Sei sulla pagina 1di 20

Teoria Geral do Estado Cincia Poltica

Classificao dos Estados

Os Estados so classificados de acordo com sua estrutura. Assim, podem ser simples ou compostos.

Simples Por Coordenao

Unio Pessoal Unio Real Confederao

ESTADO

Unio Federal

Estado Vassalo Composto

Protetorado

Por Subordinao Estado Cliente Pas sob Tutela

Estado simples aquele que corresponde a um grupo populacional homogneo, com o seu territrio tradicional e seu poder pblico constitudo por uma nica expresso, que o governo nacional, ou seja, forma uma unidade estatal completa, por si s. Exemplos: Frana, Portugal, Peru, Bolvia, Chile, Colmbia, Congo, Arbia Saudita, frica do Sul, Uruguai, entre outros.

Estado composto uma unio de dois ou mais Estados, apresentando duas esferas distintas de poder governamental, e obedecendo a um regime jurdico especial, varivel em cada caso, sempre com a predominncia do governo da unio como sujeito de direito pblico internacional. uma pluralidade de Estados, perante o direito pblico interno, mas no exterior se projeta como uma unidade.

Estados compostos dividem-se em Estados compostos por coordenao e Estados compostos por subordinao.

Estado composto por coordenao constitudo pela associao de Estados soberanos ou pela associao de unidades estatais que, em p de igualdade, conservam apenas uma autonomia de ordem interna, enquanto o poder soberano investido num rgo central. No Estado composto por subordinao, a subordinao se apresenta sob as seguintes formas: Estado vassalo, protetorado, Estado cliente, pas sob tutela.

I ESTADOS COMPOSTOS POR COORDENAO Unio Pessoal a reunio acidental e temporria de dois ou mais Estados independentes, sob a autoridade de um soberano comum. Por sua natureza, esse tipo de Estado composto quase s se pode conhecer sob a forma monrquica. Atualmente no existem exemplos.

Exemplos antigos: Litunia e Polnia (1386 a 1569); GrBretanha e Hanover (1714 a 1837); Holanda e Luxemburgo (1815 a 1890); Blgica e Congo (1885 a 1908).

Unio Real a reunio, sob o mesmo monarca ou chefe de Estado, de dois ou mais Estados soberanos, que conservam a sua plena autonomia interna, mas, por acordo mtuo, delegam a um rgo nico os poderes de representao externa e, geralmente, fundem todos os interesses comuns, no tocante s relaes exteriores. Atualmente no existem exemplos. Exemplos antigos: Dinamarca e Islndia (1918 a 1944); Suriname e as Antilhas Neerlandesas (1954).

Confederao de Estados uma forma tipicamente monrquica. Consiste na unio ntima e definitiva de dois ou mais Estados, conservando cada um a sua autonomia administrativa, a sua existncia prpria, mas formando uma s pessoa jurdica de direito pblico internacional. A autoridade central, normalmente, o nico rgo comum da confederao leva o nome de Dieta. A Dieta no se constitui em um governo supremo, mas apenas uma assembleia de plenipotencirios dos Estados confederados. Atualmente no h exemplo de confederao de Estados. Exemplos antigos: Confederao Helvtica (1291 a 1848); Confederao Americana (1781 a 1789); Confederao Germnica (1815 a 1866); Unio Centro-americana (1895 a 1898).

Nota: A Comunidade Britnica de Naes uma associao de Estados que no se inclui em nenhuma das modalidades conhecidas de Estado composto. Seus Estados-membros so plenamente soberanos e se acha associados em perfeita igualdade para fins de natureza poltica. O smbolo dessa livre associao de povos a Coroa Britnica. Fazem parte dessa associao: Reino Unido da Gr-Bretanha, Irlanda do Norte, Austrlia, Nova Zelndia, Canad, Ceilo, Paquisto, ndia, Gana, Nigria, Jamaica, Guiana Britnica.

Unio Federal a unio permanente de dois ou mais Estados, na qual cada um deles conserva apenas sua autonomia interna, sendo a soberania externa exercida por um organismo central, ou seja, pelo governo federal, plenamente soberano nas suas atribuies, entre as quais se salientam a de representar o grupo nas relaes internacionais e a de assegurar a sua defesa externa. Neste tipo de unio de Estados, a personalidade externa existe somente no Estado Federal. Os Estados federados (Estados-membros) possuem somente a autonomia interna, limitada, entretanto, pela Constituio Federal.

