Sei sulla pagina 1di 13

INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAES

PRELIMINAR

A Entrevista
Oferece inmeras vantagens, e sua aplicao incentivada pela maioria dos estudiosos. Tem como objetivo minimizar resistncias e, tambm, envolver os entrevistados, proporcionando maior grau de participao e discusso. certo que as resistncias sero minimizadas quando do uso da entrevista, mas somente se for bem aplicada. Entrevistar no conversar. Muitos pensam que, pelo fato de serem portadores de boa expresso verbal, gestual, no necessitam de informao sistematizada a respeito do processo de entrevista, e por vezes se descontrolam e colocam todo um trabalho a perder.

OBJETIVOS ADCIONAIS DA ENTREVISTA: 1 Obter melhor compreenso do trabalho a cargo de determinado indivduo, ou mesmo de melhor compreenso de toda a empresa. 2 auscultar a opinio dos membros componentes da unidade ou da empresa em estudo.

VANTAGENS DA ENTREVISTA
Permitir que o entrevistado faa crticas e sugestes sobre seu trabalho ou sobre a organizao, por se sentir protegido pelo anonimato. Isto , dependendo do grau de confiana conseguido pelo entrevistador, o entrevistado poder sentir-se vontade e, ento, discorrer melhor sobre seu papel na organizao;

Permitir que o indivduo que tenha dificuldade em expor seus pontos de vista de forma escrita o faa oralmente. Mesmo os que tm dificuldade em expor idias oralmente podem ter no entrevistador um facilitador; percebendo que o entrevistado tem alguma inabilidade verbal, dever o entrevistador agir, no sentido de alcanar meios e modos para que a entrevista acontea sem maiores atropelos;

VANTAGENS DA ENTREVISTA
Possibilita ao entrevistador o conhecimento mais profundo da unidade (seo, setor) ou cargo em anlise; Permite o alcance de informaes que esto guardadas apenas na memria do entrevistado. Essa a funo do entrevistador: estimular e provocar respostas. Proporciona um julgamento mais prximo sobre a atitude e capacidade de subchefes e funcionrios. O fato de estar frente a frente com a pessoa, na entrevista, d essa alternativa de anlise (no conclusiva) da atitude e capacitao profissional. Estimula o raciocnio de ambos: entrevistador e entrevistado.

Desvantagens da entrevista

Dificuldade de fazer anotaes ao longo da entrevista. As anotaes carregadas de juzo de valor, conflitivas, que posicionam claramente o pensamento do entrevistado, no devem ser escritas na sua frente. Freqncia de palpites e adivinhaes. Envolvimentos de natureza emocional.

ENTREVISTAS: Precaues e recomendaes

Envolver o entrevistado no estudo, enfatizando sua contribuio. Estabelecer um roteiro prvio da entrevista. Abster-se de fazer anotaes diante do entrevistado, nas questes que envolvem julgamento pessoal ou narrao de acontecimentos conflitantes; Abster-se de fazer crticas empresa, evitando julgamentos antecipados; Evitar formulaes de promessas de benefcios pessoais ou financeiros ao entrevistado; Procurar no interromper o entrevistado,quando no estiver de acordo com as opinies por ele emitidas; Familiarizar-se com o assunto, a fim de entender a terminologia de explicaes tcnicas; Ser informal e objetivo; No inquirir de forma demasiadamente tcnica; Cuidar para que o tom de voz ou o modo de fazer a pergunta no induzam resposta.

O Questionrio
A utilizao do questionrio em estudos e anlises organizacionais bastante difundida. H algumas restries com relao a sua eficcia. Com a aplicao do questionrio, possvel dar andamento a um estudo que envolva um nmero considervel de indivduos (20, 30, 100 etc.).

CONDIES DE APLICAO DO QUESTIONRIO Falta de tempo para a entrevista. A entrevista o mais indicado, e

somente quando no houver tempo hbil que se aplica o questionrio. Dificuldade na realizao da entrevista. Distanciamento geogrfico.

Levantamento de dados quantificveis.

VANTAGENS DO QUESTIONRIO
Permite que o gerente obtenha informaes, ao mesmo tempo que exerce outras atribuies de seu cargo; Permite ao inquirido um perodo para formular as respostas; um meio eficiente de obter informaes de indivduos que tm dificuldade em manter contatos por meios; Possibilita melhor detalhamento das respostas.

Desvantagens do questionrio

Inibio do inquirido na formulao de crticas e sugestes para novas diretrizes da empresa, porque teme sua identificao, mesmo quando lhe assegurado o anonimato; Resistncia ao preenchimento; Emisso de falsas informaes; Interpretao variada de uma pergunta; Lentido no processo de tomada de informao PRECAUES E RECOMENDAES Conciso e clareza; Explicao e finalidade; Terminologia adequada; Experimentao prvia

No incio, deixa-se registrado que o uso desse instrumento no o que mais se recomenda. A entrevista, por todos os motivos, o que mais se adapta s questes organizacionais.

OBSERVAO PESSOAL
o nico instrumento de coleta de dados que jamais poder ser utilizado como exclusivo nos estudos organizacionais.

O motivo de sua no considerao como instrumento nico deve-se ao fato de no ser possvel admitir que um simples olhar possa dar contornos ntidos e definitivos a uma situao qualquer devido a dificuldade de interpretao da rea observada.

VANTAGENS DA OBSERVAO PESSOAL

um meio de comparar as informaes de entrevistas e questionrios com a realidade. Aplicando-se a entrevista, facilita-se a observao. O entrevistador verifica o que ocorre na rea sob alcance de seus olhos Melhor receptividade s sugestes do gerente responsvel pelo estudo. O fato de o profissional observar significa que ele tambm est sendo observado. E isso no pode ser esquecido ou relegado a plano inferior. A presena do pessoal responsvel pelo estudo fortalece o trabalho e proporciona receptividade s sugestes apresentadas; e

Desvantagens da observao pessoal


Processo demorado; Impresses errneas; Perturbao dos trabalho regulares
PRECAUES E RECOMENDAES
Evitar o carter de inspeo: no intuito de fazer uma excelente observao, o gerente responsvel pelo estudo passa a agir como se fosse um inspetor, fazendo perguntas conspicuamente, visitando a unidade sem aviso prvio. A recomendao de que haja o aviso antecipado da presena de pessoal envolvido no estudo.
Ser informal: isso quer dizer no vestir sua atuao como se fosse o inspetor dos inspetores, e sim dar uma caracterstica amistosa visita que faz. A observao direta no define nada. No permite nenhuma concluso, no d direito a concluso.

Questes
Quais so as vantagens e desvantagens da entrevista? Voc se considera em condies de realizar uma boa entrevista e fazer o papel de entrevistador? Qualquer um pode exercer uma boa observao pessoal (ou direta)? Como pode ser exercida essa observao? Independentemente do estudo, os instrumentos de levantamento de informaes devem ser aplicados igualmente? Por qu? Quais as dificuldades na aplicao de questionrios direcionados a estudos organizacionais?

Potrebbero piacerti anche