Sei sulla pagina 1di 38

Formas de Governo

Forma de governo: o nome dado a instituies polticas que so utilizadas para determinar a maneira de administrar uma nao.
Governo: o conjunto de funes pelas quais, assegurada a ordem jurdica no Estado (Queiroz Lima).

Formas de Governo
a)

Trs aspectos do Direito Pblico Interno devem ser considerados inicialmente: Segundo a origem do poder: Governo de Direito ou Governo de Fato.

b)

Pela Natureza das suas relaes com os governados: Governo Legal ou Governo Desptico.

c) Quanto Extenso do poder: Governo Constitucional ou Governo Absolutista.

Formas de Governo

Governo de Direito: aquele que foi constitudo em conformidade com a lei fundamental do Estado, sendo, por isso, considerado como legtimo perante a conscincia jurdica da nao. Governo de Fato: aquele implantado ou mantido por via de fraude ou violncia.

Formas de Governo

Governo Legal: aquele que se desenvolve em estrita conformidade com as normas vigentes de Direito Positivo.
Governo Desptico (ao contrrio do governo legal) aquele que se conduz pelo arbtrio dos detentores eventuais do poder, oscilando ao sabor dos interesses e caprichos pessoais.

Formas de Governo

Governo Constitucional: aquele que se forma e se desenvolve sob a gide de uma Constituio.
Governo Absolutista: o que concentra todos os poderes num s rgo. O regime absolutista tem suas razes nas monarquias de direito divino.

CLASSIFICAO ESSENCIAL DE ARISTTELES Aristteles baseou-se em dois critrios para distinguir as trs formas de governo. So eles: um critrio quantitativo (baseado no nmero de pessoas que fazem parte do governo) e um critrio essencialmente tico (de ordem moral). Ele prope ainda a diviso dos governos em normais (puros) e anormais (impuros).

Formas de Governo

a)

So formas Puras:

Formas de Governo

Monarquia governo de uma s pessoa.

b) Aristocracia governo de uma classe restrita. c) Democracia governo de todos os cidados.

Formas de Governo
So formas Impuras: Desvirtuada de seu significado essencial de governo que respeita as leis, a Monarquia se converte em TIRANIA (governo de um s, que vota o desprezo da ordem jurdica). A Aristocracia se transmuta em OLIGARQUIA (como governo do dinheiro, da riqueza desonesta, dos interesses econmicos antisociais). A Democracia, decada, se transfaz em DEMAGOGIA (governo das multides rudes, ignatas e despticas).

Formas de Governo

A CLASSIFICAO DE MAQUIAVEL MONARQUIA E REPBLICA

Maquiavel substituiu a Diviso Trplice do filsofo grego pela Diviso Dualista das formas de governo: Monarquia e Repblica (governo da minoria ou da maioria).

MAQUIAVEL

Formas de Governo

Colocou o problema nos seus exatos termos: Aristocracia e Democracia no so formas de governo, mas sim, modalidades intrnsecas de qualquer das duas formas.

Diferencia a Repblica da Monarquia: - Diz que se o governo renovado mediante eleies peridicas, trata-se da Repblica; opondo-se Monarquia, na qual o governo vitalcio e hereditrio.

Formas de Governo

Caractersticas da Forma Monrquica (absolutas)

a) Autoridade Unipessoal b) Vitaliciedade

c) Hereditariedade
d) Ilimitabilidade do poder e indivisibilidade das supremas funes de mando

Formas de Governo

Caractersticas Essenciais Comuns (monarquias) So apenas duas:

a) Hereditariedade b) Vitaliciedade.