Exemplos de Estados Federados: Estados Unidos da Amrica (desde 1789); Sua (desde 1848); Mxico (desde 1875); Argentina (1860); Venezuela (1893); Unio das Republicas Socialistas Soviticas (de 1923 a 1991); Repblica Federativa do Brasil (desde 24 de fevereiro de 1891).

II Estados Compostos por Subordinao


Estados Vassalos so os que gozam de autonomia na direo dos seus negcios internos, mas, no tocante aos negcios externos, dependem de outro Estado, ao qual devem vassalagem. Esse outro Estado chamado suserano, em relao aos vassalos.

As principais caractersticas dos Estados Vassalos: a) s excepcionalmente exercem a soberania externa; b) tm o dever de respeitar e executar, no que lhes diz respeito, os tratados concludos pelo Estado suserano; c) participam das guerras feitas pelo Estado suserano; d) pagam tributos ao Estado suserano.

A vassalagem condio geralmente transitria: ou se transforma em completa independncia do Estado vassalo ou em completa anexao deste pelo Estado suserano. Atualmente, no existem Estados vassalos. Como exemplos histricos, podemos citar: os principados de Valquia e Moldvia, os da Srvia e Montenegro, o da Bulgria, o Egito, todos sob a suserania da Turquia.

Estados protegidos ou protetorados so aqueles que, em virtude de tratado e por tempo indeterminado, se colocam sob a proteo e direo de outro ou outros Estados, aos quais cede uma parte de seus direitos soberania. A relao entre o protegido e o protetor chamada de protetorado, denominao que, por extenso, tambm se d ao Estado protegido

As principais caractersticas dessa situao jurdica so as seguintes: a) a relao baseia-se num tratado entre o Estado protetor e o Estado protegido; b) o Estado protegido mantm, at certo ponto, a qualidade de pessoa internacional; c) o exerccio da soberania externa cabe ao Estado protetor; d) o exerccio de certos direitos da soberania interna tambm cabe ao Estado protetor; e) o Estado protegido no obrigado a participar das guerras promovidas pelo Estado protetor; f) os tratados celebrados pelo Estado protetor no se aplicam, necessariamente, ao Estado protegido.

Considera-se a situao do protetorado como uma espcie de subordinao voluntria do protegido ao protetor, para certos fins de ordem externa, ao passo que na vassalagem goza apenas de pequeno grau de autonomia.

Quase no existem mais protetorados. Ainda existem Repblica de Andorra, desde 1806, sob a proteo da Frana; a Repblica de San Marino sob a proteo da Itlia; e o Principado de Mnaco sob a proteo da Frana.

Estados Clientes so os que confiam a outro Estado a defesa de alguns de seus negcios ou interesses. Os Estados clientes conservam perfeita independncia em relao aos demais, embora cedam a outro Estado o exerccio de certos poderes ou de certos atributos da Soberania. Esta situao existiu entre Cuba e Estados Unidos, at 1934. E, tambm, entre Haiti, Repblica Dominicana e o Panam, todos em relao aos Estados Unidos. Atualmente, no existem Estados clientes, porm, por analogia, em certos aspectos, alguns pases satlites em relao Rssia.

Pases sob tutela so aqueles que so administrados por diferentes Estados, enquanto so preparados para sua independncia. O art. 22, do Pacto da Liga das Naes (1918-1945) criou a figura dos pases sob mandato que eram divididos, segundo seu grau de desenvolvimento, em classe A, B ou C. A Carta das Naes Unidas, em seus arts. 75 a 85 criou o sistema internacional de tutela que era uma adaptao do sistema anterior. Os antigos territrios sob mandato foram colocados sob este novo sistema, especialmente, aqueles que estavam sob mandato dos Estados que perderam a Segunda Guerra (Alemanha, Japo e Itlia).

A diferena entre os dois sistemas reside no fato de que no primeiro sistema, as potncias mandatrias consideravam os mandatos como mera colnias, enquanto no segundo sistema, independente do grau de atraso de desenvolvimento, todos deveriam alcanar sua independncia. Atualmente, apenas a Micronsia ainda se encontra sob a tutela dos Estados Unidos da Amrica e, tudo indica que, atravs de plebiscito, ser incorporada ao territrio estadunidense.

Potrebbero piacerti anche