Sei sulla pagina 1di 28

Antes demais existem 2 aplicaes deste melhoramento de solos uma

que assenta na estabilidade e outra que afeta a estrutura, i. e.: Afetando somente a estabilidade do solo/talude podemos dizer que nos limitamos a usar do solo com poucos materiais adicionados, uso de cimento sem ser feita argamassa ou os geotxteis, geodrenos e afins; Afetando a estrutura do talude, implica j o uso de tcnicas mais elaboradas, como o beto projetado, ancoragens, jetgrounding, colunas de brita, gabies e muros de conteno em beto armado. Objetivos Perceber para que melhoramos os solos e porque necessrio melhorar solos. Como se pode melhorar os solos para taludes Quais os melhoramentos mais comuns.

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Definio:
Os

muros com saco, tambm denominados de Rip-Rap so uma tcnica alternativa para estabilizao de taludes e conteno de encostas. estabelecer o equilbrio da encosta atravs de seu peso prprio, confinando o solo dessa encosta dentro de sacos.

Esta Tcnica tem como finalidade

http://www.sciopackaging.com/Pictures/riprap4.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Aplicaes:
A aplicao desta tcnica tem

como finalidade a conteno de talude, evitando a sua degradao pela eroso. No caso de estrutura de conteno em alvenaria de sacos de solocimento ou sacos solo-semente, tambm pode ser utilizado na recomposio de superfcies de escoamento pluviomtrico e nos prprios dispositivos de drenagem superficial ou, ainda, para o preenchimento de cavidades resultantes de eroso em talude.

http://grupoibl.com.br/wp-content/uploads/2011/01/Contencaode-talude-em-rip-rap-em-TAM-Vale.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Exposio de aplicao de sacos de solo-cimento:


A tcnica de rip-rap de solo-cimento

constituda por, sacos com capacidade aproximadamente de 50 litros, preenchidos com solo e cimento. A caracterstica principal desta estrutura o baixo custo, pois o processo construtivo utiliza materiais locais, evitando-se custos de transporte e permitindo, ainda, fcil manuseio pelo operrio no local de construo.
http://3.bp.blogspot.com/Bozva3dX0yg/Tg4gxzkn9WI/AAAAAAAAAFQ/7yy1JD8dB6Q/s320/P7280008.JP G

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Modo de aplicao de sacos de Solo-Cimento:


O solo utilizado deve ser totalmente

isento de matria orgnica, com granulometria uniforme e bem distribuda, sendo admissvel um dimetro mximo de gro de 2 mm. O cimento dever obedecer s normas vigentes e ser utilizado na percentagem de 8% em peso, em relao quantidade de solo. O saco utilizado dever ser de material sinttico e a sua amarrao executada com linha apropriada, do mesmo material de fabricao do saco.

http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/09_ida/idabanco4/cadastro/p_cadastro/pr ocesso/Corpo_centro_processo_2.php?idProcesso=15 http://yvypora.wordpress.com/2009/05/25/super-adobe-os-alicerces-daoficina/

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Exposio de aplicao de sacos de solo-semente:


O rip-rap com solo semente tambm

constitudo por sacos com capacidade aproximada de 50 litros, preenchidos com solo vegetal, sementes e adubos.

http://www.prosementes.com.br/conv/preparo-de-solo-para-pastagens-90.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Modo de aplicao de sacos de Solo-semente:


O solo a ser utilizado dever conter a

camada de hmus proveniente da limpeza de matos. Dever ser utilizada uma mistura de sementes e adubo na proporo e com espcies indicadas de acordo com a fito fisionomia e as caractersticas climticas de cada regio onde dever ser executado o servio. O saco utilizado, tambm neste caso dever ser de material sinttico, sendo feita a sua amarrao com linha apropriada, do mesmo material de fabricao do saco.

http://www.propexbrands.com/propex/wp-content/uploads/landloktrm.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Definio:
So

estruturas de conteno flexveis, constitudas por aterro seleccionado e compactado, elementos lineares de reforo que sero submetidos traco e elementos modulares pr-fabricados de revestimento. Devido sua alta capacidade de suportar cargas, a Terra Armada ideal para muros de grande altura, ou que estejam sujeitos a sobrecargas excepcionais. Atravs desta tcnica os macios armados passam a comportar-se como um corpo macio, suportando, alm do seu peso prprio, as cargas externas para as quais foram projectados.

