Sei sulla pagina 1di 52

Bombeamento II

Prof. Heron FAENG 2005

Desempenho de Bombas

Os parmetros chaves de desempenho de bombas centrfugas so:


capacidade, carga, BHP (potncia de freio), BEP (ponto de melhor eficincia) e velocidade especfica. As curvas de bomba provem a janela operacional dentro da qual estes parmetros podem ser variados para operao satisfatria da bomba satisfatria.

Capacidade

Capacidade significa a taxa de fluxo (vazo volumtrica) com que o lquido movido ou empurrado pela bomba ao ponto desejado no processo. medida comumente em gales por minuto (gpm) ou metros cbicos por hora (m3 /h). A capacidade normalmente muda com as mudanas na operao do processo. Por exemplo, a bomba de alimentao de uma caldeira precisa de presso constante com capacidades variadas, para satisfazer uma demanda varivel de vapor.

A capacidade depende de vrios fatores como: Caractersticas do lquido de processo, isto , densidade, viscosidade, etc. Tamanho da bomba e de suas sees de entrada e de sada Tamanho do impulsor Velocidade de rotao do impulsor RPM Tamanho e forma das cavidades entre as palhetas Condies de temperatura e presso da suco e descarga

Capacidade - Frmula

Para uma bomba com um impulsor particular movendo um lquido a uma certa velocidade, os nicos tens na lista acima que podem mudar a quantia que flui pela bomba so as presses na entrada e na sada da bomba. O efeito no fluxo causado por mudanas na presso de sada de uma bomba plotado em um grfico, resultando a curva caracterstica da bomba.

Como os lquidos so essencialmente incompressveis, a capacidade est diretamente relacionada com a velocidade de fluxo no tubo de suco. Esta relao dada abaixo:

Carga

Significado de usar o termo "carga" ao invs do termo "presso"

A presso em um ponto qualquer de um lquido pode ser imaginada como sendo causada pelo peso de uma coluna vertical do lquido. A altura desta coluna chamada de carga esttica e expressa em termos de ps de lquido.

O mesmo termo carga usado para medir a energia cintica criada pela bomba. Em outras palavras, carga uma medida da altura de uma coluna lquida que a bomba poderia criar da energia cintica transferida ao lquido. Imagine um tubo que atira um jato de gua diretamente para cima, no ar; a altura ascendente que a gua atinge, seria a carga.

Carga

A carga no equivalente a presso. Carga um termo que tem unidades de um comprimento, ou metros, e presso tem unidades de fora por unidade de rea, ou kilograma fora por centmetro quadrado. A principal razo para usar a carga em vez da presso, para medir a energia de uma bomba centrfuga, que a presso de uma bomba mudar se o peso especfico do lquido mudar, mas a carga no mudar. Considerando que qualquer bomba centrfuga pode mover muitos fluidos diferentes, com pesos especficos diferentes, mais simples levarmos em conta a carga da bomba e esquecermos a presso.

Carga

Assim o desempenho de uma bomba centrfuga em qualquer fluido Newtoniano, seja pesado (como o cido Sulfrico) ou leve (como a gasolina), descrito em termos da ' carga '. As curvas de desempenho da bomba relacionam, principalmente, a carga e a vazo.

Uma determinada bomba com um determinado dimetro de impulsor e velocidade, elevar um lquido at uma certa altura, qualquer que seja o peso do lquido.

Converso de presso para carga

A carga esttica, correspondente a qualquer presso especfica, dependente do peso do lquido de acordo com a seguinte frmula:

Carga Relaes Importantes

Lquidos Newtonianos tm massas especficas que variam tipicamente de 0.5 (leves, como os hidrocarbonetos leves) a 1.8 (pesado, como cido Sulfrico concentrado). A gua um padro de referncia e tem uma massa especfica de 1.0.

As frmulas a seguir ajudaro na converso de presses manomtricas da bomba, para leitura das curvas de bomba. As vrias condies da carga sero discutidas. O subscrito 's' se refere a condies de suco e 'd' se refere a condies de descarga.

