Sei sulla pagina 1di 32

Curso SAP PI Netweaver 7.

01
Sap Process Integration 7.01

O que o SAP PI
Um middleware que prove integraes em terceiraca camada entre sistemas SAP e no SAP. Definio da SAP: Plataforma de integrao e de aplicao aberta que disponibiliza ferramentas que permitem criar processos baseados em SOA para aplicaes de negcio.

Vantagens do SAP PI
Melhor performance de comunicao utilizando protocolos especificos da SAP p/ integrar sistemas SAP entre si. Permite que seja utilizado para toda gama de adaptadores e processos de integrao de sistemas atualmente utilizados no mercado

Cronologia
2002 Surge a primeira verso denominada nesse momento como SAP XI com limitados tipos de integrao e adaptadores. 2004 Lanada uma nova verso 3.0 com uma quantidade de adaptadores que possibilitaram uma gama maior de integraes. 2005 A SAP remodela todas as principais caracteristicas lancando o pacote renomeado como SAP PI e na verso 7.0.

Metodologias de Integrao
ETL Point to Point RPC MOM Hub-and-Spoke Mode/ Integration Brokers SOA

ETL
Mais utilizada metodologia de Integracao ETL = Extract Transformation Load Basea-se na extrao dos dados, transformao e carga dos dados via arquivo. Basicamente um arquivo gerado com os dados em um formato especifico e aps do lote formado enviado ao destinatrio

ETL
Uma metodologia no flexivel, caso precise alterar o formato dos dados a serem transmitidos as interfaces deverao ser reconstruidas em ambos os lados da integracao. Arquivos j processados, em caso de mudanca da interface, no podero ser reprocessados posteriormente

ETL
Consome recurso consideravel Tempo de processamento dos arquivos demasiadamente lento para grandes quantidades de dados Arquivos muito grandes so praticamente impossveis de serem transmitidos. Rastreabilidade de dados errados extremamente dificil.

Point-to-Point RPC
Surgiu nos anos 90 Consiste em chamada a funes remotas entre os sistemas que desejam estabelecer comunicao. No mundo SAP conhecido como RFC ( Remote Function Call ) Java Remote Metode (JRM), Ms Remoting .Net, CORBA, etc

Point-to-Point RPC
Basicamente chamadas sincronas Performance subjetiva Necessita de uma quantidade de controle de erros consideravel considerando diversos aspectos como queda ou indisponibilidade de comunicacao, erro de processamento, etc No oferece flexibilidade tornando muitas vezes a comunicao entre sistemas inviavel.

Point-to-Point RPC
Extremamente complexas quando se tem uma grande quantidade de integraes entre dois ou mais sistemas.

MOM
Message Oriented Middleware Metodologias como ETL e RPC tinham problemas como rastreabilidade, flexibilidade e escalabilidade das solucoes. Centralizador de mensagens: reduziu-se a gama de protocolos disponiveis em uma integracao

MOM
Uma mensagem entregue ao centralizador passava a ser de sua responsabilidade a entrega ao destino Separou fisicamente os parceiros de uma integrao possibilitando mensagens assincronas Possibilitou um log das mensagens trafegadas

MOM
Suporta dois tipos de controles de mensagens:
Pub/Sub: uma mensagem enviada em broadcast p/ 1 ou mais destinatarios. Os interessados em receber uma mensagem se inscrevem no servidor p/ um determinado topico/servio. P2P: conecta ambos os partners utilizando uma fila de processamento tipo FIFO ( First IN, First OUT).

Integration Broker/ Hub-andSpoke


baseado no MOM Possui regras de roteamento das mensagens, transformacao, etc Surgiu se observando a logisticas de empresas areas no transporte de passageiros nos EUA.

Integration Broker/ Hub-andSpoke


Consiste basicamente da conexao de um end point ( receiver ) em um gerenciador de integracao ( integration broker ), uma vez conectado, roteando as msgs para todos os lados.

SOA
Com a popularizao dos integrations brokers muitas empresas desenvolveram os prprios protocolos e adaptadores, dificultando a conexao de um IB com os demais. A dificuldade de se tornar dinamica uma conexao levou os desenvolvedores a pensar em uma diferente abordagem nos processos de integracao, surgindo assim o SOA ( Service Oriented Architeture )

SOA
Utilizar o conceito do SOA nos ajuda a criar mdulos de integrao que possibilita a conexo com qualquer sistema independente de arquitetura ou posicionamento geogrfico.

SOA
Cada mdulo de servio SOA possui os seguintes atributos:
Acessibilidade: mdulos e servio so facilmente acessveis Autonomia: o servio possui redundancia e se mantem ativo independete de sistemas externos Interatividade: o servico possui um proposito claramente definido e possibilita o acesso a tarefas previamente planejadas em interface simples e limpa.

SOA
Abstracao/encapsulamento: a interface de servico segue um contrato entre os envolvidos. Essa padronizacao possibilita que em ambos os lados sejam realizadas modificacoes respeitando os servicos de camadas superiores.

Adaptadores
Adaptadores so os mdulos do ambiente de integrao que possuem a responsabilidade de conversar com diferentes protocolos de comunicao.

Adaptadores
Atualmente no ambiente SAP PI Netweaver temos os seguintes adaptadores padres:
FILE SOAP HTTP IDOC RFC XI

Adaptadores
Os 6 adaptadores padres da SAP cobrem praticamente todas as gamas de comunicao para a integrao de sistemas atualmente utilizados no mercado

Curso SAP PI Netweaver 7.01


Desenvolvimento e Planejamento de Interfaces

Arquitetura SAP PI

SLD
System Landscape Directory Um repositrio central de informaes sobre software e sistemas dentro de um data Center. Ela pode ser vista como um server aplication e o PI tecnicamente visto como um cliente de SLD, modelado sob o padro CIM (CommonInformation Model).

SLD

SLD
Antes mesmo de comear a desenhar tecnicamente a interface, deve-se criar um software component para conter a interface e para que a mesma possa ser transportada (via cpia de arquivo ou CMS). Alm disso, verifique tambm se os Business Systems esto criados, por exemplo o R/3.

SLD

SLD

ESR
Constituido pelo ESB ( Builder ) e na verso 7.1 pelo SR ( Service Registry ). O ESB tambm chamado de Integration Builder e nele que comeamos a especificar as nossas interfaces de acordo com o SFWC criados no SLD O SR serve para a publicao de Servicos atravs de WSDLs criados

ESR

Potrebbero piacerti anche