Sei sulla pagina 1di 38

1. MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETRIO E DE CRDITO: Monetrio: operaes de curtssimo prazo, para suprir necessidades momentneas do caixa.

Crdito: atende necessidades de crdito (financiamentos) a curto e mdio prazo.

captao: quando o agente financeiro recebe fundos e os remunera. destinao: quando o agente financeiro empresta fundos e cobra juros e taxas.

Os mercados monetrio, de crdito, capitais e cambiais operam atravs de ttulos de crdito, que so documentos representativos de uma operao de crdito, e podem ser:

nominativo: quando so emitidos em nome do titular do direito, do direito de crdito, sua transferncia somente se efetua mediante registro. ao portador: emitido sem nome do beneficirio, concluindo-se que o portador e que tem a posse do mesmo. a ordem: emitido em favor de determinada pessoa e transferida a outra atravs de endosso (assinatura do beneficirio).

MERCADO DE CAPITAIS Opera com ttulos de mdio e longo prazo e com participao no capital da empresas. subdividido em dois segmentos: Mercado de recursos para financiamentos a mdio e longo prazos; Mercado de aes.

poltica de investimentos
1.Dimensionar o fluxo de caixa de cada proposta Avaliar os fluxos de caixa definir a taxa de retorno

avaliar o risco.

poltica de investimentos
2. Definir o motivo do investimento: Ampliao reposio/moderniza o de ativos fixos arrendamento e/ou aquisio de ativos fixos.

poltica de investimentos
3. E as alternativas disponveis: Imobilizao

mercado financeiro
mercado de capitais.

CAPTAO DE RECURSOS Quando o capital prprio insuficiente, a empresa obriga-se a busca de crdito no mercado. Dependendo da finalidade (curto, mdio ou longo prazo) ela busca recursos nos mercados monetrio, de crdito e de capitais.

OPERAES DE CRDITO curto prazo mdio e longo prazo: operaes do exemplo de busca de recursos de mdio e longo prazo.

O mercado de aes est subdividido em: Segmento no institucionalizado: no est sujeito a regulamentao e ao controle das autoridades (negociao direta);

Segmento institucionalizado: regulamentado e controlado, as negociaes so feitas por intermdio da Bolsa de Valores, compe-se das seguintes partes

1. Mercado primrio/mercado de balco: mercado organizado, porm sem um local determinado, as negociaes so realizados por telefone (operadores);
2. Mercado secundrio/mercado secundrio da bolsa: so efetuadas nas Bolsas de Valores, mas comente com aes de empresas registradas na Bolsa de Valores e na CVM.

BOLSAS DE VALORES -Aes Aes so ttulos representativos de contas (partes) em que se divide um Capital Social. So certificados que conferem ao seu possuidor uma parcela de participao na empresa. Este ttulo pode ser transferido a qualquer tempo pelo proprietrio e podem ser divididas em:

ordinrias: do direito a voto, ou seja, a administrao real da empresa, e suas responsabilidades so de acordo com o montante de aes que possuem. Podem ser nominativas, endossveis e escriturais. preferenciais: no do direito a voto, e tem prioridade no recebimento de dividendos ou reembolso de capital, em caso de dissoluo da empresa. Podem ser nominativas e nominativas endossveis.

No mercado de negociao, as aes so ainda subdividas de acordo com os critrios abaixo:

1. aes de primeira linha (Telebrs (agora privatizada e subdividida), Vale do Rio Doce, Eletrobrs e Petrobrs ); 2. aes de segunda linha (Souza Cruz, Brahma, Belgo Mineira );

3. aes de terceira linha ( Inepar, Lojas Americanas, Duratex).

1. ndice da Bolsa 2. O Recinto da Negociao (Prego) Comum

Direta
Por oferta

MERCADO A TERMO

a operao em que o comprador e o vendedor formalizam um contrato de compra e venda de um ativo financeiro para liquidao futura com preo e prazo prdeterminados no presente.

MERCADO FUTURO DE AES


No mercado futuro, o investidor pode comprar ou vender ativos financeiros para entrega futura, numa data de vencimentos prdeterminada. H vencimentos em aberto para todos os meses. Os vencimentos sero sempre nas terceiras segundas-feiras de cada ms.

MERCADO DE AES

DE

OPES

o mercado onde no se negociam aes e sim direitos sobre elas. So direitos de uma parte comprar ou vender a outra, at determinada data, uma quantidade de aes a um preo prestabelecido. Neste mercado podem ser negociadas Opes de Compra e Opes de Venda de Aes.

PRINCIPAIS TTULOS NO MERCADO DE CAPITAIS


As opes de investimento esto normalmente distribudas em dois mercados: renda fixa (pr e ps-fixada) e varivel.