Relaes para Carga

Carga esttica de suco, hS Carga esttica de descarga, hd Carga de Frico, hf Carga de presso de vapor, hvp Carga de Presso, hp Carga de Velocidade, hv

Carga Total de Suco HS Carga Total de Descarga Hd Carga Diferencial Total HT Carga de Suco Positiva Lquida Requerida NPSHr Carga de Suco Positiva Lquida Disponvel NPSHd

Carga Esttica de Suco ( hS )

a carga que resulta da elevao do lquido em relao linha central de bomba. Se o nvel do lquido est acima da linha central da bomba, hS positivo. Se o nvel do lquido est abaixo da linha da bomba, hS negativo. A condio de hS negativo denotada comumente como uma "altura de suco "

Carga Esttica de Descarga ( hd )

a distncia vertical, em ps, entre o centro da bomba e o ponto de descarga livre, ou a superfcie do lquido no tanque de descarga.

Carga de Frico ( hf )

a carga exigida para superar a resistncia ao escoamento na tubulao e acessrios. Depende do tamanho, condio e tipo do tubo, quantidade e tipos de acessrios, vazo, e natureza do lquido.

Carga de Presso de vapor ( hvp )

Presso de vapor a presso na qual um lquido e seu vapor coexistem em equilbrio, a uma determinada temperatura. A presso de vapor de lquidos pode ser obtido de tabelas de presso de vapor. Quando a essa presso convertida para carga, ela chamada carga de presso de vapor, hvp. O valor de hvp de um lquido aumenta com o aumento da temperatura e, em efeito, ope-se a presso na superfcie do lquido, a fora positiva que tende a causar fluxo do lquido na suco da bomba, isto , reduz a carga de presso de suco.

Carga de Presso ( hp )

A carga de presso deve ser considerada quando um sistema de bombeamento comea, ou termina, em um tanque que est sob alguma presso diferente da atmosfrica. A presso em tal tanque deve ser primeiro convertida a ps de lquido. Denotada como hp, a carga de presso se refere a presso absoluta na superfcie do lquido no reservatrio que fornece a suco da bomba, convertida a ps de carga. Se o sistema aberto, hp igual a carga de presso atmosfrica.

Carga de Velocidade (hv)

Se refere energia de um lquido como resultado de seu movimento a uma certa velocidade ' v '. a carga, em ps, equivalente a altura pela qual a gua teria que cair para adquirir a mesma velocidade, ou em outras palavras, a carga necessria para acelerar a gua. A carga de velocidade normalmente insignificante e pode ser ignorada em sistemas de cargas mais altas. Porm, pode ser um fator grande e deve ser considerada em sistemas de cargas baixas.

Carga de Suco Total (HS )

a carga de presso no reservatrio de suco (hpS) mais a carga esttica de suco (hS) mais a carga de velocidade na flange de suco da bomba (hVS) menos a carga de frico na linha de suco (hfS).

Equao Carga de Suco

A carga de suco total a leitura da medida manomtrica na flange de suco, convertida a ps de lquido. HS = hpS + hS + hvS hfS

Carga Total de Descarga ( Hd ):

a carga de presso de descarga no reservatrio (hpd), mais a carga esttica de descarga (hd) mais a carga de velocidade no flange de descarga da bomba (hvd) mais a carga de frico total na linha de descarga (hfd).

Hd = hpd + hd + hvd + hfd

A carga de descarga total a leitura de um manmetro no flange de descarga, convertida a ps de lquido,

Carga Diferencial Total ( HT )

a carga de descarga total menos a carga de suco total, ou H T = Hd + HS


(quando o nvel de aspirao abaixo est do eixo da bomba)

(com uma carga de suco, i.e., nvel acima do eixo)

HT = Hd HS

NPSH

As bombas cinticas para operarem satisfatoriamente, requerem lquidos livres de vapor na linha de suco, entrada do rotor. Se a presso dentro da bomba cai abaixo da presso de vapor do lquido, haver a formao de bolhas de vapor nesse local.

Por causa do rpido aumento da presso dentro da bomba, as bolhas se fundem em uma dada zona com ausncia de lquido. Este fenmeno chamado cavitao (de cavidades) e pode reduzir a eficincia da bomba causando rudo, vibraes, fratura do rotor, da carcaa, etc.