Formas de Governo

Caractersticas Essenciais da Forma Republicana

a) Eletividade
b) Temporariedade

Formas de Governo
-

Subdivises da Forma de Governo Monarquia: Pode ser dada como forma de governo em que a Chefia do Estado exercida por um soberano, Rei ou Imperador, cuja ascenso ao trono se faz por hereditariedade e em carter vitalcio Est dividida em:

Formas de Governo

a) Monarquia Absoluta: aquela em que todo o poder se concentra na pessoa do monarca. Exerce ele, por direito prprio, as funes de legislador, administrador e supremo aplicador da justia. Age por seu prprio e exclusivo arbtrio, no tendo que prestar contas dos seus atos seno a Deus. O monarca absolutista justifica-se pela origem divina do seu poder.

b) Monarquias Limitadas Destacam-se trs tipos de Monarquias Limitadas: b.1) de Estamentos b.2) Constitucional b.3) Parlamentar
-

Formas de Governo

b.1) Monarquia de Estamentos: ou Monarquia de Braos, aquela onde o Rei descentraliza certas funes que so delegadas a elementos da nobreza reunidos em Cortes, ou rgos semelhantes que funcionam como desdobramento do poder real (tpica do regime feudal)

Formas de Governo
b.2) Monarquia Constitucional: surgiu no final do sculo XVIII. aquela em que o Rei continua governando, mas est sujeito as limitaes jurdicas, estabelecidas na Constituio. (Dalari)

b.3) Monarquia Parlamentar: aquela em que o Rei no exerce funo de governo o Rei reina mas no governa. O Poder Executivo exercido por um Conselho de Ministros (Gabinete) responsvel perante o Parlamento. (Dalari)

Formas de Governo

- O monarca no mais governa, mantendose apenas como Chefe de Estado (atribuies de representao e no de governo)

Formas de Governo
b.3) Monarquia Parlamentar - Ao Rei se atribui um quarto poder Poder Moderador com ascendncia moral sobre o povo e sobre os prprios rgos governamentais, um smbolo vivo da nao, porm sem participao ativa no funcionamento da mquina estatal. exatamente a forma decorrente da adoo do sistema parlamentarista no Estado monrquico. O Rei preside a Nao; no propriamente o Governo.

REPBLICA

Formas de Governo

- Repblica pode ser definida como a forma de governo em que a Chefia do Estado exercida por um Presidente, eleito pelo povo e empossado para o desempenho de funes peridicas.
Existir Repblica toda vez que o poder, em esferas essenciais do Estado, pertencer ao povo ou a um Parlamento que o represente (Prof. Machado Pauprio).

Sistema de Governo
O

sistema de governo usado pelo Brasil o Presidencialismo, onde, como o prprio nome diz, o nvel de Poder mais alto o do Presidente, seguido pelo Vice-Presidente, Ministros, Senadores, Deputados Federais, Governadores, Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores.

Sistema de Governo

O Presidencialismo considerado um dos mais modernos regimes de governo onde a democracia amplamente divulgada. Presidencialismo: o sistema de governo no qual o Poder Executivo se concentra nas mos de uma nica pessoa, que representar externamente a nao e o governo.

Sistema de Governo
CARACTERSTICAS-Presidencialismo a) O Presidente da Repblica Chefe de Estado e Chefe de Governo. O Presidente na Repblica ocupa simultaneamente as duas chefias de um Estado, e, ao mesmo tempo, preside a nao e a representa internacionalmente enquanto chefe de Estado, bem como administra e desenvolve diretrizes do Executivo para o Estado.

Sistema de Governo
CARACTERSTICAS-Presidencialismo b) A chefia do Executivo unipessoal.

Significa que cabe ao Presidente exercer, sozinho ou com a ajuda de auxiliares escolhidos por ele, o Poder Executivo, cabendo-lhe ditar as diretrizes da administrao e do desenvolvimento do Estado.

Sistema de Governo
CARACTERSTICAS-Presidencialismo c) O Presidente da Repblica escolhido pelo povo. O povo elege diretamente, como no Brasil, ou indiretamente, como nos Estados Unidos da Amrica (atravs de colgios eleitorais), ou seja, o povo participa de alguma forma da escolha do Chefe de Estado e de Governo.

Sistema de Governo
CARACTERSTICAS-Presidencialismo d) O Presidente da Repblica escolhido por um prazo determinado.

