do tempo para ser finalizada, alm de menor quantidade de entulho e economia de madeira.

PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE SOLO PARA A FABRICAO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO?

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA UTILIZAO DO SOLO-CIMENTO NA CONSTRUO CIVIL?


PODE-SE PRODUZIR TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO NA PRPRIA OBRA? COMO? COMO PODE SER APLICADO O SOLO-CIMENTO NA CONSTRUO CIVIL?

Se no fosse o solo-cimento, ns no teramos feito este seminrio para vocs!!


Obrigado pela pacincia!!!

Potrebbero piacerti anche