NPSH

Para evitar a cavitao as bombas necessitam de uma certa quantidade de energia no sistema de suco, conhecido como NPSH (Net Positive Sucion Head). O NHSH pode ser requerido (NPSHr) ou disponvel (NPSHd). Estes so os dois termos de carga mais importantes na discusso de bombas centrfugas.

Bombas s podem bombear lquidos, no vapores

A operao satisfatria de uma bomba requer que no ocorra a vaporizao do lquido bombeado sob qualquer condio de operao. Isto desejado porque quando um lquido vaporiza, seu volume aumenta muito. Por exemplo, 1 ft3 de gua temperatura ambiente, se torna 1700 ft3 de vapor mesma temperatura. Isto torna claro que se ns devemos efetivamente bombear um fluido, ele sempre deve ser mantido na forma lquida.

Aumento na temperatura e diminuio na presso induzem vaporizao

A vaporizao comea quando a presso de vapor do lquido, temperatura operacional, se iguala a presso externa do sistema que, em um sistema aberto, sempre igual a presso atmosfrica. Qualquer diminuio na presso externa ou aumento na temperatura operacional pode induzir vaporizao e a bomba deixa de bombear. Assim, a bomba precisa sempre ter uma quantidade suficiente de carga de suco presente, para prevenir esta vaporizao no ponto de presso mais baixo, na bomba.

NPSH como medida para prevenir vaporizao do lquido

O fabricante normalmente testa a bomba com gua a diferentes capacidades, criadas estrangulando o lado de suco. Quando os primeiros sinais de cavitao por vaporizao induzida acontecem, a presso de suco anotada. Esta presso convertida em carga e o valor assinalado na curva da bomba, sendo referido como "carga lquida positiva de suco requerida (NPSHr)" ou, s vezes resumidamente como o NPSH. Assim a Carga Lquida Positiva de Suco (NPSH) a carga total na flange de suco da bomba menos a presso de vapor, convertida a altura de coluna de lquido.

NPSHr uma funo de projeto da bomba

A NPSH requerida uma funo do projeto da bomba e determinada pelo fabricante com base em testes reais. Conforme o lquido passa da suco da bomba para o olho do impulsor, a velocidade aumenta e a presso diminui. Tambm h perdas de presso devido a choques e a turbulncia conforme o lquido atinge o impulsor. A fora centrfuga das palhetas do impulsor aumenta adicionalmente a velocidade, e diminui a presso do lquido. A NPSH requerida a carga positiva, em ps absolutos, requerida na suco da bomba para superar as quedas de presso na bomba e manter a maior parte do lquido acima de sua presso de vapor. O valor de NPSH sempre positivo j que expresso em termos de altura de coluna fluida absoluta. O termo "lquida" se refere carga de presso real na flange de suco da bomba, e no a carga de suco esttica

NPSHr aumenta conforme a capacidade aumenta

A NPSH requerida varia com a velocidade e a capacidade em qualquer bomba em particular. A NPSH requerida aumenta com a vazo porque a velocidade do lquido est aumentando, e como a qualquer hora a velocidade de um lquido sobe, a presso, ou carga, diminui. Normalmente as curvas do fabricante fornecem esta informao. A NPSH independente da densidade do fluido, como todos os outros termos de carga. Ateno: observe que o valor da carga lquida positiva de suco requerida (NPSHr), mostrado nas curvas de bombas, para gua fresca a 20C e no para o fluido, ou combinao de fluidos, que est sendo bombeado.

Carga Lquida Positiva de Suco Disponvel, NPSHd


NPSHd uma funo de projeto do sistema A Carga Lquida Positiva de Suco Disponvel, uma funo do sistema no qual a bomba opera. o excesso de presso do lquido que chega suco da bomba, em ps absolutos, acima de sua presso de vapor, para assegurar que a bomba selecionada no ter cavitao. calculada com base nas condies do sistema ou do processo.

