Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE CTOLICA DE PERNAMBUCO

QUMICA DIA-A-DIA

EQUILBRIO INICO

PROF. VIEIRA FILHO

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: Abordar os aspectos qumicos do equilbrio inico, buscando ampliar as concepes j estabelecidas, gerando para tanto, condies ao aluno, de atingir a percepo da aplicabilidade da qumica, na tecnologia, no meio-ambiente, na sociedade, e no dia-a-dia como um todo, reconhecendo-se como parte integrante do universo. OBJETIVOS ESPECFICOS:
Conceituar Equilbrio inico; Apresentar as diversas constantes de equilbrio (Ka, Kb, Kw, Kps, Kh); Associar as constantes de equilbrio citadas com as funes inorgnicas; Compreender a Lei da Dissoluo de Ostwald; Abordar o efeito do on comum; Introduzir o conceito de produto inico da gua; Trabalhar as escalas de pH; Abordar os aspectos de hidrlise salina e produto de solubilidade ; BUSCAR APLICAR O EQUILBRIO INICO COM O COTIDIANO DO ALUNO.

ALGUMAS APLICAES
EQUILBRIO INICO PARA OS CIDOS E BASES

BANANA VERDE
FOR

CASTANHA DO PAR

FRUTAS CTRICAS

HORTALIAS CIDAS TOMATE

COMPREENDENDO AS CONSTANTES DE EQUILBRIO

Ka, Kb e Kw

ALGUMAS APLICAES
EQUILBRIO INICO NOS CORAIS

FOR

CaCO 3 ( s) H 2O( L) CO 2 (aq)

Ca 2 (aq) 2 HCO3 (aq)

O aumento da concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem outras consequncias alm do efeito estufa. Analisando-se as principais reaes envolvidas na formao do esqueleto calcrio dos corais (carbonato de clcio).

Pode-se inferir, a partir do Princpio de Le Chatelier, que o aumento da concentrao de dixido de carbono na atmosfera : a) causar um aumento na formao do esqueleto dos corais. b) causar uma diminuio na formao do esqueleto dos corais. c) no afetar a formao do esqueleto dos corais d) aumentar o pH da gua do mar. e) causar um aumento da concentrao de ons hidroxila.

ALGUMAS APLICAES
EQUILBRIO INICO NA DISSOLUO DO GS CARBNICO EM GUA

FOR

CO 2( g ) H 2 O(l )

H 2 CO 3( aq )

H ( aq ) HCO 3( aq )

A solubilidade do dixido de carbono em refrigerantes pode ser representada pelos seguintes processos: Nos refrigerantes o CO2 mantido a presses maiores que a atmosfrica, mas aps abertos, a presso entra em equilbrio com a presso atmosfrica, e portanto o pH do refrigerante, de acordo com as equaes acima, dever: a) aumentar. b) diminuir. c) permanecer inalterado. d) tornar-se igual a 10 7 e) tornar-se igual a 107 .

ALGUMAS APLICAES

EQUILBRIO INICO TIRAR CHEIRO RUIM DE PEIXES DAS MOS

CH 3 NH 2( aq ) HA(l )

CH 3 NH 3 ( aq )

A( aq )

ALGUMAS APLICAES
EQUILBRIO INICO SULFATO DE BRIO COMO CONTRASTE EM RADIOGRAFIA DO INTESTINO
BaSO4( s)
Ba( ) SO4(2 ) aq aq

CURIOSIDADES! BaSO4 Sal praticamente insolvel em gua, predominando na fase agregada.Sendo assim, este sal cobre as paredes de orgos como esfago, estmago e duodeno para serem visualizados pelos raios x. O paciente toma o contraste de com alguma substncia carbonatada (comprimido efervescente) que libera CO2 distendendo o intestino, facilitando a visualizao do orgo.

ALGUMAS APLICAES
EQUILBRIO INICO NO SANGUE
ACIDOSE E ALCALOSE

QUESTIONAMENTOS INTERESSANTES
1. Uma pessoa que, ao respirar, elimina CO2 em quantidade maior do que a normal, tem como consequncia a elevao do pH do sangue. 2. O pH do sangue de uma pessoa poder ser reduzido se a mesma respirar por algum tempo dentro de um saco de papel, isto , em uma atmosfera rica em CO2. 3. Segundo o princpio de Le Chatelier uma respirao anormalmente lenta com reteno de CO2 4. levaria a uma elevao da concentrao de H3O+ no sangue. 5. No equilbrio (1) o on HCO-3 o cido conjugado da base H2CO3.

ALGUMAS APLICAES

EQUILBRIO INICO O GALINHO DO TEMPO

O cobalto pode formar os ons complexos [CoCl4]2 e [Co(H2O)6]2+ em soluo aquosa. O on [CoCl4]2 apresenta forte colorao azul, enquanto o [Co(H2O)6]2+ confere soluo um tom cor-de-rosa. O equilbrio entre essas dois compostos reversvel e pode ser representado pela equao: [Co(H2O)6]2+(aq) + 4Cl-(aq) cor rosa [CoCl4]2 + 6H2O(l) cor azul

Admitindo que a reao acima representa o equilbrio que ocorre no galinho do tempo, responda: Em um dia de umidade relativa de 100%, qual deve ser a cor indicada no galinho do tempo.

UNIVERSIDADE CTOLICA DE PERNAMBUCO

QUMICA DIA-A-DIA

EQUILBRIO INICO

PROF. VIEIRA FILHO

Potrebbero piacerti anche