Com receio da perpetuidade do exerccio arbitrrio do poder do Estado, o presidencialismo foi moldado para que o presidente, aps eleito, tivesse um tempo determinado para exercer a funo de presidente.

Sistema de Governo
CARACTERSTICAS-Presidencialismo e) O Presidente da Repblica tem poder de veto.

Para manter o sistema de freios e contrapesos, o Presidente, no uso de suas atribuies, nega (veta) no todo ou em parte um projeto de lei aprovado pelo Legislativo.

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTA

CONCEITO o sistema de governo no qual existem dois Chefes de um mesmo Estado.

Sistema de Governo
SISTEMA PARLAMENTARISTA CARACTERSTICAS a) Distino entre Chefe de Estado e Chefe de Governo

O Poder do Estado se apresenta internamente em trs: Poder Executivo (1 Ministro); Poder Legislativo, representado pela (Cmara dos Comuns e pela Cmara dos Lordes); e o Poder Judicirio, representado pelos Lordes Chanceleres

Sistema de Governo
SISTEMA PARLAMENTARISTA CARACTERSTICAS

b) Chefia de Governo com responsabilidade poltica O Sistema Parlamentarista apresenta dois chefes: Um Chefe de Estado, representado pelo Monarca, que tem funo de presidir a nao Um Chefe de Governo, encarnado na figura do 1 Ministro que exercer o Poder Executivo

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTA CARACTERSTICAS

c) Possibilidade de dissoluo do Parlamento

O 1 Ministro exerce sua funo com responsabilidade poltica tendo que prestar contas de suas aes, diante do Parlamento, podendo se causar desconfiana ou vier a ser acusado por algum crime perder o cargo. Ele s conta com uma pequena maioria e acredita que a realizao de eleies gerais ir resultar numa ampliao dessa maioria.

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTA
O Chefe de Estado declarar extintos os mandatos e convocar novas eleies (a pedido do Primeiro Ministro). Com as novas eleies o Primeiro Ministro permanecer ou no no cargo (depende se ele tiver a maioria ou no)

SISTEMA PARLAMENTARISTA

Sistema de Governo

VANTAGEM - As aes praticadas pelo Primeiro Ministro, por dependerem da aprovao do Parlamento (que eleito diretamente pelo povo) tendem a consolidar a finalidade maior do Estado, que a concretizao do bem comum.

DESVANTAGEM - Por dependerem mutuamente os Poderes Legislativo e Executivo (interdependncia), as solues aos problemas sociais carecem de rapidez.

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTAPRESIDENCIALISTA

Tambm conhecido como: - Neoparlamentarismo

- Parlamentarismo Hbrido - Sistema Semiparlamentar ou Semipresidencial.

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTAPRESIDENCIALISTA

- um sistema de governo no qual o Chefe de Governo (geralmente o PrimeiroMinistro) e o Chefe de Estado (geralmente o Presidente) compartilham o Poder Executivo, participando, ambos, do quotidiano da Administrao Pblica de um Estado.

Sistema de Governo
SISTEMA PARLAMENTARISTAPRESIDENCIALISTA OBS: Difere do Parlamentarismo por apresentar um Chefe de Estado (geralmente eleito pelo voto direto) com prerrogativas que o tornam mais do que uma simples figura. Difere, tambm, do Presidencialismo por ter um Chefe de Governo com alguma medida de responsabilidade perante o legislativo.

Sistema de Governo

SISTEMA PARLAMENTARISTAPRESIDENCIALISTA

- Nesse sistema frequente o fenmeno da coabitao, no qual o Chefe de Governo e o Chefe de Estado so eleitos separadamente e por partidos rivais (o que pode ocorrer no sistema de freios e contrapesos).

Sistema de Governo
SISTEMA PARLAMENTARISTAPRESIDENCIALISTA Exemplos de pases que adotam este sistema:

Arglia, Egito, Finlndia, Frana, Lbano, Litunia, Portugal, etc.

Potrebbero piacerti anche