Clculo de NPSHd

onde: hpS = carga de presso, i.e., a presso baromtrica do vaso de suco, convertida a carga hS = carga esttica de suco, i.e., a distncia vertical entre a linha central do impulsor do 1 estgio e o nvel do lquido de suco; hvps = carga de presso de vapor, ou seja, a [presso de vapor do lquido sua temperatura mxima de bombeamento, convertida a carga. hfS = carga de frico, i.e., a perda de opresso na entrada e frico na linha de suco, convertida a carga

Nota: 1. importante corrigir a massa especfica para a massa especfica do lquido e converter todas os termos para a unidade de "ps absolutos" usando a frmula. 2. Qualquer discusso de NPSH ou cavitao s levada em conta no lado de suco da bomba. Quase sempre h bastante presso para impedir a vaporizao do fluido, no lado de descarga da bomba.

Resumo

Em resumo, a NPSH disponvel definida como:


NPSHd = [(Carga de presso) + (Carga esttica) (Carga de presso de vapor do lquido) (Perda de carga por frico na tubulao, vlvulas e conexes)].

Todas os termos em "ps absolutos"

Outra Relao

Em um determinado sistema, o NPSHd pode ser aproximado tambm por medida na suco da bomba usando a frmula:

NPSHd = hpS - hvpS hgS + hvS

hpS = Presso baromtrica, em ps. hvpS = Presso de vapor do lquido na temperatura mxima de bombeamento, em ps absoluto. hgS = A leitura manomtrica na suco da bomba expressa em ps (+ se P > Patm, - se P < Patm) corrigida para a linha central da bomba. hvS = Carga de velocidade no tubo de suco na conexo do manmetro, expressa em ps.

A NPSH disponvel deve sempre ser maior que a NPSH requerida, para a bomba operar corretamente. prtica normal ter pelo menos 2 a 3 ps extras de NPSH disponvel na flange de suco, para evitar qualquer problema no ponto de interesse.

Potncia e Eficincia

Potncia de Freio (BHP = break horse power)

o trabalho executado por uma bomba; funo da carga total e do peso do lquido bombeado, em um determinado perodo de tempo.

Potncia de Entrada da Bomba ou potncia de freio (BHP)

a potncia real entregue ao eixo da bomba. A BHP tambm pode ser lida das curvas da bomba a qualquer taxa de fluxo. As curvas de bombas so baseadas em uma massa especfica de 1.0. Para outros lquidos, a massa especfica deve ser corrigida.

Produo da Bomba, ou Potncia Hidrulica, ou Potncia de gua (WHP)

a potncia do lquido entregue pela bomba. Estas duas condies so definidas pelas seguintes frmulas.

Equaes para Potncia

A constante 3960 obtida dividindo o nmero ou libras-p para um cavalo (33.000) pelo peso de um galo de gua (8,33 libras). A potncia de freio, ou de entrada, para uma bomba maior que a potncia hidrulica ou de produo, devido s perdas mecnicas e hidrulicas ocorridas na bomba. Ento a eficincia da bomba a relao destes dois valores.

BEP Ponto de Melhor Eficincia

O Ponto de Melhor Eficincia (BEP) a capacidade, com o impulsor de dimetro mximo na qual a eficincia maior. Todos os pontos direita ou esquerda de BEP tm eficincia mais baixa. H, NPSHr, a eficincia, e a potncia BHP, todos variam com a taxa de fluxo, Q.