http://www.wallmuro.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=68 &Itemid=65

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

Aplicaes: Os

muros de Terra Armada so largamente utilizados em obras rodovirias, ferrovirias, industriais e em outras aplicaes de Engenharia Civil.
http://www.engenhariacivil.com/imagens/not0789.jpg http://www.tierraarmada.com/tae/images/stories/productos/tierraarmada/1400_Tam_09 0223.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

10

Exposio de aplicao de Terra armada


Os elementos de reforo so tiras

metlicas, que recebem tratamento especial anti corroso. Estas tiras so presas a blocos de beto, para que se evitar o deslocamento excessivo das mesmas. Na construo dos muros Terra Armada, a maior parte da actividade construtiva ocorre por trs do paramento, sem andaimes e sem interrupes do fluxo de trfego
http://www.terraarmada.com.br/produtos.php?x=249752

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

11

Mtodo de aplicao dos muros de terra armada: A montagem basicamente uma operao de terraplenagem com a rapidez da construo dependendo do ritmo em que a terra possa ser espalhada e compactada. Seja o paramento em escamas prmoldadas de beto, ou malhas electro soldadas, o processo claramente semelhante e segue um ciclo simples e repetitivo: Colocao de escamas (painis prmoldados de revestimento) Fixao de uma camada de armaduras Espalhamento e compactao das camadas de aterro seleccionado sobre as armaduras.

http://construironline.dashofer.pt/library/a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c4/i mages/chap_1_017.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

12

Definio: um tipo de conteno alternativa, as tradicionais, tendo por objectivo a economia, a reutilizao de materiais e a proteco do meio ambiente.
http://joanopolis.sp.gov.br/conteudo_detalhes.php?codigo=119

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

13

Aplicaes: Os pneus tm sido utilizados para a conteno de taludes, mas tambm comeam a ser utilizados na construo de casas.
http://www.4shared.com/photo/dtG3XXgB/Muro_de_Arrimo_com_pneus.html http://krisdedecker.typepad.com/.a/6a00e0099229e88833011168520152970c800wi

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

14

Exposio de aplicao dos muros de pneus: A construo de um muro de conteno composto por pneus usados, consiste no revestimento da parede do talude com mata geotxtil, os pneus so amarrados com arame galvanizado e preenchido com rocha e ou http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2006/CRICTE%202006/trab alhos/657636-egc-01-09-14840.pdf solo. Proveniente ou no do local.
Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

15

Mtodo de aplicao dos muros de pneus: A construo destes muros pode ser realizada com equipamentos leves, sem a necessidade de mo-de-obra qualificada: Aps a limpeza e nivelamento do terreno, aplicada directamente na superfcie a primeira camada de pneus, sendo esta disposta horizontalmente. Os pneus so normalmente amarrados uns aos outros com arame galvanizado, e preenchidos (com solo e ou rocha), apos o enchimento devem ser compactados. As restantes camadas devem trespassar a camada anterior de modo a diminuir os espaos vazios, e devem de igual modo ser amarradas, preenchidas e compactadas.

http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2006/CRICTE%202006/trab alhos/657636-egc-01-09-14840.pdf

http://www.uff.br/engevista/seer/index.php/engevista/article/download/227/12 9&ei=T7UdT8LnLsH48QOKkeGbCQ&usg=AFQjCNG2TdM7OVOt5nBDPjsOiJV 5FKhTRA&cad=rja

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

16

Meio mais conhecido

Diminui os vazios do

aterro Aplicvel apenas a taludes de aterro Realizado por camadas e compactao dessas mesmas camadas po meios mecnicos
http://www.pulsarimagens.com.br/bancoImagens/10PZ421.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

17

Projeo de mistura

hdrica Soluo eficaz na reduo da eroso Menos agressiva ambiental e visualmente que, por exemplo, beto projetado Fcil e rpida aplicao Aplicvel em taludes de corte e de aterro

http://1.bp.blogspot.com/_WmNzWKjmbng/THbw4UPPivI/AAAAAAA AAJE/FUEIYEZBELM/s1600/Execu%C3%A7%C3%A3o+de+hidrossement eira+em+talude.png