Mercado de Renda Fixa


o mercado mais tradicional, sendo que sua remunerao visa basicamente:

proteger o capital investido dos efeitos da inflao;


proporcionar um pequeno ganho adicional.

Mercado de Renda Varivel


Suas principais mercadorias so as aes negociadas em bolsas de valores. Oferece possibilidade de obteno de grandes rentabilidades, o risco, por outro lado, alto.

Fundos de Investimento
O fundo de investimento uma concentrao de recursos financeiros fracionados em cotas, captados de pessoas fsica nacionais ou estrangeiras e jurdicas nacionais, e destinados a aplicao em ttulos pblicos e privados, e/ou outros ativos financeiros, tais como ouro, aes e mercados futuros.

Cada fundo tem um regulamento, registrado em cartrio, que contm todas as informaes sobre o seu funcionamento. Ele deve estar disponvel para todos os quotistas. As principais informaes que constam neste regulamento so:

identificao do administrador do fundo e suas responsabilidades;


poltica de investimentos; composio bsica da carteira (onde podem ser aplicados os recursos captados dos investidores, quais os limites para a aplicao em determinados papis, etc...);

forma de apurao do valor das cotas;


prazos para resgates e aplicaes; periodicidade do crdito dos rendimentos aos investidores (por exemplo: de 30 em 30 ou 60 em 60 dias); qual taxa de administrao ou performance ser cobrada pelo administrador por seus servios.

MERCADO DE CMBIO
o mercado que envolve a negociao de moedas estrangeiras e as pessoas interessadas em movimentar essas moedas. No Brasil, as operaes de cmbio no podem ser praticadas livremente e devem ser conduzidas atravs de um estabelecimento bancrio autorizado a operar em cmbio.

Os elementos que participam do mercado de cmbio so divididos em: produtores de divisas: exportadores, devedores de emprstimos e investimentos, turistas estrangeiros, destinatrios de transferncias do exterior.

receptores de divisas: importadores, devedores de emprstimos que remetem ao exterior o principal e os juros, os tomadores de investimentos que remetem ao exterior os rendimentos do capital investido (lucros/dividendos), os que fazem transferncias para o exterior.

O mercado de cmbio no Brasil est oficialmente divido em:


Mercado de Cmbio de Taxas Livres (Dlar Comercial): Institudo pela Resoluo 1.690, de 18/03/90, do CMN e destinado s operaes de cmbio em geral, enquadrando-se neste segmento as operaes comerciais de exportao/importao e as operaes financeiras de emprstimos e investimentos externos bem como o retorno ao exterior da remunerao destas operaes.

Mercado de Cmbio de Taxas Flutuantes (Dlar Flutuante): Instituido pela Resoluo 1.552, de 22/12/88, do CMN, legitimando um segmento de mercado que era at ento considerado ilegal, enquadrando neste segmento as operaes de compra e venda de cmbio a clientes e outras operaes entre instituies financeiras como definidas pelo BC.

Estas operaes so, basicamente, a troca (converso) da moeda de uma pas pela de outro. Em relao ao estabelecimento operador, elas se classificam como:

compra: recebimento de moeda estrangeira contra entrega de moeda nacional venda: entrega de moeda estrangeira contra recebimento de moeda nacional
arbitragem: entrega de moeda estrangeira contra recebimento de outra moeda estrangeira.

As necessidades destas converses podem surgir em funo de:


exportao: venda ao exterior de mercadorias e servios com preo ajustado para pagamento em moeda estrangeira.

importao: compra de mercadorias e servios com preo ajustado para pagamento em moeda estrangeira. transferncias: movimentao financeira de capitais de entrada ou sada do pas.

A Resoluo 63 de 21 de agosto de 1967, do Banco Central, que regulamenta os emprstimos do credor internacional a um banco estabelecido no Brasil, que por sua vez repassa os recursos s empresas brasileiras, estabelece os movimentos dos capitais estrangeiros das seguintes formas:

emprstimos: sua caracterstica bsica a de ser um capital transitrio e restituvel. investimentos: consistem no chamado capital fixo ou capital de risco financiamentos: esto relacionados compra ou venda de mercadorias, bens ou mquinas a mdio ou longo prazo, vinculando-se, portanto, exportao ou importao.

Nossa legislao probe o uso de moedas estrangeiras nas transaes internas, bem como o seu depsito em contas correntes junto aos bancos do pas. Por este motivo, os pagamentos e recebimentos relativos s operaes cambiais so efetuados entre estabelecimentos bancrios, sem que ocorra transferncia fsica da moeda.

As principais linhas de negociao neste mercado so: o Finamex; o Proex; as Export Notes; as Debntures Cambiais e as Cartas de Crdito. Outra linha de crdito bastante utilizada so os chamados ACC/ACE, que so adiantamentos sobre contratos de exportao.

Potrebbero piacerti anche