Significado do BEP

BEP como medida da converso tima de energia

No dimensionamento e seleo de bombas centrfugas para uma determinada aplicao, a eficincia da bomba deveria ser levada em conta no projeto. A eficincia de bombas centrfugas tomada como uma porcentagem e representa uma unidade de medida que descreve a converso da fora centrfuga (expressa como a velocidade do fluido) em energia de presso. O B.E.P. (ponto de melhor eficincia) a rea na curva onde a converso de energia de velocidade em energia de presso a uma determinada vazo, tima; em essncia, o ponto onde a bomba mais eficiente. O impulsor fica sujeito a foras no-simtricas quando opera direita ou esquerda do BEP. Estas foras se manifestam em muitos condies mecanicamente instveis como vibrao, estocada hidrulica excessiva, aumento de temperatura, eroso e cavitao. Assim a operao de uma bomba centrfuga no deveria estar fora do extremo esquerdo ou direito das curvas de eficincia fornecidas pelo fabricante. A operao nestes reas induz falncia prematura dos mancais e do selo mecnico devido a deflexo do eixo, e a um aumento na temperatura do fluido na carcaa da bomba, causando o travamento de partes de baixa tolerncia, e cavitao. O BEP um parmetro importante em que muitos clculos tais como da velocidade especfica, da velocidade especfica de suco, o tamanho hidrodinmico, a correo da viscosidade, a suspenso da carga para desligar, etc. se baseiam na capacidade no ponto de melhor eficincia. Muitos usurios preferem que suas bombas operem na faixa de 80% a 110% do BEP, para desempenho timo.

BEP como uma medida de operao mecanicamente estvel

BEP como um parmetro importante nos clculos

Velocidade Especfica

Velocidade especfica como medida da semelhana geomtrica de bombas A velocidade especfica (Ns) um ndice adimensional de projeto, que identifica a semelhana geomtrica de bombas. usada para classificar os impulsores de acordo com seus tipos e propores. Bombas de mesmo Ns, mas de tamanhos diferentes, so consideradas geometricamente semelhantes, sendo uma bomba um tamanho mltiplo da outra.

Clculo da Velocidade Especfica

A formula seguinte usada para calcular a velocidade especfica: De acordo com a frmula ao lado, ela definida como a velocidade, em revolues por minuto, na qual um impulsor geometricamente semelhante operaria se fosse de um tamanho tal capaz de entregar um fluxo de galo por minuto contra uma carga de um p. A compreenso desta definio de importncia apenas no projeto de engenharia, porm, e a velocidade especfica s deveria ser pensada como um ndice para predizia certas caractersticas da bomba.

Sobre Velocidade...

Velocidade especfica como medida da forma ou classe dos impulsores - A velocidade especfica
determina a forma geral ou classe dos impulsores. Conforme a velocidade especfica aumenta, a relao do dimetro de sada de impulsor, D2, para o de entrada ou dimetro do olho, D1, diminui. Esta relao se torna 1.0 para um impulsor de fluxo axial.

Impulsores de Fluxo Radial -

desenvolvem carga principalmente por fora centrfuga. Os impulsores radiais geralmente so projetos de baixo fluxo e carga alta. Bombas de velocidades especficas mais altas desenvolvem carga em parte por fora centrfuga, e em parte por fora axial. Uma velocidade especfica mais alta indica um tipo de bomba com gerao de carga mais por foras axiais e menos por foras centrfugas. Um fluxo axial ou bomba de propulsor com uma velocidade especfica de 10.000 ou maior, gera sua carga exclusivamente por foras axiais. Impulsores de fluxo axiais so projetados para baixo fluxo e carga alta.

Importncia da VE

A velocidade especfica identifica aproximadamente a relao aceitvel entre o dimetro do olho do impulsor, (D1) e o dimetro mximo do impulsor (D2) em um impulsor bem projetado. Ns: 500 a 5.000; D1/D2 > 1.5 bomba de fluxo radial Ns: 5.000 a 10.000; D1/D2 < 1.5 bomba de fluxo misto Ns: 10.000 a 15.000; D1/D2 = 1.0 bomba de fluxo axial A velocidade especfica tambm usada no dimensionamento de uma bomba nova por ampliao de escala de uma bomba menor de mesma velocidade especfica. O desempenho e construo da bomba menor so usados para predizer o desempenho e modelar a construo da bomba nova.

Velocidade Especfica de Suco

Velocidade especfica de suco (Nss)


- um nmero adimensional, ou ndice, que define as caractersticas de suco de uma bomba. calculado pela mesma frmula de Ns, substituindo H por NPSHr. Em bombas de mltiplos estgios o NPSHr baseado no impulsor do primeiro estgio. A velocidade especfica de suco usada comumente como base para calcular a faixa operacional segura de capacidade para uma bomba. Quanto mais alto Nss , mais reduzida a faixa operacional segura de seu ponto de melhor eficincia BEP. Os nmeros variam entre 3.000 e 20.000. A maioria dos usurios preferem que suas bombas tenham Nss na faixa de 8.000 a 11.000 para operao tima e livre de problemas.