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

18

Material de componentes

polimricos naturais ou sintticos Utilizados em contacto com o solo Soluo para vrios problemas da engenharia civil e geotecnia Muito usados em vias de comunicao quer em taludes quer na prpria via

http://www.lnec.pt/laboratorios/le g

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

19

http://www.igsbrasil.org.br/geo.htm

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

20

Vrios tipos de

geogrelha: Geogrelha Geogrelha colada Geogrelha extrudida Geogrelha tricotada Geogrelha tecida Aplicvel apenas em taludes de aterro Funo principal reforo (evitar espalhar do solo)

http://geofoco.com.br/images/produtos/fotos/geogrelha_06.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

21

Estrutura plana Aplicvel apenas em

taludes de aterro Funo principal drenagem

http://i01.i.aliimg.com/photo/202474901/HDPE_Geo_net_v0.s umm.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

22

Geotxteis
Vrios tipos de Geotxtil

Geotxtil tricotado
Geotxtil no tecido Geotxtil tecido Aplicado para separao

de partculas, drenagem, proteo contra a eroso Pode ser aplicado nos taludes de corte e aterro dependendo do fim a que se destina

http://www.aduanaeng.com.br/site/shared/images/produtos/geotexti l3.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

23

Constitudos por vrios

materiais pelo menos 1 geossinttico Aplicao dependente dos componentes Exemplo: Tubo de PVC forrado com geotxtil
http://i01.i.aliimg.com/photo/v0/316107619/Geocomposite_Drain_Pip e.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

24

Vrios tipos

Geocompsito

bentontico Tela asfltica Aplicvel em taludes de corte ( superfcie) e aterro Muito aplicado em taludes e aterro sanitrios

http://geosyntheticsmagazine.com/repository/2/1965/large_geomemtop.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

25

Limitada ao taludes de

aterro Vrias reaes da cal com o solo Normalmente implica compactao do solo Tcnica no muito usada em taludes Pode ser pulverizada ou espalhada

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/esta bilizadores-de-solo.jpg

Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

26

No decorrer da realizao deste trabalho encontramo-

nos com vrios problemas desde a falta de informao fidedigna ao seu excesso dependendo do elemento que estvamos a investigar. No entanto todos esses problemas foram ultrapassados e pensamos ter conseguido elaborar um trabalho que congrega vrios elementos e tcnicas; pouco evasivas ao meio ambiente e que tendem a provocar um menor impacte ambiental da interveno humana; naquilo que o melhoramento de solos aplicado a taludes.
Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

27

http://www.construlink.com/2003_ConstrulinkPress/Ficheiros/MonografiasPrimeirasPaginas/m_trata2solos _6.pdf - Visitado a 3/11/2011 http://run.unl.pt/bitstream/10362/5257/1/Silva_2010.pdf - Visitado a 3/11/2011 http://www.spgeotecnia.pt/upload/docs/Documentos%20IGS/Terminologia_Geossinteticos.pdf - Visitado a 24/01/2012 http://www.dtt.ufpr.br/Pavimentacao/Notas/mod5TextoComplementar.pdf - Visitado a 24/01/2012 http://www.ccabrasil.org.br/Coproduto_Riprap.asp - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://www.valec.gov.br/download/licitacoes/normas/Normas%20T%E9cnicas%20%20Conc.%20004%20e%20005/ESPECIFICA%C7%D5ES/Conten%E7%E3o%20com%20Rip-rap.pdf Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://www.wallmuro.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=65 - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://www.wallmuro.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=18 - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://www.terraarmada.com.br/produtos.php?x=249752 - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://pt.scribd.com/doc/60048014/CONTENCOESPeB - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http%3A%2F%2Fria.ua.pt%2Fbitstream%2F10773%2F2403%2F1%2F2010000336.pdf&ei=T7UdT8LnLsH48Q OKkeGbCQ&usg=AFQjCNGl5dyQhWhcH1Tvyr59rzwW9Kv_Mw&cad=rja - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://joanopolis.sp.gov.br/conteudo_detalhes.php?codigo=119 - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0115577_06_cap_02.pdf - Visitado entre 20 e 24/01/2012 http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2006/CRICTE%202006/trabalhos/657636-egc-01-0914840.pdf - Visitado entre 20 e 24/01/2012
Discentes: Ricardo Costa & Florbela Ribeiro

28

Potrebbero piacerti anche