Leis de afinidade

As Leis de Afinidade so expresses matemticas que definem mudanas na capacidade da bomba, carga, e BHP quando ocorrem mudanas na velocidade da bomba, no dimetro do impulsor, ou ambos.

Leis de Afinidade

De acordo com as leis de afinidade:


A capacidade, Q varia na proporo direta da relao do dimetro do impulsor, D, ou da relao de velocidade N : Q2 = Q1 x [D2/D1]

Q2 = Q1 x [N2/N1]

A carga, H varia na proporo direta do quadrado da razo de dimetros do impulsor, D, ou do quadrado da razo de velocidade N: H2 = H1 x [D2/D1]2

H2 = H1 x [N2/N1]2

A potncia varia na proporo direta do cubo da relao de dimetros do impulsor, ou o cubo da relao de velocidades: P2 = P1 x [D2/D1]3

P2 = P1 x [N2/N1]3

Onde o subscrito 1 se refere a condio inicial e 2 a nova condio. Quando variam tanto o dimetro do impulsor como a velocidade da bomba, as equaes podem ser combinadas para dar: Q2 = Q1 x (N2/N1)(D2/D1)3

H2 = H1 x [(D2xN2)/(D1xN1)]2 P2 = P1 x (N2/N1)3(D2/D1)5

Esta equao usada para calcular o dimetro de um impulsor a partir de uma dada curva de desempenho de uma bomba de maior dimetro.

Curvas de Desempenho de Bomba Centrfugas

A capacidade e a presso necessria de qualquer sistema, podem ser definidas com a ajuda de um grfico chamado Curva do Sistema. Semelhantemente o grfico de variao da capacidade com a presso para uma bomba particular, define a curva caracterstica de desempenho da bomba.

Condies

Os fabricantes de bombas tentam adequar a curva do sistema, fornecida pelo usurio, com a curva de uma bomba que satisfaa estas necessidades to proximamente quanto possvel. Um sistema de bombeamento opera no ponto de interseo da curva da bomba com a curva de resistncia do sistema. A interseo das duas curvas define o ponto operacional de ambos, bomba e processo. Porm, impossvel que um ponto operacional atenda todas as condies operacionais desejadas. Por exemplo, quando a vlvula de descarga estrangulada, a curva de resistncia do sistema desloca-se para a esquerda, sendo acompanhada pelo deslocamento do ponto operacional.

Construindo a curva do sistema

A curva de resistncia do sistema ou curva de carga do sistema, a variao no fluxo relacionada a carga do sistema. Ela deve ser desenvolvida pelo usurio com base nas condies de servio. Estas condies incluem o lay-out fsico, as condies de processo, e as caractersticas do fluido. Representa a relao entre a vazo e as perdas hidrulicas em um sistema, na forma grfica e, como as perdas por frico variam com o quadrado da taxa de fluxo, a curva do sistema tem a forma parablica. As perdas hidrulicas em sistemas de tubulao so compostas de perdas por frico no tubo, vlvulas, cotovelos e outro acessrios, perdas de entrada e sada, e perdas por mudanas na dimenso do tubo, em conseqncia de amplificao ou reduo do dimetro.

Desenvolvendo a curva de desempenho da Bomba

O desempenho de uma bomba mostrado pela sua curva caracterstica de desempenho, onde sua capacidade, i.e. a vazo volumtrica, plotada contra a carga desenvolvida. A curva de desempenho da bomba tambm mostra sua eficincia (PME), a potncia de entrada requerida (em HP), NPSHr, a velocidade (em rpm), e outras informaes como o tamanho da bomba e o tipo, tamanho do impulsor, etc. Esta curva construda para uma velocidade constante (rpm) e um determinado dimetro de impulsor (ou srie de dimetros). Ela gerada por testes executados pelo fabricante da bomba. A curva de uma bomba especfica construda com base em um fluido de massa especfica igual a 1.0 (gua nas C.N.T.P.). Outras densidades devem ser consideradas pelo usurio.

Faixa Operacional Normal

Uma curva de desempenho tpica um grfico da Carga Total versus Vazo volumtrica, para um dimetro especfico de impulsor. O grfico comea com fluxo zero. A carga corresponde neste momento ao ponto de carga da bomba desligada. A curva ento decresce at um ponto onde o fluxo mximo e a carga mnima. Este ponto s vezes chamado de ponto de esgotamento. A curva da bomba relativamente plana e a carga diminui gradualmente conforme o fluxo aumenta. Este padro comum para bombas de fluxo radiais. Alm do ponto de esgotamento, a bomba no pode operar. A faixa de operao da bomba do ponto de carga desligado ao ponto de esgotamento. A tentativa de operar uma bomba alm do limite direito da curva resultar em cavitao e eventual destruio da bomba.

Resumindo

Em resumo, atravs do grfico da "curva de carga x curva da bomba" , voc pode determinar: 1. Em que ponto da curva a bomba ir operar 2. Que mudanas acontecero se a curva de carga do sistema ou a curva de desempenho da bomba mudarem.

Exigncias Bsicas para uma Operao Perfeita de Bombas Centrfugas


As bombas centrfugas so extremamente simples. Em geral, h duas exigncias bsicas que sempre tm que ser satisfeitas para se ter uma operao livre de dificuldades e uma vida til mais longa para bombas centrfugas. 1. A primeira exigncia que nenhuma cavitao ocorra ao longo da grande faixa operacional da bomba 2. A segunda exigncia que um fluxo contnuo mnimo seja sempre mantido, durante a operao.

Um pouco mais...

A compreenso clara do conceito de cavitao, seus sintomas, suas causas, e suas conseqncias so muito essenciais na anlise efetiva e preveno do problema de cavitao. Como h muitas formas de cavitao, cada uma exigindo uma soluo diferente, h vrias condies desfavorveis que podem acontecer separadamente ou simultaneamente, quando a bomba operada a baixas vazes. Entre elas se incluem:

Grandes vazamentos na carcaa, no lacre, e na caixa de recheio Deflexo e cisalhamento de eixos Travamento do mecanismo interno da bomba Eroso de tolerncias ntima Cavitao Degradao da qualidade do produto Estocadas hidrulicas excessivas Quebra prematura de mancais

Decises

Cada condio pode ditar uma exigncia de baixo fluxo mnimo diferente. A deciso final sobre o fluxo mnimo recomendado tomada aps cuidadosa anlise "tecnoeconmica" pelo usurio da bomba e o fabricante. As conseqncias de condies prolongadas de operao com cavitao e baixo fluxo podem ser desastrosos para a bomba e para o processo. Tais falhas, quando se opera com hidrocarbonetos, freqentemente causam fogos prejudiciais que resultam em perda da mquina, da produo, e pior de tudo, de vidas humana. Assim, tais situaes devem ser evitadas a todo custo, seja envolvendo modificaes na bomba e sua tubulao ou alterando as condies operacionais. A seleo e dimensionamento correto da bomba e da tubulao associada, no s eliminam as chances de cavitao e operao a baixa vazo, mas tambm diminui significativamente os seus efeitos prejudiciais.

Referncias

" Trouble shooting Process Operations", 3 rd Edition 1991, Norman P.Lieberman, PennWell Books "Centrifugal pumps operation at off-design conditions", Chemical Processing April, May, June 1987, Igor J. Karassik "Understanding NPSH for Pumps", Technical Publishing Co. 1975, Travis F. Glover "Centrifugal Pumps for General Refinery Services", Refining Department, API Standard 610, 6 th Edition, January 1981 "Controlling Centrifugal Pumps", Hydrocarbon Processing, July 1995, Walter Driedger "Dont Run Centrifugal Pumps Off The Right Side of the Curve", Mike Sondalini "Pump Handbook" , Third Edition , Igor j. Karassik , Joseph P.Messina , Paul Cooper & Charles C.Heald

Potrebbero piacerti anche